Invasão da Ucrânia

  • 6299 Respostas
  • 315277 Visualizações
*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1447
  • Recebeu: 319 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +225/-4413
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #150 em: Outubro 06, 2022, 03:01:38 am »
Entretanto a Gazprom volta a fornecer gás à Itália ...
Receio bem (nada) que a vitória de partidos ou de coligações "nacionalistas" noutros países europeus conduza à mesma reação. Por toda a Europa o pessoal começa a estar farto de tanta m... e os partidos extremistas ganham força, tanta força que vamos provavelmente assistir à eleição de governos  que se estarão a marimbar para a Ucrânia e para o drogado do Zelenski .
Uma mudança de regime na Rússia pode ser possível mas é igualmente possível  uma mudança de regimes no seio dos países da UE que sigam o exemplo da Itália.

Os EUA podem ficar descansados, se retaliarem em força contra a Rússia (como disse o  US general "não-sei-quantos") vão retaliar sozinhos pois a UE não está em condições de mobilizar (mesmo parcialmente) contra a Rússia : falta de meios materiais, falta de militares e , sem duvida alguma , resistência à mobilização dos europeus que na sua esmagadora maioria se recusarão a ingressar nas FA para arriscar o cabedal pelos ucras.
Sozinhos contra a China e a Coreia, sozinhos contra a Rússia, os americanos arriscam-se a assumir o papel de "orgulhosamente sós"  se a coisa der para o torto.

Tenho estado a seguir os motins no Irão, uma mudança de regime neste país, um dos apoios da Rússia, seria excelente para os EUA ... eles bem tentam aproveitar-se e adubar a contestação no Irão, mas...tenho duvidas.

Sobre a mobilização parcial na Rússia e os tão falados 300 000, pus-me a olhar para os números, mais exatamente para os 150 milhões de russos (população russa)  que, se foram mobilizados mesmo parcialmente, digamos 2% da população, leva-nos a um numero de 3 000 000 de homens (10 vezes mais que os badalados 300 000).  Portugal durante as guerras de África, sem mobilização extraordinária (praticamente só com os SMO)  conseguia levantar 300 000 homens (numa população da altura de cerca de 20 milhões).  Nada bate certo, mesmo com muito boa vontade não consigo especular o que quer que seja sobre o que para aí vem mas , mas, mas...o que significa toda a publicidade que tem sido dada em torno dos refratários russos ? Quantos desses fugitivos à guerra não farão parte de unidades especiais com missões de sabotagem no exterior ? esta é a única especulação que faço ,... por agora  :)

Outro dado a levar em conta, é a altura escolhida pela Coreia do Norte para lançar o seu míssil ou ainda as recentes declarações dos chineses sobre a entrada da Ucrânia na Otan.  E que dizer do teste nuclear que a Rússia se prepara para fazer mesmo às portas da Ucrania ?
É mesmo muita coisa para o pastor de ovelhas em que me tornei  :D
« Última modificação: Outubro 06, 2022, 03:12:06 am por legionario »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Hammerhead, ricardonunes, FoxTroop

*

Icterio

  • Especialista
  • ****
  • 1131
  • Recebeu: 492 vez(es)
  • Enviou: 115 vez(es)
  • +2239/-1250
  • Mais vale ser sortudo do que ser bom
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #151 em: Outubro 06, 2022, 03:12:46 am »
Nada bate certo, mesmo com muito boa vontade não consigo especular o que quer que seja sobre o que para aí vem

A única coisa com o mínimo de verdade...
Quanto ao resto, a mesma propaganda pró-russa.
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5877
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #152 em: Outubro 06, 2022, 03:52:44 am »

A solução é sempre a mesma: Leitura, estudo, informação, verificação das fontes, dúvida razoável ...

Estude antes de dizer barbaridades, neste caso vem para aqui dar palpites em bicos de pé, e não acerta uma.

Quem lê parece até que você é entendido em alguma coisa, mas chego a conclusão que o que consegue fazer, no máximo é usar o Google, porque o Google translator, esse esta difícil. 

E como e que chego a essa conclusão???

Pelo puré de maça.... ou para Português, compota.


Não estamos a falar de sumos....

E para perceber, o Appelmoes faz parte da base alimentar destes países, caso contrario para que e que a empresa onde eu trabalho esta a produzir durante 5 meses, so numa linha,  uma media de 550000 frascos por dia.

Frascos que também veem de Portugal, já fica mais barato virem dai do que da polonia.

Resumindo, procure outro tema porque deste você não pesca nada.....





   
Potius mori quam foedari
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Hammerhead, legionario

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5877
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #153 em: Outubro 06, 2022, 04:13:22 am »
o que significa toda a publicidade que tem sido dada em torno dos refratários russos ? Quantos desses fugitivos à guerra não farão parte de unidades especiais com missões de sabotagem no exterior ? esta é a única especulação que faço ,... por agora  :)

Outro dado a levar em conta, é a altura escolhida pela Coreia do Norte para lançar o seu míssil ou ainda as recentes declarações dos chineses sobre a entrada da Ucrânia na Otan.  E que dizer do teste nuclear que a Rússia se prepara para fazer mesmo às portas da Ucrania ?
É mesmo muita coisa para o pastor de ovelhas em que me tornei  :D

De fevereiro ate um mês atrás ninguém queria saber/noticiar o que quer que seja de assuntos da Russia, dai a censura que foi feita aos meios de comunicação Russos, do nada neste ultimo mês, é um interesse em publicitar as noticias, que continuam censuradas, porque continuo sem conseguir abrir o RT, por exemplo. Quem sao os correspondentes na Russia ou na Ucrania ocupada/libertada, para agora vir uma vaga de informação que ninguém pode confirmar?


Se tudo isto e muito para um pastor, o que dira aqui o operário fabril....

Mas uma coisa eu sei, o próximo fim de semana vou inundar os mails dos merdias nacionais com os porcos a comer cadáveres russos, pastoreados por soldados ucranianos, quero ver o que têm a dizer sobre isso.



Potius mori quam foedari
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Hammerhead, legionario

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1837
  • Recebeu: 667 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +332/-6249
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #154 em: Outubro 06, 2022, 06:12:10 am »

Entretanto, vamos lá usar um pouco o cérebro. Não acham coincidência a mais que, depois da sabotagem do Nordstream, se ouvem acusações entre os países do Ocidente? E agora vão-me explicar quem ganha com estas discórdias?  ::)

Reparem também que, para muitos, a conversa anda sempre em torno do gás. Gás, gás, gás. Crimes de guerra? Invasão de um país soberano? Não importa, gás, gás, gás.

E eu agora pergunta, se a Rússia invadisse a Finlândia, sob mais um pretexto da treta de "territórios separatistas", o que os amigos do gás aconselham? O Ocidente ficar parado a ver? A Finlândia não se defender, para o resto da Europa não "sofrer" sem os luxos a que está habituada? Até quando é que se atinge o limite do aceitável, e se faz alguma coisa?

Se acham que o gás é problemático, esperem até o dia em que haja guerras por água potável ou por alimentos, esses sim essenciais para a sobrevivência. Imaginem se um só país tivesse todo o monopólio de água ou alimentos da Europa, era uma bela merda não era?

Entretanto, acho curioso ver aqueles argumentos de "os anglo-saxões não são de confiança", pelas mesmas pessoas que dizem que devíamos abraçar a Rússia, e aceitar sem pensar duas vezes em nos tornar-mos totalmente dependentes deles a nível de energia. Então uns não são de confiança, mas os russos já são?  ::)

Também acho curioso que muitos que criticam a deslocalização da indústria para a China, por ser barato, têm um critério diferente para a dependência europeia da Rússia, pelo gás ser mais barato.

Entretanto, ainda antes da guerra, fez-se uma pergunta, que era: porque é que não se tenta depender menos do gás russo, para evitar uma posição de chantagem no futuro? À qual os gásodependentes nunca souberam responder.

Vamos lá activar então essa parte não utilizada da sua massa biológica.

Porque razão o gás russo barato, ou seja mantem a industria europeia competitiva, e facilmente disponivel (rede de pipelines instalada e directa) é escolhido como perferencial em relação a outros mais caros causando "dependencia"? O senhor, na sua verborreia deu a resposta. Economia e competitividade!!
Se se queixa, e bem, de muitas empresas a deslocalizarem-se para a China, porque é mau, parece não estar minimamente preocupado que com os custos de energia associados a outros fornecedores o resto vá também para outros lados, principalmente a nossa industria de alto valor acrescentado (que aliás já fala abertamente de mudar para os EUA, entre outros locais, devido a custos mais estáveis de energia)

A ultima linha acima é só mais uma das muitas razões para terem sido por apadrinhamento dos EUA que "alguéns" rebentou com os tubos. Como aliás, segundo as sondagens feitas por jornais como o Spiegel, 94% dos alemães pensam.

Quanto à invasão de um país soberano, essa é digna de uma comédia. Deve ter chegado agora de outra dimensão e não sabe ainda o que aconteceu nesta dimensão nos ultimos 30 anos. Deve estar a pensar que anda tudo a comer gelados com a testa. Ontem foi um espetaculo triste ver o antigo PM dinamarquês a ser espremido em directo e a tentar explicar na TV a diferença entre a invasão do Iraque  (invasão boa e humanitária porque o Iraque ameaçava o mundo Ocidental) e a invasão da Ucrania (invasão má, porque a NATO é pacifica como podem atestar os Sérvios, os Iraquianos, os Libios, etc, etc, etc). O mal estar entre os restantes participantes foi notório e inclusive alguns riram-se para não chorarem com tal triste figura. Pare de usar argumentos idiotas se não quer passar por um!

Já agora viu a conferencia de imprensa da OPEP. Foi dita lá uma frase lapidar em resposta a uma pergunta de alguém que (não) usa o cérebro, aquela coisa que pertende que os outros usem e clama usar. Passo a citar: "A estabilidade dos preços energéticos tem um preço assim como tudo tem um preço"
Entende a mensagem que estão a passar aqui aos EUA e aos lacaios sem espinha que em que se tornou a UE? Use o cérebro!!
« Última modificação: Outubro 06, 2022, 06:13:53 am por FoxTroop »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luso, Hammerhead, legionario

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4509/-863
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #155 em: Outubro 06, 2022, 10:06:28 am »
Citar
Estude antes de dizer barbaridades, neste caso vem para aqui dar palpites em bicos de pé, e não acerta uma.
Quem lê parece até que você é entendido em alguma coisa, mas chego a conclusão que o que consegue fazer, no máximo é usar o Google, porque o Google translator, esse esta difícil.
E como e que chego a essa conclusão???
Pelo puré de maça.... ou para Português, compota.

 :o    :o    :o    :o

Peço desculpa... Aparentemente Apple Sauce, não é a mesma coisa que Apple Jam, (que é o que eu chamo de compota). Apple sauce, é um meio caminho entre compota e sumo, que conhecemos em Portugal da Compal.

Isto passou os limites do ridiculo...

Portanto, aquilo que defendo, ou seja,  que existe utilização por parte dos fascistas russos de propaganda que transforma uma excepção em uma regra, não se aplica, por causa da diferença entre compota de maçã e nectar de maçã  :mrgreen: :mrgreen:

A Europa vai portanto morrer de fome, não por falta de nectar de maçã, mas sim por falta de compota de maçã produzida por uma empresa holandesa.  :mrgreen:  :mrgreen:  :mrgreen:

Está explicado o génio do camarada da Moscóvia ...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #156 em: Outubro 06, 2022, 10:16:53 am »
Não percebi um aspecto, o caro Foxtroop entende que não devíamos enfrentar a Rússia (sanções e ajuda à Ucrãnia) para não termos matérias-primas mais caras? E devíamos ouvir o que dizem os membros da OPEP, como a Arábia Saudita?

Grande revira-volta a sua. Sem dar conta está a colocar a Rússia no papel dos EUA quando invadiu o Iraque e também por causa do Petróleo!!!!

Ora relembre lá isto:
https://www.rferl.org/a/1095057.html
https://www.theguardian.com/business/2003/feb/16/iraq.theeuro

Também não defendo a invasão de países (aí estamos de acordo, apesar de que não defende a integridade territorial se for um país adversário da Rùssia!?!?!?), sejam eles quais for, excepto em situações muito específicas!
Vejo muita gente nervosa, calma.

A inflação não começou agora, começou em 2021 com a retoma pós-pandemia, a guerra na Ucrãnia apenas ampliou os seus efeitos.

Se se lembra, no ano passado (pandemia), os gloriosos produtores de petróleo, chegaram a pagar para os clientes ficarem com petróleo, porque já não tinha onde armazenar, lembra-se disso?
https://www.reuters.com/article/us-global-oil-yearend-graphic-idUSKBN2930FJ
https://www.theguardian.com/world/2020/apr/20/oil-prices-sink-to-20-year-low-as-un-sounds-alarm-on-to-covid-19-relief-fund

E agora temos muito convenientemente uma guerra em 2022, que até favorece bastante quem tem explora gás e petróleo e só por acaso, mas é mesmo só por acaso, a Rússia é uma dos maiores produtores!!!!!!

Outra contradição sua, não devemos subjugar-nos aos americanos (até aqui eu dou-lhe razão), mas continuamos dependentes dos Russos para nosso bem? Não percebi!

Como diz o camarada Major-General Agostinho Costa, agora é aguentar!!!!!

Já agora uma questão, consegue imaginar a tendência de matérias-primas em 2023 quando a luta "exagerada" (palavras minhas) contra a inflação, levar a uma provável recessão da economia?
« Última modificação: Outubro 06, 2022, 10:19:39 am por Viajante »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Duarte

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #157 em: Outubro 06, 2022, 10:29:17 am »
Não deixa de ser irónico:

A Rússia é quem mais armas fornece à Ucrânia. Tropas fogem e deixam tudo para trás

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/a-russia-e-quem-mais-armas-fornece-a-ucrania-tropas-fogem-e-deixam-tudo-para-tras
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Lightning, Subsea7

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3448
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #158 em: Outubro 06, 2022, 10:40:30 am »
Entretanto a Gazprom volta a fornecer gás à Itália ...
Receio bem (nada) que a vitória de partidos ou de coligações "nacionalistas" noutros países europeus conduza à mesma reação. Por toda a Europa o pessoal começa a estar farto de tanta m... e os partidos extremistas ganham força, tanta força que vamos provavelmente assistir à eleição de governos  que se estarão a marimbar para a Ucrânia e para o drogado do Zelenski .
Uma mudança de regime na Rússia pode ser possível mas é igualmente possível  uma mudança de regimes no seio dos países da UE que sigam o exemplo da Itália.

Há vários partidos populistas de Direita com a possibilidade de chegar ao poder no seio da UE. No caso Italiano a PM já veio a público repetidamente a dizer que apoia a Ucrânia.  Se isso fica-se no âmbito das boas intenções ou se traduz-se em apoio concreto é algo que vamos ver nos próximos meses.

Já agora a Itália esteve quanto tempo sem receber gás Russo? Uma semana?!

Twitter da dita senhora:

https://twitter.com/GiorgiaMeloni/status/1577750308230512658?s=20&t=u4-FUZvImGFa8tOBTz4-Ug

Tens alguma prova que o Presidente Ucraniano é toxicopendente para além daquele Photoshop com qualidade chinesa?

Citar
Os EUA podem ficar descansados, se retaliarem em força contra a Rússia (como disse o  US general "não-sei-quantos") vão retaliar sozinhos pois a UE não está em condições de mobilizar (mesmo parcialmente) contra a Rússia : falta de meios materiais, falta de militares e , sem duvida alguma , resistência à mobilização dos europeus que na sua esmagadora maioria se recusarão a ingressar nas FA para arriscar o cabedal pelos ucras.
Sozinhos contra a China e a Coreia, sozinhos contra a Rússia, os americanos arriscam-se a assumir o papel de "orgulhosamente sós"  se a coisa der para o torto.

Nem toda a Europa é Portugal (felizmente) e para organizarem-se umas Divisões com capacidade de causar muito dano às Forças Armadas Russas não é preciso muito. Até Portugal conseguia armar e equipar um contingente (seja de que tamanho for) de forma bastante superior ao que os Russos enviam os seus militares para a Ucrânia. isto sem embarcar em mobilizações, porque o que se vê na Rússia é uma vergonha. O pessoal está em condições deplorantes, está a pagar do seu bolso grande parte do equipamento, sem treino e sem indicações de quem de direito.

Mas a China já disse que iria defender a Rússia seja do que for?

Citar
Tenho estado a seguir os motins no Irão, uma mudança de regime neste país, um dos apoios da Rússia, seria excelente para os EUA ... eles bem tentam aproveitar-se e adubar a contestação no Irão, mas...tenho duvidas.

Não há dúvida que há muito interesse no que se passa no Irão, mas a não ser que algo de muito forte aconteça, não passará de mais uma revolta/contestação da nova geração contra o poder instalado, como já aconteceu várias vezes.

Citar
Sobre a mobilização parcial na Rússia e os tão falados 300 000, pus-me a olhar para os números, mais exatamente para os 150 milhões de russos (população russa)  que, se foram mobilizados mesmo parcialmente, digamos 2% da população, leva-nos a um numero de 3 000 000 de homens (10 vezes mais que os badalados 300 000).  Portugal durante as guerras de África, sem mobilização extraordinária (praticamente só com os SMO)  conseguia levantar 300 000 homens (numa população da altura de cerca de 20 milhões).  Nada bate certo, mesmo com muito boa vontade não consigo especular o que quer que seja sobre o que para aí vem mas , mas, mas...o que significa toda a publicidade que tem sido dada em torno dos refratários russos ? Quantos desses fugitivos à guerra não farão parte de unidades especiais com missões de sabotagem no exterior ? esta é a única especulação que faço ,... por agora  :)

Meu senhor veja as condições que o pessoal mobilizado tem, a falta de equipamento, armamento, treino, etc. É esta força que vai fazer seja o que for?! Dúvido!

Citar
Outro dado a levar em conta, é a altura escolhida pela Coreia do Norte para lançar o seu míssil ou ainda as recentes declarações dos chineses sobre a entrada da Ucrânia na Otan.  E que dizer do teste nuclear que a Rússia se prepara para fazer mesmo às portas da Ucrania ?
É mesmo muita coisa para o pastor de ovelhas em que me tornei  :D

Que vivemos tempos "interessantes", é algo inegável, vamos ver o quanto "interessantes" se vão tornar nas próximas semanas/meses, porque está muita coisa acontecer ao mesmo tempo.
« Última modificação: Outubro 06, 2022, 12:05:15 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, legionario

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4509/-863
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #159 em: Outubro 06, 2022, 10:56:55 am »
Não deixa de ser irónico:
A Rússia é quem mais armas fornece à Ucrânia. Tropas fogem e deixam tudo para trás
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/a-russia-e-quem-mais-armas-fornece-a-ucrania-tropas-fogem-e-deixam-tudo-para-tras

Este facto, leva-nos de volta ao mundo real, e ao que a atual campanha se está a revelar...
Creio que a situação se pode tornar complicada para os ucranianos, a acreditar nos avisos dados por alguns generais americanos sobre a possibilidade de os ucranianos estarem a estender demasiado o pé, e começar a faltar lençol

Às vezes noto um certo triunfalismo relativamente aos avanços ucranianos, nomeadamente a retirada russa da região de Kharkiv, que em grande medida é importante como foi importante a retirada de Kiev.

Por outro lado, a retirada russa é tudo menos retirada, e tem sido uma autêntica debandada. Numa retirada organizada, há prioridade, por exemplo ao combustível e aos abastecimentos das tropas que dão cobertura à operação de retirada.

Tem que se criar uma linha defensiva, com capacidade letal, para manter o inimigo de sobreaviso e essa linha, tem que ser mantida e essas tropas têm que estar permanentemente abastecidas.

A força que protege a retirada, pode facilmente ficar cercada, e por isso tem que ser capaz de romper o cerco.

Esta situação, lembra-me o que aconteceu com o exército soviético em 1941. As tropas tinham sido preparadas para um ataque continuo. Diziam os generais e a imprensa soviética, que o exército vermelho só actuaria em território inimigo. Retirar não estava nos plano.
Não só não estava nos planos como era considerado "pensamento derrotista", o que levava a pessoa para a lista que o Estaline organizava todas as noites.

O que tem acontecido nos últimos dias, deixa até as pessoas que durante anos, disseram que a Russia não tinha nem uma fração do poder que dizia ter, e que avisaram que a propalada superioridade das armas russas, era uma farsa total.

Os generais russos, são cada vez de pior qualidade, porque para comandar as forças não é necessário ser competente, é necessário ser amigo do ditador.
Putin e Hitler, até nisto se parecem.
Hitler, na fase final da guerra, especialmente depois da tentativa de assassinato, passou a viver num mundo de paranoia. Deu os comandos das tropas a fanáticos, o que levou ao descalabro da operação no rio Vistula (sob o comando do chefe das SS, Himmler), e aos recuos a sul, que levaram os russos a tomar os últimos poços de petroleo na Hungria.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1837
  • Recebeu: 667 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +332/-6249
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #160 em: Outubro 06, 2022, 11:01:55 am »
Não percebi um aspecto, o caro Foxtroop entende que não devíamos enfrentar a Rússia (sanções e ajuda à Ucrãnia) para não termos matérias-primas mais caras? E devíamos ouvir o que dizem os membros da OPEP, como a Arábia Saudita?

Grande revira-volta a sua. Sem dar conta está a colocar a Rússia no papel dos EUA quando invadiu o Iraque e também por causa do Petróleo!!!!

Ora relembre lá isto:
https://www.rferl.org/a/1095057.html
https://www.theguardian.com/business/2003/feb/16/iraq.theeuro

Também não defendo a invasão de países (aí estamos de acordo, apesar de que não defende a integridade territorial se for um país adversário da Rùssia!?!?!?), sejam eles quais for, excepto em situações muito específicas!
Vejo muita gente nervosa, calma.

A inflação não começou agora, começou em 2021 com a retoma pós-pandemia, a guerra na Ucrãnia apenas ampliou os seus efeitos.

Se se lembra, no ano passado (pandemia), os gloriosos produtores de petróleo, chegaram a pagar para os clientes ficarem com petróleo, porque já não tinha onde armazenar, lembra-se disso?
https://www.reuters.com/article/us-global-oil-yearend-graphic-idUSKBN2930FJ
https://www.theguardian.com/world/2020/apr/20/oil-prices-sink-to-20-year-low-as-un-sounds-alarm-on-to-covid-19-relief-fund

E agora temos muito convenientemente uma guerra em 2022, que até favorece bastante quem tem explora gás e petróleo e só por acaso, mas é mesmo só por acaso, a Rússia é uma dos maiores produtores!!!!!!

Outra contradição sua, não devemos subjugar-nos aos americanos (até aqui eu dou-lhe razão), mas continuamos dependentes dos Russos para nosso bem? Não percebi!

Como diz o camarada Major-General Agostinho Costa, agora é aguentar!!!!!

Já agora uma questão, consegue imaginar a tendência de matérias-primas em 2023 quando a luta "exagerada" (palavras minhas) contra a inflação, levar a uma provável recessão da economia?

Mais um a inventar.... Ou seja, não entendeu rigorosamente nada do que foi dito na conferencia de imprensa (partindo do principio que a viu) e depois inventa e deambula por o que eu não escrevi.

Faço um sumário bem simples do que foi dito lá: "Ao colocarem sanções sem olhar os interesses de outros países, não estão a atacar só a Rússia. O custo colocado em toda uma série de coisas da qual o resto do mundo depende da Rússia, coloca o equiliobrio interno das nossas nações em risco. Como não querem saber dos nossos interesses, continuam a prolongar um conflito causado em primeira instancia por vós mesmos, vamos colocar um custo nas vossas economias. Quando resolverem o problema que causaram, então depois falamos. tenham uma boa noite."

Talvez agora vossa excelencia economica perceba toda uma série de declarações de países africanos, asiaticos, sul-americanos e até de algums europeus que ainda usam dois nerónios. Partindo do principio que os leu ou ouviu.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4509/-863
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #161 em: Outubro 06, 2022, 11:18:22 am »
Avanços ucranianos demasiado rápidos

Parece que há comentadores que esquecem que mesmo as tropas que ainda existem, quer as tropas de Putin quer os irregulares das Máfias de Donetsk e Lugansk, ainda possuem forças em número, e os ucranianos não conseguiram expulsar Moscovo da margem direita do Dniepr, e não tomaram a cidade de Kherson.


Os ucranianos aparentam estar a pressionar os americanos para o fornecimento do sistema MGM-140 ATACMS, com alcance de 300km. Eles aparentemente querem atingir a principal base russa na região de Zaporizhia em Melitopol, 130km a sul sudeste da linha da frente.
Os ucranianos já disseram que aceitam que os americanos tenham poder de veto sobre a utilização da arma, mas isto gera problemas políticos, porque reforçaria a tese de Putin de que os moscovitas estão a ser atacados pela NATO, e que o país dele, coitadinho, não tem culpa nenhuma, e que a culpa é dos atacados que se defendem...

A choradeira do costume...

A ideia ucraniana é que, mesmo com o aproximar do inverno (e os ucranianos não estão menos preparados para o inverno que os moscovitas) se a Ucrania tiver capacidade para atingir as bases russas a grande distância, isso provocará graves problemas a Putin, já que terá que possuir bases a distâncias ainda maiores.

Logística e dispersão dos centros de distribuição

Há diferenças muito grandes entre os exércitos ocidentais e os russos. Uma das coisas que explica a maior flexibilidade da parte dos exércitos ocidentais, prende-se com uma rede de logistica, com uma malha mais fina, que por isso prescinde de grandes bases, recorrendo a um maior numero de pontos de distribuição mais pequenos.

Isto tornará as forças de Putin mais vulneráveis, e se ele quiser optar por uma distribuição mais capilar (mais bases mas mais pequenas) entra em ação o roubo dos abastecimentos por parte das tropas.

Este problema, não é único no exército russo, e os ucranianos, que afinal foram habituados aos métodos russos, também começaram a fazer o mesmo do outro lado. A ocasião faz o ladrão. Um sistema de distribuição em que existe um ponto de distribuição para um batalhão, não é o mesmo que um sistema em que existe um sistema de distribuição e apoio para um regimento.

Isto aliás é não só resultado das adaptações ucranianas à forma ocidental de fazer a guerra, é também resultado da necessidade, já que os ucranianos tiveram seguramente que criar métodos para resolver o problema da miríade de equipamentos diferentes que receberam.


Mas, o essencial é que com os ATACMS e a capacidade para atacar os centros de distribuição russos, eles vão forçar as tropas de Putin a ter que abastecer as suas unidades a distâncias muito, muito maiores.
A guerra no inverno vai ser uma guerra de drones, e a juntar aos ATACMS, os ucranianos estão a pedir os Switchblade-600, já que o Switchblade-300 tem um alcance relativamente curto.

O curioso, e que nunca mais se falou é da força aérea da Ucrânia. Nesta guerra como na II guerra mundial, a importância da arma aérea é claramente secundaria.
Para controlar a inevitável dor de cabeça logística, a solução é criar uma rede de distribuição para cada unidade, com armamento específico.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #162 em: Outubro 06, 2022, 12:26:13 pm »
Avanços ucranianos demasiado rápidos

Parece que há comentadores que esquecem que mesmo as tropas que ainda existem, quer as tropas de Putin quer os irregulares das Máfias de Donetsk e Lugansk, ainda possuem forças em número, e os ucranianos não conseguiram expulsar Moscovo da margem direita do Dniepr, e não tomaram a cidade de Kherson.


Os ucranianos aparentam estar a pressionar os americanos para o fornecimento do sistema MGM-140 ATACMS, com alcance de 300km. Eles aparentemente querem atingir a principal base russa na região de Zaporizhia em Melitopol, 130km a sul sudeste da linha da frente.
Os ucranianos já disseram que aceitam que os americanos tenham poder de veto sobre a utilização da arma, mas isto gera problemas políticos, porque reforçaria a tese de Putin de que os moscovitas estão a ser atacados pela NATO, e que o país dele, coitadinho, não tem culpa nenhuma, e que a culpa é dos atacados que se defendem...

A choradeira do costume...

A ideia ucraniana é que, mesmo com o aproximar do inverno (e os ucranianos não estão menos preparados para o inverno que os moscovitas) se a Ucrania tiver capacidade para atingir as bases russas a grande distância, isso provocará graves problemas a Putin, já que terá que possuir bases a distâncias ainda maiores.

Logística e dispersão dos centros de distribuição

Há diferenças muito grandes entre os exércitos ocidentais e os russos. Uma das coisas que explica a maior flexibilidade da parte dos exércitos ocidentais, prende-se com uma rede de logistica, com uma malha mais fina, que por isso prescinde de grandes bases, recorrendo a um maior numero de pontos de distribuição mais pequenos.

Isto tornará as forças de Putin mais vulneráveis, e se ele quiser optar por uma distribuição mais capilar (mais bases mas mais pequenas) entra em ação o roubo dos abastecimentos por parte das tropas.

Este problema, não é único no exército russo, e os ucranianos, que afinal foram habituados aos métodos russos, também começaram a fazer o mesmo do outro lado. A ocasião faz o ladrão. Um sistema de distribuição em que existe um ponto de distribuição para um batalhão, não é o mesmo que um sistema em que existe um sistema de distribuição e apoio para um regimento.

Isto aliás é não só resultado das adaptações ucranianas à forma ocidental de fazer a guerra, é também resultado da necessidade, já que os ucranianos tiveram seguramente que criar métodos para resolver o problema da miríade de equipamentos diferentes que receberam.


Mas, o essencial é que com os ATACMS e a capacidade para atacar os centros de distribuição russos, eles vão forçar as tropas de Putin a ter que abastecer as suas unidades a distâncias muito, muito maiores.
A guerra no inverno vai ser uma guerra de drones, e a juntar aos ATACMS, os ucranianos estão a pedir os Switchblade-600, já que o Switchblade-300 tem um alcance relativamente curto.

O curioso, e que nunca mais se falou é da força aérea da Ucrânia. Nesta guerra como na II guerra mundial, a importância da arma aérea é claramente secundaria.
Para controlar a inevitável dor de cabeça logística, a solução é criar uma rede de distribuição para cada unidade, com armamento específico.

Em relação aos meios aéreos tenho achado interessante, pois se do lado dos Ucranianos acho que a sua utilização está limitada ao número de meios matérias e humanos disponíveis (Não sei como é que os Ucranianos tem tanto pilotos, pois já morreram muitos), havendo as vezes uma espécie de vagas (estão ativos 2 a 4 dias e depois "desaparecem"). Do lado dos Russos acho interessante a dificuldade que tem em conseguir dar apoio aereo, inclusive parece que sempre que aumentam a quantidade de aviões no ar há friendly-fire e acaba por 1 ou 2 aviões serem abatidos.
 

*

LuisPolis

  • Especialista
  • ****
  • 1102
  • Recebeu: 390 vez(es)
  • Enviou: 565 vez(es)
  • +177/-2166
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #163 em: Outubro 06, 2022, 12:58:16 pm »

Do lado dos Russos acho interessante a dificuldade que tem em conseguir dar apoio aereo, inclusive parece que sempre que aumentam a quantidade de aviões no ar há friendly-fire e acaba por 1 ou 2 aviões serem abatidos.

Não há IFF ( Identification Friend or Foe ) nas FA Russas. Em 2014 e segundo o ministério da defesa Russa:

Citar
According to an official representative of the ministry, the existing IFF systems are no longer able to operate efficiently in complex tactical situations and modern conditions of electronic warfare.

e isto:

Citar
The Russian Ministry of Defence is considering creating a cluster for the development of a single identification, friend or foe (IFF) system for the national army.

A conversa do cluster parece bem Portuguesa.

https://www.shephardmedia.com/news/defence-helicopter/russia-design-new-iff-system/
 

*

Hammerhead

  • Analista
  • ***
  • 783
  • Recebeu: 150 vez(es)
  • Enviou: 590 vez(es)
  • +49/-3124
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #164 em: Outubro 06, 2022, 01:05:57 pm »
Video interessante.  A tripulação de um BMP-2 coloca uma bandeira branca e rende-se aos ucranianos.

È relevante.  Não é uma decisão de um soldado individual mas de toda a tripulação.
E não devem ser separatistas mas tropas russas motorizadas.  Isto revela o estado de espírito e a motivação dos russos no terreno.
Quantos mais se renderem melhor.

https://twitter.com/ArchiveArmory/status/1577737177081221120?s=20&t=7e3lLMXcwMQJjNZ7it41ig

Vídeo interessante mas falso... é apenas uma encenação... e confirmado pelos próprios ucranianos(foi o que diseram hoje no telejornal FR/DE) !

obviamente não é uma rendição real, mas um exercício de treino:

O cameraman tranquialamente a filmar a coisa toda em alta qualidade, não com uma GoPro, drones ou de um smartfone... como todas as outras imagens de guerra. Também em vista da aproximação do IFV quando normalmente estariam de cabeça baixa como todos os outros soldados.

Apesar de ser alegado estar na frente de Kherson (na fonte original no Telegram), não há absolutamente nenhum som de tiros, artilharia, aeronaves, etc...  é uma frente muito quente e não há como não haver barulho algum!

Nenhum dano visível ao ambiente, apesar de estar na região de Kherson. Se olhamos para qualquer foto dessa área, não se pode ir nem 100m sem se deparar com uma cratera ou terra queimada. Essa área teve 6 meses de bombardeios e ataques constantes da Ucrânia e da Rússia.

Os soldados ucranianos não estão a usar nenhum tipo de marca de identificação (braçadeiras amarelas / azuis, bandeiras ucranianas etc.), apesar de supostamente estar na frente. Esses soldados seriam baleados em minutos por outros ucranianos se saíssem andando sem se identificar claramente como ucranianos.

O equipamento ucraniano é quase uniforme. Novamente,  fotos da guerra confirmam que nem todos usam exatamente o mesmo equipamento, etc. As preferências de cada soldado + coisas sendo danificadas e substituídas pelo que está disponível significam que os soldados não todos parecem iguais, a menos que tenham acabado de receber um kit. Eles também estão completamente limpos (incluindo os "russos").

 Não há armas antitanque ou antiblindagem prontas?!? Esses ucranianos supostamente estão ao contato de um IFV rendido e são super cautelosos. Por que é que não têm soldados com armas antitanque prontas para disparar? Se fosse uma situação real,  e nao uma farsa/propaganda, então o IFV poderia acabar com esses soldados em segundos naquele alcance.

A um homen no final a dar claramente instruções aos soldados fora de vista... um instrutor?!? Parece que está a fazer sinal para os soldados fora da imagem para se posicionarem mais à sua esquerda, dizendo ao cameraman para parar onde ele está, alguém atrás dele para se aproximar, etc.

Um dos "russos" está a usar uma balaclava de camuflagem ucraniana  :mrgreen:

Há um vídeo mais longo no Telegram e de maior qualidade que destaca algumas outras coisas óbvias, como, como o IFV está completamente limpo, a única coisa que denota que é um IFV russo é um pequeno Z desenhado com giz na parte traseira esquerda (que descaradamente não seria ser um identificador bom o suficiente), etc...

É como a foto do T90 destruído... os ucranianos encontram um tanque T90 destruído pelos proprios russos por causa de avaria... é fotografado 3 vezes para depois ir e dizer que destruíram 3 dos melhores tanques Russos ! é pura propaganda para tentar intoxicar e desanimar as forças Russas, nada mais !

« Última modificação: Outubro 06, 2022, 01:24:14 pm por Hammerhead »
O verdadeiro sinal de inteligência não é o conhecimento, mas sim a imaginação.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: embaixada