Panzer VI Tiger

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Normando

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Panzer VI Tiger
« em: Março 23, 2004, 12:03:37 am »
Cumprimentos a todos e parabéns pelo forum.
Há cerca de um ano comecei a interessar-me por aquilo que considero o acontecimento mais marcante do séc. XX: a 2ª Guerra Mundial. Já cheguei à conclusão que o assunto tem muito que se lhe diga e que leva muitos anos uma pessoa estudar as suas várias vertentes: motivações, contexto, intervenientes, personagens, teatros de operações, campanhas,
batalhas, equipamento, consequências, etc. Tenho muitos anos de leitura pela frente.

Onde é que voçês compram os livros? Mandam vir tudo pela net? Arranjam edições em português? No Porto há alguma livraria onde possa arranjar material interessante?
Obrigado por esta oportunidade.
Um abraço.
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komet

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« Responder #1 em: Março 23, 2004, 12:13:19 am »
Há uma colecção sobre armamento muito boa da Grange books, penso que não exista edição em português. A Internet tambem é uma fonte fantástica de informação, videos, fotos, etc. Benvindo ao fórum. :)

PS: Já há alguns anos que sou fanático por basicamente tudo que esteja relacionado com a segunda guerra mundial, e acredite que se está sempre a descobrir coisas novas!
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Normando

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Desculpem, agora é que é mesmo sobre o Tiger
« Responder #2 em: Março 23, 2004, 12:13:41 am »
Peço imensa desculpa, mas troquei os títulos das minhas intervenções.

Na verdade gostaria que alguém me pudesse esclarecer àcerca de uma informação:

Vi, já não sei onde, um documentário sobre a frente leste até à ofensiva alemã nas imediações de Kursk, e a certa altura o narrador diz que as tropas russas não encontraram um único tanque Tiger com a blindagem frontal perfurada (embora tivessem encontrado vários com marca de impacto). Será isto verdade ou é mais um exagero em torno da reputação mítica do Panzerkampfwagen VI Tiger?

Obrigado
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komet

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« Responder #3 em: Março 23, 2004, 02:47:45 pm »
É possível que isso tenha acontecido, se quizer uns numeros para ter uma ideia: o canhão de 88mm do Tiger consegue perfurar a armadura frontal de um T-34 a cerca de 1,4 km, e este ultimo perfura a armadura frontal de um Tiger a menos de 500 metros apenas, contudo, e dado o tipo de batalhas que houve nessa campanha, custa-me a crer que um único projectil não tenha atingido fatalmente um Tiger, mesmo sendo de frente, para mais havendo tanques russos poderosos como o KV-1.

Tanques russos T-34 avançando com infantaria


Um Tiger sob-fogo


Tal como tudo na história há várias versões das coisas :)
Michael Wittman por exemplo, provavelmente o maior ás de tanque da história, quando foi morto em  França no dia 8 de agosto de '44 no seu Tiger  foi reclamado como tendo sido destruído por polacos, britânicos e canadianos mas tudo indicou que teria sido destruído por rockets lançados  de um Typhoon.
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Spectral

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« Responder #4 em: Março 23, 2004, 09:31:29 pm »
Citar
Tal como tudo na história há várias versões das coisas


exactamente!

Quanto às acções do Michael Wittman, os ingleses afirmam que o Tiger dele destruíu o 1º e o último veículo numa coluna de 15, numa estrada apertada. Nem todos os veículos ingleses eram tanques e parece que a maior parte das tripulações inglesas saltaram e fugiram dos veículos!!

Tiger/Kursk:
Houve alturas em que os tanques adversários chegaram a chocar uns contra os outros!
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komet

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« Responder #5 em: Maio 18, 2004, 12:57:26 am »
Um gráfico bastante curioso  :wink:
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papatango

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« Responder #6 em: Maio 18, 2004, 01:23:49 am »
É aqui muito importante referir que há dois Panzer VI ou carro VI como muitos alemães se lhe referiam.

O PzKpfw VI (Acho que quer dizer Panzerkampwagen) existiu em dois tipos:

SdKfz 181 (TIGER)


SdKfz 182 (KOENIGTIGER)


Acho que os dados referidos são sobre o primeiro Tiger e não sobre o segundo ou KoenigTiger (Tigre-Rei).

Tripulação
Tiger-5
KoenigTiger-5

Armamento
Tiger-36 L/56 de 88mm
KoenigTiger-43 L/71 de 88mm

Blindagem máxima:
Tiger-110 mm
KoenigTiger-185 mm

Peso:
Tiger-55.000 Kg
KoenigTiger-69.400 Kg

Vel. Máxima:
Tiger-38 Km/h
KoenigTiger-38 Km/h

Embora tenham nomes idênticos, são carros muito diferentes. O Tigre-Rei ainda hoje, pelo seu peso e blindagem, poderia enfrentar muito M-60 ou T-72 que por aí anda.

Claro que as implicações tácticas decorrentes dos seus 38Km/h de velocidade máxima já seriam outra coisa.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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komet

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« Responder #7 em: Maio 18, 2004, 01:27:49 am »
Sim o gráfico é referente ao 1º Tiger que ilustrou  :)
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Guilherme

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« Responder #8 em: Maio 18, 2004, 02:12:28 am »


« Última modificação: Maio 19, 2004, 07:30:58 pm por Guilherme »
 

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Spectral

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« Responder #9 em: Maio 19, 2004, 07:25:24 pm »
Gráfico interessante.

Mostra aliás a imbecilidade americana em não adoptar o 17pdr inglês, que se  revela até mais poderosa que a arma do Tiger I (a blindagem do Sherman Firefly era a de um Sherman normal, logo bastante inferior).

E apesar do KoenigTiger ser mesmo o rei dos problemas mecânicos (  :wink: piada fácil), o Tiger I também não era nenhuma maravilha mecânica.

Cumptos
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papatango

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« Responder #10 em: Maio 20, 2004, 01:00:10 am »
E não esquecer os problemas da transmissão e da facilidade de imobilizar um Tiger com um tiro nas rodas, razão pela qual lhe foram adicionadas saias laterais.

Nos manuais de guerra dos aliados era referida esta vulnerabilidade do Tiger, relativamente fácil de abater quando se dispara por trás. Como o Tiger era menos ágil que os seus opositores, tornava-se mais fácil para os outros carros contornar o Tiger.

Houve um recontro na Tunisia em Fevereiro de 1943 entre dois canhões de 6 libras e um grupo constituido por nove carros PzKpfw III e PzKpfw IV mais dois Tiger PzKpfw VI e ambos os Tiger foram destruidos.

Além do mais, depois de construido os alemães chegaram á conclusão de que não podia atravessar as pontes alemãs e que tinham que lhe remover as lagartas sempre que o tinham que transportar por via férrea. Apenas 1300 foram construidos, o que para um veículo que ficou na história, foi muito pouco, se compararmos com o s 5.000 PzKpfw V Panther ou os 8.000 PzKpfw IV. Isto para não falar nos 60.000 Sherman ou dos numeros elevados de T-34 e T-34/85 (embora estes tenham sido produzidos mesmo depois da guerra terminar)

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emarques

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« Responder #11 em: Maio 20, 2004, 01:41:32 am »
Li não sei onde que alguns comandantes dos M4A4 em França descobriram uma vulnerabilidade na blindagem do Pz. V que permitia furá-la mesmo com a arma que tinham. Supostamente tinha que ver com a falta de volfrâmio para fabricar as ligas de aço da blindagem, ou qualquer coisa assim. As placas tinham bastantes micro-fissuras e ficavam mais frágeis. Um disparo do Sherman no sítio certo e era uma vez um Panther.
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
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Há cá eco, é?!
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« Responder #12 em: Maio 20, 2004, 07:47:56 pm »
Tem toda a lógica, porque devido aos bombardeamentos aliados e à escassez de matérias primas, a qualidade dos produtos alemães desceu bastante durante a guerra.

Mesmo assim, para mim o Panther continua a ser o melhor tanque da 2ª Guerra Mundial  :wink: .


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JNSA

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« Responder #13 em: Maio 20, 2004, 08:21:03 pm »
Já que estão a falar do Tiger, aproveito para lançar aqui um pedido de ajuda...  :?

Segundo algumas fontes, os blidados foram enviados para África pintados de amarelo. Outras dizem que foi usada uma tonalidade mais escura de amarelo, quase avermelhada. Outras ainda, dizem que no início de 1943 os carros foram repintados de verde, com tinta roubada aos aliados (uns dizem que seria um verde relativamente escuro, outros falam de um verde claro - suspeito que neste caso se deveria ao desgaste provocado pelo sol), ao mesmo tempo que a numeração foi mudada... E para juntar à confusão, há ainda quem fale no uso do esquema amarelo com camuflagem em verde e castanho, ou ainda só em amarelo e verde  :!:  :shock:

As fotografias da época não ajudam - normalmente são a preto e branco, e ainda por cima as referências das cores foram perdidas depois da guerra, de maneira a que ninguém sabe muito bem quais as tonalidades exactas... Mais ainda - o exército alemão tinha o hábito de ser muito imaginativo com as pinturas dos blindados... De modo que tenho o modelo quase todo montado há uns dois anos, mas ainda não o pintei  :evil:

Será que alguém me pode ajudar?
 

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komet

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« Responder #14 em: Maio 20, 2004, 08:32:15 pm »
Realmente tratam-se de casos complicados, é quase como perguntar o que tomou Hitler ao pequeno almoço no dia X. As pinturas, devido ao facto de usarem esquemas camuflados, podia tomar bastantes formas, sem sequer seguir algum padrão particular, quanto À côr, devido às condiçoes que já referiu, desgaste físico, fuligem, sol podiam alterar os tons originais. O melhor conselho que lhe posso dar é fazer isso mesmo, escolher uma tonalidade que lhe pareça a mais provável e depois acrescentar os pequenos efeitos como pó, etc...



Citar
exército alemão tinha o hábito de ser muito imaginativo com as pinturas dos blindados...


Seja-o também  :wink:
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