Eu não consigo sinceramente chegar aqui e dizer qual é o melhor filme de guerra. Não me é possível escolher um entre tantos grandes filmes que já se fizeram e a que eu tive o privilégio de assistir. Aliás, um dia destes estava a pensar no assunto e cheguei à conclusão que tinha de dividir os filmes de guerra por sub-categorias: o melhor filme sobre a Guerra Civil Americana, o melhor filme sobre as guerras entre Americanos e Índios, o melhor filme sobre a 2ª Guerra Mundial (sendo que aqui ainda podíamos sub-dividir por teatros de operações, ou por outras temáticas, como por exemplo o melhor filme a retratar uma batalha, ou uma ofensiva, ou o melhor filme sobre o holocausto, prisioneiros de guerra, fugas de prisioneiros ou movimentos de resistência) e o melhor filme sobre a Guerra do Vietnam, pois estes são inquestionavelmente os conflitos mais adaptados à sétima arte. Evidentemente, que existem outras guerras ou conflitos retratados no cinema (conflitos medievais e coloniais, Crimeia, 1ª GM, Afeganistão, Jugoslávia, Golfo, Somália, etc).
Se tivesse de enumerar 10 filmes (e só dos anos 80 em diante, para não complicar ainda mais a escolha, e excluindo os de ficção científica) eles seriam:
- The Thin Red Line (o pessoal que aí andou a criticar esta obra-prima deve voltar a ver o filme e pensar duas vezes)
- Platoon (inevitavelmente)
- The Killing Fields (sobre o inferno no Cambodja durante o regime dos Khmers Vermelhos de Pol Pot)
- Saving Private Ryan (grandioso, mas não tão profundo quanto Thin Red Line)
- Hamburger Hill (outro grande filme sobre o Vietnam)
- Blackhawk Down (excelente em termos técnicos)
- Glory (a afirmação dos soldados negros na guerra fratricida dos EUA)
- Gallipoli (sobre os Anzacs na campanha dos Dardanelos na 1ª GM)
- The Beast of War (um T-62 perdido no Afeganistão e com os Mujahedeens à perna)
- Braveheart ("they may take our lives, but they'll never take our FREEDOM!")
- Henry V (aconselho vivamente) ok, pronto, são 11 filmes afinal!
Um apontamento também para a excelente série Band of Brothers.