Não sei se foi no Kosovo, foi uma campanha naquela região, as perdas dos F16 eram causadas por mísseis terra-ar, eram muito vulneráveis a esse armamento de origem russa. Isso causou muita preocupação nos EUA, já era um avião ultrapassado na época.
Caro Colares, aqui por estas bandas não se aceitam argumentos infundados de ânimo leve. Se tem uma opinião tão veemente então apresente referências, por favor. Nos últimos 30 anos, o F-16 tem sido o principal caça de combate das forças aéreas dos Estados Unidos e de Israel, só para mencionar as que combatem a sério. Nos próximos 15/20 anos, tanto a USAF quanto a IDF vão continuar a utilizar F-16.
Das centenas de F-16 utilizados em combate as estatísticas a realçar são: 76-1-5! Em que os F-16 abateram 76 caças inimigos; um foi abatido por caças inimigos; e 5 foram abatidos por SAM. Os
5 F-16 abatidos por SAM eram todos americanos e foram abatidos em
três conflitos distintos (3 na primeira guerra do golfo, 1 na Bósnia, 1 no Kosovo). O F-16 abatido por outro caça foi numa escaramuça entre dois países da mesma aliança (facilmente pode encontrar informação sobre isto na net). Qualquer entusiasta de assunto militar adivinha quem foi responsável pela maioria das 76 vitorias de F-16, por isso nem vou perder tempo a explicar.
Onde estão então a vulnerabilidade e a obsolescência do F-16? Onde estão os documentos para sustentar a afirmação de que os F-16 foram retirados dum cenário de conflito devido à ameaça de SAM inimigos? Caso não saiba, os F-16 são os únicos caças da USAF utilizados na função Wild Weasel, logo com o potencial de sofrer mais perdas devido à ameaça SAM, no entanto, essa não tem sido a realidade.
Ah e o F-22 só há pouco tempo começou a ser utilizado em ataque ao solo. E mais, as suas características stealth não foram concebidas para ataque ao solo, mas sim para combate aéreo (ao contrário dos F-117, B-2 e F-35).