China/Taiwan

• 152 Respostas
  • 53126 Visualizações
*

dc

• Investigador
  • 9739
  • Recebeu: 4953 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5340/-1025
Re: China/Taiwan
« Responder #150 em: Abril 08, 2025, 11:22:37 pm »
O que me cheira, é que a China poderá atacar Taiwan, no momento em que os EUA se envolvam numa guerra com o Irão, ou se o Trump no meio da sua maluqueira, resolver abrir mão de Taiwan, ao demonstrar que não irá ajudar perante uma invasão chinesa.

*

os_pero

• Analista
  • 680
  • Recebeu: 265 vez(es)
  • Enviou: 93 vez(es)
  • +1381/-84
« Responder #151 em: Abril 09, 2025, 12:11:01 pm »
O que me cheira, é que a China poderá atacar Taiwan, no momento em que os EUA se envolvam numa guerra com o Irão, ou se o Trump no meio da sua maluqueira, resolver abrir mão de Taiwan, ao demonstrar que não irá ajudar perante uma invasão chinesa.

Eu já li analises que dizem que a China neste momento (e nos próximos 5 a 7 anos) não tem (mas estão fortemente a trabalhar para isso) as condições (principalmente logísticas) para invadir e conquistar com sucesso Taiwan, contudo o mesmo acontecia com a Rússia e isso não impediu o invasão da Ucrânia. Que eles estão a querer muito isso querem.

Em relação aos EUA, se já havia duvidas na Administração de Biden se ele iria mesmo enfrentar a China para defender Taiwan, acho que com Trump a dúvida ainda é maior.

PS: Nos últimos meses tenho assistido a uns podcasts/youtubers Chineses a falar sobre diversos temas da China, e se a maioria de nós achamos que uma grande parte dos Russos são umas bestas sem respeito pelo direitos humanos, até tenho medo de ver o que os Chineses doutrinados á dezenas de anos vão tentar fazer a Taiwan e outros povos ao redor se a guerra estalar.

*

dc

• Investigador
  • 9739
  • Recebeu: 4953 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5340/-1025
« Responder #152 em: Abril 09, 2025, 04:08:10 pm »
Neste momento o que a China pode pensar, é que entre invadir mais tarde, com os EUA empenhados a defender Taiwan, ou invadir a curto prazo, com os EUA isolacionistas e/ou distraídos com outras "frentes", que lhes compensa correr o risco de invadir agora, mesmo com algumas limitações.

Neste momento podem estar somente à espera de uma oportunidade, para decidir avançar.

E sim, os chineses podem ser bem piores que os russos, com a agravante que são muito mais numerosos, e que a China aparenta ter muito mais capacidade militar que a Rússia, e que todos os seus vizinhos não estão inseridos numa aliança de defesa mútua, podendo a China decidir invadir as Filipinas ou o Vietname sem a oposição de um grande bloco de aliados.

Mais uma razão pela qual a China não pode ganhar em Taiwan.