Comandos? Rangers?

  • 297 Respostas
  • 143037 Visualizações
*

Azevedo

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #60 em: Agosto 24, 2007, 09:52:28 pm »
Boas,

Venho tarde, mas acho que ainda a tempo...

Citação de: "acpool"
Parece que alguém ficou chateado, já agora essas fotografia parece-me que é de um exercício realizado pelo menos a uns 6 anos, realizado em conjunto com outras unidades do exercito nacional e internacional?
Já agora, pura inocência minha mas esses não são pára-quedas dos prec nem dos sogas são dos pára-quedistas normais, já agora com vento superior a 12 nós os pára-quedistas e a 20nos nenhuma unidade pára-quedista levanta de terra!

Correcção, sem certeza absoluta, mas isso não é um exercicio, é parte do curso de prec's, eu sai da ETP em Novembro de 2006 e as caras que vejo são de pessoal que ainda não era prec. O curso de precs iniciou-se já em 2007, logo essas imagens são de 2007!
Quanto aos paraquedas, não tou a ver quem é o paraquedista que vai fazer um salto táctico (300m) com um paraquedas do tipo asa.

Os pára-quedistas saltam com ventos até 16 nós! Não é uma questão de operacionalidade ou não, é uma questão desegurança, senão em vez de uma zona de 2km quadrados era preciso uns 10km quadrados...


Citação de: "Cabeça de Martelo"
Concordo completamente!...excepto na parte do Curso de Instrutores de Pára-quedismo. O curso só está aberto a militares QP.  :wink:

Negativo! Tal como o acpool disse, os graduados milicianos também podem efectuar o Curso de Instrutores de Pára-quedismo, conheço 2 alferes que acabaram o curso este ano.


Citação de: "acpool"
É dos poucos generais que tem o curso de Operações Especiais

Em baixo da chapa de Operações Especiais, no bolso brêve do pára-quedismo Espanhol

Desculpe-me mas o brevet que ali está é o Alemão.


Citação de: "acpool"
Engenharia (só esta unidade como o CTOE é que trabalham a matéria de NBQ)


Gostava de ouvir mais sobre isto, pode-me elucidar sobre este assunto? O que é a matéria de NBQ?

Companheiros, não levem a mal estes ajustes, mas é só para não passar a ideia errada daquilo que não é!

Cumprimentos,

Renato
 

*

acpool

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #61 em: Agosto 25, 2007, 12:01:33 am »
A questão do exercício é possível que seja deste ano, mas foi para confirmar já que exercícios desse género não é a primeira vez, logo fins uma questão em relação de quando era o exercício.
A questão do pára-quedas os prec não saltam com o pára-quedas do conjunto arz (principal + reserva), há um outro modelo que não recordo o nome mas é parecido com o arz mas a fita extractora não está no interior mas sim na parte de fora (pára-quedas não é em forma de asa, tem uns buracos na parte traseira do pára-quedas para controlo de orientação e de velocidade).

A questão de os para-quedistas não saltarem a mais de 16 nós não está só na questão do tamanho da zona de aterragem, também o impacto cá em baixo dói mais e as lesões e os arrastões são praticamente impossíveis de evitar, os mais atrapalhados são capazes de fazer os tais 10km da zona em arrasto :N-icon-Axe: .



Em quetão do breve ele é mesmo espanhol, um pouco gasto mas é :lol: , mas notasse ainda a sombra)[/i]


o NBQ é matéria de Nuclear Biologico Quimico

Á muitos militares que possivelmente já utilizaram as mascaras NBQ na sua vida militar, a maioria possivelmente para dar uma dúzia de cambalhotas e depois tirar a mascara. Mas a nível de exercito as únicas unidades a levar esta matéria a peito é a Engenharia do exército e o CTOE, ambos simulam descontaminações (Engenharia) e o CTOE simula exercícios em território contaminado.
Arrisco-me a dizer que estas unidades são as que têm o material mais recente nesta matéria.

cumprimentos
 

*

Pstolaas

  • Membro
  • *
  • 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #62 em: Agosto 25, 2007, 12:18:44 am »
Á muitos militares que possivelmente já utilizaram as mascaras NBQ na sua vida militar, a maioria possivelmente para dar uma dúzia de cambalhotas e depois tirar a mascara. Mas a nível de exercito as únicas unidades a levar esta matéria a peito é a Engenharia do exército e o CTOE, ambos simulam descontaminações (Engenharia) e o CTOE simula exercícios em território contaminado.
Arrisco-me a dizer que estas unidades são as que têm o material mais recente nesta matéria.


ora viva, uma das unidades que levam mto a serio a "materia" NBQ é tb a PA, o curso é dado no montijo BA6, no centro de sobrevivencia da Força Aérea.
:)
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11080
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
(sem assunto)
« Responder #63 em: Agosto 25, 2007, 12:22:26 am »
Citação de: "Pstolaas"
ora viva, em relação ao que escreveste, so discordo duma coisa, ha testes fisicos especificos para entrar para PA, podem confirmar no site emfa.pt :lol: .

http://www.emfa.pt/www/po/crfa/admissao/admi.htm

Os PA e os OPSAS (Bombeiros) além dos testes fisicos normais, ainda fazem o portico, muro e tunel.
 

*

Pstolaas

  • Membro
  • *
  • 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #64 em: Agosto 25, 2007, 12:26:51 am »
é recente esta mudança!!!!! alem do curso PA ter sido prolongado em questão de tempo tb acrescentaram as novas provas d apitdao fisicas........
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
(sem assunto)
« Responder #65 em: Agosto 25, 2007, 12:38:56 am »
Citação de: "acpool"
Em quetão do breve ele é mesmo espanhol, um pouco gasto mas é :lol: , mas notasse ainda a sombra)[/i]


Sinceramente parece mais alemão...

 

*

acpool

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #66 em: Agosto 25, 2007, 03:42:27 am »
Citar
ora viva, uma das unidades que levam mto a serio a "materia" NBQ é tb a PA, o curso é dado no montijo BA6, no centro de sobrevivencia da Força Aérea.

Pstolaas se considerar-mos que o curso de NBQ é dado para diferentes unidades vamos considerar então que todas as unidades que tem elementos com curso de NBQ se dedicam a estudar esta matéria?
Então aproveita-se e considera-se todas as unidades que tem elementos pára-quedistas unidades pára-quedistas, unidades que têm elementos PE como forcas de Cavalaria, unidades que tem elementos de transmissões como unidades de Transmissões, unidades que tem elementos condutores como unidade de transportes.
Será melhor então voltar a dar nomes ás unidades, e modificar umas especialidades.
Todas as unidades têm material NBQ, têm fatos embalados e homens com o curso NBQ, mas não se dedicam a estudar ou a praticar NBQ.
Nas unidades que referi de Engenharia e no CTOE, neste ultimo a instrução já engloba esta matéria, que é completada com o curso na Engenharia, é verdade, que também esta matéria é dada em todas as unidades das forças armadas, mas é só durante a formação do militar.


Citar
Sinceramente parece mais alemão...


Tenho 97% de Certeza que é Espanhol e 3% Alemão, já agora ´quem aparece na fotografia é o Major-General Raul Cunha, já foi comandante no CTOE mas não tem Biografia nem Fotografia publicada e penso que já está na reforma. :?:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1328/-3462
(sem assunto)
« Responder #67 em: Agosto 25, 2007, 11:32:38 am »
Azevedo sê bem vindo ao fórum!

Citar
Negativo! Tal como o acpool disse, os graduados milicianos também podem efectuar o Curso de Instrutores de Pára-quedismo, conheço 2 alferes que acabaram o curso este ano.


 :roll:

O brevet é mesmo o Alemão  :wink: :

http://fotos.paraquedistas.com.pt/main. ... emId=11874

http://fotos.paraquedistas.com.pt/main. ... emId=11886

(no primeiro dá para ver o sô Coronel Perestrelo com o brevet nacional e o Alemão, no segundo vê-se claramente entre os vários brevets o Espanhol e o Alemão logo abaixo).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

springo

  • 31
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #68 em: Agosto 25, 2007, 03:25:53 pm »
vim so para dizer que o brevet é, sem dúvida alemao.
cumprimentos a todos.
 

*

Azevedo

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #69 em: Agosto 25, 2007, 05:54:19 pm »
Boas!

Obrigado Cabeça de Martelo. Realmente, existem cada vez menos pessoal, e já ouvi alguém dizer que daqui a 10 anos, as Tropas Pára-quedistas vão terminar, mas isso é outro assunto...

A segunda imagem é a do Capitão Luis Mamão, um dos melhores páraquedistas que conheço e uma excelente pessoa! Acho que temos aqui um futuro General...

Citação de: "acpool"
A questão do pára-quedas os prec não saltam com o pára-quedas do conjunto arz (principal + reserva), há um outro modelo que não recordo o nome mas é parecido com o arz mas a fita extractora não está no interior mas sim na parte de fora (pára-quedas não é em forma de asa, tem uns buracos na parte traseira do pára-quedas para controlo de orientação e de velocidade).


São os páraquedas fendados, mas lembre-se que, o curso de Prec's não inclui o curso SOGA, e a maioria dos Prec's da classe de praças, não vai a esse mesmo curso. Para dar o exemplo, no penúltimo curso de Prec's de onde acabaram o curso penso que 12 elementos, apenas 3 foram tirar o curso SOGA. Quanto a graduados não sei se também é assim, mas provavelmente assim o será!

Já agora acpool, obrigado pela explicação sobre a matéria do NBQ.

Cumprimentos,

Renato
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1328/-3462
(sem assunto)
« Responder #70 em: Agosto 25, 2007, 07:53:32 pm »
Citação de: "Azevedo"
Boas!

Obrigado Cabeça de Martelo. Realmente, existem cada vez menos pessoal, e já ouvi alguém dizer que daqui a 10 anos, as Tropas Pára-quedistas vão terminar, mas isso é outro assunto...

Esperemos bem que não!!! :wink:

Citação de: "acpool"
A questão do pára-quedas os prec não saltam com o pára-quedas do conjunto arz (principal + reserva), há um outro modelo que não recordo o nome mas é parecido com o arz mas a fita extractora não está no interior mas sim na parte de fora (pára-quedas não é em forma de asa, tem uns buracos na parte traseira do pára-quedas para controlo de orientação e de velocidade).

Citar
São os páraquedas fendados, mas lembre-se que, o curso de Prec's não inclui o curso SOGA, e a maioria dos Prec's da classe de praças, não vai a esse mesmo curso. Para dar o exemplo, no penúltimo curso de Prec's de onde acabaram o curso penso que 12 elementos, apenas 3 foram tirar o curso SOGA. Quanto a graduados não sei se também é assim, mas provavelmente assim o será!

Já agora acpool, obrigado pela explicação sobre a matéria do NBQ.

Cumprimentos,

Renato


Em relação ao curso que mencionavas era um curso de Auxiliar ou era mesmo de Precursor? Se agora os Sargentos e Oficias RC podem tirar o curso de Intrutor de Pára-quedismo, então tb podem muito bem tirar o de Precursor, certo?

Lembro-me que havia um alferes que queria fazer o curso de Precursor, mas como não podia fazer o de Instrutor de Pára-quedismo...não fez! Ficou puto da vida, ele era daqueles que vivia para aquilo. Hoje em dia (segundo me disseram) é guarda prisional.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Azevedo

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #71 em: Agosto 25, 2007, 09:07:53 pm »
Após ter falado com um conhecido meu que esteve nesse salto para a água, ele disse-me que tinha sido um exercicio mesmo, e não parte do curso.

Citação de: "Cabeça de Martelo"
Em relação ao curso que mencionavas era um curso de Auxiliar ou era mesmo de Precursor? Se agora os Sargentos e Oficias RC podem tirar o curso de Intrutor de Pára-quedismo, então tb podem muito bem tirar o de Precursor, certo?

O curso que estava a falar do qual acabaram 12 elementos, era o Curso de Auxiliar Precursor, peço desculpa pelo erro. Mas penso que seja válido para os dois cursos.
Os graduados podem fazer o Curso de Instrutor de Paraquedismo, mas não o Curso de Precursores para isso têm que pertencer ao QP, na minha opinião, penso que é por falta de verbas, pois o Curso de Instrutor de Paraquedismo, é quase todo teórico, e não comporta quase nenhuma despesa, só quando o avião vai para o ar, mas isso é feito quando existe cursos de pára-quedismo e assim mata-se 2 coelhos de uma só cajadada. Já o Curso de Precursores, tem deslocações ao CTOE, e a outras várias tropas, o uso de helicópteros, e outras actividades que requerem alguns custos.
Por isso os Praças que tiram o Curso de Auxiliar Precursor, têm de assinar um contracto de 3 anos no mínimo após o curso.
Penso ter esclarecido a sua dúvida...


Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "Azevedo"
Boas!

Obrigado Cabeça de Martelo. Realmente, existem cada vez menos pessoal, e já ouvi alguém dizer que daqui a 10 anos, as Tropas Pára-quedistas vão terminar, mas isso é outro assunto...

Esperemos bem que não!!! :wink:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1328/-3462
(sem assunto)
« Responder #72 em: Agosto 25, 2007, 09:15:34 pm »
Pois é Azevedo, o problema é que não há QP's a entrar para os Páras, ou ficam no arremacho ou então preferem ir para os Comandos/Rangers.

Lembro-me de há uns anos ler na revista "Boina Verde", que tinham entrado 2 tenentes QP's para os Páras. 2?!  :?

Mais do que isso entram para os Rangers por ano e o ppl devia ficar todo contente porque entrou 2 tenentes. E Sargentos, quantos é que entram?

Isto está preto...se não arranjam QP's...não sei não!  :(
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Azevedo

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #73 em: Agosto 26, 2007, 12:19:30 am »
Por cada Curso de Pára-quedismo entra um ou dois oficiais do QP, no final do ano são 10 oficiais... Comparado com os que saiem.... Depois da reforma que houve nas FA, que melhorou bastante, a nivel de saude, salarial e outras mais valias, mas parece que continua a não haver gente para ocupar os postos, dou o exemplo da minha companhia na ETP, quando sai, existiam cerca de 30 militares ( :shock: ), desde que sai houve mais um curso de onde entraram 3 soldados e apenas 2 acabaram a sub-especialidade com sucesso.  Na semana passada tive com um amigo que ainda continua na companhia que me disse que a companhia está reduzida a 12-13 militares.
Com tão poucos militares e verbas, não seria melhor acabar com o RI15 de Tomar, e passar esse pessoal para o RI10 de S. Jacinto e o GALE?
Existem 3 unidades paraquedistas num raio de 30 km's! Alguém tem uma explicação para isto?

Cumprimentos,

Renato
 

*

HJERONIMO

  • 16
  • +0/-0
Diferenças entre tropas especiais
« Responder #74 em: Agosto 26, 2007, 12:47:42 am »
Caro concidadão ,

Espero ainda vir a tempo de dar a minha opinião. No contexto militar actual e mesmo num passado recente quando cumpri o meu serviço militar ainda obrigatório e de 18 meses as especializações eram e são cada x mais uma necessidade imperiosa e já não se fala muito nos meios mais profissionais das FA de corpos militares mas sim de grupos de trabalho.
As ditas diferentes tropas especiais de Portugal têm um objectivo diferente e cada uma delas não é mais ou menos rigorosa mas sim com treinos especificos para cada uma das suas áreas , há que notar que a treino base fisico é muito identico variando as condicionantes do terreno e clima.
Os comandos são tropas preparadas não só fisicamente como também psicológicamente como tropas de choque , em que o objectivo será serem empregues em cenários de grande violência e por periodos curtos tais como ataques relampago , forças de 1º ataque em invasões e etc ...para isso t^m ou tinham , já não conheço o actual contexto , uma preparação psicológica diferente dos outros o que por x metiam os mais "xicos espertos" em alhadas pois eram ensinados a considerarem-se rambos , os fuzileiros navais são tropas também de choque mas para uma componente de invasão ou infiltração por via maritima , o seu contexto especifico de campo de batalha origina que o seu treino seja realizado em ambientes costeiros e com mais promenor técnico e de orientação , os para-quedistas eram inicialmente um corpo de infiltração e invasão por via aéria , por isso estes corpos tinham até á bem pouco tempo alguma dimensão , eram na sua essência tropas de invasão com uma capacidade fisica e de combate reconhecida no entanto no seu seio e porque não é habito nas nossas FA ( e tb em outras ) partilharem recursos humanos , todos estes corpos desenvolveram pequenos grupos de especialização que por x colidem com as especializações dos outros corpos.

Por último as operações especiais são a meu ver um corpo mais técnico e de menor dimensões porque a sua função não é o embate ou combate numa batalha convenconal mas sim a recolha de informações , patrulhas de longo raio de acção com vista a sabotagens , assassinio de personalidades ou outras entidades , reconhecimento de objectivos , destruição de pontos chave nas organizações inimigas , apoio e formação  de actividades de guerrilha , etc ... por isto os elementos do OE têm uma formação especifica muito abrangente porque o seu objectivo implica a inserção por meios aérios , navais ou terrestres em territorio inimigo , o combate corpo a corpo , o manuseamento de vários tipos de armas inclusivê do inimigo , explosivos , etc ...

Ta como tentei explicar todos os corpos de tropasespeciais são bons , depende um pouco dos seus objectivos , do seu modo de ser e isso será avalidado na sua candidatura ; pode não ter perfil para comando e ter para fuzileiro e isso nã é um drama . Qd eu tive de cumprir serviço militar , já que era obrigado a ir e ao ser questionado ofereci-me para os fuzileiros mas como nem era o periodo correcto de ingresso e porque na altura não precisavam de um novo contigente não fui , acabei por entrar no curso de milicianos ( na altura ainda existia , agora não sei ) , entrei numa noite em Mafra e no dia a seguir estava em Lamego no OE e gostei imenso , embora com bão estava muito preparado tenha sido cansativo mas engraçado , aprende-se literalmente a lidar com os nossos receios e limites .

Se quer testar os seus limites psicológicos e gosta da figura de rambo então vá para os comandos , se gosta de adrenalina pura e cenários de movimentações rápidas vá para os paraquedistas , se gosta de ambientes maritimos , fuzileiros , se se considera uma pessoa mais calma , ponderada mas ainda assim com capacidade fisica boa vá para OE .

Mas nas FA não existem só estes corpos e eles não vivem nem têm algum valor sem os outros que os apoiam e que mtas x não têm o valor reconhecido , os fuziliros não vão a lado algum sem o pessoal da marinha lhes providenciar apoio naval para as inserções como retiradas , os comandos necessitam da artilharia e companhias de apoio de combate , os paraquedistas necessitam de um bom grupo de pilotos , mecânicos de terra , pessoa de apoio de terra , etc ...para que consigam desempenhar a sua missão , os rangers necessitam também mas em menos escala dos grupos de apoio de combate , pilotos , mecânicos , pessoal de comunicações (Mt importante) , pessoal do nstituto de cartografica ( não iamos a lado algum se não tivessemos cartas , mapas , etc ...) e muito mais especialidades .

E realmente a desi~gnação de tropas especiais é um pouco injusta e ainda reporta á mitologia da guerra do ultramar , por exemplo o pessoal da brigada mista independente tem ( ou em 89 tinha) bastnates competencias técnicas nas suas áreas de especializações , cheguei a treinar em conjunto com algumas unidades e vi que eles treinavam todos os dias , fazam exercicios de fogo real , não era vida fácil ... e não me levem mal os comndos , os páras ou outros mas não acredito que uma secção de elementos destes grupos possam fazer frente a uma esquada de M60 ou mesmo M113 ... cada um na sua especialização.

Se ainda está indeciso aconselho a que pense no que quer fazer após sair do serviço militar , se a ideia é continuar a estudar pode e deve recorrer a serviços técnicos das FA que t^m uma mt boa formação , escola da marinha , F.aéria , etc ... existem ainda algumas carreiras bem remuneradas no mundo civil que vão buscar os seus elementos ás escolas de especialidade das FA .

Agora há um conjunto de tropas de elite que nós temos e que t^m uma certa aura e capacidades impares que são o DEA dos fuzileiros mas para se pertencer a este restrito grupo ... bom não é qq um ...

Um abraço e desculpa o texto longo.
etc