Indústria Automóvel

  • 173 Respostas
  • 62684 Visualizações
*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4751
  • Recebeu: 2773 vez(es)
  • Enviou: 1554 vez(es)
  • +7894/-5449
Re: Indústria Automóvel
« Responder #165 em: Janeiro 15, 2025, 11:14:11 am »
Produção automóvel dispara 33% em dezembro e fecha 2.º melhor ano de sempre

No último mês do ano passado foram produzidos 25.337 veículos em Portugal, mais 33% do que em igual mês de 2023.



https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/producao-automovel-dispara-33-em-dezembro-e-da-segundo-melhor-ano-de-sempre

Uma notícia surpreendente!!!! Todos estávamos a ver notícias negativas do sector automóvel e até com encerramentos, mas surpreendentemente e em Portugal, a produção automóvel disparou para o 2º melhor ano de sempre!!!!!

Também admirável o facto de Portugal produzir mais de 332.000 veículos, quando as vendas para o país ficaram-se pelos 250.000 veículos (ligeiros + pesados).

O PIB nacional também disparou no final de 2024, o que representam excelentes notícias no meio de notícias más!!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Malagueta

  • Analista
  • ***
  • 801
  • Recebeu: 260 vez(es)
  • Enviou: 314 vez(es)
  • +163/-127
Re: Indústria Automóvel
« Responder #166 em: Fevereiro 21, 2025, 08:56:29 pm »
https://eco.sapo.pt/2025/02/21/chineses-avancam-com-investimento-historico-em-sines-fabrica-de-baterias-pode-valer-mais-de-4-do-pib/

Chineses avançam com “investimento histórico” em Sines. Fábrica de baterias pode valer mais de 4% do PIB

A unidade de produção de baterias de lítio da chinesa CALB representa um investimento aproximado de dois mil milhões de euros e irá criar 1.800 empregos diretos. Estará totalmente operacional em 2028.



Três anos depois dos primeiros contactos entre Portugal e China, a chinesa CALB, uma das maiores fornecedoras mundiais de baterias para carros elétricos, avança com um “investimento histórico para a economia verde em Portugal”, avaliado em cerca de dois mil milhões de euros. A empresa sediada em Changzhou vai começar a construir este ano uma fábrica de baterias de lítio de última geração em Sines.


A unidade de produção da CALB, no litoral alentejano, deverá criar 1.800 empregos diretos e ter um impacto significativo na economia portuguesa, podendo representar mais de 4% do PIB nacional quando atingir a capacidade total de produção de baterias de iões de lítio, que são essenciais para o desenvolvimento do mercado europeu de veículos elétricos. Assim, poderá dar um contributo maior para a economia nacional do que a fábrica da Autoeuropa, da Volkswagen.

A previsão dos investidores é que a fábrica esteja totalmente operacional em 2028 e tenha capacidade de produção de 15 Gigawatts-hora (GWh) de armazenamento de energia. Ainda assim, segundo o Jornal de Negócios,daqui a três anos, a CALB prevê ampliar as instalações de Sines para 45 GWh e até poderá haver uma terceira fase do projeto para igualar a fábrica da Tesla na Europa.

“Estamos entusiasmados por trazer este grande projeto para Sines, contribuindo para o futuro da energia verde em Portugal e apoiando a transição do setor automóvel europeu para os veículos elétricos. A nossa fábrica não só criará novos empregos, como também colocará Portugal na vanguarda da produção de baterias para veículos elétricos na Europa“, afirmou a presidente do conselho de administração da CALB, Liu Jingyu, citada em comunicado.

Para a CALB, esta é uma etapa decisiva no “compromisso com a inovação e a liderança tecnológica” na área das energias amigas do ambiente e reforça a “responsabilidade no caminho da segurança energética, do crescimento económico e do desenvolvimento sustentável”. Até porque terá um papel “fundamental” no fornecimento de baterias para o setor europeu da mobilidade elétrica, onde há crescente procura por soluções de energia limpa.

O lançamento oficial deste que é “um dos maiores investimentos estrangeiros feitos em Portugal nas últimas décadas” vai ser feito ao início da tarde na próxima segunda-feira, 24 de fevereiro, numa cerimónia marcada para o Técnico Innovation Center, em Lisboa, e que será presidida pelo ministro da Economia, Pedro Reis.

Em entrevista ao semanário Expresso, a presidente da CALB, Liu Jingyu, explicou mais concretamente os motivos da aposta no país: “O porto de Sines, em particular, oferece vantagens logísticas excecionais, com o seu porto de águas profundas, operações 24 horas por dia, e a maior plataforma de transporte ferroviário de mercadorias em Portugal“.

Em 2023, o Jornal Económico avançou que o projeto de construção desta mega fábrica do grupo CALB poderia estar a ser reequacionado devido à decisão de afastar a Huawei das redes 5G nacionais. O ministro da Economia acabou por desdramatizar os riscos de Portugal poder perder este investimento, durante uma comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação: “Não recebemos qualquer indicação da CALB de que o investimento estivesse em risco“, referiu.

A CALB assinou o memorando de entendimento com uma subsidiária da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) em 2022.
« Última modificação: Fevereiro 21, 2025, 09:10:47 pm por Malagueta »
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4751
  • Recebeu: 2773 vez(es)
  • Enviou: 1554 vez(es)
  • +7894/-5449
Re: Indústria Automóvel
« Responder #167 em: Março 11, 2025, 10:01:08 am »
Modelo elétrico mais barato da Volkswagen vai ser produzido na Autoeuropa

O modelo elétrico mais barato da Volkswagen, o ID.1, vai ser produzido em Portugal, na Autoeuropa, em Palmela. A notícia foi confirmada pela agência Reuters.



A fábrica da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, foi escolhida pela administração do grupo automóvel para produzir o futuro modelo ID.1. A chegar ao mercado por cerca de 20 mil euros, em 2027, este procurará ser um modelo elétrico para as massas.

Além disso, a fábrica de Palmela foi alvo de um investimento de cerca de 600 milhões de euros para a produção, já este ano, do novo T-Roc com motorização híbrida a gasolina.

Conforme avançado pela imprensa, a apresentação deste novo modelo híbrido deverá ocorrer em meados deste ano, com o início da produção em série prevista para o terceiro trimestre de 2025.



Relativamente ao ID.1, a decisão deverá ser comunicada oficialmente, hoje, aos cerca de 5000 colaboradores da infraestrutura.

Depois da apresentação dinâmica (já com ensaios para a imprensa) talvez em outubro, o modelo elétrico mais barato da Volkswagen deverá chegar ao mercado no início do próximo ano.

https://pplware.sapo.pt/motores/modelo-eletrico-mais-barato-da-volkswagen-vai-ser-produzido-na-autoeuropa/comment-page-1/

Boas notícias para a fábrica portuguesa!!!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23041
  • Recebeu: 4061 vez(es)
  • Enviou: 2842 vez(es)
  • +2596/-4445
Re: Indústria Automóvel
« Responder #168 em: Março 11, 2025, 11:49:06 am »
Modelo elétrico mais barato da Volkswagen vai ser produzido na Autoeuropa

O modelo elétrico mais barato da Volkswagen, o ID.1, vai ser produzido em Portugal, na Autoeuropa, em Palmela. A notícia foi confirmada pela agência Reuters.



A fábrica da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, foi escolhida pela administração do grupo automóvel para produzir o futuro modelo ID.1. A chegar ao mercado por cerca de 20 mil euros, em 2027, este procurará ser um modelo elétrico para as massas.

Além disso, a fábrica de Palmela foi alvo de um investimento de cerca de 600 milhões de euros para a produção, já este ano, do novo T-Roc com motorização híbrida a gasolina.

Conforme avançado pela imprensa, a apresentação deste novo modelo híbrido deverá ocorrer em meados deste ano, com o início da produção em série prevista para o terceiro trimestre de 2025.



Relativamente ao ID.1, a decisão deverá ser comunicada oficialmente, hoje, aos cerca de 5000 colaboradores da infraestrutura.

Depois da apresentação dinâmica (já com ensaios para a imprensa) talvez em outubro, o modelo elétrico mais barato da Volkswagen deverá chegar ao mercado no início do próximo ano.

https://pplware.sapo.pt/motores/modelo-eletrico-mais-barato-da-volkswagen-vai-ser-produzido-na-autoeuropa/comment-page-1/

Boas notícias para a fábrica portuguesa!!!!!

É low cost, mas é bonito como tudo!

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Viajante

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 882
  • Recebeu: 100 vez(es)
  • Enviou: 45 vez(es)
  • +42/-249
Re: Indústria Automóvel
« Responder #169 em: Março 11, 2025, 03:03:33 pm »
Excellente notícia.

Nao sendo um carro de nicho (como os que andamos a construir), vai vender que nem ginjas, o que aumentará bastante as nossas exportaçoes.
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25192
  • Recebeu: 3315 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1720/-1671
Re: Indústria Automóvel
« Responder #170 em: Março 11, 2025, 06:48:38 pm »
Elétrico de 20 mil euros da Volkswagen será FEITO EM PORTUGAL | Auto Rádio EP. 83


 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4751
  • Recebeu: 2773 vez(es)
  • Enviou: 1554 vez(es)
  • +7894/-5449
Re: Indústria Automóvel
« Responder #171 em: Março 18, 2025, 04:16:58 pm »
Governo dá apoio de 4 mil euros para compra de veículos elétricos

https://www.cmjornal.pt/economia/detalhe/governo-da-apoio-de-4-mil-euros-para-compra-de-veiculos-eletricos

https://eco.sapo.pt/2025/03/18/governo-reforca-cheques-para-bicicletas-e-motas-eletricas-carros-grandes-ate-55-mil-euros-abrangidos-pelo-apoio/

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/veja-aqui-o-que-muda-nos-cheques-para-a-mobilidade-eletrica

Voltam os apoios para a compra de carros eléctricos...... nem desconfiamos que tenha algo a ver com as eleições a 18 de Maio  :mrgreen:

Mas é um valor a considerar, especialmente quem tiver uma empresa ou actividade empresarial, pois pode deduzir a totalidade do IVA!

E quem apostar em carros V2X ou equivalente, ainda tem a enorme vantagem de usar as baterias do carro para fornecer energia para a casa!!!!!!!!
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25192
  • Recebeu: 3315 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1720/-1671
Re: Indústria Automóvel
« Responder #172 em: Abril 02, 2025, 05:09:06 pm »
Mais de três mil pessoas candidataram-se nas primeiras 24 horas ao programa de apoio à compra de automóvel elétrico


 

*

Malagueta

  • Analista
  • ***
  • 801
  • Recebeu: 260 vez(es)
  • Enviou: 314 vez(es)
  • +163/-127
Re: Indústria Automóvel
« Responder #173 em: Abril 15, 2025, 10:06:44 am »
Stellantis de Mangualde espera abertura da linha da Beira Alta para testar comboio no transporte de automóveis

https://eco.sapo.pt/entrevista/stellantis-de-mangualde-espera-abertura-da-linha-da-beira-alta-para-testar-comboio-no-transporte-de-automoveis/


Em articulação com a câmara de Mangualde, que já tem um terreno para ceder junto à estação da linha da Beira Alta, a segunda maior fábrica de automóveis do país procura reduzir emissões até 92%,

AStellantis está a desenvolver um projeto-piloto para levar automóveis da fábrica beirã até um porto do norte de Portugal por via férrea, algo que, para já, está impossibilitado pelo encerramento da linha da Beira Alta, cuja abertura está adiada há três anos. Múcio Brasileiro, diretor da unidade de Mangualde, explica ao ECO/Local Online que numa primeira fase haverá um comboio semanal com 730 metros e 33 vagões, e capacidade para 128 veículos, capacidade equivalente à transportada por 16 camiões com oito veículos cada.

“Estamos a trabalhar em conjunto com a Câmara Municipal de Mangualde para distribuição dos nossos veículos por meio ferroviário. Há ainda muito a trabalhar para que se torne rentável. Estamos com projeto para iniciar ao menos uma rota mais curta como prova de conceito. Estamos a trabalhar isso em parceria com o presidente da câmara”, avança.

Para dotar a operação de maior capacidade, a fábrica necessita que sejam disponibilizadas carruagens de comboio com capacidade para transportar os furgões em dois pisos, algo que para já não está disponível no país. Assim sendo, terá de limitar o teste a comboios de um piso, o que reduz significativamente a poupança ambiental face aos 92% previstos.

A data para início da operação ainda está em aberto, mas o gestor já conta com a cedência por parte da autarquia de um terreno para estacionamento dos veículos, na deslocação entre a fábrica e a estação de Mangualde, a cerca de cinco quilómetros. Apesar de ainda não haver papéis assinados, já existe o compromisso do autarca, explica Múcio Brasileiro.

A fábrica de onde começaram a sair veículos Citroën há seis décadas, e que desde 1998, aquando do início de produção dos furgões Berlingo e Partner, juntou também a Peugeot, viu chegar no ano passado uma versão elétrica. Esta é produzida e comercializada também com as marcas Fiat e Opel, fruto do crescimento do antigo grupo PSA-Peugeot/Citroën por via da fusão com a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), no que se tornaria a Stellantis.


O transporte de automóveis da fábrica de Mangualde por comboio não é uma novidade, nem sequer a utilização de carruagens com dois pisos, como vemos nestes Mehari, mas nesses tempos a dimensão não era um problema

“A ferrovia ainda está em obra, estamos a visitar praticamente todas as semanas, para ver como está evoluindo. Precisamos de otimizar a forma como os veículos são distribuídos, porque queremos distribuir em dois níveis [pisos], e hoje só é possível num, porque os comboios não estão adaptados para isso”.

“Hoje, como estamos, economicamente é muito mais rentável o transporte rodoviário. A questão é que estamos apostando na ferrovia a pensar no futuro, e na questão de sustentabilidade. Queremos sair na frente para pegar todas as boas práticas, para quando for realmente necessário fazer a ligação, termos o know-how. Claro que [a obra na linha] atrasou os estudos” de transição para a ferrovia, admite o gestor.