Como é óbvio do meu post, para quem consegue ler e viu os emojis, a observação (sarcástica…) foi feita para apenas mostrar que quem pode vai para o F-35… esqueçam aviões de 4a ou 4.5a gerações… quem está no jogo a sério escolhe F-35… dado o backlog de encomendas (estranho, estarem a produzir 150 aviões defeituosos por ano e ainda por cima haver lista de espera …), qualquer encomenda feita agora só tem lugar na linha de produção lá para 2028, altura em que já vai estar em produção a versão definitiva Block 4, que vai começar a ser produzida em 2023… se fôssemos atores sérios e empenhados encomendávamos já 24 Block 4 + 2 Block 3i/F usados para treino e 2 simuladores completos, tudo para entrega entre 2028 e 2030… qualquer outra opção coloca-nos na 2a divisão… se entretanto quiserem fazer o update aos radares dos F-16 para os manter minimamente atualizados o resto da década, tudo bem, mas neste cenário não seria feito grande investimento na frota atual…
Dito isto, é claro que sem uma mudança de filosofia ao nível político e reforço orçamental, isto não vai acontecer tão cedo, porque primeiro era preciso arranjar 2500 milhões para 24 aviões (e eventualmente mais 2 de blocos iniciais que ficariam nos States como contribuição para a frota de treino) e infra-estrutura associada, e depois é preciso arranjar dinheiro para os colocar e manter a voar… assim por alto, se cerca de 30 pilotos tiverem que fazer um mínimo de 120 a 150 horas de voo por ano, estamos a falar de cerca de 4000 horas de voo, mais coisa menos coisa… a 20000 €/hora, são 80 milhões por ano… boa sorte achar que isso alguma vez vai acontecer…