Um imigrante ilustre, o 'último samurai' Hiroo Onoda (小野田 寛郎 ), último soldado japonês a dar baixa em 1974 nas Filipinas e depois passou a viver no Brasil, em Mato Grosso do Sul, onde casou e tornou-se pecuarista.


Sempre uma anedota bem brasileira sobre sua estada nas terras tupiniquins:
...
Durante cerca de um ano recebeu honrarias no Japão e então se mudou para Mato Grosso do Sul...
“Então choveu pretendentes para casar com ele. Teve até patrocinador do casamento, mas desde que ele casasse na igreja católica”, lembra Acelino.
Antes, Onoda teve de ser batizado na igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Monte Líbano, em Campo Grande. “Fui padrinho de batismo dele, depois de casamento, mas tive que prometer para o bispo que o levaria à missa”, comenta o amigo.
...

[Hinoda e seu amigo Acelino.]
https://www.campograndenews.com.br/lado-b/comportamento-23-08-2011-08/um-dos-moradores-mais-ilustres-de-ms-heroi-japones-onoda-morre-aos-91-anos
Tem outra anedota que contam entre os aviadores sobre um outro japonês, este vivia no interior de S. Paulo e sempre estava a apreciar os aviões num aeroclube local até que um dia o levaram para um voo acrobático achando que iria passar mal mas, extasiado por voltar a voar, contou-lhes sua história: era piloto da Marinha Imperial Japonesa e no final da guerra estava treinando para sua última missão, kamikaze, quando a guerra acabou.
Sds