Os 28 F16A/B MLU da FAP

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LM

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2085 em: Abril 18, 2020, 01:08:20 pm »
O A-330 MRTT é assim tão mais capaz para Alemanha e RU estarem a largar os A-310 MRTT e a suportarem esse investimento? Estes parecem ser, mais acessíveis como nós gostamos, uma interessante aposta; confesso que o vejo mais útil para transporte VIP/pessoal, mercadorias do que para AAR mas era uma capacidade que se conseguia.

Presumo que a alteração da versão AAR / pessoal / mercadorias seja fácil de alterar.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Stalker79

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2086 em: Abril 18, 2020, 02:23:40 pm »
A alteração é facil desde que haja dinheiro pra ela. :mrgreen:
Pelo que percebi, o maior problema com os A310 é que já foram descontinuados, por isso só co aviões usados de companhias aereas é que é possivel fazer a conversão.
 :-P
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2087 em: Abril 18, 2020, 04:15:22 pm »
O A-330 MRTT é assim tão mais capaz para Alemanha e RU estarem a largar os A-310 MRTT e a suportarem esse investimento? Estes parecem ser, mais acessíveis como nós gostamos, uma interessante aposta; confesso que o vejo mais útil para transporte VIP/pessoal, mercadorias do que para AAR mas era uma capacidade que se conseguia.

Presumo que a alteração da versão AAR / pessoal / mercadorias seja fácil de alterar.

Transporte VIP nem tanto, devem-se contar pelos dedos de uma mão as vezes em que se transporta uma comitiva VIP grande o suficiente para justificar algo mais que um Falcon, num espaço de um ano. Já as outras valências, são sim mais passíveis de ser usadas com regularidade.

Já a capacidade AAR, é semelhante à capacidade de um AOR da Marinha, quando tens, nem sempre usas esta capacidade, mas pelo menos quando for necessário podes usar, quando não tens, a força fica completamente limitada na sua capacidade de ser enviada para fora. E isto limita a nossa capacidade de dissuasão inclusive, ao não conseguir enviar meios de combate para fora do nosso território.

Num país com tanto mar, uma aeronave AAR permite que os nossos F-16 controlem todo o espaço marítimo sob a nossa jurisdição, até porque este é o meio de resposta mais rápido que temos.
 
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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2088 em: Abril 18, 2020, 07:35:58 pm »
Alem sabe o que se passa com o  15112"BULET21"?  Tem voado muito ultimamente...
 

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NVF

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2089 em: Abril 19, 2020, 05:53:14 am »
O A-330 MRTT é assim tão mais capaz para Alemanha e RU estarem a largar os A-310 MRTT e a suportarem esse investimento? Estes parecem ser, mais acessíveis como nós gostamos, uma interessante aposta; confesso que o vejo mais útil para transporte VIP/pessoal, mercadorias do que para AAR mas era uma capacidade que se conseguia.

Presumo que a alteração da versão AAR / pessoal / mercadorias seja fácil de alterar.

LM só a Alemanha e o Canadá é que possuem o A310 MRTT e este último país não os vai substituir no curto prazo. No RU, os A330 MRTT substituíram os L-1011 TriStar e os VC-10.
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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2090 em: Abril 19, 2020, 11:14:03 am »
Alem sabe o que se passa com o  15112"BULET21"?  Tem voado muito ultimamente...

Nada de novo, apenas veio da revisão e está por isso num estado mais operacional que os restantes, e daí que esteja a fazer mais rotações no QRA.

Esqueçam qualquer compra ou leasing de reabastecedor para a FAP, tal pura e simplesmente nunca irá acontecer; iremos ter essa nova capacidade se, e repito, se os (K)C-390 Millennium trouxerem os pods subalares P&D, caso contrário nada feito a não ser que nos juntemos de facto ao programa MMF. E com a quantidade de emigrantes portugueses no Luxemburgo, bem que este país podia comprar mais um por nossa conta. :mrgreen: ::)

https://euro-sd.com/2019/12/articles/15526/nato-air-to-air-refuelling/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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PMFM

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2091 em: Abril 19, 2020, 01:52:07 pm »
Esqueçam qualquer compra ou leasing de reabastecedor para a FAP, tal pura e simplesmente nunca irá acontecer; iremos ter essa nova capacidade se, e repito, se os (K)C-390 Millennium trouxerem os pods subalares P&D, caso contrário nada feito a não ser que nos juntemos de facto ao programa MMF.

Tudo indica que os nossos KC-390 irão trazer os pods de reabastecimento, basta observar estas duas notícias do site da FAP:

Citar
CONFERÊNCIA “MILITARY AIRLIFT AND AIR-TO-AIR REFUELLING"

A Força Aérea participou na conferência "Military Airlift and Air-to-Air Refuelling", que decorreu em Lisboa, nos dias 3 e 4 de dezembro.

A abertura da conferência ficou a cargo do Brigadeiro-General Pedro Salvada, tendo sido apresentada a modernização da frota C-130H e as capacidades que serão alcançadas com a introdução da aeronave KC-390 no Sistema de Forças Nacional, nomeadamente o reabastecimento aéreo.

 :arrow:https://www.emfa.pt/noticia-2787-conferencia-military-airlift-and-airtoair-refuelling
Citar
CEMFA ACOMPANHA TRABALHOS NOS PAINÉIS DO KC-390 EM ALVERCA

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General Joaquim Borrego, visitou, no dia 23 de janeiro, as instalações da OGMA (Oficinas Gerais de Material Aeronáutico), em Alverca, onde ficou a conhecer o primeiro painel de fuselagem central para as novas aeronaves KC-390, que vão equipar a frota da Força Aérea.

O KC-390 Millennium irá dotar a Força Aérea da capacidade reabastecimento aéreo, reforçando a sua versatilidade, sendo uma aeronave de transporte multimissão que responderá a necessidades de busca e salvamento, transporte e lançamento de cargas e tropas, transporte aéreo médico e de aterragem em pista semi-preparada.

 :arrow:https://www.emfa.pt/noticia-2848-cemfa-acompanha-trabalhos-nos-paineis-do-kc390-em-alverca
 

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typhonman

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2092 em: Abril 19, 2020, 01:55:33 pm »
Esqueçam qualquer compra ou leasing de reabastecedor para a FAP, tal pura e simplesmente nunca irá acontecer; iremos ter essa nova capacidade se, e repito, se os (K)C-390 Millennium trouxerem os pods subalares P&D, caso contrário nada feito a não ser que nos juntemos de facto ao programa MMF.

Tudo indica que os nossos KC-390 irão trazer os pods de reabastecimento, basta observar estas duas notícias do site da FAP:

Citar
CONFERÊNCIA “MILITARY AIRLIFT AND AIR-TO-AIR REFUELLING"

A Força Aérea participou na conferência "Military Airlift and Air-to-Air Refuelling", que decorreu em Lisboa, nos dias 3 e 4 de dezembro.

A abertura da conferência ficou a cargo do Brigadeiro-General Pedro Salvada, tendo sido apresentada a modernização da frota C-130H e as capacidades que serão alcançadas com a introdução da aeronave KC-390 no Sistema de Forças Nacional, nomeadamente o reabastecimento aéreo.

 :arrow:https://www.emfa.pt/noticia-2787-conferencia-military-airlift-and-airtoair-refuelling
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CEMFA ACOMPANHA TRABALHOS NOS PAINÉIS DO KC-390 EM ALVERCA

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General Joaquim Borrego, visitou, no dia 23 de janeiro, as instalações da OGMA (Oficinas Gerais de Material Aeronáutico), em Alverca, onde ficou a conhecer o primeiro painel de fuselagem central para as novas aeronaves KC-390, que vão equipar a frota da Força Aérea.

O KC-390 Millennium irá dotar a Força Aérea da capacidade reabastecimento aéreo, reforçando a sua versatilidade, sendo uma aeronave de transporte multimissão que responderá a necessidades de busca e salvamento, transporte e lançamento de cargas e tropas, transporte aéreo médico e de aterragem em pista semi-preparada.

 :arrow:https://www.emfa.pt/noticia-2848-cemfa-acompanha-trabalhos-nos-paineis-do-kc390-em-alverca

Aqui em PT, supostamente so podem reabastecer os AW-101.

Não entendo porque se aposta nisto, quando o mais certo é reabastecer outras aeronaves aliadas, mas para isso o KC-130J servia ou A-400M.

A FAP está mesmo iludida com o KC-390, mas ou era isso ou nada.

 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2093 em: Abril 19, 2020, 02:14:56 pm »
O pessoal de Alfrangide está tão entusiasmado que até já se equaciona instalar lanças de reabastecimento nos Chipmunk.  :mrgreen:
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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2094 em: Abril 19, 2020, 02:25:53 pm »
Esqueçam qualquer compra ou leasing de reabastecedor para a FAP, tal pura e simplesmente nunca irá acontecer; iremos ter essa nova capacidade se, e repito, se os (K)C-390 Millennium trouxerem os pods subalares P&D, caso contrário nada feito a não ser que nos juntemos de facto ao programa MMF.

Tudo indica que os nossos KC-390 irão trazer os pods de reabastecimento, basta observar estas duas notícias do site da FAP:

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CONFERÊNCIA “MILITARY AIRLIFT AND AIR-TO-AIR REFUELLING"

A Força Aérea participou na conferência "Military Airlift and Air-to-Air Refuelling", que decorreu em Lisboa, nos dias 3 e 4 de dezembro.

A abertura da conferência ficou a cargo do Brigadeiro-General Pedro Salvada, tendo sido apresentada a modernização da frota C-130H e as capacidades que serão alcançadas com a introdução da aeronave KC-390 no Sistema de Forças Nacional, nomeadamente o reabastecimento aéreo.

 :arrow:https://www.emfa.pt/noticia-2787-conferencia-military-airlift-and-airtoair-refuelling
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CEMFA ACOMPANHA TRABALHOS NOS PAINÉIS DO KC-390 EM ALVERCA

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General Joaquim Borrego, visitou, no dia 23 de janeiro, as instalações da OGMA (Oficinas Gerais de Material Aeronáutico), em Alverca, onde ficou a conhecer o primeiro painel de fuselagem central para as novas aeronaves KC-390, que vão equipar a frota da Força Aérea.

O KC-390 Millennium irá dotar a Força Aérea da capacidade reabastecimento aéreo, reforçando a sua versatilidade, sendo uma aeronave de transporte multimissão que responderá a necessidades de busca e salvamento, transporte e lançamento de cargas e tropas, transporte aéreo médico e de aterragem em pista semi-preparada.

 :arrow:https://www.emfa.pt/noticia-2848-cemfa-acompanha-trabalhos-nos-paineis-do-kc390-em-alverca

Eles vão trazer os pods, isso já é certo, não vão é estar sempre montados como é natural por razões óbvias. Agora quem irão cá reabastecer é que logo se vê.  ::)
« Última modificação: Abril 19, 2020, 02:26:36 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2095 em: Abril 19, 2020, 02:44:28 pm »
Aqui em PT, supostamente so podem reabastecer os AW-101.

Não entendo porque se aposta nisto, quando o mais certo é reabastecer outras aeronaves aliadas, mas para isso o KC-130J servia ou A-400M.

A FAP está mesmo iludida com o KC-390, mas ou era isso ou nada.

De acordo com este documento do IUM (link em baixo), o KC-390 pode reabastecer os EH-101, o C-295 e o próprio KC-390, evidentemente. Embora a FAP possua 4 sistemas P&D para instalar nos EH-101, apenas 4 aeronaves estão preparadas para os receber. Relativamente aos C-295, nenhuma unidade da FAP tem este sistema instalado, apesar de haver essa possibilidade.

Infelizmente o F-16 não permite ser reabastecido através deste sistema, como sabemos, mas se a escolha do novo caça recair no F-35 como se tem falado, este sistema já poderá ter uma maior utilização. Mas já são muitos "se's". Ainda assim, prefiro que tenha esta capacidade do que não ter nenhuma.

É também importante notar que até agora o KC-390 apenas efetuou testes de reabastecimento em voo com os F-5 e A-1 da FAB, que eu saiba. Falta saber se de facto consegue reabastecer outro tipo de aeronaves, como helicópteros, tal como se espera.

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/30024/1/TII%20CAP%20ROMEU%20ROCHA.pdf
 

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luis simoes

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2096 em: Abril 19, 2020, 02:48:34 pm »
Boas
nao se trata de dar resposta a ninguem em concreto mas tenho que lembrar ja que se tanto fala em capacidade de reabastecimento aereo uma missao que ate a data nossa FAP nunca tal dispos de  um meio para este fim podemos esperar que com a vinda do KC a FAP ira ganhar mais uma capacidade e isto e de louvar goste se ou nao do KC ao menos podemos entrar tambem neste grupo muito restrito de nacoes com este tipo de capacidade….e e negativo que so possamos reabastecer o Eh-101 Merlin pois tambem podemos reabastecer outros KCs e acredito num futuro proximo podermos tambem faxer  reabastecimentos nos nossos  c-295  Persuader , entre outras aeronaves, basta para isso que se invista na aquisicao de sondas para receber combustivel ou na aquisicao de novos meios ja com esta Valencia casos do '#AT 349/ e ou  Blackhawks --- tenho de concordar que Portugal podera a ser chamado para  reabastecer meios aereos dos  nossos aliados o que tambem e muito positivo,,, quanto a compra deste ou aquele meio com  a vinda do KC e as  mais valias que este trara obrigara ao nosso governo ponderar melhor a mesma  por exemplo  o  novo caca….tera que ser muito bem ponderada pois nao faz sentido nenhum ter mos por ca um novo caca se este nao puder ser  reabastecido  pelo KC----digo eu….mas enfim um bom resto de Domingo....
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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typhonman

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2097 em: Abril 19, 2020, 02:49:58 pm »
Aqui em PT, supostamente so podem reabastecer os AW-101.

Não entendo porque se aposta nisto, quando o mais certo é reabastecer outras aeronaves aliadas, mas para isso o KC-130J servia ou A-400M.

A FAP está mesmo iludida com o KC-390, mas ou era isso ou nada.

De acordo com este documento do IUM (link em baixo), o KC-390 pode reabastecer os EH-101, o C-295 e o próprio KC-390, evidentemente. Embora a FAP possua 4 sistemas P&D para instalar nos EH-101, apenas 4 aeronaves estão preparadas para os receber. Relativamente aos C-295, nenhuma unidade da FAP tem este sistema instalado, apesar de haver essa possibilidade.

Infelizmente o F-16 não permite ser reabastecido através deste sistema, como sabemos, mas se a escolha do novo caça recair no F-35 como se tem falado, este sistema já poderá ter uma maior utilização. Mas já são muitos "se's". Ainda assim, prefiro que tenha esta capacidade do que não ter nenhuma.

É também importante notar que até agora o KC-390 apenas efetuou testes de reabastecimento em voo com os F-5 e A-1 da FAB, que eu saiba. Falta saber se de facto consegue reabastecer outro tipo de aeronaves, como helicópteros, tal como se espera.

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/30024/1/TII%20CAP%20ROMEU%20ROCHA.pdf

Meu caro, só se a FAP adquirisse o F-35B, o que não vejo a acontecer, e mesmo o A não sei.

O F-35A só pode ser abastecido pelo sistema "boom".
 

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Stalker79

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2098 em: Abril 19, 2020, 03:32:15 pm »
Já li num artigo, que havia uma força aérea que iria receber F-35's A equipados com probe & drogue como o B. Vou ver se encontro o artigo.
 :-P

Já descobri, era o CF-35 A para a força aérea do Canadá. Esses iriam receber probe & drogue em vez de boom.
Mas o Canadá desistiu do programa do F-35 por isso miau...
« Última modificação: Abril 19, 2020, 03:37:37 pm por Stalker79 »
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2099 em: Abril 19, 2020, 03:47:48 pm »
Já li num artigo, que havia uma força aérea que iria receber F-35's A equipados com probe & drogue como o B. Vou ver se encontro o artigo.
 :-P

Já descobri, era o CF-35 A para a força aérea do Canadá. Esses iriam receber probe & drogue em vez de boom.
Mas o Canadá desistiu do programa do F-35 por isso miau...

O F35 saiu, mas depois voltou, neste momento está assim:
Citar
Three planes are in the running to replace the CF-18s: Lockheed Martin's F-35, Boeing's Super Hornet and Saab's Gripen.
Fonte

Mas acho que se chegou à conclusão que era mais fácil trocar os reabestecedores, do que criar um CF-35 com P&D
« Última modificação: Abril 19, 2020, 03:55:18 pm por MATRA »
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 
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