O 139 era a opção no mercado dos novos que mais se "enquadrava" naquilo que se pretendia do "helicóptero de evacuação". Todos os outros helicópteros que pudessem cumprir esta função, estariam fora do orçamento ou o orçamento daria para comprar no máximo 2.
No entanto a situação do 139 também não é a melhor. Segundo o que se falou há alguns meses, antes sequer da "oferta" americana, o orçamento dado para os 6 hélis de evacuação, nem para 5 AW-139 dava, e isto era provavelmente sem equipamentos essenciais como FLIR, contramedidas, armamento, eventualmente algum tipo de protecção balística, etc. Seriam hélis "despidos", ou seja, mais um caso em Portugal do "fitted for but not with" dos quais temos vários exemplos que não nos deixam boas memórias (NPO, EH-101, Tejo, até os F-16 têm metade do armamento que realmente podem levar).
Quando veio a proposta dos H-60, "fez-se luz", pois era a única hipótese de se ter um héli com todos os equipamentos desejáveis, incluindo armamento decente (algumas das versões), e que poderia caber no orçamento, e ainda com a possibilidade de se adquirir mais do que apenas 5 ou 6 previstos originalmente.