Guerra na Ucrânia

  • 5755 Respostas
  • 532105 Visualizações
*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2496
  • Recebeu: 915 vez(es)
  • Enviou: 3144 vez(es)
  • +597/-75
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #2025 em: Março 14, 2022, 12:51:57 pm »

Ukrainian SOF using a Yugoslavian/Serbian M57 60mm mortar and M73 HE mortar bombs at a rapid pace (with drone correction) against Russian troops near #Moshchun.



Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, CruzSilva

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2358 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #2026 em: Março 14, 2022, 01:04:29 pm »
Citação de: Financial Times
   Russia has asked China for military ​equipment to ​support its invasion of Ukraine, ​according to US officials, sparking concern in ​the White House that Beijing ​may undermine western efforts to help Ukrainian forces defend their country.

US officials told the Financial Times that Russia had requested military equipment and other assistance since the start of the invasion. They declined to give details of what Russia had requested.

Another person familiar with the situation said the US was preparing to warn its allies, amid some indications that China may be preparing to help Russia. Other US officials have said there were signs that Russia was running out of some kinds of weaponry as the war in Ukraine extends into its third week.

Demorou menos que o que eu pensava, até a Russia começar a estender a mão.

Dentro de alguns anos, a Russia vai apenas ser uma espécie de cão de fila, que vai ladrar quando a China mandar.

Vai ser uma espécie de Coreia do Norte, mas do lado da Europa...?
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3914 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #2027 em: Março 14, 2022, 01:40:33 pm »
Vc queria que a UE bombardeasse a Rússia ?  Lirismo no estado puro !! não temos cabedal para isso, lembra-se ?  O Alves e outros tontinhos que por aqui andam a propagar ideias de guerra contra a Rússia dever-se-iam ter manifestado antes, muito antes, no sentido de se construir uma verdadeira Força Europeia.  Lembro-me bem do escândalo que foi feito por causa de dois submarinos...

O que se passa agora é que temos aqui neste Forum meia-duzia de traidores pro-EUA, ...pelo menos um que, tal Lazaro, saiu do sepulcro para vir para aqui lançar panfletos pro-EUA e pro-guerra.    Querem guerra ? vão para la vces sua malucas !!  A realidade é muito diferente dos jogos video a que estão habituados.

Já reparou que os seus argumentos não são concisos entre si, e não passam de um monte de palavras tiradas aleatoriamente de uma cartola, para formar frases absurdas sem sentido? Qual é a correlação que faz entre o escândalo dos nossos submarinos, com a guerra na Ucrânia? Vai na volta, a culpa também é dos ditos?

E o que tem essa "Força Europeia"? Ajudava a prevenir a invasão russa da Ucrânia? Iria ser usada para responder directamente e militarmente aos russos? A resposta a estas duas perguntas, é Não. Portanto, qual o seu argumento aqui? Se a NATO, a tal super-ameaça à Rússia, não dissuadiu os russos, ia ser um Exército Europeu, inferior em tudo, que ia prevenir?  ::)
Lógica da batata é o que é! E depois, quando se perdem argumentos, toca a fazer ataques pessoais (pela Internet claro, porque pessoalmente era manso). Se não sabem debater nada, melhor ficar calados.

Já o comentário do asalves, a mim pareceu-me mais ser em tom de gozo/raiva, pelo simples facto que o Putin andava este tempo todo a fazer-se de vítima, e afinal é o agressor. Obviamente que nunca houve intenção de ir "bombardear a Rússia" só porque sim.

E já agora, fala em traidores (a negrito e tudo, está mesmo convicto), e eu pergunto: traidores de quem? Do Putin? Veja lá que o próprio povo russo, a percentagem que se manteve minimamente informada, está contra a guerra, e contra o Putin. Também serão traidores, é certo, e também pro-EUA.

Por falar em EUA, os russos lá vieram com acusações de que os americanos têm laboratórios de armas biológicas na Ucrânia. Pois claro, que é o que faz mais sentido, instalar um laboratório deste tipo, ali bem perto da Rússia, e ao alcance das armas russas. Lógica da batata.  ::)

Lógica da batata, também é aquela que diz que se os russos escalarem o conflito para o uso de armas químicas, biológicas ou até nucleares, a culpa é... do Ocidente por darem armas aos ucranianos e dos ucranianos por se defenderem de um invasor.  ::)

Por falar em armas biológicas, curioso que quando pediram para investigar o laboratório de Wuhan para se saber a real origem do coronavirus, os chineses recusaram.  ::)

Por falar em chineses, até parece que a China precisa de alguma justificação para atacar Taiwan. Eles estão é à espera de 2 coisas: primeiro ver o que dá este conflito envolvendo a Rússia, querem perceber que tipo de sanções poderão ser impostas, e possivelmente preparar-se para elas, e em segundo, esperar que a NATO e a Rússia entrem realmente em guerra, de forma a limitar ou evitar uma participação, americana e não só, na defesa de Taiwan.

Voltando atrás ao "exército europeu", é preciso perceber uma coisa, esse exército, só será tão bom, quanto o investimento que receber. Isto de mudar de nome e tudo continuar na mesma, vai dar ao mesmo. Antes deste conflito, a real intenção de se criar este exército europeu era reduzir a despesa com a Defesa, mantendo as capacidades (que não eram nada por aí além), cortando nas gorduras, e mantendo tudo debaixo do mesmo comando. Ora no papel teria algumas vantagens, como a uniformização, mas por outro lado, era impossível atingir esta uniformização, sem investimento pesado para substituir meios que não são padrão. E como o investimento não iria aumentar, não havia uniformização, logo ficava tudo na mesma, e apenas mudava a estrutura de comando.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, CruzSilva

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2429 vez(es)
  • Enviou: 1400 vez(es)
  • +7378/-4454
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #2028 em: Março 14, 2022, 01:41:36 pm »
Clearview AI: O polémico reconhecimento facial que está a ser usado pela Ucrânia

A Ucrânia no combate à guerra começou a usar, além das armas, o reconhecimento facial. Ainda não é certa a sua utilidade no campo de batalha, mas poderá ajudar a detetar infiltrados russos, combater a desinformação e identificar os mortos.

A tecnologia usada, no entanto, está envolta em polémicas por possível violação dos regulamentos de privacidade e proteção de dados. É a Clearview AI.

Segundo a Reuters, o ministro da defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov, confirmou que governo começou a usar a tecnologia Clearview AI de reconhecimento facial no passado sábado. Trata-se de um software poderoso capaz de reconhecer rostos e que foi cedido gratuitamente pela empresa que o desenvolveu ao governo ucraniano.

Apesar desta confirmação, não ficou evidente qual será o uso final do reconhecimento facial do Clearview AI. O governo ucraniano apenas confirmou que tem acesso a esta tecnologia, mas é cedo para saber para que finalidade será aplicada.

Clearview AI: o reconhecimento facial ao serviço da guerra na Ucrânia

Fontes próximas à empresa norte-americana, detentora do software que conta com mais de 10.000 milhões de imagens de rostos usados para treinar o mecanismo de deteção, indicam que as autoridades podem usar esse reconhecimento facial para identificar pessoas nos diferentes postos de controlo. Além disso, poderá ajudar a identificar com maior facilidade os mortos, mesmo com danos faciais.

Segundo é indicado, este método poderá trazer vantagens acrescidas, face ao reconhecimento por impressão digital, que requer um processo mais moroso.

Conforme explicado pelo Departamento de Energia dos EUA, a tecnologia da Clearview poderia ser usada ainda para unir refugiados separados das suas famílias, mas também, do ponto de vista do inimigo, identificar agentes russos infiltrados ou até ajudar o governo a desacreditar notícias falsas.

Contudo, esta é uma tecnologia controversa. A Clearview AI está a ser investigada por uma possível violação dos regulamentos de privacidade e proteção de dados. Além disso, as organizações anti-reconhecimento facial acreditam que esta tecnologia em contexto de guerra poderá ser perigosa, porque não se conhece a forma como irá atuar.

https://pplware.sapo.pt/software/clearview-ai-o-polemico-reconhecimento-facial-que-esta-a-ser-usado-pela-ucrania/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, CruzSilva

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8622
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #2029 em: Março 14, 2022, 02:38:15 pm »
Russia está a usar drones Israelitas Searcher


O armamento usado nos drones são bombas russas kab20. O que quer dizer que os Russos têm acesso ao código fonte dos drones de modo a conseguirem integrar os seus sistemas.


Um deles foi abatido em Zhytomir:


E o americanos sabem disso? Acho que Israel está a arranjar lenha para se queimar...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4596/-871
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #2030 em: Março 14, 2022, 02:51:07 pm »
Citação de: Lightning
Vai ser uma espécie de Coreia do Norte, mas do lado da Europa...?

Seria mais ou menos isso...
Temos que nos lembrar que a nível nuclear,  a China tem forças ao nivel da França ou do Reino Unido. Mais que qualquer deles, mas menos que os dois juntos.

Então, para equalizar os pratos da balança, a China tem que ter capacidade para determinar quem e quando os russos vão avisar que podem atacar.

Isto é infelizmente histórico. Aleksandr Nevsky, preferiu render-se aos mongóis que pedir ajuda aos seus inimigos católicos da Polónia e dos reinos que mais tarde formariam a Prussia.
Em contrapartida Kiev não se rendeu, e por isso foi destruida. A partir daí, Novgorod e depois Moscovo, serão as mais importantes cidades do que chamamos Rússia.

Por tudo isto, a China tem que proteger Putin, garantir a sua continuação no poder, para poder influenciar quem o vai substituir.
O controlo da Russia, vai ser o próximo capitulo entre as democracias ocidentais e o império celeste.

A China pensa as coisas a uma escala de gerações e não a uma escala de governos eleitos a cada quatro anos.
Para a China, a maior parte dos territórios da Russia são territórios a que a China tem direitos históricos.
Direitos históricos que não são muito diferentes dos direitos históricos que alega ter sobre o mar do sul da China.

É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8622
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #2031 em: Março 14, 2022, 02:54:33 pm »
Citação de: Financial Times
   Russia has asked China for military ​equipment to ​support its invasion of Ukraine, ​according to US officials, sparking concern in ​the White House that Beijing ​may undermine western efforts to help Ukrainian forces defend their country.

US officials told the Financial Times that Russia had requested military equipment and other assistance since the start of the invasion. They declined to give details of what Russia had requested.

Another person familiar with the situation said the US was preparing to warn its allies, amid some indications that China may be preparing to help Russia. Other US officials have said there were signs that Russia was running out of some kinds of weaponry as the war in Ukraine extends into its third week.

Demorou menos que o que eu pensava, até a Russia começar a estender a mão.

Dentro de alguns anos, a Russia vai apenas ser uma espécie de cão de fila, que vai ladrar quando a China mandar.

Vai ser uma espécie de Coreia do Norte, mas do lado da Europa...?

Não creio que essa notícia seja verdade, agora de uma coisa estou cada vez mais certo, a Russia em guerra convencional não passa de um país banal.
 

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #2032 em: Março 14, 2022, 03:07:08 pm »
Os EUA ameaçaram a China com retaliações se esta ajudar a Rússia. Ameaçar a China foi uma excelente ideia ; orgulhosos como são os nossos amigos chineses, temos quase a garantia que vão mesmo ajudar a Rússia. De arrufo em arrufo, vai-se desenhando o pretexto ideal para ocuparem Taiwan. Os papeis de cada um vão-se clarificando, Rússia, China e Irão já se sabe onde vão bater se o caldo entornar.
Os EUA e a tontinha da Von der Layen continuam a politica de deitar lenha na fogueira. Acho bem  :D

Sinceramente não entendo como é que é os EUA e a UE a deitar lenha na fogueira. Tenho visto é o contrario, e se o ocidente tivesse o mesmo temperamento que a Rússia e companhia acho que já não estávamos aqui a conversar. Mas a culpa é nossa por não satisfazer a vontade dos outros.

Em vez de ajudarmos a Ucrânia devíamos era ter bombardeado pois os coitados dos Russos não se sentiam seguros e nem dormiam bem.  :bang:

Vc queria que a UE bombardeasse a Rússia ?  Lirismo no estado puro !! não temos cabedal para isso, lembra-se ?  O Alves e outros tontinhos que por aqui andam a propagar ideias de guerra contra a Rússia dever-se-iam ter manifestado antes, muito antes, no sentido de se construir uma verdadeira Força Europeia.  Lembro-me bem do escândalo que foi feito por causa de dois submarinos...

O que se passa agora é que temos aqui neste Forum meia-duzia de traidores pro-EUA, ...pelo menos um que, tal Lazaro, saiu do sepulcro para vir para aqui lançar panfletos pro-EUA e pro-guerra.    Querem guerra ? vão para la vces sua malucas !!  A realidade é muito diferente dos jogos video a que estão habituados.

Não, eu estava a ser irónico, estava a sugerir de forma irónica que devíamos ter ajudado a Rússia e bombardeado a Ucrânia tb, pois coitados dos Russos não se estava a sentir seguros, nem deviam conseguir dormir de preocupados, coitadinhos.

Não fui eu a querer começar a guerra nem foi a UE nem os EUA, alias eu até partilho(ava) da ideia que devíamos estar próximos da Rússia, e a UE fez de tudo para isso, não é por acaso que neste momento estamos dependentes da Rússia e vice-versa. Se há momento da historia em que houve menos interesse (bélico) contra os Russos era este, pré invasão, os EUA estavam completamente a focar-se na  China e na Europa só queremos paz, amor e igualdade de direitos e prosperidade económica.

Tanto quanto se sabe até agora qualquer armamento/apoio fornecido à Ucrânia foi de carácter defensivo, se existe alguém a se conter (para não escalar num conflito continental) neste conflito é a Europa e até os EUA. Se há alguém que está a regar a fogueira com gasolina é a própria Rússia.

Outra coisa que não entendo o Putin, todos mais ou menos entendemos o orgulho Russo, mas que estratégia é essa que preferem ficar dependentes (subordinados até) da China do que parceiros da Europa?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, CruzSilva

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8622
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #2033 em: Março 14, 2022, 03:12:07 pm »
Ativista francês ocupa mansão de filha de Putin em Biarritz, muda fechaduras e diz que local “está preparado” para receber refugiados ucranianos
https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/guerra-na-ucrania/2022-03-14-ativista-frances-ocupa-mansao-de-filha-de-putin-em-biarritz-muda-fechaduras-e-diz-que-local-esta-preparado-para-receber-refugiados-ucranianos/


 :palmas: :palmas:


 

*

Malagueta

  • Analista
  • ***
  • 658
  • Recebeu: 174 vez(es)
  • Enviou: 228 vez(es)
  • +139/-101
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #2034 em: Março 14, 2022, 03:12:43 pm »
Leste/Oeste: as movimentações das tropas na Ucrânia
O comentário de Nuno Rogeiro.

https://sicnoticias.pt/programas/leste-oeste/leste-oeste-as-movimentacoes-das-tropas-na-ucrania/

A reter ( minha opinião)
-O tipo de base atacada junto a Polonia
- Alemanha enviou o equipamento anti blindado - Panzerfaust 3
- Primeiro avião Japonês com equipamento militar não letal a descarregar
- Possível utilização do misses neptuno, anti navio que supostamente abateu um corveta ( invisível ) ultima geração
- Blindado ucranianos capturados pelos Russos estão a ser levados para serem analisados.

 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2373
  • Recebeu: 165 vez(es)
  • Enviou: 484 vez(es)
  • +642/-325
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #2035 em: Março 14, 2022, 03:14:54 pm »
Não creio que essa notícia seja verdade, agora de uma coisa estou cada vez mais certo, a Russia em guerra convencional não passa de um país banal.

tal como a Coreia do Norte, e até a China também..  FA só para enganar freguês..  aquilo é só material velho e obsoleto, e carne para canhão, com algum material mais moderno, que mesmo assim é inferior ao que o ocidente tem. Logística? népias. Mover aquele ferro velho todo? nope..E liderança? poof, só yes-men e lambe-botas incompetentes do regime.

O desespero a†é se nota na propaganda russa. As putinhas do Putler estão a bradar bem alto para meter medo aos meninos  :mrgreen:
« Última modificação: Março 14, 2022, 05:00:02 pm por Duarte »
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

LuisPolis

  • Especialista
  • ****
  • 1113
  • Recebeu: 390 vez(es)
  • Enviou: 565 vez(es)
  • +179/-2212
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #2036 em: Março 14, 2022, 03:19:05 pm »
Leste/Oeste: as movimentações das tropas na Ucrânia
O comentário de Nuno Rogeiro.

https://sicnoticias.pt/programas/leste-oeste/leste-oeste-as-movimentacoes-das-tropas-na-ucrania/

A reter ( minha opinião)
-O tipo de base atacada junto a Polonia
- Alemanha enviou o equipamento anti blindado - Panzerfaust 3
- Primeiro avião Japonês com equipamento militar não letal a descarregar
- Possível utilização do misses neptuno, anti navio que supostamente abateu um corveta ( invisível ) ultima geração
- Blindado ucranianos capturados pelos Russos estão a ser levados para serem analisados.
https://defence-blog.com/russian-army-to-evaluate-ukraine-made-btr-4-captured-near-kharkiv/

A corveta (na realidade é um patrulha oceánico da classe 22160) foi afundada (ou danificada segundo as fontes) por foguetes BM21. O vídeo do ataque https://videos.dailymail.co.uk/video/mol/2022/03/07/3484968625859310928/640x360_MP4_3484968625859310928.mp4

O OPV em questão
« Última modificação: Março 14, 2022, 03:36:49 pm por LuisPolis »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Malagueta, CruzSilva

*

Malagueta

  • Analista
  • ***
  • 658
  • Recebeu: 174 vez(es)
  • Enviou: 228 vez(es)
  • +139/-101
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #2037 em: Março 14, 2022, 03:23:38 pm »
#Ukraine :
 Imagens insanas de um BTR-4 ucraniano em uso nas proximidades de #Mariupol contra blindagem russa, danificando um T-72B3M e destruindo totalmente um BRM-1K.

https://twitter.com/i/status/1503357465701855235

Nota:
Aconselho mesmo a ver, video começa por a localização do t-72b3m que se encontrava a disparar sobre a cidade, com uso de drone, com imagens do interior do btr-4 a danificar o t-72b3m e a destruir  BRM-1K.

A quantidade de disparado feitos btr-4 para destruir  BRM-1K.

Nota:
-está usando o RWS (Remote Weapons Station) do BTR-4, que possui um canhão de 30mm.
 -Além disso, embora acreditemos que podemos ver um BRM-1K destruído, pode ser outra variante do BMP-1.
- Vídeo do local do comandante do BTR-4

https://pt.wikipedia.org/wiki/BTR-4

PS: A falta que faz um peça destas nas pandur
« Última modificação: Março 14, 2022, 03:54:34 pm por Malagueta »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, CruzSilva, LuisPolis, PTWolf

*

Malagueta

  • Analista
  • ***
  • 658
  • Recebeu: 174 vez(es)
  • Enviou: 228 vez(es)
  • +139/-101
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #2038 em: Março 14, 2022, 03:48:08 pm »
O MRL ucraniano (provavelmente o padrão BM-21 "Grad") foi aparentemente seguido até o armazenamento de munição e atingido pela artilharia russa, resultando em uma explosão maciça, embora não veja os próprios caminhões.

https://twitter.com/i/status/1503384854653804551

Acerto de artilharia preciso no veículo do exército russo levou à detonação de munição no interior.
https://twitter.com/i/status/1503369426737025031

A Brigada de Agricultores Ucranianos capturou outro sistema MRL padrão BM-21 "Grad".
https://twitter.com/i/status/1503353534284242947

#Ukraine : O exército ucraniano, aparentemente, abandonou um lançador 5P85S de um sistema de mísseis terra-ar S-300PS. Foi encontrado preso em #Mykolaiv Oblast. Não podemos afirmar se está carregado ou não, mas a perda desse sistema é bastante significativa para a defesa aérea ucraniana.

« Última modificação: Março 14, 2022, 03:53:10 pm por Malagueta »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva, LuisPolis

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3914 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790