Uma vez vi um filme em que o José Jorge Duarte (acho que é assim que se chama, o "Lecas") fazia o papel de um soldado numa patrulha que pisava alguma coisa que dava um estalido metálico, e passava o dia todo ao sol à espera da desminagem, acabava por cair para o lado com uma insolação e descobria-se que afinal não tinha pisado mina nenhuma. Os diálogos eram mais ou menos realistas, e mesmo com um argumento tão básico a coisa tinha um certo nível de emoção. Não sei se era uma curta metragem, um telefilme, uma parte de um filme qualquer, mas lembro-me de gostar de ver.
As minhas memórias do Non consistem nuns actores a declamar uns textos à antiga portuguesa (a fazer ... pau-
sasem ... sítios quenão ...
lembra ao diabo-o), diálogos bastante idiotas, e umas cenas medievais que davam menos sensação de realidade que as feiras medievais que se costumam fazer por este país fora, com turistas de calções a comprar chouriços à vendeira medieval de tacão alto. Se aquilo afinal até era um bom filme e eu é que estava de má vontade, corrijam-me, por favor. Só o vi na televisão, e lembro-me de ter muito sono.
Não fizeram há pouco tempo um filme sobre uns prisioneiros de guerra? Também deve ser melhor que o Non.