KC-390 na FAP

  • 3570 Respostas
  • 458785 Visualizações
*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1815 em: Janeiro 23, 2022, 03:08:42 pm »
Essa política funciona quando existem de facto empresas com centros I&D e de produção instalados, como acontece aqui ao lado. E mesmo assim é necessário investir muitos milhões.
Não é o nosso caso, nas duas vertentes.

Isso faz a colaboração com a Embraer fazer ainda mais sentido. Há que começar por algum lado. Aliás nesse sentido Portugal devia de pensar não em quem tem os caças mais avançados para nos fornecer mas sim em quem está disposto a fazer uma maior transferência de tecnologia. Mas como pensamos pequenino vamos comprar aos outros em segunda mão que é melhor. Ficamos todos contentes e daqui a 5 anos estamos a queixar-nos que o que compramos não presta.

Tanques Leopard2A6, Fragatas M, P-3C, F-16, artilharia M-109, em 2º mão, que tem sido o nosso material de 1º linha...
A exceção foram as fragatas MEKO e mesmo essas, pagas pela NATO, numa grande fatia.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1816 em: Janeiro 23, 2022, 03:44:22 pm »
Nós já tivemos a LM cá e foi o que se viu!

A airbus nos c295 é o que se vê

A embraer também não foi grande coisa.

As empresas privadas vêm para lucrar, se tu não compras eles vão embora.

No caso da Embraer, comprou-se, 827 milhões e foram embora na mesma.
Se fosse o próximo MDN, cancelava o contrato e ia buscar 2 ou 3 A-400M, ou 6 C-130J ex-RAF.

Tu à LM compraste duas esquadras de F16 e mesmo assim não valeu de nada!

Não valeu de nada como assim? O que é que estavam à espera em retorno?

Que eu saiba a OGMA fez muito trabalhinho para F-16, C130 e P3 de outros paises graças a isso, mas estou a ver que por aqui esperavam outras coisas.
« Última modificação: Janeiro 23, 2022, 03:46:26 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, Visitante123

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1817 em: Janeiro 23, 2022, 03:52:43 pm »
Até podemos ter as nossas preferências pessoais (tipo clube ee futebol), mas a Airbus não tem sido a melhor das fornecedoras, a nivel de cumprir contratos.https://www.dn.pt/poder/forca-aerea-novo-prazo-de-tres-meses-dado-a-airbus-para-renegociar-300-milhoes-de-contrapartidas-10384609.html
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, oi661114

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 962
  • Recebeu: 333 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +47/-139
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1818 em: Janeiro 23, 2022, 03:53:04 pm »
Essa política funciona quando existem de facto empresas com centros I&D e de produção instalados, como acontece aqui ao lado. E mesmo assim é necessário investir muitos milhões.
Não é o nosso caso, nas duas vertentes.

Isso faz a colaboração com a Embraer fazer ainda mais sentido. Há que começar por algum lado. Aliás nesse sentido Portugal devia de pensar não em quem tem os caças mais avançados para nos fornecer mas sim em quem está disposto a fazer uma maior transferência de tecnologia. Mas como pensamos pequenino vamos comprar aos outros em segunda mão que é melhor. Ficamos todos contentes e daqui a 5 anos estamos a queixar-nos que o que compramos não presta.

Tanques Leopard2A6, Fragatas M, P-3C, F-16, artilharia M-109, em 2º mão, que tem sido o nosso material de 1º linha...
A exceção foram as fragatas MEKO e mesmo essas, pagas pela NATO, numa grande fatia.

Eu sei. E isso tem que mudar. Há alguma razão para nós não fazermos as nossas próprias fragatas por exemplo? No armamento, na propulsão e na maior parte dos sistemas de defesa há meia dúzia de países que os podem fazer. Se calhar nem isso. Mas podemos fazer fragatas como o fazem a Espanha ou a Holanda. Fazemos o casco e compramos o resto e vamos evoluindo para uma produção nacional (como a Espanha com o Aegis).

Se convencermos países europeus a dar-nos o source code para fly-by-wire avançado, outros sistemas electrónicos e sistemas ESM seria preferível do que ir para o F-35 que nos traz zero de novo conhecimento. Podíamos iniciar uma indústria de aviação civil que depois pagaria investigação militar.

Este negócio trouxe a construção de parte da fuselagem. Pronto, não é muito. Mas é algo.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1819 em: Janeiro 23, 2022, 03:57:16 pm »
Essa política funciona quando existem de facto empresas com centros I&D e de produção instalados, como acontece aqui ao lado. E mesmo assim é necessário investir muitos milhões.
Não é o nosso caso, nas duas vertentes.

Isso faz a colaboração com a Embraer fazer ainda mais sentido. Há que começar por algum lado. Aliás nesse sentido Portugal devia de pensar não em quem tem os caças mais avançados para nos fornecer mas sim em quem está disposto a fazer uma maior transferência de tecnologia. Mas como pensamos pequenino vamos comprar aos outros em segunda mão que é melhor. Ficamos todos contentes e daqui a 5 anos estamos a queixar-nos que o que compramos não presta.

Tanques Leopard2A6, Fragatas M, P-3C, F-16, artilharia M-109, em 2º mão, que tem sido o nosso material de 1º linha...
A exceção foram as fragatas MEKO e mesmo essas, pagas pela NATO, numa grande fatia.

Eu sei. E isso tem que mudar. Há alguma razão para nós não fazermos as nossas próprias fragatas por exemplo? No armamento, na propulsão e na maior parte dos sistemas de defesa há meia dúzia de países que os podem fazer. Se calhar nem isso. Mas podemos fazer fragatas como o fazem a Espanha ou a Holanda. Fazemos o casco e compramos o resto e vamos evoluindo para uma produção nacional (como a Espanha com o Aegis).

Se convencermos países europeus a dar-nos o source code para fly-by-wire avançado, outros sistemas electrónicos e sistemas ESM seria preferível do que ir para o F-35 que nos traz zero de novo conhecimento. Podíamos iniciar uma indústria de aviação civil que depois pagaria investigação militar.

Este negócio trouxe a construção de parte da fuselagem. Pronto, não é muito. Mas é algo.

Sonhador, sonhador, mas ao menos a sonhar...
Para isso é preciso investimento a sério na Defesa, e não ter medo da opinião pública...etc etc.
Neste momento e face ao estado das FA em termos de equipamento, meter-se nesses "filmes" é adiar a entrega dos equipamentos mais 10 anos ou mais.
 

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 962
  • Recebeu: 333 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +47/-139
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1820 em: Janeiro 23, 2022, 03:58:00 pm »
Nós já tivemos a LM cá e foi o que se viu!

A airbus nos c295 é o que se vê

A embraer também não foi grande coisa.

As empresas privadas vêm para lucrar, se tu não compras eles vão embora.

No caso da Embraer, comprou-se, 827 milhões e foram embora na mesma.
Se fosse o próximo MDN, cancelava o contrato e ia buscar 2 ou 3 A-400M, ou 6 C-130J ex-RAF.

Tu à LM compraste duas esquadras de F16 e mesmo assim não valeu de nada!

Não valeu de nada como assim? O que é que estavam à espera em retorno?

Que eu saiba a OGMA fez muito trabalhinho para F-16, C130 e P3 de outros paises graças a isso, mas estou a ver que por aqui esperavam outras coisas.

Verdade. Por isso referi se não valeria a pena ficar com um esquadrão F16V para poder fazer a conversão para outros países no futuro. Mas só um. O outro teria que ser substituído.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1821 em: Janeiro 23, 2022, 04:06:07 pm »
Aqui podem ver o que os varios fornecedores de equipamento militar investiram em Portugal pelas contrapartidas. Até as empresas de UAV que agoram andam ai como a Tekever, tiveram apoio da lockheed Martin.

https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=%3d%3dBAAAAB%2bLCAAAAAAABAAztTA2AQAi8hYZBAAAAA%3d%3d
« Última modificação: Janeiro 23, 2022, 04:09:26 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, oi661114

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1822 em: Janeiro 23, 2022, 04:34:27 pm »
Isso faz a colaboração com a Embraer fazer ainda mais sentido. Há que começar por algum lado. Aliás nesse sentido Portugal devia de pensar não em quem tem os caças mais avançados para nos fornecer mas sim em quem está disposto a fazer uma maior transferência de tecnologia. Mas como pensamos pequenino vamos comprar aos outros em segunda mão que é melhor. Ficamos todos contentes e daqui a 5 anos estamos a queixar-nos que o que compramos não presta.

Isso é muito bonito, mas depende do equipamento a adquirir. Caças não compensa, porque íamos pagar mais, e no fim, não íamos ser capazes produzir o nosso próprio caça, logo toda a transferência de tecnologia era perdida. Desenvolver um caça requer muito mas mesmo muito dinheiro, ainda para mais quando se trata de desenvolver um caça de 5ª ou 6ª geração. Tenho sérias dúvidas que a própria Embraer tenha capacidade para tal, de forma independente, mesmo com toda a transferência de tecnologia da Saab.
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4001
  • Recebeu: 2600 vez(es)
  • Enviou: 2142 vez(es)
  • +5703/-2797
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1823 em: Janeiro 23, 2022, 06:43:52 pm »
Qual foi o outro grande negócio politico com o Brasil no tempo do Jorge Sampaio que depois deu prejuízo a Portugal?
Comunicações, Portugal Telecon ou algo assim.
Grande investimento no Brasil com necessidade de ajoelhar as vontades politicas delescomo contrapartidas e o resultado mais tarde um fiasco.
Neste País os politiqueiros passam a avida a baixar-se a troco de alguns deles e amigos se orientarem. Até acordos ortográficos se fazem a jeito dos outros, porque português para eles é língua vaga.
Não admira mais este resultado
Os patétas por cá continuam na mesma. Aliás são sempre os mesmos ou na mesma linha de anteriores.
 

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 962
  • Recebeu: 333 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +47/-139
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1824 em: Janeiro 23, 2022, 07:21:33 pm »
Isso faz a colaboração com a Embraer fazer ainda mais sentido. Há que começar por algum lado. Aliás nesse sentido Portugal devia de pensar não em quem tem os caças mais avançados para nos fornecer mas sim em quem está disposto a fazer uma maior transferência de tecnologia. Mas como pensamos pequenino vamos comprar aos outros em segunda mão que é melhor. Ficamos todos contentes e daqui a 5 anos estamos a queixar-nos que o que compramos não presta.

Isso é muito bonito, mas depende do equipamento a adquirir. Caças não compensa, porque íamos pagar mais, e no fim, não íamos ser capazes produzir o nosso próprio caça, logo toda a transferência de tecnologia era perdida. Desenvolver um caça requer muito mas mesmo muito dinheiro, ainda para mais quando se trata de desenvolver um caça de 5ª ou 6ª geração. Tenho sérias dúvidas que a própria Embraer tenha capacidade para tal, de forma independente, mesmo com toda a transferência de tecnologia da Saab.


Isto começando hoje era coisa para daqui a 20 anos conseguirem fazer um caça ligeiro tipo Alpha Jet. Mas o objectivo não seria construir caças de raiz por cá. Com a tecnologia fazias jatos privados e tentava começar uma Embraer portuguesa. Depois podias ir adicionando elementos. Muito provavelmente nas áreas de software, depois talvez radares, depois motores, etc, etc. Percebo que seria um projecto generational tanto na sua duração como nos potenciais benefícios.

Mas se acham muita ilusão apliquem as ideias na marinha onde será mais fácil evoluir porque temos alguma infraestrutura (ainda que pouca).
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1825 em: Janeiro 23, 2022, 07:54:13 pm »
Nenhuma empresa vai desenvolver um caça para depois só ter uma compra de 20 ou 30, tem que ser centenas.

Paises muito mais ricos que nós não dasenvolvem os proprios caças, como a Holanda e a Noruega e íamos ser nós.
A Saab criou o Gripen mas o governo da Suécia teve que se comprometer com ficar com 200.
« Última modificação: Janeiro 23, 2022, 07:54:51 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Visitante123

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 962
  • Recebeu: 333 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +47/-139
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1826 em: Janeiro 23, 2022, 08:24:43 pm »
Nenhuma empresa vai desenvolver um caça para depois só ter uma compra de 20 ou 30, tem que ser centenas.

Paises muito mais ricos que nós não dasenvolvem os proprios caças, como a Holanda e a Noruega e íamos ser nós.
A Saab criou o Gripen mas o governo da Suécia teve que se comprometer com ficar com 200.

Tens toda a razão. A minha ideia não era sobre construir caças de raiz. Lê em cima. Era aproveitar a transferência dos códigos de software para lançar uma empresa de aviação civil. O que ficava a faltar para produzir aviões? Um túnel de vento de certo, mas o que mais?

Depois era com o tempo desenvolver outras valências. O objectivo não era criar uma LM, era mais uma Embraer e dirigir-se lentamente para uma Leonard ou Thales (sensores, aviso de chão, aviso de mísseis, guerra eletrónica, proteção de redes, etc)
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12769
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7611 vez(es)
  • +799/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1827 em: Janeiro 23, 2022, 09:41:52 pm »
Nem para construir carros e  navios quanto mais aviões...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 962
  • Recebeu: 333 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +47/-139
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1828 em: Janeiro 23, 2022, 10:07:22 pm »
Nem para construir carros e  navios quanto mais aviões...

Estás a esquece-te deste ícone  ;) ;) ;)
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1829 em: Janeiro 23, 2022, 10:14:01 pm »
Nem para construir carros e  navios quanto mais aviões...

Este pessoal sonha alto, e pensam que o KC ia fazer de nós produtores de aviões...