LPD- Navio Polivalente Logístico

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ACADO

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1020 em: Fevereiro 05, 2015, 09:22:51 am »
Citação de: "paraquedista"
Citação de: "ACADO"
Se bem que com 80 milhões compramos 25000 espingardas de assalto e respectivas miras...

E se é so por causa das missões humanitárias agarram num casco De um petroleiro e fazem o mesmo.

Acho que ou pensam num navio para o combate (que sem duvida este serve embora nao ideal) e arranjam mais meios como por exemplo helicopteros medios de transporte, escolta armada para os Helis, meios de apoio de fogo a terra, etc, etc!! Ou então, nao tendo estratégia de Combate nao vale a pena e arranjamos uma plataforma humanitária e guardamos o dinheiro para algo que possa proteger o País.

Para ter um navio como estes cada vez faz mais sentido unir Fuzileiros, Comandos e Paraquedistas e criar um comando Aero-Naval que consiga assaltos anfíbios e aerotransportados eficazes com todos os meios q uns e outros têm mas nenhum tem suficiente!!

Nao tem a haver com este topico, mas para responder ao ACADO...o
Ministro referiu hoje na Comissao de Defesa, que o numero the Armas a adquirir e de 70000 no conjunto da substituicao da G3, mas que por agora vao comprar 10250.

Se isso é verdade fico extremamente feliz.
E vai haver concurso ou é por acordo directo?
E quem vai receber em primeiro lugar?

Obrigado
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mafets

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1021 em: Fevereiro 05, 2015, 10:19:35 am »
Soluções existem muitas, seja para combate ou missões humanitárias a questão é avaliar os preços. Desde modificar um Grimaldi Lines, a usar navios civis (a Australia usou 2, um ferry e um trimara, com adaptações mínimas), passando por classes como a Macassar e a Tanjung Dalpele, que fica entre os 32 e 45 milhões de dólares novos (duvido que modificar um navio qualquer fique mais barato). O problema é tomar qualquer decisão que em décadas não foi tomada.



Não vejo necessidade de adquirir novos helicópteros. A FAP tem 12 Merlin.

Escolta, armem os restantes alouette III ou re-activem os Puma. São os que os Romenos usam.


O restante material do exercito, seja Leopard2, M-109, Pandur, etc, pode ser transportado num navio como o Siroco. Era óptimo que houvesse dinheiro para adquirir outros meios, mas duvido que o MDN, SE COMPRAR o SIROCO, arranje dinheiro para mais do que está programado, por isso à que fazer render o que há, usando as forças existentes do exercito,marinha e FAP, bem como o seu material. Isto segundo a minha opinião, claro está.  :wink:





Saudações
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Alvalade

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1022 em: Fevereiro 05, 2015, 10:42:03 am »
Eu concordo com o mafets, a única maneira de se arranjarem helicópteros para operar no Sirocco seria modernizar os Pumas ( que vão quase nos 50 anos ) como os ingleses fizeram ou haver alguém que esteja a vender Alouettes . Até se podia fazer baixar o preço do LPD em troca de modernizarmos os Pumas em França.



http://tcd.siroco.free.fr

Isto de usar material até ao limite é uma coisa muito portuguesa, qualquer dia estamos a ponderar modernizar os hidroaviões do Museu de Marinha para poderem ser operados pela grua do LPD.

 

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Cabeça de Martelo

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1023 em: Fevereiro 05, 2015, 11:10:47 am »
Pumas? Estamos a falar de helicópteros que foram adquiridos para a guerra do Ultramar. Os mesmos têm décadas de missões SAR em cima, com os problemas dai inerentes (corrosão, desgaste de todo o aparelho, etc).

SE a FAP adquiriu 4 EH-101 devidamente modificados, não percebo para quê esta conversa. A utilização dos mesmos no LPD estava programada desde o princípio. Não se esqueçam, a presença dos Merlim no LPD seria algo pontual e perfeitamente programável. Um exemplo disso é a presença dos C-295M e dos C-130 em Tancos para os saltos ou dos EH-101 nos Cursos de Comandos/OE (no Curso de Combate devem ser uma miragem... :evil: ).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1024 em: Fevereiro 05, 2015, 11:20:34 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Pumas? Estamos a falar de helicópteros que foram adquiridos para a guerra do Ultramar. Os mesmos têm décadas de missões SAR em cima, com os problemas dai inerentes (corrosão, desgaste de todo o aparelho, etc).

SE a FAP adquiriu 4 EH-101 devidamente modificados, não percebo para quê esta conversa. A utilização dos mesmos no LPD estava programada desde o princípio. Não se esqueçam, a presença dos Merlim no LPD seria algo pontual e perfeitamente programável. Um exemplo disso é a presença dos C-295M e dos C-130 em Tancos para os saltos ou dos EH-101 nos Cursos de Comandos/OE (no Curso de Combate devem ser uma miragem... :evil: ).

Sendo um LPD um navio com uma actividade on deck mais intensiva, não faria sentido manter um (ou dois) helicópteros para SAR/apoio ao navio ? Mesmo que fossem Alouettes como usa a marinha francesa.
 

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Cláudio C.

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1025 em: Fevereiro 05, 2015, 11:22:45 am »
Bom dia!

Novo ou velho, atropelando outras necessidades ou não, a verdade é que se este navio integrar a Marinha Portuguesa, esta vai ter uma capacidade que nunca teve! :)
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Cláudio C.

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1026 em: Fevereiro 05, 2015, 11:35:36 am »
Já agora, tenho uma dúvida que ainda não consegui esclarecer devidamente. Qual a real capacidade do navio francês para operar helicópteros médios (Merlin)? Li algures que apenas pode acomodar 2 helicópteros deste tipo, é verdade? Em caso afirmativo, numa missão com alguma envergadura (evacuação de civis em Africa p.e.) não se tornará demasiadamente limitada essa capacidade?
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1027 em: Fevereiro 05, 2015, 11:48:30 am »
O alluete ja nao é uma plataforma eficaz de combate. So íamos desperdiçar dinheiro e por homens em risco.
Podem doa-los ao serviço florestas e arranjar uns Lynx armados ou algo parecido que seja polivalente.

E os EH101 embora sejam helicópteros brutais são poucos, são da Forca Aérea e sao pesados demais para certas funções.

Claro que nao precisamos destas coisas para ter o navio e por certo em caso de necessidade desenrascamos como tão bem o Português sabe fazer. Sem duvida que é melhor que nada, mas parece-me que mais uma vez nao ha um plano!!
Eu so gostava que alguém tivesse um plano estratégico em vez de comprarem coisas à doida...
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1028 em: Fevereiro 05, 2015, 11:55:37 am »
Calma Martelo. A questão dos PUMA veio à baila pelo facto de se ter falado em helicópteros de cobertura, para os Merlin. É Evidente que existindo este ultimo a questão do transporte está assegurada, até porque trata-se dos 4 que vieram para propositadamente a pensar nesse tipo de operações no NAVPOL.


Como duvido que o MDN abra os cordões á bolsa para outros helicópteros, apenas se falou por alto de usar os existentes. O mais lógico, seria os ALIII, até porque os PUMA, apesar de ser uma opção porque estão armazenados, estão desactivados à uma serie de anos e possivelmente seria caro re-activar. É opção de recurso mas é o que temos, e ainda é usado por diversos países. Resta os Lynx, mas esses são precisos para as fragatas.





Cumprimentos
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1029 em: Fevereiro 05, 2015, 12:20:51 pm »
Citação de: "Cláudio C."
Já agora, tenho uma dúvida que ainda não consegui esclarecer devidamente. Qual a real capacidade do navio francês para operar helicópteros médios (Merlin)? Li algures que apenas pode acomodar 2 helicópteros deste tipo, é verdade? Em caso afirmativo, numa missão com alguma envergadura (evacuação de civis em Africa p.e.) não se tornará demasiadamente limitada essa capacidade?

Parece-me que o eh101 nao é um Heli médio, mas sim pesado!!

De qualquer modo as especificações dizem que tem três zonas de pouso, duas no convés e outra na estrutura q cobre a doca.
 Eles dizem que Os hangares podem ter dois super frelon, tamanho semelhante ao EH, ou 4 super Pumas.
Dizem também que o navio consegue operar simultaneamente 4 Hélis de 9toneladas.

Sinceramente acho um desperdício o espaço que ocupa a doca! Com esse espaço levava-se mais helicópteros.
Mas pronto, mais uma vez, é melhor q nada e vai trazer mais forca a Portugal.
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1030 em: Fevereiro 05, 2015, 12:27:33 pm »
É possível que me tenha enganado e seja pesado.

Pois, ou seja, apesar de ter 3 zonas de pouso simultâneo para o Merlin, a verdade é que só poderá levar embarcados 2 Merlin, pois o hangar apenas acomoda dois... Não sou entendido na matéria mas parece-me um bocado parco para operações aéreas....

Obrigado.
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1031 em: Fevereiro 05, 2015, 12:35:23 pm »
Citação de: "ACADO"
Citação de: "Cláudio C."
Já agora, tenho uma dúvida que ainda não consegui esclarecer devidamente. Qual a real capacidade do navio francês para operar helicópteros médios (Merlin)? Li algures que apenas pode acomodar 2 helicópteros deste tipo, é verdade? Em caso afirmativo, numa missão com alguma envergadura (evacuação de civis em Africa p.e.) não se tornará demasiadamente limitada essa capacidade?

Parece-me que o eh101 nao é um Heli médio, mas sim pesado!!

De qualquer modo as especificações dizem que tem três zonas de pouso, duas no convés e outra na estrutura q cobre a doca.
 Eles dizem que Os hangares podem ter dois super frelon, tamanho semelhante ao EH, ou 4 super Pumas.
Dizem também que o navio consegue operar simultaneamente 4 Hélis de 9toneladas.

Sinceramente acho um desperdício o espaço que ocupa a doca! Com esse espaço levava-se mais helicópteros.
Mas pronto, mais uma vez, é melhor q nada e vai trazer mais forca a Portugal.

Eles já usaram a doca como hangar, não funcionaria com o Merlin devido ao seu tamanho, mas é uma opção para aumentar a capacidade aérea.













« Última modificação: Fevereiro 05, 2015, 02:52:38 pm por Alvalade »
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1032 em: Fevereiro 05, 2015, 12:39:25 pm »
Citação de: "Cláudio C."
É possível que me tenha enganado e seja pesado.

Pois, ou seja, apesar de ter 3 zonas de pouso simultâneo para o Merlin, a verdade é que só poderá levar embarcados 2 Merlin, pois o hangar apenas acomoda dois... Não sou entendido na matéria mas parece-me um bocado parco para operações aéreas....

Obrigado.

 tecnicamente não é bem assim, nao quer dizer q só pode levar dois, pois para transportar não é preciso hangar e este apenas serve como protecção ou para manutenção.
Ou seja, se necessário deve conseguir levar uns 4, ou um misto de 2 com 4 helis mais pequenos. Por exemplo dois Lynx armados, dois NH90 e dois EH101 e já estamos a falar de conseguir fazer qq coisa.

Claro que se há uma emergência e tem de aterrar todos vai ser o caos!! Mas pronto...

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1033 em: Fevereiro 05, 2015, 12:42:08 pm »




 

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Cabeça de Martelo

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1034 em: Fevereiro 05, 2015, 12:51:11 pm »
Não sei para quê tanta conversa, vocês acham mesmo que o governo vai comprar este navio?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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