Guerra na Ucrânia

  • 5755 Respostas
  • 532256 Visualizações
*

Hammerhead

  • Analista
  • ***
  • 783
  • Recebeu: 150 vez(es)
  • Enviou: 590 vez(es)
  • +49/-3124
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #3975 em: Maio 06, 2022, 03:12:48 pm »
Até T14 os ucranianos apanharam...  :mrgreen:

O verdadeiro sinal de inteligência não é o conhecimento, mas sim a imaginação.

 

*

Lusitan

  • Analista
  • ***
  • 702
  • Recebeu: 331 vez(es)
  • Enviou: 300 vez(es)
  • +275/-171
  • Hic et Ubique
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #3976 em: Maio 06, 2022, 03:35:06 pm »
Lá se foi mais um.

https://www.thedrive.com/the-war-zone/russia-just-lots-its-most-advanced-operational-tank-in-ukraine

Peço desculpa, mas esta foto tem vários problemas. 90% que é uma montagem... e eu sei do que estou a falar já que sou "game designer". O meu trabalho é desenvolver/conceituar imagens para projetos de "video games". Sem falar na fonte mais que duvidosa, há vários detalhes que para mim são mais que óbvios. A resolução da foto, as áreas de sombra, as sobreposições... enfim, um trabalho mal feito!

O imagem original é esta:



Obrigado! Esta imagem continua com varios detalhes estranhos, como ja disse... mas tambem posso estar errado! Um video seria o ideal para verificar visto que estao ali jornalistas, acho estranho so termos uma foto... Ainda por cima a torre nao saltou fora  :mrgreen:
De certeza que poderás então demonstrar através duma análise step-by-step em que consiste a manipulação da foto!

A verdade é que este mesmo tanque tinha sido visto pela primeira vez há cerca de duas semanas num ataque falhado dos ucranianos na zona de Kharkiv. Desde então que os ucranianos andavam à sua caça que nem perdigueiros por razões mais do que óbvias.
https://defence-blog.com/russias-new-t-90m-proryv-spotted-in-ukraine-for-first-time/

A destruição deste tanque coincide com notícias de que a unidade a que pertencia (2nd Guards M. I. Kalinin Taman Motor Rifle Division) foi retirada da frente devido a um grande número de baixas. E também corresponde no espaço temporal com contraofensivas ucranianas na região de Kharkhiv.
https://www.understandingwar.org/backgrounder/russian-campaign-assessment-may-5#:~:text=Ukrainian%20counteroffensives%20around%20Kharkiv%20City,continue%20to%20press%20their%20counterattack.

A razão porque não vês a "decapitação" da torre do tanque é porque o T-90M tem uma torre redesenhada.
https://defense-update.com/20200420_t90m.html

Ok, nao a prova nenhuma que mostra um T90M na ucrania... os links que você mostra nao sao prova nenhuma... mas vamos entao começar pela base:

Diferencia entre ficheiros JPG e PNG:

JPG:
ideal para fotos, cuja sigla é Joint Photography Experts Group, é o formato padrão para câmeras digitais e o mais usado na Internet. Permitindo a exibição de até 16 milhões de cores, o formato JPEG é ideal para imagens do tipo fotografia, pois comprime informações, invisíveis ao olho humano, ocupando menos peso em um site, internet ou mídia social. Em softwares como o Photoshop, portanto, é recomendável exportar em JPEG para esse tipo de uso.

PNG:
útil para usar a transparência de uma imagem.
O formato PNG, para Portable Network Graphics, também possui alta capacidade de compactação, com a vantagem de não perder informações. Sua principal vantagem é conseguir manter a opacidade e a transparência, o que pode ser essencial no contexto de logotipos, por exemplo. Poderá criar um logótipo com transparência a partir do seu portátil e do seu software de design gráfico, ao contrário do formato JPEG que substitui a transparência pelo branco.

Portanto, podemos afirmar que o formato PNG é ideal para fazer superposiçoes de imagems em computadores e JPG é o formato padrão para câmeras digitais e smartphones!

Agora os factos estranhos:
1.Este jornalista, é conhecido na Ukrania. As imagems dele foram sempre de boa qualidade. Isto que dizer que ele tem bons aparelhos de video et foto!
2. Porque é que so existe uma unica foto??? Porquê em formato PNG e nao em JPG? Porquê de baixa resuloçao??? Porque é que nao existe um video da cena?
3. Este senhor parece mais estar a fazer uma foto com algem ao seu lado(observem a curvatura de seu corpo e a expressão da sua cara).
4. A foto apresenta um problema de luminosidade e de superposiçao.

Aqui podemos observar traços estranhos... os contornos parecem vir de um programa de corte de imagens.





Agora os detalhes estranho do tanque T90M:
Nesta primeira foto podemos observar varios detalhes que nao encontramos nas outras fotos. A cor do tanque, o canhao, luz fixa ...



O canhao aprece ser uma cana de pesca..



Ao ler o report dele, ele diz que o tanque ardeu todo até ficar preto e que ainda estava quente!


porque é que a escotilha do atirador está aberta e ainda com a cor original do interior??? Se o tanque ardeu totalmente deveria estar preta também, certo? A escotilha não mostra nenhum vestígio de fumo ou de queimado... estranho!

Como ja disse, se algem me mostra mais photos ô um video da cena, eu faço um "mea culpa"... mas até prova do contrário, é muito provável que esta imagem seja um fake de propaganda!

Peço desculpa pelos erros fiz isto a pressa... tambem tenho que trabalhar...
Como vês na foto ao lado do capacete, então também tens de dizer que as árvores também foram sobrepostas. Porque também apresentam o mesmo problema.

Aqui um exemplo para demonstrar o teu erro:


 Esta imagem é uma imagem do Palácio da Pena. Se fizeres um close up com uma ferramenta como o paint consegues ver sem qualquer dificuldade as mesmas linhas.
Para um criador de jogos é um dos erros mais básicos que vi na minha vida.

As caracterísitcas do tanque que apontas são todas vísiveis em tanques T-90M:

https://www.armyrecognition.com/russia_russian_army_tank_heavy_armoured_vehicles_u/t-90m_model_2017_mbt_main_battle_tank_technical_data_sheet.html

Inclusive a cana de pesca no tanque à distância:


O facto de um tanque arder por fora não quer dizer que seja suficiente para o destruir ou criar uma explosão catastrófica. A razão de abandonar o tanque pode ser simplesmente por falha dos sistemas após vários embates de míssies anti-tanque. E por isso o interior e a escotilha não terem ardido.

Extraordinario... você foi entao ao google pesquisou uma imagem ao calhas, sem saber como ela foi tirada e se foi modificada( e ai eu digo-lhe que foi), fez-lhe um zoom com o paint e encoutrou linhas nos contornos.  :mrgreen:

Caro Lusitan existe varias possibilidades para as tais linha aparecerem. Pode ser devido a baixa resolução, qualidade do aparelho, conversão do ficheiro, modificaçao da imagem etc...

Aqui tem dois exemplos de fotos que fiz e que nao foram modificadas... só foram movidas do aparelho para o pc... encontre là as tais linhas...




Eles aparecem na maioria das vezes ao modificar a imagem e quando ela é convertida novamente para ser salva. Depois, não esqueça que o formato PNG é um formato que permite manter certas transparências. Por isso, durante as transposições, mantemos a transparência, mas há distorções devido à conversão do arquivo. Quanto mais você modifica uma foto, mais essas linhas e distorções aparecem. Se a foto for original, tanto digital quanto em filme, esse problema nunca aparece!
Meu caro,
Quando faço zoom nas fotos vejo claramente as linhas. A única questão é que o nível de resolução das fotos que colocou me obrigou a fazer um zoom maior para as ver!
 

*

Malagueta

  • Analista
  • ***
  • 658
  • Recebeu: 174 vez(es)
  • Enviou: 229 vez(es)
  • +139/-101
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #3977 em: Maio 06, 2022, 03:46:57 pm »
Retired US major general: What it will take for the Ukrainians to win


https://www.cnn.com/2022/05/04/opinions/bergen-repass-ukraine-interview/index.html


 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4596/-871
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #3978 em: Maio 06, 2022, 03:48:44 pm »
Bem ...
Eu, que comecei a tratar com as imagens, já desde o tempo em que só havia GIF e BMP fico espantado com algumas das alegações ....

Os formatos de imagem mais recentes, recorrem a algoritmos complexos para conseguir condensar e comprimir a imagem para que ela não perca qualidade quando vista a olho nu, especialmente frente a um monitor de PC.

Entre as consequencias  - por exemplo - da compressão de uma imagem ou da sua conversão para outro formato, está uma perda de qualidade que em algumas aplicações podemos mesmo determinar nós mesmos.
Quanto maior for o nível de compressão que pedirmos à aplicação, maiores vão ser as distorçoes que aparecem.

Normalmente os fakes que vemos, recorrem a muitas técnicas para tentar fazer uma imagem parecer real, mas normalmente utilizam sempre uma qualidade menor e nunca há forma (como neste caso) de ver uma versão em muito maior resolução.

Aliás, eu não sei sequer se será mesmo um T-90M, por uma razão simples. Trata-se de um carro de combate que os russos afirmaram que estavam considerar como menos prioritário, dando preferência aos T-72 modernizados, alguns dos quais poderiam receber sistemas desenvolvidos para o T-90M e também para os protótipos do T-14 "armata".

O T-90M, como o T-90 não passam de carros T-72. Isso toda a gente sabe.
Por isso é possível desenvolver sistemas e coloca-los nos T-72 que se vão buscar ao depósito, em vez de fabricar carros novos, especialmente quando um novo tanque está em desenvolvimento, ainda que seja muito caro.

Assim: A imagem não mostra sinais de ter sido alterada de forma alguma (se o jornalista ali não estivesse, o carro não deixava de estar destruido)
Também é engraçado que, os fakers, que aparentemente possuem software milagroso para edição eletrónica, esqueceram-se da escotilha.
O carro pode arder por fora sem arder por dentro e o efeito das chamas, depende da tinta do tempo de duração do incendio e até das coisas que entraram em combustão.

Há sempre trolls que são da área,,, que estiveram lá e viram tudo em primeira mão... nunca se enganam, e quando enganam, nunca reconhecem... preferem afogar-se com a mentira...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8569
  • Recebeu: 3916 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #3979 em: Maio 06, 2022, 03:53:16 pm »
Outra foto do T-90:
https://twitter.com/OSINTua/status/1522538863343935489?t=Hxzi4CWB2Dx4TOyfd9VwsA&s=19

Aguardemos pelo próximo episódio da tentativa falhada de provar que a foto é fake. Mesmo que fosse um vídeo, a personagem vinha dizer que era CGI, e que só acreditava, se tivesse visto com os próprios olhos o tanque a ser destruído.  :mrgreen:

Agora imaginem-se despender largas horas do dia, a tentar justificar/manipular que não é verdade a destruição de um mísero tanque. Imaginem depois desse trabalho todo, começarem a surgir cada vez mais provas desse feito. Se calhar em vez de se andar a perder tempo a tentar convencer os outros de que a foto é fake, mais valia aguardar mais umas horas/dias, que eventualmente surgiria a verdade.

Aconteceu exactamente o mesmo com o Moskva: primeiro era fake news, depois o navio tinha sido danificado mas nada de grave e estava a ser rebocado para fazer reparações... passado umas horas, o navio tinha afundado.  ::)

Agora quando vemos que esta personagem é supostamente (para alguns) a pessoa mais bem informada sobre o que se passa do lado russo, não acerta uma, percebemos de onde vem a sua informação totalmente fidedigna.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

Hammerhead

  • Analista
  • ***
  • 783
  • Recebeu: 150 vez(es)
  • Enviou: 590 vez(es)
  • +49/-3124
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #3980 em: Maio 06, 2022, 03:53:18 pm »
A China começa a bater o ferro...mensagem clara!

O verdadeiro sinal de inteligência não é o conhecimento, mas sim a imaginação.

 

*

Hammerhead

  • Analista
  • ***
  • 783
  • Recebeu: 150 vez(es)
  • Enviou: 590 vez(es)
  • +49/-3124
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #3981 em: Maio 06, 2022, 03:58:02 pm »
Outra foto do T-90:
https://twitter.com/OSINTua/status/1522538863343935489?t=Hxzi4CWB2Dx4TOyfd9VwsA&s=19

Aguardemos pelo próximo episódio da tentativa falhada de provar que a foto é fake. Mesmo que fosse um vídeo, a personagem vinha dizer que era CGI, e que só acreditava, se tivesse visto com os próprios olhos o tanque a ser destruído.  :mrgreen:

Agora imaginem-se despender largas horas do dia, a tentar justificar/manipular que não é verdade a destruição de um mísero tanque. Imaginem depois desse trabalho todo, começarem a surgir cada vez mais provas desse feito. Se calhar em vez de se andar a perder tempo a tentar convencer os outros de que a foto é fake, mais valia aguardar mais umas horas/dias, que eventualmente surgiria a verdade.

Aconteceu exactamente o mesmo com o Moskva: primeiro era fake news, depois o navio tinha sido danificado mas nada de grave e estava a ser rebocado para fazer reparações... passado umas horas, o navio tinha afundado.  ::)

Agora quando vemos que esta personagem é supostamente (para alguns) a pessoa mais bem informada sobre o que se passa do lado russo, não acerta uma, percebemos de onde vem a sua informação totalmente fidedigna.

DC, nao tenho o minimo problema em fazer um mea culpa, ningem é perfeito... so peço provas claras... mas você vê tudo sempre certo, você é um deus e você nunca está errado, não é?!?
O verdadeiro sinal de inteligência não é o conhecimento, mas sim a imaginação.

 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8569
  • Recebeu: 3916 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #3982 em: Maio 06, 2022, 04:05:30 pm »
Não é preciso ser um Deus para se ter humildade. E humildade também passa por não vir dar opiniões, como factos. E isso é coisa que o senhor faz sempre. E quando se dá opiniões erradas, como factos, não é um erro, é manipulação/propaganda.
 

*

Hammerhead

  • Analista
  • ***
  • 783
  • Recebeu: 150 vez(es)
  • Enviou: 590 vez(es)
  • +49/-3124
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #3983 em: Maio 06, 2022, 04:13:33 pm »
Bem ...
Eu, que comecei a tratar com as imagens, já desde o tempo em que só havia GIF e BMP fico espantado com algumas das alegações ....

Os formatos de imagem mais recentes, recorrem a algoritmos complexos para conseguir condensar e comprimir a imagem para que ela não perca qualidade quando vista a olho nu, especialmente frente a um monitor de PC.

Entre as consequencias  - por exemplo - da compressão de uma imagem ou da sua conversão para outro formato, está uma perda de qualidade que em algumas aplicações podemos mesmo determinar nós mesmos.
Quanto maior for o nível de compressão que pedirmos à aplicação, maiores vão ser as distorçoes que aparecem.

Normalmente os fakes que vemos, recorrem a muitas técnicas para tentar fazer uma imagem parecer real, mas normalmente utilizam sempre uma qualidade menor e nunca há forma (como neste caso) de ver uma versão em muito maior resolução.

Aliás, eu não sei sequer se será mesmo um T-90M, por uma razão simples. Trata-se de um carro de combate que os russos afirmaram que estavam considerar como menos prioritário, dando preferência aos T-72 modernizados, alguns dos quais poderiam receber sistemas desenvolvidos para o T-90M e também para os protótipos do T-14 "armata".

O T-90M, como o T-90 não passam de carros T-72. Isso toda a gente sabe.
Por isso é possível desenvolver sistemas e coloca-los nos T-72 que se vão buscar ao depósito, em vez de fabricar carros novos, especialmente quando um novo tanque está em desenvolvimento, ainda que seja muito caro.

Assim: A imagem não mostra sinais de ter sido alterada de forma alguma (se o jornalista ali não estivesse, o carro não deixava de estar destruido)
Também é engraçado que, os fakers, que aparentemente possuem software milagroso para edição eletrónica, esqueceram-se da escotilha.
O carro pode arder por fora sem arder por dentro e o efeito das chamas, depende da tinta do tempo de duração do incendio e até das coisas que entraram em combustão.

Há sempre trolls que são da área,,, que estiveram lá e viram tudo em primeira mão... nunca se enganam, e quando enganam, nunca reconhecem... preferem afogar-se com a mentira...

Ok, entao explique là, ô tente explicar por que é que a foto esta em formato PNG quando esta deveria esta em JPG, visto que é o padrao dos aparelhos fotograficos e de smartphones?
Foi por que foi convertida para guardar qualidade?
Foi devido ao tamanho do ficheiro?
Foi por que foi modificada?
« Última modificação: Maio 06, 2022, 04:34:03 pm por Hammerhead »
O verdadeiro sinal de inteligência não é o conhecimento, mas sim a imaginação.

 

*

Hammerhead

  • Analista
  • ***
  • 783
  • Recebeu: 150 vez(es)
  • Enviou: 590 vez(es)
  • +49/-3124
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #3984 em: Maio 06, 2022, 04:17:22 pm »
Não é preciso ser um Deus para se ter humildade. E humildade também passa por não vir dar opiniões, como factos. E isso é coisa que o senhor faz sempre. E quando se dá opiniões erradas, como factos, não é um erro, é manipulação/propaganda.

Lei a bem o que eu escrevi... disse que para min era fake a 90%, mas que podia tambem estar enganado e que até prova do contrario para min a foto era falsa... prove-me o contrario e eu vou lhe mostrar humildade ;)
O verdadeiro sinal de inteligência não é o conhecimento, mas sim a imaginação.

 

*

Hammerhead

  • Analista
  • ***
  • 783
  • Recebeu: 150 vez(es)
  • Enviou: 590 vez(es)
  • +49/-3124
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #3985 em: Maio 06, 2022, 04:26:45 pm »
Nao sei se lembram esta babushka... que se tornou um simbolo por ter, com a sua bandeira soviética, confundido soldados ucranianos com russos, e que depois refusou o saco de alimentos que o soldado ucraniano lhe ofereceu... agora foi feita refem pelas forças ucronazis. Grandes homens sim senhora...atacarem-se a pobres gentes idosas e sem defesa!



Estao a fezer exatamente o que os Estados Unidos, a UE e a Otan não querem... unir toda a Rússia atrás de Putin!  :mrgreen:
« Última modificação: Maio 06, 2022, 04:37:14 pm por Hammerhead »
O verdadeiro sinal de inteligência não é o conhecimento, mas sim a imaginação.

 

*

LuisPolis

  • Especialista
  • ****
  • 1113
  • Recebeu: 390 vez(es)
  • Enviou: 565 vez(es)
  • +179/-2212
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #3986 em: Maio 06, 2022, 04:39:37 pm »
Nao sei se lembram esta babushka... que se tornou um simbolo por ter, com a sua bandeira soviética, confundido soldados ucranianos com russos, e que depois refusou o saco de alimentos que o soldado ucraniano lhe ofereceu... agora foi feita refem pelas forças ucronazis. Grandes homens sim senhora...atacarem-se a pobres gentes idosas e sem defesa!


No segundo vídeo, a imagem do matulão mascarado com o dedo para cima ao lado dos velhotes não ajuda nada. Para quem tem feito a guerra centrada na imagem é um erro sem explicação.

Os Ucranianos têm feito uma guerra de informação exemplar dirigida às massa ocidentais. Têm obviamente um centro de comando e controle da informação muito avançado. Mas no últimos dias (talvez fruto da embriaguez do sucesso) têm cometido erros (é o insulto a Alemanha, é as exigências à China, é o gozar com a fome no mundo e agora isto).
« Última modificação: Maio 06, 2022, 04:46:34 pm por LuisPolis »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Hammerhead

*

HumilityLord

  • Perito
  • **
  • 416
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • +220/-398
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #3987 em: Maio 06, 2022, 05:03:44 pm »
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8622
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #3988 em: Maio 06, 2022, 05:39:34 pm »
Ucrânia: Responsável parlamentar diz que Rússia vai permanecer “para sempre” no sul ucraniano
https://multinews.sapo.pt/noticias/ucrania-responsavel-parlamentar-diz-que-russia-vai-permanecer-para-sempre-no-sul-ucraniano/
Citar
Foi a primeira vez que um alto responsável russo anunciou a intenção de Moscovo de permanecer nos territórios conquistados pelo exército russo desde o início da operação na Ucrânia em 24 de fevereiro.

Até ao momento, a Rússia argumentava que um dos seus objetivos consistia em “desnazificar” o país vizinho.

Para o especialistas das relações públicas russas, diz-me lá o que isto tem a ver com a desnazificar a Ucrânia?
Os russos não enganam ninguém, queriam a Ucrânia, só que foderam-s..... pois o povo não quiz ser russo. :snip:
Gostam muito de envadir o país dos outros, usando desculpas da treta, para depois ocuparem as cidades FDP.
 

*

HumilityLord

  • Perito
  • **
  • 416
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • +220/-398
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #3989 em: Maio 06, 2022, 06:16:49 pm »
vão e ser corridos a pontapé até lá Putin vai no fox os russos voltam a ser Humilhados é a pedir batatinhas fritas aka Mac chunga.