Votação

Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?

1-Modernização dos C130
13 (16.5%)
2-Subst. dos Alpha Jet
11 (13.9%)
3-Subst. dos Epsilon
3 (3.8%)
4-Subst. dos ALIII
26 (32.9%)
5-Aquisição de novos armamentos e outros equipamentos para as aeronaves
5 (6.3%)
6-UAVs
6 (7.6%)
7-Remodelaçao das infraestruturas
2 (2.5%)
8-Subst. dos veiculos blindados da FAP pelos veiculos do programa VTLB
1 (1.3%)
9-Subst. C-130
12 (15.2%)

Votos totais: 27

Votação encerrada: Agosto 12, 2010, 11:00:15 am

Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?

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dc

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Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
« em: Agosto 12, 2010, 11:00:15 am »
Boas
Com este tópico pretendo saber o que acham que deveriam ser as prioridades entre 2011 e 2020.
As possibilidades são:
1-Modernização dos C130
2-Subst. dos Alpha Jet (por M346 ou EADS MAKO)
3-Subst. dos Epsilon (por PC-21 ou Super Tucano)
4-Subst. dos ALIII (por A-109M)
5-Aquisição de novos armamentos e outros equipamentos para as aeronaves (misseis, bombas, sistemas EW, etc)
6-UAVs (UAVs como o Antex entre outros de desenvolvimento nacional)
7-Remodelaçao das infraestruturas (hangares, paiois, torres de controlo, oficinas, etc)
8-Subst. dos veiculos blindados da FAP pelos veiculos do programa VTLB (Sherpa 3 ou Iveco LMV entre outras possibilidades)
9-Subst. C-130 (por KC-390 ou A400M)

Cumps
 

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typhonman

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Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
« Responder #1 em: Agosto 12, 2010, 03:27:15 pm »
O EADS Mako está cancelado...
 

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dc

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Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
« Responder #2 em: Agosto 12, 2010, 03:35:19 pm »
Peço desculpa pelo meu engano.
Eu por acaso não sabia de tal coisa.
Obrigado caro typhoonman pela informação :G-beer2:
 

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raphael

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Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
« Responder #3 em: Agosto 12, 2010, 03:44:39 pm »
no ponto 8 substituir os blindados...acabaram de comprar 3 humvees novinhos para o TACP, gastaram um dinheirão na blindagem não vão comprar muitos mais...a não ser as máquinas para a UPF, mas não vão ser nada disso sherpas ou ivecos!
no ponto 7 o investimento é constante tanto a nível de Unidades (obras de valor mais baixo) como a nivel de direcção de infraestruturas (obras de maior envergadura). o ponto 6 está em constante desenvolvimento e evolução.
Um abraço
Raphael
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GI Jorge

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Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
« Responder #4 em: Agosto 14, 2010, 01:20:34 pm »
Citação de: "raphael"
no ponto 8 substituir os blindados...acabaram de comprar 3 humvees novinhos para o TACP, gastaram um dinheirão na blindagem não vão comprar muitos mais...a não ser as máquinas para a UPF, mas não vão ser nada disso sherpas ou ivecos!
no ponto 7 o investimento é constante tanto a nível de Unidades (obras de valor mais baixo) como a nivel de direcção de infraestruturas (obras de maior envergadura). o ponto 6 está em constante desenvolvimento e evolução.

Os UAV's?
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

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typhonman

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Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
« Responder #5 em: Setembro 03, 2010, 01:17:22 am »
Não esquecer a nível das infraestruturas os abrigos individuais para os F-16 "weather shelters" , cada um custa perto de 1 milhão de euros, feitos em casca de betão armado, bem como os edifícios a construir no AM3 em Porto Santo e fala-se que no futuro o CFMTFA vai para Ovar.
 

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raphael

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Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
« Responder #6 em: Setembro 03, 2010, 12:03:34 pm »
...pois falar...fala-se até há bastante tempo inclusivé pelas chefias...e pilim p isso há?? :snipersmile:
Um abraço
Raphael
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Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
« Responder #7 em: Setembro 03, 2010, 12:21:09 pm »
Eu defendo que quem emprestou 3000 milhoes de euros a Grécia para pagar as suas dívidas, perdeu toda e qualquer credibilidade a vir dizer que não há dinheiro para pagar a nossa defesa. Repito dinheiro há e muito para estas coisas, pode e não há vontade política. De uma vez por todas esqueçam o dinheiro porque este existe.... falem é da falta de vontade de quem nos desgoverna isso sim.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
« Responder #8 em: Setembro 03, 2010, 01:50:56 pm »
Citação de: "Instrutor"
Eu defendo que quem emprestou 3000 milhoes de euros a Grécia para pagar as suas dívidas, perdeu toda e qualquer credibilidade a vir dizer que não há dinheiro para pagar a nossa defesa. Repito dinheiro há e muito para estas coisas, pode e não há vontade política. De uma vez por todas esqueçam o dinheiro porque este existe.... falem é da falta de vontade de quem nos desgoverna isso sim.

Emprestamos porque o nosso governo de m***** sabe que daqui a uns anos vamos ser nós a precisar.
 

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Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
« Responder #9 em: Setembro 03, 2010, 02:17:36 pm »
Tem toda a razão... pelo andar da carruagem.
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Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
« Responder #10 em: Setembro 03, 2010, 11:32:59 pm »
Podem-me cruxificar relativamente às minhas escolhas mas elas somente são opiniões/gostos.
Relativamente ao tópico pessoalmente escolhi a substituição dos All III, substituição dos Hercules C130 e a substituição dos Alphajett. Dentro destas minhas escolhas acrescentava somente a substituição dos Epsilon. Assim as minhas escolhas recaem:
- ALIII seriam substituidos pelos EC635 ou A109;
- C130 seriam substituidos pelos KC390;
- Alphajett seriam substituidos pelos Aeromachi M346;
- Epsilon seriam substituidos pelos Super Tucano, estes até parte deles poderiam ser construidos em Portugal ao abrigo da construção de duas unidades fabris em Beja para a construção do cargueiro kc390.
Que acham das minhas escolhas? E por amor de Deus nao me falem que não há dinheiro. :twisted:
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Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
« Responder #11 em: Setembro 03, 2010, 11:48:33 pm »
Quanto ao AlfaJet não sei se ainda será adequado para a função que desempenha. Gasta muito? Com dois motores deve gastar e ser mais caro de manter que um Super Tucano. E a nível de instrumentos? Ainda tem o necessário?
Eu votei na
Subst. dos Alpha - mas por Super Tucano (ou tem de ser mesmo uma aeronave a reacção para o treino avançado dos pilotos?)
JetAquisição de novos armamentos e outros equipamentos para as aeronaves - que é uma lacuna real
UAVs - e UCAV para acabar com o lobby dos pilotos, mas parece que esta recente tecnologia ainda não tem muitos adeptos cá no fórum.
« Última modificação: Setembro 04, 2010, 12:05:51 am por HSMW »
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Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
« Responder #12 em: Setembro 03, 2010, 11:58:19 pm »
Caro HSMW até que enfim encontrei um adepto de que a nossa FAP deveria ser equipada com UCAVs e UAVs, na minha opinião la para 2025 a esq. 301 ficariam totalmente equipada por drones 12 UCAVs Avenger e 12 UAVs Talarion, ficando a esquadra 201 equipada por 24 Typhoons ou Gripens NG. Isto também devido à falta de pilotos na FAP.

Contudo escolhi o Aeromachi M346 para substituir os Alpha Jett porque penso que a FAP deverá ter um aviao de treino avançado capaz de formar pilotos.
O Super Tucano ou o Pilatus PC-21 para substituirem os Epsilon na instrução elementar.
Nos helicopteros ligeiros o meus preferidos sao o EC635 ou o A109 para substituir os AL III

Todas estas escolhas seriam suficientes 12 unidades cada.
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PereiraMarques

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Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
« Responder #13 em: Setembro 04, 2010, 12:04:24 am »
Os Alpha Jet A (ex-Lufwaffe) foram construídos entre 1978 e 1983...portanto é fazer as contas...e percebe-se porque dos 50 recebidos apenas estão operacionais 15...e parece que é nos dias bons...

Quanto ao treino avançado de pilotos em aeronaves a reacção, realmente para a grande parte dos pilotos, que não segue para caças, não é essencial, por isso pensa-se substituir os Epsilon e os Alpha Jet apenas por um modelo de aeronave turboprop (Super Tucano, PC-21, etc.), sendo o treino avançado de pilotos para as esquadras de caças feito noutros países, e mesmo actualmente com o Alpha Jet é normal os pilotos destinados aos F-16 fazerem tirocínio nos EUA (T-38) ou em Espanha (F-5 B).
 

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typhonman

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Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
« Responder #14 em: Setembro 04, 2010, 12:13:32 am »
Citação de: "PereiraMarques"
Os Alpha Jet A (ex-Lufwaffe) foram construídos entre 1978 e 1983...portanto é fazer as contas...e percebe-se porque dos 50 recebidos apenas estão operacionais 15...e parece que é nos dias bons...

Quanto ao treino avançado de pilotos em aeronaves a reacção, realmente para a grande parte dos pilotos, que não segue para caças, não é essencial, por isso pensa-se substituir os Epsilon e os Alpha Jet apenas por um modelo de aeronave turboprop (Super Tucano, PC-21, etc.), sendo o treino avançado de pilotos para as esquadras de caças feito noutros países, e mesmo actualmente com o Alpha Jet é normal os pilotos destinados aos F-16 fazerem tirocínio nos EUA (T-38) ou em Espanha (F-5 B).

O falado é o PC-21 Pilatus, mas também se diz que a frota de Chipmunk e Epsilon será substituida por algo do tipo PC-9 Pilatus, e os Alpha-Jet, por M-346 por exemplo.

Vou-vos meter aqui um documento da FAP, a sua translação:
Citar
Em suma, em relação a este Objectivo Estratégico, pretende-se incorporar em sede de revisão
da LPM, os ajustamentos financeiros necessários que permitam a conclusão dos Programas que se
encontram em curso.  
Paralelamente, considera-se fundamental a inscrição de um conjunto de Programas adicionais,
que viabilizem o médio e longo prazo da Força Aérea, tendo em vista a edificação das capacidades
adequadas para cumprimento das missões que lhe estão determinadas. Neste âmbito, perspectiva-se
a necessidade de inclusão de projecto relativo a regeneração dos motores do F-16, bem como a
aquisição de capacidade de reconhecimento e de Battle Damage Assessment. É considerada como
muito importante, a adaptação de novos equipamentos na plataforma EH-101 e a
aquisição/substituição das aeronaves destinadas a instrução de pilotagem (Treino Básico Avançado
e Treino Elementar). Quanto aos novos meios a inscrever, perspectiva-se uma definição de
capacidade abrangente, que permita incluir não só, as verbas necessárias à aquisição dos meios, mas
também a sua manutenção no conceito de Full in Service Support e a respectiva Missão de
Acompanhamento e Fiscalização.