4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo

  • 213 Respostas
  • 48343 Visualizações
*

AtInf

  • Membro
  • *
  • 256
  • Recebeu: 24 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +3/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #120 em: Agosto 09, 2010, 02:15:42 am »
Citação de: "ACADO"
 
Mas se sentir mesmo necessidade de as descarregar entao faca-o.
MAs basta simplesmente puxar a corredica/manobrador atras e verificar que nao ha nada na camara. Nao precisa carregar no gatilho pra nada.
Simplesmente, Carregar no gatilho provoca mais acidentes que deixar a arma quietinha no cofre.
Hum, então o meu amigo puxa o manobrador atrás, verifica que não tem munição na câmara ( até aqui tudo bem ). Mas depois como se recusa a dar a gatilhada ( aparentemente acha que é um disparate ) vou-lhe dar uma novidade: fica com a mola da arma comprimida , o que é altamente recomendável para prolongar a vida util da mesma :N-icon-Axe:
Acho que ficamos por aqui neste tema porque não adianta acender luzes para quem não quer ver.
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #121 em: Agosto 09, 2010, 10:18:40 am »
Citação de: "AtInf"
Citação de: "ACADO"
 
Mas se sentir mesmo necessidade de as descarregar entao faca-o.
MAs basta simplesmente puxar a corredica/manobrador atras e verificar que nao ha nada na camara. Nao precisa carregar no gatilho pra nada.
Simplesmente, Carregar no gatilho provoca mais acidentes que deixar a arma quietinha no cofre.

Hum, então o meu amigo puxa o manobrador atrás, verifica que não tem munição na câmara ( até aqui tudo bem ). Mas depois como se recusa a dar a gatilhada ( aparentemente acha que é um disparate ) vou-lhe dar uma novidade: fica com a mola da arma comprimida , o que é altamente recomendável para prolongar a vida util da mesma :N-icon-Axe:
Acho que ficamos por aqui neste tema porque não adianta acender luzes para quem não quer ver.

Nao me faça rir por favor. Ate me tinha admirado como alguem ainda nao se tinha lembrado de dizer essa barbaridade.

Quem precisa de umas grande Luzes é o Sr. Diz-se você militar e tá com medo de ficar com a mola comprimida... ahahah
Isso é que você é um operacional...

Meu caro, a mola foi feita pra ser comprimida, para estar comprimida o tempo todo e pra ser usada.
Em guerra/operações as armas estão muito mais tempo (se é que não estão mesmo 24h) carregadas, que descarregadas e não deixam de funcionar por causa disso...

Essa agora é que me matou mesmo. Ter esta discussão com peritos em armas de secretária que depois ainda têm a lata de falar em luzes...
Por favor!!!
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

AtInf

  • Membro
  • *
  • 256
  • Recebeu: 24 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +3/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #122 em: Agosto 09, 2010, 11:17:18 am »
Citação de: "ACADO"
Nao me faça rir por favor. Ate me tinha admirado como alguem ainda nao se tinha lembrado de dizer essa barbaridade.

Quem precisa de umas grande Luzes é o Sr. Diz-se você militar e tá com medo de ficar com a mola comprimida... ahahah
Isso é que você é um operacional...

Meu caro, a mola foi feita pra ser comprimida, para estar comprimida o tempo todo e pra ser usada.
Em guerra/operações as armas estão muito mais tempo (se é que não estão mesmo 24h) carregadas, que descarregadas e não deixam de funcionar por causa disso...

Essa agora é que me matou mesmo. Ter esta discussão com peritos em armas de secretária que depois ainda têm a lata de falar em luzes...
Por favor!!!
Optimo mesmo, fique com uma arma em depósito ( numa arrecadação ) com a mola comprimida durante um mês ou dois pelo menos. Se a si não lhe incomoda por mim tudo bem, mas a mim já faz muita confusão. É que se a sua arma tiver uma falha de disparo / encravar em consequência disso numa carreira de tiro  não lhe virá daí grande mal ao mundo, mas a mim, numa situação de aperto, já pode pôr a minha vida ou a de terceiros em risco.
Em operações sim, as armas estão municiadas e carregadas, agora quando uma patrulha ou serviço acabam não faz para mim nenhum sentido manter a arma nessa situação. As armas como sabe não são nossas, poderão ser, como faz e muito bem agora a PSP, atribuidas individualmente  mas na maior parte dos casos não é isso que acontece. Para darem entrada numa arrecadação para mim deverão sempre ser efectuadas as operações de segurança.
PS: ACADO não fale do que não sabe sobre a experiênça e conhecimentos de outras pessoas, uma vez que nunca divulgou o que faz ou quais as suas reais habilitações .
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #123 em: Agosto 09, 2010, 04:31:57 pm »
Citar
Mas se sentir mesmo necessidade de as descarregar entao faca-o.
MAs basta simplesmente puxar a corredica/manobrador atras e verificar que nao ha nada na camara. Nao precisa carregar no gatilho pra nada.
Simplesmente, Carregar no gatilho provoca mais acidentes que deixar a arma quietinha no cofre.
ou seja cometes o erro que toda a gente que efectua disparos quando faz as operações de segurança (não tiras o carregador antes de verificar se não tens munições,ou seja quando a corrediça vai à frente, voltas a municiar a arma, e como não das a gatilhada numa direcção segura ou contra uma recipiente proprio, não te apercebes disso).

E o que é isso de cofre??? existe pessoal que durante seis meses anda o dia todo com ela atràs e quando dorme, dorme com ela à cabeceira ou ao lado da cama (quando há cama). Eu a nivel militar não sei o que é um cofre, a arma ou está a minha guarda, ou esta guardada numa arrecadação (e em fnd, nunca tive arma individual atribuida a mim ou qualquer outro militar a dormir na arrecadação).

Citar
Desculpe la, mas como e q alguem chega ao pe de si e carrega no gatilho sem voce perceber?? Isso um bocado estranho
quando se anda todos os dias com a espingarda automática atrás, existem alturas em que baixas a guarda (se isso não acontecer, és um robot), ou vais me dizer que dormes em estado de alerta, para garantir que uma ratazana, não te trepa pela espingarda acima enquanto estas a dormir (e aqui aplica se a lei de Murphy, quando por mais estúpido que pareça, algo possa correr mal, isso eventualmente irá acontecer).
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #124 em: Agosto 09, 2010, 06:12:58 pm »
Citação de: "AtInf"

Optimo mesmo, fique com uma arma em depósito ( numa arrecadação ) com a mola comprimida durante um mês ou dois pelo menos. Se a si não lhe incomoda por mim tudo bem, mas a mim já faz muita confusão.

Acha mesmo que estar um Mês ou dois comprimida faz alguma diferença ??? se sim, está muito enganado.
No entanto se já sabe que vai estar arrecada ( o que eu não compreendo como é que um militar tem uma arma arrecadada um Mês), também não vou dizer que não vá por o gatilho em descanso.
Mas isso não acontece todos os dias, e eu vejo é a toda a hora a descarregarem e a dar ao gatilho à doida...


Citação de: "AtInf"
PS: ACADO não fale do que não sabe sobre a experiênça e conhecimentos de outras pessoas, uma vez que nunca divulgou o que faz ou quais as suas reais habilitações .

Eu não falei da sua experiência.
Perguntei que operacional era você que está preocupado em ter uma arma com o gatilho armado!!!
Até pode ter andado por todos os teatros do mundo. Não me leve a mal, mas só deduzo que pelo que diz não está muito operacional. Se calhar até pensa que está, mas faltam aí limar muitas arestas...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #125 em: Agosto 09, 2010, 06:31:32 pm »
Citação de: "tyr"
Citar
Mas se sentir mesmo necessidade de as descarregar entao faca-o.
MAs basta simplesmente puxar a corredica/manobrador atras e verificar que nao ha nada na camara. Nao precisa carregar no gatilho pra nada.
Simplesmente, Carregar no gatilho provoca mais acidentes que deixar a arma quietinha no cofre.

ou seja cometes o erro que toda a gente que efectua disparos quando faz as operações de segurança (não tiras o carregador antes de verificar se não tens munições,ou seja quando a corrediça vai à frente, voltas a municiar a arma, e como não das a gatilhada numa direcção segura ou contra uma recipiente proprio, não te apercebes disso).

É pá, não esteja a tentar fazer de mim burro. Nem falei em tirar o carregador para desmuniciar uma arma porque é tão obvio que não se poe em questao.
Alem disso, mesmo que deixa-se lá o carregador. Se não carregar no gatilho nada acontece...
Será que é assim tão dificil perceber, que a arma só dispara porque carrega no gatilhoooooooooo!!!
Vocês desde à muito tempo que levaram a lavagem cerebral que têm de carregar no gatilho pra desmuniciar uma arma e não conseguem sequer perceber que se deixarem de fazer isso é q esta não dispara de certeza.

É só seguir à risca a regra:
Manter o dedo fora do gatilho até as miras estarem no alvo e ter feito a decisão de disparar.

Citação de: "tyr"
E o que é isso de cofre??? existe pessoal que durante seis meses anda o dia todo com ela atràs e quando dorme, dorme com ela à cabeceira ou ao lado da cama (quando há cama). Eu a nivel militar não sei o que é um cofre, a arma ou está a minha guarda, ou esta guardada numa arrecadação (e em fnd, nunca tive arma individual atribuida a mim ou qualquer outro militar a dormir na arrecadação).

Agora não esteja a fazer de si burro. Quem diz cofre, diz arrecadação, escutaria, paiol, etc etc. Só não percebe se não quiser.
E dormir com a arma ao lado é normalissimo. Muitos de nós fazemos isso diariamente.
Diz-me isso dos seis meses, só me está a ajudar. Se anda com ela atrás é porque pode ser precisa então é pra estar carregada...


Citação de: "tyr"
Citar
Desculpe la, mas como e q alguem chega ao pe de si e carrega no gatilho sem voce perceber?? Isso um bocado estranho

quando se anda todos os dias com a espingarda automática atrás, existem alturas em que baixas a guarda (se isso não acontecer, és um robot), ou vais me dizer que dormes em estado de alerta, para garantir que uma ratazana, não te trepa pela espingarda acima enquanto estas a dormir (e aqui aplica se a lei de Murphy, quando por mais estúpido que pareça, algo possa correr mal, isso eventualmente irá acontecer).

Baixa a guarda e alguem chega ao pé de si e carrega no gatilho ??? será que estou a ouvir isto!!!
Uma ratazana??? só falta vir a historia da Abelha...
Lembrei-me de uma melhor, uma cobra rasteja até ao gatilho e como a patilha de segurança estava em full-auto, a cobra fica presa e a arma dispara o carregador inteiro...
Acha mesmo que eu vou desmuniciar uma arma pra dormir porque pode vir uma ratazana e carregar no gatilho???

É pá, já ouvi coisas muito esfarrapadas para ter razão mas você está a exagerar...
Acho que com argumentos desses esta discussão não vai a lado nenhum.

Se querem continuar a dar gatilhadas e de vez em quando a terem disparos negligentes (que vocês já confirmaram que acontecem) que podem ferir alguém é lá com vocês.
Nós aqui do meu lado nunca tivemos tal coisa e mais não preciso dizer...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

AtInf

  • Membro
  • *
  • 256
  • Recebeu: 24 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +3/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #126 em: Agosto 09, 2010, 06:51:01 pm »
Citação de: "ACADO"
Citação de: "AtInf"

Optimo mesmo, fique com uma arma em depósito ( numa arrecadação ) com a mola comprimida durante um mês ou dois pelo menos. Se a si não lhe incomoda por mim tudo bem, mas a mim já faz muita confusão.

Acha mesmo que estar um Mês ou dois comprimida faz alguma diferença ??? se sim, está muito enganado.
No entanto se já sabe que vai estar arrecada ( o que eu não compreendo como é que um militar tem uma arma arrecadada um Mês), também não vou dizer que não vá por o gatilho em descanso.
Mas isso não acontece todos os dias, e eu vejo é a toda a hora a descarregarem e a dar ao gatilho à doida...


Citação de: "AtInf"
PS: ACADO não fale do que não sabe sobre a experiênça e conhecimentos de outras pessoas, uma vez que nunca divulgou o que faz ou quais as suas reais habilitações .

Eu não falei da sua experiência.
Perguntei que operacional era você que está preocupado em ter uma arma com o gatilho armado!!!
Até pode ter andado por todos os teatros do mundo. Não me leve a mal, mas só deduzo que pelo que diz não está muito operacional. Se calhar até pensa que está, mas faltam aí limar muitas arestas...
Um militar pode ter uma arma arrecadada por meses, uma vez que como já expliquei as armas não são nossas e não as levamos para casa nas férias ou se estivermos de baixa. Se tivesse lido o que escrevi  com atenção, teria entendido que o meu problema não é quando ando com a arma com o gatilho armado, é quando a arma deixa de estar connosco ( em arrecadação).  
Aquilo que escrevo é baseado na minha experiência e infelizmente já assisti a muito disparate no manuseamento de armas. A primeira coisa que me incutida sobre as armas foi: partir sempre do principio que está pronta para fazer fogo, e a agir de acordo com tal. Se as regras de segurança são cumpridas não há problemas, agora quando aparece alguem armado em cowboy aì sim a coisa invariavelmente dá asneira.
Já agora por curiosidade  responda-me  se já alguma vez andou com uma G3 , HK21 ou Galil municiada e depois fez a limpeza das mesmas.
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #127 em: Agosto 09, 2010, 07:28:00 pm »
Citação de: "AtInf"
Já agora por curiosidade  responda-me  se já alguma vez andou com uma G3 , HK21 ou Galil municiada e depois fez a limpeza das mesmas.

G3 e AK, HK21 não... E faço a limpeza das mesmas.
Porquê ??
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

lazaro

  • 473
  • +0/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #128 em: Agosto 09, 2010, 09:04:00 pm »
Citação de: "ACADO"
Nós aqui do meu lado nunca tivemos tal coisa e mais não preciso dizer...
E nós acreditamos se quisermos.  c34x
Cada um fala por si e os outros acreditam se quiserem. :evil:
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #129 em: Agosto 09, 2010, 10:36:53 pm »
Citar
Vocês desde à muito tempo que levaram a lavagem cerebral que têm de carregar no gatilho pra desmuniciar uma arma e não conseguem sequer perceber que se deixarem de fazer isso é q esta não dispara de certeza.
olhe que parece quem levou a lavagem cerebral com 4 regras (tornando todos os outros procedimentos de segurança errados) não sou eu, nem nenhum policia ou militar nacional ou estrangeiro que eu conheça ou com que tenha trabalhado (e pode acreditar, que não são poucos, nem de poucas nacionalidades).
é a primeira pessoa que alguma vez ouvi comentar que segurança a mais é errado (e que efectuar um disparo em seco contra um espadão ou ar, para garantir que não existem munições esquecidas é errado), que usar o bom senso para adaptar o nível de preparação da arma, as características num terreno e cultura local, é errado.
você ou esta a discutir fazendo o papel de advogado do diabo, ou então tem uma seria limitação em compreender e/ou visualizar grande parte das variáveis de uma situação fora da carreira de tiro, fora do cidadão privado que tem todas as condições e não tem nenhuma responsabilidade (a não ser usar a arma ou na carreira de tiro, ou para ir à caça ou só para legitima defesa) e fora de cenários controlados (como por exemplo: aulas; teste de armas de fogo e torneios de tiro, entre outros).

quando se pensa em segurança, deve se sempre pensar no pior cenário, o problema é que existem muitas pessoas, que julgam esses cenários ridículos e por isso não se precaveem contra eles. E depois têm surpresas desagradáveis (eu não queria ter na minha equipa (a não ser como executante, e mesmo ai com reticencias) uma pessoa assim).
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

junger

  • 53
  • +0/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #130 em: Agosto 09, 2010, 11:00:54 pm »
Citação de: "ACADO"
Porque é que eu vejo os militares Portuguesas constantemente a quebrarem estas regras ???

sim de facto, mas essa sera precisamente uma das diferencas entre civis e militares.
os militares sao ou devem ser treinados para PODER INFRINGIR deliberadamente estas regras sem apreciavel perda de segurança.
estas regras foram idealisadas para civis e nao para militares. Os militares devem-nas seguir em determinadas situaçoes.

existem regras de actuaçao militar que determinam a diferença quasi absoluta entre uma intervençao militar e uma policial civil que entram em conflicto directo com as regras de segurança, todo o militar assume isto, mas tal nao dita o mesmo comportamento que se pode esperar de um policial. vemos nas imagens televisivas os militares americanos com as armas em posiçao de segurança mas isso e para consumo televisivo. espera-se de um militar total concentraçao enquanto estiver com uma arma na mao, logo a posiçao de segurança so existe enquanto nao ha motivo para um estado de vigilia prolongado, devemos compreende-lo como um estado de repouso. Em combate as posiçoes de segurança nao fazem qualquer sentido, os soldados devem estar num estado de total concentraçao, nao ha lugar a distraçoes nem a subterfugios como manter o dedo fora do gatilho, a arma apontada para o chao e esse tipo de distraçoes. em combate o soldado deve estar pronto a fazer fogo sobre um eventual alvo  e apenas o nivel do seu treino diferencia o resultado.
afinal trata-se de um soldado e nao de um policia. um policia nao tem um sargento de instruçao a berrar-lhe ao ouvido e a desanca-lo ao minimo erro.
um soldado devera ser treinado a um ponto muito para la do que pode ser exigido a forças policiais.
 

*

AtInf

  • Membro
  • *
  • 256
  • Recebeu: 24 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +3/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #131 em: Agosto 10, 2010, 08:21:49 am »
Citação de: "ACADO"
Citação de: "AtInf"
Já agora por curiosidade responda-me se já alguma vez andou com uma G3 , HK21 ou Galil municiada e depois fez a limpeza das mesmas.

G3 e AK, HK21 não... E faço a limpeza das mesmas.
Porquê ??
È que tenho muita curiosidade em saber qual é a sequencia que utiliza. Se de acordo com o que disse não dá a gatilhada,  então desmunicia a arma e presumo que inicia a desmontagem da arma com a mola em tensão.
E pela mesma lógica ao montar a arma tambem não dá nenhuma gatilhada, ou entendi mal o que disse?
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #132 em: Agosto 10, 2010, 10:26:45 am »
Citação de: "AtInf"
Citação de: "ACADO"
Citação de: "AtInf"
Já agora por curiosidade responda-me se já alguma vez andou com uma G3 , HK21 ou Galil municiada e depois fez a limpeza das mesmas.

G3 e AK, HK21 não... E faço a limpeza das mesmas.
Porquê ??
È que tenho muita curiosidade em saber qual é a sequencia que utiliza. Se de acordo com o que disse não dá a gatilhada,  então desmunicia a arma e presumo que inicia a desmontagem da arma com a mola em tensão.
E pela mesma lógica ao montar a arma tambem não dá nenhuma gatilhada, ou entendi mal o que disse?

Sim, a arma é desmontada e montada sem mexer no gatilho.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #133 em: Agosto 10, 2010, 11:29:50 am »
Citação de: "ACADO"
Citação de: "AtInf"
Citação de: "ACADO"
Citação de: "AtInf"
Já agora por curiosidade responda-me se já alguma vez andou com uma G3 , HK21 ou Galil municiada e depois fez a limpeza das mesmas.

G3 e AK, HK21 não... E faço a limpeza das mesmas.
Porquê ??
È que tenho muita curiosidade em saber qual é a sequencia que utiliza. Se de acordo com o que disse não dá a gatilhada,  então desmunicia a arma e presumo que inicia a desmontagem da arma com a mola em tensão.
E pela mesma lógica ao montar a arma tambem não dá nenhuma gatilhada, ou entendi mal o que disse?

Sim, a arma é desmontada e montada sem mexer no gatilho.

E se for a GLOCK? :twisted:
 

*

AtInf

  • Membro
  • *
  • 256
  • Recebeu: 24 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +3/-0
Re: 4 Regras Universais de Segurança com armas de Fogo
« Responder #134 em: Agosto 10, 2010, 11:51:46 am »
Citação de: "ACADO"
Sim, a arma é desmontada e montada sem mexer no gatilho.
A gatilhada serve para confirmar se o mecanismo de disparo está a funcionar correctamente.
Se a arma for utilizada a seguir numa carreira de tiro e não funcionar, OK pode-se resolver. Se for para utilizar numa situação real então estamos mal, e voltamos ao mesmo que já falei: uma coisa são civis com as suas próprias armas a fazer tiro desportivo numa carreira outra completamente diferente é a utilização de uma arma por um militar em ambiente hostil.
Se a arma não estiver a 100% a sua vida e a de outros elementos da sua unidade podem correr risco de vida, e aí não há seguro que remedeie a coisa.
Recorde-se tambem que estamos a falar do universo de armas ao dispôr do Exército Português ( uma G3 com menos de 25 anos é considerada nova ). Esse factor condiciona toda a utilização. Não podemos fazer como um civil que compra a arma para seu uso pessoal, mantem-na só para si e pode fazer alterações na mesma ( convem que sejam  legais  :lol: ) sem dar cavaco.
Infelizmente rara é a unidade que tem um mecânico de armamento ligeiro, portanto quando alguma tem algum tipo de problema muitas vezes o destino é ser evacuada para manutenção. Se calhar assim já compreende porque é que segundo o seu critério somos tão esquisitos.