Os 30 F16A/B MLU da FAP

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asalves

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1710 em: Junho 27, 2019, 05:59:57 pm »
E conseguiriam fazer o mesmo trajecto com CFTs + tanque no ventre?

https://www.google.pt/search?client=ms-hms-vf-pt&channel=landingpage&ei=0N4UXfq4D9PzgAbJ6bLIDQ&q=f16v+cft+range&oq=f16v+cft+range&gs_l=mobile-gws-wiz-serp.12...7553.11788..15746...0.0..0.156.593.0j4......0....1.........0i71j0i30.DwWD0Pt35a0

The F-16's CFTs weigh just 900 pounds per set and can carry 450 gallons, about 3,050 pounds of jet fuel. Considering that an F-16 holds about 7,000 pounds of internal fuel, just the CFTs alone offer a 43.5 percent fuel increase with little additional drag.22/06/2015

Abraços

2 taques desses com 1 zippo cada agarrado com fita cola até fazem o mesmo efeito de bombas napalm  :mrgreen:  :G-bigun:
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1711 em: Junho 28, 2019, 11:50:11 am »
E o rei continua a ser o Viper...  8)


Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1712 em: Junho 28, 2019, 01:39:39 pm »
Como seria essa comparação se fosse feita com um F-15, F-18 Hornet e Super Hornte, Mig-29...?
 

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MATRA

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1713 em: Junho 28, 2019, 02:56:09 pm »
Como seria essa comparação se fosse feita com um F-15, F-18 Hornet e Super Hornte, Mig-29...?
Eu diria que o F15 e principalmente o F18  perderiam para o Viper, o M29, não sei, mas o Mig 29 é um avião admirável quando nas mãos de um piloto bem treinado, um adversário à altura do F16 em dogfight, lembro-me de um piloto de elite americano que voou os F16 e os Mig29 alemães, dizer isso mesmo. Fora do envelope que o M29 domina, é um avião banal, com problemas de autonomia, fiabilidade etc.
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1714 em: Junho 28, 2019, 03:43:47 pm »
Como seria essa comparação se fosse feita com um F-15, F-18 Hornet e Super Hornte, Mig-29...?
Eu diria que o F15 e principalmente o F18  perderiam para o Viper, o M29, não sei, mas o Mig 29 é um avião admirável quando nas mãos de um piloto bem treinado, um adversário à altura do F16 em dogfight, lembro-me de um piloto de elite americano que voou os F16 e os Mig29 alemães, dizer isso mesmo. Fora do envelope que o M29 domina, é um avião banal, com problemas de autonomia, fiabilidade etc.

É isso de facto. O vídeo apenas peca pelo facto de não ser possível comparar o F-16 com os novos Flankers, nomeadamente o Su-30SM e Su-35, e o MiG-35.

Tantos "35" que daqui a pouco uma pessoa fica confundida: F-35, Su-35 e MiG-35. E ainda fica a faltar o primeiro de todos, o mítico Saab J-35 Draken, ou a versão dinamarquesa F-35XD. c56x1



P.S. Apesar disso, o F-35A parece que actualmente não sai nada mal na foto se compararmos a manobrabilidade deste com a do Viper ;)

« Última modificação: Junho 28, 2019, 03:44:19 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1715 em: Junho 28, 2019, 04:16:28 pm »
Se a performance do F-35 acaba por ser boa relativamente ao F-16, isto acaba por ser um elogio ao próprio F-16, que tantos anos após ter sido concebido, continua a dar uma boa amostra das suas capacidades. O F-35 poderá ganhar vantagem armado, por conseguir levar AMRAAMs internamente, não afectando a sua aerodinâmica.

Pelo vídeo, só me ocorre que o F-16 poderá ficar atrás dos euro-canards, do F-22 e da família Flanker com canards e/ou thrust vectoring. O Mig-35 também terá a opção de TVC julgo eu, mas para tornar a comparação justa, o F-16 também teve uma variante em testes com TVC, o F-16 Vista.
Talvez o J-10 chinês se consiga equiparar ao F-16, e vou ignorar para já os novos caças de 5ª geração que são autenticas incógnitas.
 

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Stalker79

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1716 em: Junho 28, 2019, 04:22:30 pm »
Se a performance do F-35 acaba por ser boa relativamente ao F-16, isto acaba por ser um elogio ao próprio F-16, que tantos anos após ter sido concebido, continua a dar uma boa amostra das suas capacidades. O F-35 poderá ganhar vantagem armado, por conseguir levar AMRAAMs internamente, não afectando a sua aerodinâmica.

Pelo vídeo, só me ocorre que o F-16 poderá ficar atrás dos euro-canards, do F-22 e da família Flanker com canards e/ou thrust vectoring. O Mig-35 também terá a opção de TVC julgo eu, mas para tornar a comparação justa, o F-16 também teve uma variante em testes com TVC, o F-16 Vista.
Talvez o J-10 chinês se consiga equiparar ao F-16, e vou ignorar para já os novos caças de 5ª geração que são autenticas incógnitas.


Lembra-te que o J-10 chinês veio de um projecto israelita de um F-16 low cost.
Contra o Eurofighter e o Rafale acho dificil que seja mais manobravél.
 :-P
 

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JPMM

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1717 em: Junho 28, 2019, 04:55:16 pm »
Como seria essa comparação se fosse feita com um F-15, F-18 Hornet e Super Hornte, Mig-29...?
Eu diria que o F15 e principalmente o F18  perderiam para o Viper, o M29, não sei, mas o Mig 29 é um avião admirável quando nas mãos de um piloto bem treinado, um adversário à altura do F16 em dogfight, lembro-me de um piloto de elite americano que voou os F16 e os Mig29 alemães, dizer isso mesmo. Fora do envelope que o M29 domina, é um avião banal, com problemas de autonomia, fiabilidade etc.

É isso de facto. O vídeo apenas peca pelo facto de não ser possível comparar o F-16 com os novos Flankers, nomeadamente o Su-30SM e Su-35, e o MiG-35.

Tantos "35" que daqui a pouco uma pessoa fica confundida: F-35, Su-35 e MiG-35. E ainda fica a faltar o primeiro de todos, o mítico Saab J-35 Draken, ou a versão dinamarquesa F-35XD. c56x1



P.S. Apesar disso, o F-35A parece que actualmente não sai nada mal na foto se compararmos a manobrabilidade deste com a do Viper ;)



Olá CJ, não sei se estão a acompanhar as ultimas novidades internacionais, mas já foi provado que no passado 27/02/19 os dois abates dos Paquistaneses (MiG21 Bison + Su30MKI Indianos)foram efetuados por AIM120C lançados por dois F16AM/BM.
Os aparelhos Indianos foram abatidos antes de entrarem no Paquistão, muito longe com os Amraam.
PS: O tape dos Paquistaneses ainda é mais merdoso que o nosso.


Obrigado
 

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MATRA

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1718 em: Junho 28, 2019, 05:37:55 pm »
Alto, foi abatido um Su30MKI indiano junto com o M21? Isso é verificável?
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1719 em: Junho 28, 2019, 08:08:22 pm »
Se a performance do F-35 acaba por ser boa relativamente ao F-16, isto acaba por ser um elogio ao próprio F-16, que tantos anos após ter sido concebido, continua a dar uma boa amostra das suas capacidades. O F-35 poderá ganhar vantagem armado, por conseguir levar AMRAAMs internamente, não afectando a sua aerodinâmica.
A vantagem do F35 (isto partindo do pressuposto que tudo funciona...  :mrgreen: :mrgreen: ), são sobretudo os sensores e a furtividade, que foram a génese do projecto. Na questão da manobra tens 2 aparelhos muito diferentes porque para ser stealth o F35 tem todo um conjunto de formas que não potenciam em nada a capacidade de manobra. Daí ser um aparelho com o motor mais potente colocado num caça, já que para ser manobrável usa muito mais que qualquer caça o motor e isto é um "modus operantis" que está ainda a ser desenvolvido. O F16 foi feito para ser muito manobravel e de facto ainda o continua a ser, mas outros aparelhos como o F5 ou o mítico A4, com um bom piloto ainda hoje fazem das suas em dogfight.


Citação de: dc
Pelo vídeo, só me ocorre que o F-16 poderá ficar atrás dos euro-canards, do F-22 e da família Flanker com canards e/ou thrust vectoring. O Mig-35 também terá a opção de TVC julgo eu, mas para tornar a comparação justa, o F-16 também teve uma variante em testes com TVC, o F-16 Vista.
Talvez o J-10 chinês se consiga equiparar ao F-16, e vou ignorar para já os novos caças de 5ª geração que são autenticas incógnitas.
Correcto. O J10 não me parece sobretudo porque os Chineses assim que se apanharam com os SU não querem outra coisa a ponto de o copiaram. E ao avançarem para os seus caças stealth, parece-me que o J10 não terá grande futuro, já que mesmo com algumas exportações, certamente  não será um investimento em detrimento dos SU ou dos caças furtivos.


Saudações

P.S. Embora não considere como do outro lado do Atlântico o Gripen o maior caça da actualidade, considero um bom caça. Pelo menos do A ou D pois o E/F ainda está em testes.

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1720 em: Junho 28, 2019, 08:34:21 pm »

A vantagem do F35 (isto partindo do pressuposto que tudo funciona...  :mrgreen: :mrgreen: ), são sobretudo os sensores e a furtividade, que foram a génese do projecto. Na questão da manobra tens 2 aparelhos muito diferentes porque para ser stealth o F35 tem todo um conjunto de formas que não potenciam em nada a capacidade de manobra. Daí ser um aparelho com o motor mais potente colocado num caça, já que para ser manobrável usa muito mais que qualquer caça o motor e isto é um "modus operantis" que está ainda a ser desenvolvido. O F16 foi feito para ser muito manobravel e de facto ainda o continua a ser, mas outros aparelhos como o F5 ou o mítico A4, com um bom piloto ainda hoje fazem das suas em dogfight.

No momento o F-16Viper tem melhor sensores que o F-35. :mrgreen:
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1721 em: Junho 29, 2019, 07:33:33 pm »

A vantagem do F35 (isto partindo do pressuposto que tudo funciona...  :mrgreen: :mrgreen: ), são sobretudo os sensores e a furtividade, que foram a génese do projecto. Na questão da manobra tens 2 aparelhos muito diferentes porque para ser stealth o F35 tem todo um conjunto de formas que não potenciam em nada a capacidade de manobra. Daí ser um aparelho com o motor mais potente colocado num caça, já que para ser manobrável usa muito mais que qualquer caça o motor e isto é um "modus operantis" que está ainda a ser desenvolvido. O F16 foi feito para ser muito manobravel e de facto ainda o continua a ser, mas outros aparelhos como o F5 ou o mítico A4, com um bom piloto ainda hoje fazem das suas em dogfight.

No momento o F-16Viper tem melhor sensores que o F-35. :mrgreen:

Correcção. Tem sensores mais funcionais que o F35. Acredito que os do caça Stealth sejam melhores o problema é mostrar essa superioridade, tipo aquele motor super potente mas que limita o avião a mach 1,6 pois começa  saltar o revestimento da fuselagem...  :-P ;)

Saudações
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1722 em: Junho 29, 2019, 11:49:52 pm »

A vantagem do F35 (isto partindo do pressuposto que tudo funciona...  :mrgreen: :mrgreen: ), são sobretudo os sensores e a furtividade, que foram a génese do projecto. Na questão da manobra tens 2 aparelhos muito diferentes porque para ser stealth o F35 tem todo um conjunto de formas que não potenciam em nada a capacidade de manobra. Daí ser um aparelho com o motor mais potente colocado num caça, já que para ser manobrável usa muito mais que qualquer caça o motor e isto é um "modus operantis" que está ainda a ser desenvolvido. O F16 foi feito para ser muito manobravel e de facto ainda o continua a ser, mas outros aparelhos como o F5 ou o mítico A4, com um bom piloto ainda hoje fazem das suas em dogfight.

No momento o F-16Viper tem melhor sensores que o F-35. :mrgreen:

Correcção. Tem sensores mais funcionais que o F35. Acredito que os do caça Stealth sejam melhores o problema é mostrar essa superioridade, tipo aquele motor super potente mas que limita o avião a mach 1,6 pois começa  saltar o revestimento da fuselagem...  :-P ;)

Saudações

O F-35 ainda tem os sensores do contrato de 2006, só com o block 5 o F-35 vai ficar a par do Viper.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1723 em: Junho 30, 2019, 03:26:07 am »
Mach 1.6 é mesmo o limite absoluto. O problema é que aviãozito começa a rachar entre Mach 1.2 e 1.4, pelo menos nas versões B e C.
Talent de ne rien faire
 

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mafets

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1724 em: Junho 30, 2019, 01:00:18 pm »

A vantagem do F35 (isto partindo do pressuposto que tudo funciona...  :mrgreen: :mrgreen: ), são sobretudo os sensores e a furtividade, que foram a génese do projecto. Na questão da manobra tens 2 aparelhos muito diferentes porque para ser stealth o F35 tem todo um conjunto de formas que não potenciam em nada a capacidade de manobra. Daí ser um aparelho com o motor mais potente colocado num caça, já que para ser manobrável usa muito mais que qualquer caça o motor e isto é um "modus operantis" que está ainda a ser desenvolvido. O F16 foi feito para ser muito manobravel e de facto ainda o continua a ser, mas outros aparelhos como o F5 ou o mítico A4, com um bom piloto ainda hoje fazem das suas em dogfight.

No momento o F-16Viper tem melhor sensores que o F-35. :mrgreen:

Correcção. Tem sensores mais funcionais que o F35. Acredito que os do caça Stealth sejam melhores o problema é mostrar essa superioridade, tipo aquele motor super potente mas que limita o avião a mach 1,6 pois começa  saltar o revestimento da fuselagem...  :-P ;)

Saudações

O F-35 ainda tem os sensores do contrato de 2006, só com o block 5 o F-35 vai ficar a par do Viper.

Como eu digo, a génese do projecto é mais avançada a questão é chegar lá. O TSR espelha bem o que se passa:

https://foxtrotalpha.jalopnik.com/is-the-f-35s-targeting-system-really-10-years-behind-cu-1676442535





Saudações

P.S.  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

« Última modificação: Junho 30, 2019, 01:01:55 pm por mafets »
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