Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1995 em: Abril 02, 2020, 01:21:19 pm »
O ideal seria mudar para algo nova geração, mas se for para continuar no F-16, aconselho novos, além dos nossos não terem certas capacidades que blocos mais recentes possuem como CFT, motores GE com geradores mais potentes (quanto mais electrónica tens, mais electricidade precisas para as coisas funcionarem e disseram-me que o MLU já está no máximo de capacidade do actual gerador), os nossos já estão muito "cansados", muitas avarias, cablagem eléctrica com muito desgaste, varios problemas estruturais, não acredito que voltemos a ter 22 ou 24 aviões a voar como se fez à uns anos.

Sabem esta história da curva do vírus, é quase igual, o F-16 MLU já está na curva descendente, importa é alisar a curva para não cair muito repentinamente.
« Última modificação: Abril 02, 2020, 01:26:35 pm por Lightning »
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1996 em: Abril 02, 2020, 01:28:30 pm »
Nenhum caça de geração 4.5 tem margem para tanto, se formos a ver que em 2040 já deverão começar a aparecer os caças de 6a geração.

Novos também não me parece ser uma opção economicamente válida, porque pelo dinheiro que a LM está a pedir, é mais fácil para o poder político justificar um caça de última geração, ao invés de um caça que, para os leigos, é igual ao F-16 actual.

Fico com a questão das horas de voo/estado das células dos MLU vs F-16 do AMARG. E a solução passará por aqui, qual destes tem mais margem e manobra.

As células tem uma valor baixo no valor final de um F-16. O que custa mais dinheiro no F-16V Block 70 é o equipamento.
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1997 em: Abril 02, 2020, 01:45:51 pm »
O ideal seria mudar para algo nova geração, mas se for para continuar no F-16, aconselho novos, além dos nossos não terem certas capacidades que blocos mais recentes possuem como CFT, motores GE com geradores mais potentes (quanto mais electrónica tens, mais electricidade precisas para as coisas funcionarem e disseram-me que o MLU já está no máximo de capacidade do actual gerador), os nossos já estão muito "cansados", muitas avarias, cablagem eléctrica com muito desgaste, varios problemas estruturais, não acredito que voltemos a ter 22 ou 24 aviões a voar como se fez à uns anos.

Sabem esta história da curva do vírus, é quase igual, o F-16 MLU já está na curva descendente, importa é alisar a curva para não cair muito repentinamente.

E o que acharias dos C/D do AMARG?

Nenhum caça de geração 4.5 tem margem para tanto, se formos a ver que em 2040 já deverão começar a aparecer os caças de 6a geração.

Novos também não me parece ser uma opção economicamente válida, porque pelo dinheiro que a LM está a pedir, é mais fácil para o poder político justificar um caça de última geração, ao invés de um caça que, para os leigos, é igual ao F-16 actual.

Fico com a questão das horas de voo/estado das células dos MLU vs F-16 do AMARG. E a solução passará por aqui, qual destes tem mais margem e manobra.

As células tem uma valor baixo no valor final de um F-16. O que custa mais dinheiro no F-16V Block 70 é o equipamento.

Mas tendo em conta que não há dinheiro, e vamos ficar presos na geração 4.5 neste caso, convinha optar pela solução financeiramente mais viável e reconhecendo que a opção tomada será substituída na década de 40, executar um MLU fica mais possível de concretizar. Além disso, quanto mais dinheiro poupas na aquisição da aeronave, mais sobra para a operar e a equipar devidamente.

À pouco a ver uma foto com um Viper com CFT equipado com lança de reabastecimento para P&D, levanto a questão, como está o desenvolvimento deste sistema? É que os V equipados com este CFT, já davam utilidade ao KC.
 

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typhonman

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1998 em: Abril 02, 2020, 01:53:58 pm »
Ainda vamos ver F-18E/F Super Hornet  ::)
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1999 em: Abril 02, 2020, 02:08:20 pm »
Nah, só se a USN os oferecesse. Além de bimotor é o parente pobre do seu segmento, inferior (teoricamente) a Typhoons, F-15EX e Rafale. A única vantagem é a versão Growler, mas por cá a capacidade ECM não é uma prioridade como sabemos.

Criar uma linha logística e de treino para uma aeronave diferente da presente geração não compensa.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2000 em: Abril 02, 2020, 03:01:19 pm »
O ideal seria mudar para algo nova geração, mas se for para continuar no F-16, aconselho novos, além dos nossos não terem certas capacidades que blocos mais recentes possuem como CFT, motores GE com geradores mais potentes (quanto mais electrónica tens, mais electricidade precisas para as coisas funcionarem e disseram-me que o MLU já está no máximo de capacidade do actual gerador), os nossos já estão muito "cansados", muitas avarias, cablagem eléctrica com muito desgaste, varios problemas estruturais, não acredito que voltemos a ter 22 ou 24 aviões a voar como se fez à uns anos.

Sabem esta história da curva do vírus, é quase igual, o F-16 MLU já está na curva descendente, importa é alisar a curva para não cair muito repentinamente.

Exactamente, disseste tudo. A viabilidade de um upgrade aos nossos aparelhos é por esta altura diminuta ou mesmo não existente.

Em relação ao preço de Vipers novos:

Citar
“Slovakia will pay €1.589 billion [$1.8 billion] for 14 fighter jets, pilot training, ammunition and two-year logistical support,” Pellegrini said at the time, Reuters reported.

The total package cost outlined in April 2019 is €2.680 billion [$2.91 billion] for the F-16s + engines, avionics, weapons, parts.

https://www.thedefensepost.com/2019/08/01/lockheed-slovakia-f-16-contract/
https://www.dsca.mil/sites/default/files/mas/slovakia_18-10_0.pdf

Ou seja, um preço a rondar os 85M€ por célula segundo as últimas notícias, o que para as promessas da Lockheed Martin em relação à descida do custo unitário do F-35A aparentemente deixa o Viper em maus lençóis. Porém apenas e somente se não tivermos em conta que o Lightning II até pode estar a ficar mais barato de comprar, mas continua muito caro e problemático de operar e manter. Por isso há-que ter muita cabeça e ponderar bem na balança os prós e os contras de forma correcta e isenta quando chegar a hora de arregaçar as mangas e começar a sério à procura de um novo caça, e afastar também um pouco a ideia que F-16 suceder a F-16 não é de forma alguma o fim do mundo ou relegar-nos para a irrelevância, como a grande maioria dos nossos pilotos parece acreditar, porque o caça de hoje já pouco tem a ver com o original dos anos 70.

Se a própria USAF continua apostada em manter a aeronave a voar até 2048 (e neste momento já se fala até em prolongar essa data para 2052), porque razão o Viper nos deixaria ficar mal numa altura em que as vacas vão muito provavelmente ficar anorécticas? E daria tempo de amadurecimento ao F-35 para poder ser correctamente avaliado, algo por exemplo que não acontecerá com o caso do KC-390.

Citar
(...) ESD: What future the type has within the USAF?

HOWARD: The U.S. Air Force intends to continue flying its around 1,200 F-16s well into the 2040s, by extending the airframe’s service life from 8,000 to 12,000 hours. While counting to cost about US$20,000 per flight hour to operate, compared for example to about US$40,000 for a twin-engine F-15. The USAF is upgrading about 70 of its F-16s with VIPER capabilities, their intent is to eventually upgrade at least 370. (...)

https://www.thedefensepost.com/2019/08/01/lockheed-slovakia-f-16-contract/

Quanto a recorrer aos quase 400 F-16 que se encontram no AMARG e por exemplo escolher as 30 melhores células para depois as modernizar, apesar de ser uma opção válida como as outras tenho sérias dúvidas se isso algum dia teria pés para andar. Quem está a optar pelo Viper está a comprá-lo novo ou a modernizar aparelhos já ao serviço, pelo que de facto o mais aconselhado seria comprar novo eliminando todas as dores de cabeça que o material reacondicionado mais tarde ou mais cedo traz, coisa que nós infelizmente conhecemos e bem na pele.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2001 em: Abril 02, 2020, 04:18:27 pm »
O ideal seria mudar para algo nova geração, mas se for para continuar no F-16, aconselho novos, além dos nossos não terem certas capacidades que blocos mais recentes possuem como CFT, motores GE com geradores mais potentes (quanto mais electrónica tens, mais electricidade precisas para as coisas funcionarem e disseram-me que o MLU já está no máximo de capacidade do actual gerador), os nossos já estão muito "cansados", muitas avarias, cablagem eléctrica com muito desgaste, varios problemas estruturais, não acredito que voltemos a ter 22 ou 24 aviões a voar como se fez à uns anos.

Sabem esta história da curva do vírus, é quase igual, o F-16 MLU já está na curva descendente, importa é alisar a curva para não cair muito repentinamente.

E o que acharias dos C/D do AMARG?

Nenhum caça de geração 4.5 tem margem para tanto, se formos a ver que em 2040 já deverão começar a aparecer os caças de 6a geração.

Novos também não me parece ser uma opção economicamente válida, porque pelo dinheiro que a LM está a pedir, é mais fácil para o poder político justificar um caça de última geração, ao invés de um caça que, para os leigos, é igual ao F-16 actual.

Fico com a questão das horas de voo/estado das células dos MLU vs F-16 do AMARG. E a solução passará por aqui, qual destes tem mais margem e manobra.

As células tem uma valor baixo no valor final de um F-16. O que custa mais dinheiro no F-16V Block 70 é o equipamento.

Mas tendo em conta que não há dinheiro, e vamos ficar presos na geração 4.5 neste caso, convinha optar pela solução financeiramente mais viável e reconhecendo que a opção tomada será substituída na década de 40, executar um MLU fica mais possível de concretizar. Além disso, quanto mais dinheiro poupas na aquisição da aeronave, mais sobra para a operar e a equipar devidamente.

À pouco a ver uma foto com um Viper com CFT equipado com lança de reabastecimento para P&D, levanto a questão, como está o desenvolvimento deste sistema? É que os V equipados com este CFT, já davam utilidade ao KC.

Se o Marcelo for reeleito dificilmente Portugal não vai ter o F-35A. Os grandes problemas para essa compra serão sempre políticos,  quer externos numa oferta de financiamento europeu a compra de caças europeus, quer internos onde o governo pode entrar num negocio como o FCAS e adiar a compra por 10 anos metendo-se num negocio como dos dos A-400/NH-90.
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2002 em: Abril 02, 2020, 04:36:51 pm »
Julgo que a entrada no programa FCAS ou semelhante, implicaria manter e modernizar os F-16 até começarem a chegar os primeiros caças do respectivo programa. No entanto, dada a crise actual, talvez seja a opção mais viável, com custos inferiores a curto/médio prazo, e deixando o investimento a sério, num novo caça, para 2040 em diante.

Parece-me que nesta fase a maioria dos projectos das FA poderá estar dependente de opções em segunda mão. Ou isso ou ficará tudo em água de bacalhau, e nem o LPD nem AOR nem NPOs veremos dentro das datas previstas, muito menos caças novos.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2003 em: Abril 02, 2020, 05:57:09 pm »
Julgo que a entrada no programa FCAS ou semelhante, implicaria manter e modernizar os F-16 até começarem a chegar os primeiros caças do respectivo programa. No entanto, dada a crise actual, talvez seja a opção mais viável, com custos inferiores a curto/médio prazo, e deixando o investimento a sério, num novo caça, para 2040 em diante.

Parece-me que nesta fase a maioria dos projectos das FA poderá estar dependente de opções em segunda mão. Ou isso ou ficará tudo em água de bacalhau, e nem o LPD nem AOR nem NPOs veremos dentro das datas previstas, muito menos caças novos.


Ok, tem logica, mas como podemos modernizar os F-16  se as celulas já estão no limite do que é possivél!?
Antes fosse possivel passar os nossos directamente para o V, mas se não dá não sei até que ponto vale a pena gastar mais dinheiro neles....
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tenente

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2004 em: Abril 02, 2020, 06:40:01 pm »
Julgo que a entrada no programa FCAS ou semelhante, implicaria manter e modernizar os F-16 até começarem a chegar os primeiros caças do respectivo programa. No entanto, dada a crise actual, talvez seja a opção mais viável, com custos inferiores a curto/médio prazo, e deixando o investimento a sério, num novo caça, para 2040 em diante.

Parece-me que nesta fase a maioria dos projectos das FA poderá estar dependente de opções em segunda mão. Ou isso ou ficará tudo em água de bacalhau, e nem o LPD nem AOR nem NPOs veremos dentro das datas previstas, muito menos caças novos.

DC a minha opinião é que nos próximos três anos nenhuma aquisição de vulto vai ser efectuada para as FFAA, vamos continuar a pagar o que recentemente compramos, os 390, os Vamtac, as FN's e mai nada.

Se o programa NPO2000 for mantido e o numero de dez unidades for cumprido quando recebermos o 10º NPO, o NRP Viana do Castelo terá mais de vinte anos de serviço.

Quanto ao LPD para mim nem daqui a dez anos teremos um.
Se conseguíssemos comprar um AOR em 2ª Mão este ano ou o mais tardar em 2021 era muito bom, nem que para isso se tivesse que cancelar os upgrades ás VdG.

Se a situação de equipamento/Armamento das FFAA já era muito frágil com a maioria dos sistemas obsoletos ou a chegar muito perto desse estado de obsolescência, daqui a três anos ainda estaremos bem pior.

Mas, no inicio de 2021, cá estaremos para ver as centenas de milhões de lucro que os bancos obtiveram, mesmo durante um período em que a situação económica é muito critica afectando a grande maioria dos Portugueses.

Abraços e protege-te 
« Última modificação: Abril 02, 2020, 06:42:48 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2005 em: Abril 02, 2020, 06:43:29 pm »
Partilho a mesma ideia que o tenente. Se até agora foi o que se viu, então com a crise que está para vir é que vai ser.

Se tivermos sorte, talvez consigamos substituir os F-16 por uns T-50/FA-50 Golden Eagle.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2006 em: Abril 02, 2020, 07:36:07 pm »
A única aquisição será uma taxa de desemprego de 20%...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2007 em: Abril 02, 2020, 08:22:56 pm »
E o que acharias dos C/D do AMARG?

Nada contra, mas a evolução vai sempre para a nova geração, tudo depende de até quando o F-16 MLU aguenta (2030, 2040?) e quando teremos capacidade e vontade de adquirir um caça de nova geração (2030, 2040, 2050), tudo depende do gap entre estes dois, idealmente passávamos de um para o outro como os restantes parceiros EPAF, mas se não for assim, teremos que ter um avião para o período intermédio, se for pouco tempo, menos de 20 anos, um caça em 2a mão é capaz de ser suficiente, como esses F-16C/D, do AMARG, se for mais anos, se calhar já é melhor apostar num novo geração 4.5.

O que eu acredito é que esquecemos grandes upgrades aos EH101 e C295, vão ser upgrades tipo C130/Falcon, o suficientes para voarem em segurança. Os caças vão ter prioridade.
« Última modificação: Abril 02, 2020, 08:23:27 pm por Lightning »
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2008 em: Abril 02, 2020, 09:37:34 pm »

Mas, no inicio de 2021, cá estaremos para ver as centenas de milhões de lucro que os bancos obtiveram, mesmo durante um período em que a situação económica é muito critica afectando a grande maioria dos Portugueses.

Abraços e protege-te

Eu percebo o que quer dizer, mas vai ser óbvio que os bancos vão ganhar dinheiro a monte, principalmente em 2021 para a frente. Com esta brincadeira vão ter uma enorme quantidade de guito para emprestas com garantia a 80/90 %, ou seja o risco é muito pouco, até lhes pagam para ficarem com o guito (taxas juro negativas), mesmo que o banco ganhe 1-1,5%  vai dar lucro e a quantidade que vão emprestar (por necessidade das empresas) é tão grande que é impossivel não darem lucro.

PS: Bancos a darem prejuízo não é motivo de celebração ou alivio, muito pelo contrário, apenas significa que a economia rebentou ou está preste a rebentar.
 

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tenente

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2009 em: Abril 02, 2020, 09:53:52 pm »

Mas, no inicio de 2021, cá estaremos para ver as centenas de milhões de lucro que os bancos obtiveram, mesmo durante um período em que a situação económica é muito critica afectando a grande maioria dos Portugueses.

Abraços e protege-te

Eu percebo o que quer dizer, mas vai ser óbvio que os bancos vão ganhar dinheiro a monte, principalmente em 2021 para a frente. Com esta brincadeira vão ter uma enorme quantidade de guito para emprestas com garantia a 80/90 %, ou seja o risco é muito pouco, até lhes pagam para ficarem com o guito (taxas juro negativas), mesmo que o banco ganhe 1-1,5%  vai dar lucro e a quantidade que vão emprestar (por necessidade das empresas) é tão grande que é impossivel não darem lucro.

PS: Bancos a darem prejuízo não é motivo de celebração ou alivio, muito pelo contrário, apenas significa que a economia rebentou ou está preste a rebentar.

eu não quero que eles deem prejuízo o que eu quero é que os politicos tenham a coragem de legislar para que essas instituições paguem taxas de IRC condizente ao que os comuns mortais como eu pagam de taxa de IRS.

Não cabe na cabeça de ninguém a não ser dos amigos  dos banqueiros, os seus amigalhaços a apaniguados, politicos de pacotilha, que os bancos paguem de IRC uma taxa tão ridícula quando, anualmente apresentam lucros exorbitantes a nossa conta, lucros esses que parcialmente podiam ser encaminhados para os cofres do Estado e que bem falta fazem !!!

Abraços
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