Guerra na Ucrânia

  • 5755 Respostas
  • 532002 Visualizações
*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
« Última modificação: Fevereiro 28, 2022, 11:33:26 pm por typhonman »
 

*

Carlos Teixeira

  • Membro
  • *
  • 5
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1336 em: Fevereiro 28, 2022, 11:42:26 pm »
Caro tenente,

Da minha parte, não me senti ofendido. Como a última mensagem com um vídeo do Twitter tinha sido sua, acabei por citar o seu nome. Para ser sincero, olhando para trás, não deveria ter referido o nome de qualquer utilizador na minha mensagem original.

Como disse anteriormente, não condeno, ou por outras palavras, não julgo ninguém, porque não conheço as pessoas e não sei os factos todos. Se já é difícil às vezes nos entendermos cara a cara, quanto mais por mensagem. Se em algum momento se sentiu indignado com a minha mensagem, principalmente visto ter sofrido as consequências da vida militar a nível familiar, peço-lhe desculpas.

O legionário descreveu bem aquilo que todos os que foram militares acredito que pensem, e que eu falhei em explicar, tem de existir um ponto de equilíbrio entre o comentário sobre a parte estratégica/táctica e a exultação da carnificina de uma operação.

Aquilo que me mais preocupa neste momento, é as consequências que o ocidente pode colher, quer pelo equipamento fornecido como pelas sanções que decidiu impor ao regime russo. Talvez alguns aqui saibam que a geração de generais portugueses NATO se opunha ao regime do Estado Novo, mas depois de acontecer os massacres, chegaram à conclusão que era impensável ter sucesso num golpe, já que toda a sociedade após esses massacres apoiava incondicionalmente o regime.

Não conheço a realidade russa, mas pergunto-me, qual será a opinião da sociedade russa ao ver o ocidente a tentar esmagá-los? (porque é isso que vão sentir e é isso lhes irá ser vendido) Aqueles que protestaram contra a guerra e foram detidos, voltariam a protestar hoje? Não terá o regime russo criado raízes mais fortes depois disto tudo?

E já nem falo das possíveis consequências a curto prazo de ações como está que o typhonman acabou de colocar aqui… Espero estar enganado em toda a linha.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8560
  • Recebeu: 3913 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1337 em: Fevereiro 28, 2022, 11:49:46 pm »
Agora estão a anunciar 70 Mig-29 e SU-25.

E mais... dizem que não têm aeroportos na Ucrânia e que podem voar da Polónia, fazer as missões e voltar para a Polónia. Péssima, PÉSSIMA ideia.

Fonte?
Se isso acontecer, acreditem que as baterias de S-400 vão fazer estragos, em ultimo caso, vamos ter o leste da Polónia com cogumelos nucleares.
Continuem....

Não se sabe se estarão S-400 na Ucrânia, mas parece-me que não, até porque deve ser arriscado um sistema desses poder ser capturado. Além de que, dentro do território ucraniano, mais fácil seria para serem atingidos por artilharia ou algum míssil balístico ucraniano.

Se alguma bateria já tiver atravessado a fronteira, estará colocada numa zona já controlada pelos russos, o que a ser o caso, não deverá ter capacidade de cobrir o espaço aéreo por onde passariam caças provenientes da Polónia. Estando colocados na extremidade da Bielorrússia, que faz fronteira com a Polónia e Ucrânia, deverá ter capacidade de cobrir uma boa parte da fronteira Polónia/Ucrânia. Difícil é saber o real alcance de detecção do radar do S-400, para alvos da dimensão de um caça.

Mas o maior problema não devia ser esse, mas sim como ficaria a situação de conflito, havendo intervenção tão directa de um membro da NATO. Escalar logo para as armas nucleares, não me parece, já o lançamento de mísseis de cruzeiro e/ou balísticos estritamente contra as pistas das bases aéreas, já me parece mais provável. Mas a situação é sempre imprevisível.

A Turquia também fechou o estreito de Bósforo. O que por si só também deve causar alguns tensões.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2356 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1338 em: Fevereiro 28, 2022, 11:50:31 pm »
 :new_argue:
Não deixa de ser muito diferente do que aconteceu na Bielorrússia e que nós condenámos. Estamos a por lenha na fogueira e a brincar seriamente com o fogo.

Eu acho parecido, a Bielorrússia também não está a participar na guerra mas permite que a Russia use o seu território, a Polónia assim deixa que usem o seu território...

Mas também não concordo, estas forças teriam que descolar para combate a partir da Ucrânia, assim realmente a Polónia sujeita-se, não vou falar já em ataques nucleares (o pessoal liga logo as bombas atómicas parecem o Putin  :mrgreen:), mas se acontecer algum jacto descolar para combate a partir da Polónia a Rússia pode considerar um alvo legítimo, pode lancar misseis cruzeiro contra essa base, ou um ataque aéreo a partir da Bielorrússia, etc, isso pode escalar a guerra. A NATO não devia permitir. Ou pelo menos dizer que caso a Polónia seja atacada, ou só essa base seja atacada, uma retaliação directa, os paises NATO não atacariam forças russas.

Mas também como disse antes, a Ucrânia é bem grande, pode um caça descolar da Polónia voar até Kiev, combater e regressar á Polónia? Acho demais.
« Última modificação: Fevereiro 28, 2022, 11:57:43 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1339 em: Fevereiro 28, 2022, 11:55:24 pm »
Agora estão a anunciar 70 Mig-29 e SU-25.

E mais... dizem que não têm aeroportos na Ucrânia e que podem voar da Polónia, fazer as missões e voltar para a Polónia. Péssima, PÉSSIMA ideia.

Fonte?
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1340 em: Fevereiro 28, 2022, 11:57:50 pm »
Agora estão a anunciar 70 Mig-29 e SU-25.

E mais... dizem que não têm aeroportos na Ucrânia e que podem voar da Polónia, fazer as missões e voltar para a Polónia. Péssima, PÉSSIMA ideia.

Fonte?

https://www.politico.com/news/2022/02/28/ukrainian-pilots-arrive-in-poland-to-pick-up-doated-fighter-jets-00012560
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1341 em: Março 01, 2022, 12:00:02 am »
Essa ligação não funciona mas acho que já foi mencionada antes e não é dito que as BA Polacas serão usadas pelos Ucranianos.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1342 em: Março 01, 2022, 12:00:55 am »
Mas antes da Rússia invadir, já a Ucrânia se estava a alinhar como neutra. Os russos é que se "anteciparam", e resolveram invadir, aproveitando a farsa (e consequente distracção dos ucranianos) de estarem a retirar as tropas da fronteira.

Quem diz os russos, diz Putin e/ou as restantes chefias.
A Rússia pediu um compromisso da Ucrânia e da NATO  sobre esta neutralidade. Nenhuma das duas aceitou.
Foi sempre esta a primeira exigência, no meu entender totalmente lógica.
A partir daqui poderiam começar a negociar entendimentos.
Que fez a Ucrânia? Incentivada por determinados países com promessas falsas de apoio fechou a porta ao diálogo e arriscou. Os resultados estão à vista...
A partir do momento em que este ponto esteja ultrapassado poderemos e deveremos exigir à Rússia a realização de um referendo mediado internacionalmente sobre os territórios independentistas, cujos resultados ditarão o futuro destas zonas.
A Ucrânia é livre de entrar para a UE, desde que esta aceite, não tendo a Rússia qualquer direito de opinião no assunto.
O único ponto que dá à Rússia legitimidade relativa a agir como agiu é a questão da neutralidade/adesão à NATO.
Por isso insisto que foi uma guerra perfeitamente evitavel. Mas houve interesses que a forçaram.
João Pereira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2356 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1343 em: Março 01, 2022, 12:01:19 am »
Agora estão a anunciar 70 Mig-29 e SU-25.

E mais... dizem que não têm aeroportos na Ucrânia e que podem voar da Polónia, fazer as missões e voltar para a Polónia. Péssima, PÉSSIMA ideia.

Fonte?

Muito bem, realmente li o texto e não encontrei nada onde isso fosse referido.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8560
  • Recebeu: 3913 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1344 em: Março 01, 2022, 01:05:05 am »
A Rússia pediu um compromisso da Ucrânia e da NATO  sobre esta neutralidade. Nenhuma das duas aceitou.
Foi sempre esta a primeira exigência, no meu entender totalmente lógica.
A partir daqui poderiam começar a negociar entendimentos.
Que fez a Ucrânia? Incentivada por determinados países com promessas falsas de apoio fechou a porta ao diálogo e arriscou. Os resultados estão à vista...
A partir do momento em que este ponto esteja ultrapassado poderemos e deveremos exigir à Rússia a realização de um referendo mediado internacionalmente sobre os territórios independentistas, cujos resultados ditarão o futuro destas zonas.
A Ucrânia é livre de entrar para a UE, desde que esta aceite, não tendo a Rússia qualquer direito de opinião no assunto.
O único ponto que dá à Rússia legitimidade relativa a agir como agiu é a questão da neutralidade/adesão à NATO.
Por isso insisto que foi uma guerra perfeitamente evitavel. Mas houve interesses que a forçaram.

A Rússia não tinha legitimidade nenhuma em exigir nada à Ucrânia. A Ucrânia era um país independente, que até à Rússia se tornar hostil, estava perfeitamente satisfeita na sua posição de neutralidade. Mas como aos russos incomodou uma mudança de governo, para um menos submisso, resolveram meter-se. Aquela da "expansão da NATO", é conversa para boi dormir. A NATO não obriga ninguém a entrar, são sim os países que o pedem, e pedem porque não se sentem seguros com os russos ali ao lado, esses sim, expansionistas.

Mas posso deixar a questão, alguém vê a NATO a "pressionar" a Suécia e a Finlândia para se juntarem? Não pois não? E o interesse recente, tem surgido da população dos próprios países, não pela pressão ocidental, mas pelas atitudes russas.

Voltando ao hoje, mesmo a não-neutralidade da Ucrânia, não afecta a Rússia tanto como o Putin quer fazer parecer. A realidade é que até há russos que já começam a admitir que o Putin tem uma obsessão com a NATO, tipo mania da perseguição. Com outra pessoa no poder, a Rússia e a NATO até podiam ser facilmente "amigos", nem que fosse pela conveniência da oposição à China. Mas Putin tem outros planos, está mais preocupado com a sua retórica megalómana, do que com a paz na Europa. Irónico, é que as suas atitudes, fazem agora com que a NATO se fortaleça, e ao fim de décadas, finalmente comece a levar a defesa do espaço europeu a sério.

Já agora, quando se fala na "expansão" da NATO, falam de um suposto acordo entre as duas partes de que a NATO nunca se iria expandir para perto das fronteiras russas. Curioso que quem fala nisso, esquece-se que a Rússia prometeu à Ucrânia, aquando da devolução de todas aquelas armas nucleares e outro armamento convencional, que nunca iria atacar este país.

Guerra evitável? Claro que sim, todas o são. Mas quem podia evitar, era o Putin, que quis desde logo mandar na Ucrânia. O resto é resto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Jorge Pereira, Viajante

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8560
  • Recebeu: 3913 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1464
  • Recebeu: 320 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4538
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1346 em: Março 01, 2022, 02:24:29 am »
« Última modificação: Março 01, 2022, 02:26:02 am por legionario »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 765
  • Recebeu: 342 vez(es)
  • Enviou: 1663 vez(es)
  • +996/-189
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1347 em: Março 01, 2022, 10:20:29 am »
Agora estão a anunciar 70 Mig-29 e SU-25.

E mais... dizem que não têm aeroportos na Ucrânia e que podem voar da Polónia, fazer as missões e voltar para a Polónia. Péssima, PÉSSIMA ideia.

Fonte?
Se isso acontecer, acreditem que as baterias de S-400 vão fazer estragos, em ultimo caso, vamos ter o leste da Polónia com cogumelos nucleares.
Continuem....

Não se sabe se estarão S-400 na Ucrânia, mas parece-me que não, até porque deve ser arriscado um sistema desses poder ser capturado. Além de que, dentro do território ucraniano, mais fácil seria para serem atingidos por artilharia ou algum míssil balístico ucraniano.

Se alguma bateria já tiver atravessado a fronteira, estará colocada numa zona já controlada pelos russos, o que a ser o caso, não deverá ter capacidade de cobrir o espaço aéreo por onde passariam caças provenientes da Polónia. Estando colocados na extremidade da Bielorrússia, que faz fronteira com a Polónia e Ucrânia, deverá ter capacidade de cobrir uma boa parte da fronteira Polónia/Ucrânia. Difícil é saber o real alcance de detecção do radar do S-400, para alvos da dimensão de um caça.

Mas o maior problema não devia ser esse, mas sim como ficaria a situação de conflito, havendo intervenção tão directa de um membro da NATO. Escalar logo para as armas nucleares, não me parece, já o lançamento de mísseis de cruzeiro e/ou balísticos estritamente contra as pistas das bases aéreas, já me parece mais provável. Mas a situação é sempre imprevisível.

A Turquia também fechou o estreito de Bósforo. O que por si só também deve causar alguns tensões.

Pelos vistos a Turquia pode fechar pois existe um acordo em que em caso de guerra pode fechar para manter uma certa "paz".

Relativamente a uma retaliação à Polonia, o que foi explicado pelo Major General Agostinho Costa ontem na Sic Noticias (penso que por volta das 15/15:30h) é que a doutrina Russa defende o uso de bombas táticas contra alvos da NATO caso estas interfiram na guerra. Ele fez questão de deixar claro que não eram bombas como as de Hiroshima mas sim para arrasar alvos militares e deixou claro que isso é uma possibilidade real e que se vivesse perto de uma zona militar ali na Polonia que estava neste momento a mudar de sitio. Ele disse que segundo os manuais russos é uma manobra para descalar a guerra, evitando um maior envolvimento da NATO.

Deduzi que fornecer material ate pode ser tolerado mas mais do que isso levará a uma reação e possivelmente à tal manobra para descalar. Fico mais apreensivo ainda pois estamos a encostar a Russia com tudo contra a parede e o Putin apesar de um excelente jogador de xadrez não me parece o tipo que entre a espada e a parede prefira ficar-se pela parede.

A minha expectativa é que a situação acabe por implodir pela própria russa, ou através de um golpe militar ou da retirada do tapete de alguns oligarcas.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18295
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5950 vez(es)
  • +7163/-9540
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1348 em: Março 01, 2022, 10:26:59 am »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1349 em: Março 01, 2022, 10:31:50 am »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!