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Qual a solução mais sensata?

Sou a favor da construção dos dois.
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Sou a favor apenas do TGV.
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Sou a favor apenas do aeroporto.
25 (18.4%)
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Votação encerrada: Julho 05, 2005, 08:14:28 pm

Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?

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ShadIntel

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« Responder #285 em: Junho 20, 2008, 04:08:09 pm »
Novo Aeroporto: Portugal tem oportunidade de ouro para criar algo único - Especialistas holandeses

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Lisboa, 20 Jun (Lusa) -- Dois especialistas holandeses em cidades aeroportuárias afirmaram hoje que "Portugal tem uma oportunidade de ouro para criar algo único" ao construir o futuro aeroporto de Lisboa, em Alcochete, numa zona "sem praticamente nada" num raio de 50 quilómetros.

Os arquitectos Mathis e Michael Güller estiveram hoje na Fundação Calouste Gulbenkian onde realizaram uma apresentação sobre "Cidades Aeroportuárias e Desenvolvimento Regional", no âmbito do "Ciclo de Conferências 2008", promovido pela Ordem dos Economistas e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

Os especialistas sublinharam a importância da existência de uma forte infraestrutura ferroviária e um eficiente serviço de transporte público que idealmente deveria transportar "pelo menos 30 por cento das pessoas".

"O aeroporto já não é só a infraestrutura de aviação, mas tudo o que a rodeia. Em Amesterdão, por exemplo, apenas 49 por cento das receitas do aeroporto são provenientes da aviação", explicou Mathis Güller.

"O novo aeroporto de Lisboa será construido numa zona com cerca de 50 quilómetros de diâmetro em que não existe praticamente nada, por isso, Portugal tem uma oportunidade de ouro para criar algo único", disse Michael Güller.

A área a ocupar pelo novo aeroporto foi outro aspecto referido pelos especialistas, que afirmam que "não deverá exceder os 80 ou 90 hectares", caso contrário implica um investimento em transportes significativos só para deslocamentos dentro do próprio aeroporto.

Mathis Güller explicou ainda que, para além do desenvolvimento da região e das empresas que se estabelecerem na zona da chamada "cidade aeroportuária", por cada milhão de pessoas a voar no aeroporto devem ser criados entre 1000 e 1500 empregos.

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Cabecinhas

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« Responder #286 em: Junho 20, 2008, 05:29:23 pm »
Lá se vai estragar mais um bocado do nosso Portugal!
Então o decreto de lei que proibia a construção num raio de 25km à volta do aeroporto?
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
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P44

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« Responder #287 em: Junho 21, 2008, 11:57:05 am »
Citação de: "Cabecinhas"
Lá se vai estragar mais um bocado do nosso Portugal!
Então o decreto de lei que proibia a construção num raio de 25km à volta do aeroporto?


como é que achas que a Portela ficou cercada de construções????

Quem vir imagens da portela nos anos 40 e 50 vê perfeitamente que não existiam construções á volta, e depois criou-se o "mito" que o Aeroporto era perigoso por estar "dentro da cidade" :!:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Cabecinhas

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« Responder #288 em: Junho 21, 2008, 12:03:31 pm »
O meu medo é mesmo esse estragar uma zona verde (que já vai ser estragada com a construção do tão necessário aeroporto, ou então!)
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
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ShadIntel

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« Responder #289 em: Junho 21, 2008, 12:30:31 pm »
Citação de: "P44"
Quem vir imagens da portela nos anos 40 e 50 vê perfeitamente que não existiam construções á volta, e depois criou-se o "mito" que o Aeroporto era perigoso por estar "dentro da cidade" :!:

De facto:


Rotunda, Avenida do Brasil


2ª Circular !  :shock:


Obviamente, não se trata de um problema tipicamente português. Pela Europa fora, milhões de pessoas passam a vida a queixar-se de terem, quase à porta de casa, indústrias poluentes e/ou perigosas, ou outra fonte de desagrado qualquer, quando estas já lá estavam bem antes da construção das suas casas...

À propósito do futuro aeroporto, não esquecer que se trata apenas (por enquanto) de uma ideia de dois arquitectos holandeses.
 

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ShadIntel

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« Responder #290 em: Junho 21, 2008, 01:44:14 pm »
Por falar em zona verde:

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Arquitectos querem Central Park na Portela

A criação de um parque urbano, à semelhança do Central Park, nos terrenos deixados vagos pelo aeroporto da Portela é uma das ideias comuns às propostas elaboradas para a Trienal de Arquitectura 2007 e que serão apresentadas este sábado.

A apresentação, na sede da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa, vai decorrer durante um debate sobre o futuro daquela área após o encerramento do aeroporto da Portela.

Das várias propostas apresentadas na Trienal, a do arquitecto Nuno Portas, em conjunto com o ateliê NPK, é a que mais se aproxima da ideia que o vereador do Urbanismo da autarquia, o também arquitecto Manuel Salgado, tem para aquela zona: um pulmão verde e um centro de negócios/tecnologia.

Aliás, na campanha eleitoral para as autárquicas, o próprio Manuel Salgado admitiu que uma das ideias era "conciliar o projecto de um pulmão verde com um centro de negócios, aproveitando o que já está construído naquela zona".

Na altura, Manuel Salgado chegou a apresentar por sua "conta e risco" uma ideia para que uma parte dos terrenos se destinasse a um centro de negócios, em articulação com a Expo.

A propósito do trabalho feito para a Trienal, Nuno Portas lembrou que "não havia qualquer preocupação de realismo", mas reconheceu que aquele terreno é uma "oportunidade única que a cidade vai ter" e que ali "não pode aparecer mais do mesmo".

A equipa do paisagista José Gomes da Silva e do arquitecto Carrilho da Graça também apostou num "grande parque central" (área verde), em torno do qual se estenderia a cidade.

"Utopicamente pode dizer-se que é o Central Park [em Nova Iorque]", reconheceu José Gomes da Silva, sublinhando que "a cidade é indissociável da sua componente ecológica".

O especialista explicou que a intenção da proposta que elaborou com Carrilho da Graça era criar nos terrenos da Portela "uma nova centralidade da cidade".

"Historicamente, o movimento de expansão da cidade desde a Baixa até às Avenidas Novas foi contínuo. O centro de gravidade tem vindo a deslocar-se com o tempo até à zona do Planalto [já nos terrenos da Portela), que já é Loures, e poderia estender-se ainda mais", afirmou.

Já a equipa Embaixada - oito recém-licenciados pela Universidade Lusíada - apresentou um "simulador urbano" onde os visitantes da Trienal podiam "testar as suas expectativas sobre o que querem ver na Portela" daqui a una anos, explicou à Lusa o arquitecto Albuquerque Coinhas.

Este "jogo interactivo" permitiu "medir o pulso" às expectativas para aqueles terrenos. Os dados foram trabalhados e as conclusões serão igualmente apresentadas hoje.

Escusando-se a revelar todas as conclusões a que a equipa chegou, Albuquerque Coinhas disse apenas que "as pessoas 'desenharam' um parque verde com grandes edifícios à volta".

"As pessoas mostraram querer um Central Park. Foi o que mais nos surpreendeu", disse o especialista, que sublinhou a importância de "pensar muito bem qualquer projecto a implementar naquele imenso terreno".

"Este vazio urbano é tão grande que não se pode trabalhar aquela área à escala de Lisboa. Deve alargar-se a escala e pensar-se no futuro à escala metropolitana", afirmou.

Fonte
 

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Cabecinhas

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« Responder #291 em: Junho 21, 2008, 05:02:08 pm »
Era um ideia de se tirar o chapéu, mas não acredito que se vá concretizar, a câmara perder uma grande fonte de receitas em contribuições autarquicas.... e não só
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
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« Responder #292 em: Junho 23, 2008, 01:34:37 pm »
Os interesses imobiliários á volta da Portela são grandes demais para que essa ideia vingue
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Daniel

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« Responder #293 em: Junho 28, 2008, 10:34:17 am »
TGV já está em dúvida

O TGV em Portugal está agora periclitante, depois de os espanhóis terem recuado no projecto que ligava Badajoz a Madrid. Sócrates está em contacto com Zapatero, mas este evita dar quaisquer garantias

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O projecto do comboio de alta velocidade (TGV), tal como estava concebido, corre o risco de ser alterado. A ligação entre Lisboa e Madrid, via Badajoz, pode vir a sofrer um revés depois de o Governo espanhol ter dado prioridade às ligações ferroviárias entre a Espanha e a França e ter confessado que pretende adiar a ligação a Portugal para depois da actual legislatura (que termina em 2012).

A posição espanhola terá fortes impactos nas obras públicas portuguesas: por um lado, todo o traçado do TGV em Portugal poderá ter de ser repensado. Por outro, o calendário para a construção da terceira travessia do Tejo também ficará em causa, uma vez que era considerada uma obra urgente por ser indispensável para ligar Lisboa a Madrid.




Pois então, os nosso eternos hermanos, estão preferindo as ligações com a França, amigos da onça, sempre disse e torno a dizer, cuidado com esse gente, devemos seguir o nosso caminho, mas com outras gentes. c34x
 

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AMRAAM

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« Responder #294 em: Junho 28, 2008, 11:17:16 am »
Citação de: "Daniel"
TGV já está em dúvida

O TGV em Portugal está agora periclitante, depois de os espanhóis terem recuado no projecto que ligava Badajoz a Madrid. Sócrates está em contacto com Zapatero, mas este evita dar quaisquer garantias

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O projecto do comboio de alta velocidade (TGV), tal como estava concebido, corre o risco de ser alterado. A ligação entre Lisboa e Madrid, via Badajoz, pode vir a sofrer um revés depois de o Governo espanhol ter dado prioridade às ligações ferroviárias entre a Espanha e a França e ter confessado que pretende adiar a ligação a Portugal para depois da actual legislatura (que termina em 2012).

A posição espanhola terá fortes impactos nas obras públicas portuguesas: por um lado, todo o traçado do TGV em Portugal poderá ter de ser repensado. Por outro, o calendário para a construção da terceira travessia do Tejo também ficará em causa, uma vez que era considerada uma obra urgente por ser indispensável para ligar Lisboa a Madrid.



Pois então, os nosso eternos hermanos, estão preferindo as ligações com a França, amigos da onça, sempre disse e torno a dizer, cuidado com esse gente, devemos seguir o nosso caminho, mas com outras gentes. :wink:
SALUDOS!!
"Con la sangre de un guerrero y el primer rayo de sol, hizo Dios una bandera, y se la dio al pueblo español"
 

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Daniel

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« Responder #295 em: Junho 28, 2008, 03:39:18 pm »
AMRAAM
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Ante la crisis economica acuciante que estamos viviendo en estos momentos


Non, espanha está passando por uma crise económica :!:  mas por aqui todos dizem que em espanha não passa nada, está tudo mui bien.   c34x
 

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« Responder #296 em: Junho 28, 2008, 05:42:11 pm »
Citação de: "Daniel"
AMRAAM
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Ante la crisis economica acuciante que estamos viviendo en estos momentos

Non, espanha está passando por uma crise económica :!:  mas por aqui todos dizem que em espanha não passa nada, está tudo mui bien.   :wink: :

-En España hay crisis ahora mismo al igual que en medio mundo,por no decir el mundo entero.En cambio,la crisis en España,en estos momentos,supone decir que crecemos a un ritmo similar a la media europea,debido a la muy buena marcha de nuestra economia  durante los años precedentes,a diferencia de otros. :wink:

En definitiva,por supuesto que tenemos una crisis,pero no esta siendo expectacularmente dura,por las razones que le acabo de aportar.Es la suerte de haber tenido una economia fuerte durante bastante tiempo,a pesar de que esta,tuviese su base de crecimiento, asentada  en factores inestables.
SALUDOS!!
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« Responder #297 em: Junho 30, 2008, 09:30:23 am »
Citação de: "Daniel"
TGV já está em dúvida

O TGV em Portugal está agora periclitante, depois de os espanhóis terem recuado no projecto que ligava Badajoz a Madrid. Sócrates está em contacto com Zapatero, mas este evita dar quaisquer garantias

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O projecto do comboio de alta velocidade (TGV), tal como estava concebido, corre o risco de ser alterado. A ligação entre Lisboa e Madrid, via Badajoz, pode vir a sofrer um revés depois de o Governo espanhol ter dado prioridade às ligações ferroviárias entre a Espanha e a França e ter confessado que pretende adiar a ligação a Portugal para depois da actual legislatura (que termina em 2012).

A posição espanhola terá fortes impactos nas obras públicas portuguesas: por um lado, todo o traçado do TGV em Portugal poderá ter de ser repensado. Por outro, o calendário para a construção da terceira travessia do Tejo também ficará em causa, uma vez que era considerada uma obra urgente por ser indispensável para ligar Lisboa a Madrid.



Pois então, os nosso eternos hermanos, estão preferindo as ligações com a França, amigos da onça, sempre disse e torno a dizer, cuidado com esse gente, devemos seguir o nosso caminho, mas com outras gentes. c34x



no lugar deles não pensavas o mesmo?

Nós estamos a atravessar uma crise em que não se vê o fim, alguém acredita que um comboio TGV de passageiros Lisboa-Madrid vai ser rentável????

Para NEGÓCIOS justifica-se um TGV?????

Se fosse para transporte de mercadorias isso sim, justificava-se, oxalá viessemos a ter algum dia alugm governo que voltasse a apostar no transporte ferroviario para MERCADORIAS, ao preço a que estão os combustiveis é hora de nos virarmos para isso...

Ainda muita coisa vai tb acontecer com o Aeroporto de alcochete, com o encarecimento dos combustiveis aéreos penso que tudo deveria ser repnsnado, de certeza que o tráfego aéreo não irá aumentar como se previa, o mais certo é as companhias low-cost começarem a acabar, e o transporte aéreo voltar a ser previlégio de ricos.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Naadjh

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« Responder #298 em: Julho 04, 2008, 10:16:48 pm »
Na minha opinião a prioridade não são TGV, Aeroporto, pontes nem nada disso.
Penso que Portugal devia era investir no sector energéticos, na industria e na agricultura.

energética
-Construção de centrais nucleares
-Apostar na energia foto voltaica para privados
-Mais eólica e uma forte aposta na biomassa(limpeza das florestas, entre-ajuda)

industria
-turismo
-investir no têxtil, minérios como urânio e ouro.
-investir nas medias e pequenas empresas em vez das multinacionais.

agricultura
-produzir mais, se consumimos 80% vem de fora, a crise fica um bocado mais forte e tempos muitos portugueses a morrer a fome.


Esta é a minha opinião, porque para quem não sabe a Irlanda só tem um troço de autoestrada, e não precisam de mil e uma pontes para serem um país evoluído.
 

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PereiraMarques

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« Responder #299 em: Julho 04, 2008, 10:27:56 pm »
Citação de: "Naadjh"

Esta é a minha opinião, porque para quem não sabe a Irlanda só tem um troço de autoestrada, e não precisam de mil e uma pontes para serem um país evoluído.


Também convém lembrar que a Irlanda é uma ilha, portanto não precisam de uma rede rodoviária muito desenvolvida, orientada para as ligações internacionais. Em relação as pontes, o país também é bastante mais plano do que, por exemplo, Portugal...