Roubo de armas nos Comandos?

  • 178 Respostas
  • 43337 Visualizações
*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8501
  • Recebeu: 1604 vez(es)
  • Enviou: 659 vez(es)
  • +922/-7141
Roubo de armas nos Comandos?
« em: Janeiro 06, 2011, 10:47:31 am »
http://www.publico.pt/Sociedade/mais-de ... as_1473820

Exército
Mais de 300 militares fechados na Unidade de Comandos após roubo de armas
06.01.2011 - 10:10 Por Romana Borja-Santos

Mais de 300 elementos das tropas de elite estão fechadas há dois dias na Unidade de Comandos, no quartel da Carregueira, em Sintra, após o desaparecimento de dez armas, entre elas pistolas e metralhadoras. Os militares estão proibidos de sair do quartel e estão a ser alvo de um intenso interrogatório por parte da Polícia Judiciária Militar, noticia o Correio da Manhã na sua edição de hoje.
O Batalhão de Comandos, na Carregueira, é formado por três companhias  
Até prova em contrário, todos estão sob suspeita no desaparecimento das dez armas de guerra, entre metralhadoras e pistolas, roubadas da arrecadação de uma das companhias do batalhão de Comandos, entre o dia 23 de Dezembro e a última segunda-feira.
Em causa está também o perigo iminente das armas serem vendidas no mercado negro para a prática de crimes violentos. Só uma pistola-metralhadora pode ascender aos 2500 euros e as pistolas situam-se nos 1000 euros.
Ainda de acordo com o mesmo jornal, os militares das três companhias do batalhão chegaram a ir dormir a casa na segunda-feira, mas na terça-feira já não saíram da unidade. Estão inibidos de sair por ordem do comandante e estão, desde então, a ser sujeitos a interrogatórios individuais. Os militares estão revoltados e garantem que a “pressão psicológica é enorme”.
O PÚBLICO contactou o porta-voz oficial do Exército, o tenente-coronel Hélder Perdigão, que explicou que o caso está em segredo de justiça e que se encontra nas mãos da Polícia Judiciária Militar. O responsável remeteu mais explicações para um comunicado que o PÚBLICO aguarda.


Ora aí estão as nossas garbosas tropas ditas de elite.

Numa sociedade absolutamente podre como a nossa não podem existir elites, apenas excelência a título individual, fragmentada, sem coesão. Logo insignificante.
Aguardemos pelos zés-das-medalhas das relações públicas.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

alphaiate

  • Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #1 em: Janeiro 06, 2011, 11:05:49 am »
Foi das primeiras noticias que li hoje e nem queria acreditar! Só me fez lembrar as noticias que há tempos relia, do pós 25 de Abril e os comentários do Otelo a esse respeito...

Espero sinceramente que os culpados sejam rapidamente descobertos e punidos exemplarmente!
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19967
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2184 vez(es)
  • +1161/-3445
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #2 em: Janeiro 06, 2011, 11:08:47 am »
Luso estás a ser injusto, numa organização há sempre elementos menos dignos e nos Comandos também. Por acaso este episódio lembra-me de um outro que ocorreu nos anos 80 no Regimento de Comandos na Amadora onde um Comando levou uma G-3 para casa para mostrar aos pais a dita. Ficou tudo retido em casa até que recuperaram a G-3 (pelo menos foi essa a história que chegou-me aos ouvidos).

Agora parece-me algo mais sério e grave, vamos ver como é que isto vai acabar. Já faz lembrar o Brasil...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8501
  • Recebeu: 1604 vez(es)
  • Enviou: 659 vez(es)
  • +922/-7141
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #3 em: Janeiro 06, 2011, 11:33:00 am »
Martelo, não estou nada a ser injusto.
Que diabo de "tropa de elite" é essa que têm que ser são tratados como meninos de escola?

É um sinal claro da putrefacção semelhante ao registado durante a I República.

Uma anedota, estas forças armadas.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19967
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2184 vez(es)
  • +1161/-3445
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #4 em: Janeiro 06, 2011, 11:43:56 am »
Luso o que está a acontecer é o que deve ser feito quando material militar desaparece misteriosamente. Ninguém entra e ninguém sai, abre-se inquérito e apura-se as responsabilidades. Se eu acho isto normal? Não, nunca deveria desaparecer G-3, MP-5, Uzis, etc. Isto acaba nas ruas a ser usado pelos Gangs. Por isso é que eu referi o Brasil. Também há que lembrar de onde vêm alguns dos militares...

Só para demonstrar que não estou a ser anti-Comando, na minha recruta tinha muito menino dos bairros sociais. Dos "bumbos" só 1 é que não fumava ganza e só 1 foi eliminado no teste do copo. Todos os dias no final do dia entre o jantar e a fo... diária, o pessoal tinha uns minutos que podia aproveitar para fumar. Todos sabiamos que fumava outras coisas, todos sabiamos que não podiamos deixar o telemóvel à mostra e o cacifo aberto. E não era só por causa dos bumbos, era por causa de muito menino do norte, centro, sul e ilhas, braquinhos da silva. Infelizmente a tropa já nesse tempo era um escape para muito bom menino (dos bairros sociais e não só).

Há muito militar digno e honrado (eu acho que o fui), o problema são os merdas que estão no meio. :evil:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-578
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #5 em: Janeiro 06, 2011, 12:02:53 pm »
Devem rapidamente acabar com o actual CTCMDS, e reactivar um 3BPara em Beja.

Inadmissivel roubar armas numa unidade militar!!!!

Nenhuma desculpa pode ser aceite!

Os Comandos eram unidades de elite nas guerras do ultramar, devem ficar na historia por isso.
 

*

alphaiate

  • Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #6 em: Janeiro 06, 2011, 12:42:28 pm »
Caro Miguel, isso seria demasiado drástico! As unidades de Comandos continuam a servir e a honrar Portugal! Eliminem-se, isso sim, as maçãs podres! E rapidamente!
 

*

voador

  • 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #7 em: Janeiro 06, 2011, 01:11:54 pm »
Citação de: "Miguel"
Devem rapidamente acabar com o actual CTCMDS, e reactivar um 3BPara em Beja.

Inadmissivel roubar armas numa unidade militar!!!!

Nenhuma desculpa pode ser aceite!

Os Comandos eram unidades de elite nas guerras do ultramar, devem ficar na historia por isso.


Mas que parvoeira !!!

francamente!!!

Quem tem homens tem problemas, e sempre hove furtos de armas em todas as unidades,ou terei que lembrar a galil roubada na altura BOTP 2, na CP 211 e que serviu para um assalto a umas bombas de gasolina, na decada de 80.
E muito mais em outras unidades das Forças Armadas.

É importante sim apanhar os autores e puni los exemplarmente.


Quanto às bocas de estarem fechados no quartel acho muito bem, Se calhar quem contacta os jornalistas e se queixa até lhe interessa deitar fumo para o ar, pois o que é verdade é que alguém foi.

Nenhum sistema é perfeito e o CTC também não mas dizer que os Comandos deviam ser extintos e criar novamente o 3BPara, quando os outros dois batalhões actualmente nem efectivo para uma companhia teem é no minimo estupidez, ignorancia e preconceito.

PS:Não sou Comando mas tenho lá bons amigos e bons profissionais :G-bigun:
 

*

AtInf

  • Membro
  • *
  • 256
  • Recebeu: 24 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +3/-0
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #8 em: Janeiro 06, 2011, 01:39:12 pm »
Citação de: "voador"

Mas que parvoeira !!!

francamente!!!

Quem tem homens tem problemas, e sempre hove furtos de armas em todas as unidades,ou terei que lembrar a galil roubada na altura BOTP 2, na CP 211 e que serviu para um assalto a umas bombas de gasolina, na decada de 80.
E muito mais em outras unidades das Forças Armadas.

É importante sim apanhar os autores e puni los exemplarmente.


Quanto às bocas de estarem fechados no quartel acho muito bem, Se calhar quem contacta os jornalistas e se queixa até lhe interessa deitar fumo para o ar, pois o que é verdade é que alguém foi.

Nenhum sistema é perfeito e o CTC também não mas dizer que os Comandos deviam ser extintos e criar novamente o 3BPara, quando os outros dois batalhões actualmente nem efectivo para uma companhia teem é no minimo estupidez, ignorancia e preconceito.

PS:Não sou Comando mas tenho lá bons amigos e bons profissionais :G-bigun:

Concordo totalmente, não se pode tomar a floresta pela árvore. Só porque há um idiota que pratica um crime não se pode ir ao extremo de se condenar os restantes. Não tarda muito voltam a surgir as mesmas desculpas parvas que levaram à extinção do Regimento.
Que quem foi responsavel seja punido exemplarmente, mas não manchem o profissionalismo e dedicação dos restantes.
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1828
  • Recebeu: 663 vez(es)
  • Enviou: 386 vez(es)
  • +330/-6211
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #9 em: Janeiro 06, 2011, 02:59:54 pm »
Uma cena bastante triste, que apenas serve para manchar o nome de uma das Elites das nossas FA's. Vamos esperar para ver e penso que será rapidamente resolvido. Não deixa de ser assinalável a falta de segurança fisica das instalações. É o que dá entregar a segurança de instalações militares sensiveis a sistemas de alarme privados. Mas como já mal se consegue malta para o serviço de guarda ao portão.......
 

*

jmosimoes

  • Membro
  • *
  • 143
  • +0/-0
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #10 em: Janeiro 06, 2011, 03:04:42 pm »
Isto é muito grave, ainda muito mais se não forem recuperadas as armas, se não me falha a memória aconteceu algo de similar no CIOE, tendo o militar  sido capturado e recuperada a arma, não nos esqueçamos das berettas da PSP, onde existe o ser humano..., agora que isto não sirva para manchar a honra dos outros elementos.
DEUS FEZ OS HOMENS SAMUEL COLT TORNOU-OS IGUAIS
BEM DA TRISTE E POBRE NAÇÃO  E DA CORRUPTA DEMOCRACIA
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8501
  • Recebeu: 1604 vez(es)
  • Enviou: 659 vez(es)
  • +922/-7141
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #11 em: Janeiro 06, 2011, 03:05:41 pm »
Quanto mais aqui se escreve mais se denuncia o descalabro do que se passa nas FA.
Agora os alarmes também são de privados? :roll:
Se calhar de empresas de segurança dirigidas por antigos comandos, não?

Anedótico.

No contexto nacional até dou de barato que os comandos sejam unidades de elite, mas se isto é elite, o que serão os outros.

As palavras decidiamenet começam a perder o significado.
Agora vão-me dizer que foi apenas um que gamou umas armas.
Se foi quer dizer que mais gente falhou, por incúria, incompetência ou corrupção.

Ponham-se com paninhos quentes.
É por essas que esta choldra chegou onde chegou.
E vejam agora onde é que chegou.

Continuem aí com as desculpas.
Vergonhoso.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1828
  • Recebeu: 663 vez(es)
  • Enviou: 386 vez(es)
  • +330/-6211
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #12 em: Janeiro 06, 2011, 03:23:14 pm »
Sim, os alarmes são instalados, mantidos e controlados por empresas de segurança privadas. Para mais, muitas unidades e quarteis por este Portugal, estão sem o pessoal minimo para garantir uma correcta segurança fisica às instalações (basicamente é apenas o pessoal à Porta de Armas), por isso afirmo que se não acontece mais casos destes é porque isto aqui é pacato e os civis ainda têm respeito pela IM, senão......
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #13 em: Janeiro 06, 2011, 03:29:25 pm »
O roubo não me espanta, pois:
    Devido à pouca qualidade da massa humana da classe media portuguesa, o pessoal que consegue aguentar um curso em condições é actualmente oriundo em grande parte de bairros degradados;
    Devido aos comandos estarem na Carruegueira estão envolvidos por bairros manhosos, que são olhados pelos gandins como uma forma de ganharem estatuto, aprenderem umas coisas e continuarem perto dos amigos.
    Devido aos 6 anos de contrato, que causam uma falta cronica de pessoal para guarnecer devidamente as unidades e não permitem criação de cabos experientes e muito batidos que ponham disciplina na malta e também devido a essa mesma falta não permitir aos comandantes correrem com as más rez que são detectadas.
   Devido também aos 6 anos temos muito pessoal civil que conhece o funcionamento da instituição e sabe como entrar, sair e surripiar algo de uma unidade sem ser detectado.
    etc...
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19967
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2184 vez(es)
  • +1161/-3445
Re: Roubo de armas nos Comandos?
« Responder #14 em: Janeiro 06, 2011, 03:29:26 pm »
Isso na ETP muito dificilmente aconteceria...e olhem que isto não é uma cena de "porque a minha tropa é melhor do que a tua", é que na ETP os cães de guerra ficam a tomar conta das "namoradas". :lol:

Não era eu que entrava lá...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.