MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses

  • 2862 Respostas
  • 580475 Visualizações
*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #30 em: Julho 04, 2007, 02:18:34 pm »
JMM escreveu:
Citar
Segundo sei, esse upgrade do Phalanx já estava previsto há algum tempo e dificilmente se poderá considerar um MLU. De qualquer modo, o meu palpite é de que o MLU só deve começar, na melhor das hipóteses, daqui a 5 ou 6 anos, primeiro por falta de verbas e por causa do ciclo eleitoral (o que nos leva até ao final de 2009)

Não sei se sabem ou se se lembram do tardio MLU das J. Belo.
Acreditem meus amigos!... Não esperem grande coisa. até porque
quando MLU estiver concluido será já inútil,isto para os colegas cá do fórum que não se "inteiram" e julgam que a Armada vai ser líder na Europa em armamento. Meus amigos reduzam-se áquilo que os nossos (des)governantes querem desde há trinta anos que sejamos.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

JMM

  • 89
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #31 em: Julho 04, 2007, 02:30:46 pm »
Tenho a impressão que o Luis é bem capaz de ter razão. O histórico de MLUs em Portugal não é nada animador.

Já sem contar com os compromissos internacionais, até tremo de pensar o que nos vai acontecer se um dia Marrocos se tornar uma República Islâmica radical (e já esteve mais longe). Lá vamos ter que ir a correr para o abraço dos americanos a pedir protecção. Como sempre! Vai ser bonito ver o que é que a nossa Armada vai fazer se fôr atacada pelos Rafale que eles vão comprar, armados com mísseis Ar-Terra de última geração (para os que pensam que é impossível isso acontecer, lembrem-se de Perejil há 2 ou 3 anos ou, então, das chatices que houve nos anos 90 entre os espanhóis e os canadianos ou nos anos 70 entre os ingleses e os islandeses por causa das pescas e de quão perto se esteve de a coisa ser a sério).
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
(sem assunto)
« Responder #32 em: Julho 04, 2007, 04:04:17 pm »
Já agora: os unicos planos conhecidos dos restantes utlizadores de KD para "MLU" são os holandeses? E porquê a aposta no melhorar do radar de superfice (uma possibilidade é porque defesa AAW já eles têm e boa em outra classe)?

Como é comparavel o sistema de sonar das KD com os da VdG?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

JMM

  • 89
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #33 em: Julho 04, 2007, 06:09:26 pm »
Quanto à questão dos radares de superfície, julgo que a questão deve ser a de terem que melhorar a capacidade de lidar com ameaças assimétricas em ambiente litoral (ver o que aconteceu ao Cole americano no Yémen). Sendo as LCF fragatas/destroyers AAW, são mais eficazes em águas abertas (tanto que a Marinha Holandesa vai equipar 2 com Tomahawk e outros dois com SM-3) e, além disso, não me parece que os holandeses queiram arriscar um navio de quase um bilião de euros (nomenclatura americana) em águas confinadas. Portanto, julgo que a ideia será a de utilizar as KD nesse ambiente. Digo eu, não sei...

Quanto aos sonares, embora o SQS510 das VdG seja equivalente (ou mesmo melhor) que o Thales PHS-36 das KD, estas têm vantagem ASW clara, já que têm um sonar passivo rebocado Thales DSBV 61. As VdG têm espaço para um, mas nunca foi instalado por questões (surpresa!) orçamentais.

Por outro lado, as VdG têm espaço para 2 Lynx (enquanto as KD só têm para um) mas raramente são embarcados ambos por (acertaram...) razões orçamentais! De qualquer modo, julgo que por razões políticas, tal como vamos ter que levar com os NH90 no GALE, também vamos acabar por substituir os Lynx por NFH90 e aí acho que as VdG só vão ter espaço (hangar e pista) para um porque o NFH90 é bem maior que o Lynx. Mais alguém tem este feeling?
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #34 em: Julho 04, 2007, 06:40:36 pm »
Correcto, só cabe um NH-90 nas VdG e afigura-se que essa é a preferência da Marinha para a eventual substituição dos Lynx.
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #35 em: Julho 04, 2007, 10:51:35 pm »
Não terei tanta a certeza relativamente à compra de NH-90 para as VDG's, ouve-se por vezes algumas conversas dissonantes, mas o futuro o dirá e estaremos cá para constatar...
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #36 em: Julho 04, 2007, 11:15:59 pm »
Em coisas como estas, o futuro é sempre incerto. ;-)
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #37 em: Julho 05, 2007, 12:04:12 am »
Eu sei que o pessoal gosta de "kitar" as Vasco da Gama com o melhor que há no mercado, e agora também já pensam em fazer o mesmo às Karel Doorman ainda antes de saírem do serviço na marinha holandesa.
Meus caros. Esqueçam os NHF 90 e contentem-se com mais dois Lynx.
Esqueçam grandes up grades nas VG. Talvez uma remotorização, up grade no Phalanx e o resto será actualização dos equipamentos existentes, tal como está a ser feito às Kortenaer gregas.
Não esqueçam que aliada à crónica falta de verbas, depois de 2010 temos a entrega dos NPO, dos NPC, o LPD e talvez o AOR, o que junto com a compra dos Pandur e outros equipamentos levará o orçamento da Armada por muitos anos.
Presentemente nenhuma marinha europeia efectua MLUs nos seus navios como os que vocês sonham: CEAFAR, ESSM, NHF 90, RAM.

ACORDEM!...
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #38 em: Julho 05, 2007, 12:08:44 am »
Esta visão do Luís é bem realista.
NH-90? Para os dois ramos? Na...
Não me convencem.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #39 em: Julho 05, 2007, 12:13:43 am »
Citação de: "luis filipe silva"
Eu sei que o pessoal gosta de "kitar" as Vasco da Gama com o melhor que há no mercado, e agora também já pensam em fazer o mesmo às Karel Doorman ainda antes de saírem do serviço na marinha holandesa.
Meus caros. Esqueçam os NHF 90 e contentem-se com mais dois Lynx.
Esqueçam grandes up grades nas VG. Talvez uma remotorização, up grade no Phalanx e o resto será actualização dos equipamentos existentes, tal como está a ser feito às Kortenaer gregas.
Não esqueçam que aliada à crónica falta de verbas, depois de 2010 temos a entrega dos NPO, dos NPC, o LPD e talvez o AOR, o que junto com a compra dos Pandur e outros equipamentos levará o orçamento da Armada por muitos anos.
Presentemente nenhuma marinha europeia efectua MLUs nos seus navios como os que vocês sonham: CEAFAR, ESSM, NHF 90, RAM.

ACORDEM!...


Sem espinhas...

É esta a realidade, já se fala nisto na marinha à mais ou menos 3 anos e nada, e nada será... podem ter a certeza, a não ser o referido pelo Sr. Luis Silva. Os lynx a comprar fala-se no lynx 300
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
(sem assunto)
« Responder #40 em: Julho 05, 2007, 08:03:37 am »
Citação de: "SSK"
Citação de: "luis filipe silva"
Eu sei que o pessoal gosta de "kitar" as Vasco da Gama com o melhor que há no mercado, e agora também já pensam em fazer o mesmo às Karel Doorman ainda antes de saírem do serviço na marinha holandesa.
Meus caros. Esqueçam os NHF 90 e contentem-se com mais dois Lynx.
Esqueçam grandes up grades nas VG. Talvez uma remotorização, up grade no Phalanx e o resto será actualização dos equipamentos existentes, tal como está a ser feito às Kortenaer gregas.
Não esqueçam que aliada à crónica falta de verbas, depois de 2010 temos a entrega dos NPO, dos NPC, o LPD e talvez o AOR, o que junto com a compra dos Pandur e outros equipamentos levará o orçamento da Armada por muitos anos.
Presentemente nenhuma marinha europeia efectua MLUs nos seus navios como os que vocês sonham: CEAFAR, ESSM, NHF 90, RAM.

ACORDEM!...

Sem espinhas...

É esta a realidade, já se fala nisto na marinha à mais ou menos 3 anos e nada, e nada será... podem ter a certeza, a não ser o referido pelo Sr. Luis Silva. Os lynx a comprar fala-se no lynx 300


concordo 100% com o Luis.

A malta do Tunning precisa de se acalmar  c34x
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

JMM

  • 89
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #41 em: Julho 05, 2007, 11:59:58 am »
Atenção, que eu estava a especular sobre o que deveria ser feito. Aliás, mantenho o que disse: tenho o feeling que vai acontecer ao MLU das VdG o mesmo que aconteceu ao dos F-16! : :wink:

Finalmente só mais uma coisa: vão à LPM ver o que aconteceu aos 200 milhões para o LPD! Pode ser que esteja novamente enganado, mas esse deve ser outro a nunca vir, a não ser que entretanto alguém resolva vender um em segunda-mão!
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
(sem assunto)
« Responder #42 em: Julho 05, 2007, 01:31:09 pm »
caro JMM

o que aconteceu aos 200 milhões para o LPD :?:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #43 em: Julho 05, 2007, 01:41:07 pm »
Citação de: "P44"
caro JMM

o que aconteceu aos 200 milhões para o LPD :?:


... veio o Socas e...
- comeu-os!
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

JMM

  • 89
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #44 em: Julho 05, 2007, 02:00:22 pm »
Ora nem mais... Não era muito difícil de adivinhar, pois não?