Guerra na Ucrânia

  • 5755 Respostas
  • 532045 Visualizações
*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1020 em: Fevereiro 25, 2022, 12:36:09 pm »
Eu estou desiludido, estava a espera de mais da nossa parte (Europa), e nem falo ao nível militar, mas economicamente. Acho que os lideres Europeus estão com medo de tomarem medidas impopulares mas acho que mais tarde ou mais cedo vamos acabar por pagar mais do que tomássemos um posição agora.

Por mim era isolar toda economia Russa, por vezes para fazer frente a um maluco é preciso ser mais maluco
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1021 em: Fevereiro 25, 2022, 12:39:41 pm »
A nós Portugueses já nem faz diferença que a economia ainda fique pior... como dizem os Brasileiros "O que é um peido para quem está cagado?".  ::)
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8562
  • Recebeu: 3914 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1022 em: Fevereiro 25, 2022, 12:41:28 pm »
Caro dc está muito preocupado com a parte financeira, estão e a questão dos refugiados, quanto é que vai custar a EU.
Depois sabemos que todos os anos a Europa gasta 240 mil milhões de euros em forças armadas, o mesmo que a China, quatro vezes mais que a Russia e 35% do que gastam os americanos, no entanto, a EU não é levada a sério a nível global, pouco peso. Por isso o Putin pode continuar a brincar as guerras, pois sabe que existe uma EU muito fraca.
Mesmo ele sabendo que a EU tem o maior exército do mundo.
Então diga-me lá para que serve esse gasto de 240 mil milhões por ano nas forças armadas? Para ficar ao sol da bananeira.
Digo mais não vejo outra solução a curto prazo, se não um avanço por parte da NATO, está provado que com os Russos o Blablabla não vai funcionar.
A menos que daqui a mais 1 a 2 anos teremos a falar de uma envasão dos Russos a Letónia, Estónia, Lituânia, Roménia e Polónia, não vamos tapar o sol com a peneira.

Preocupado com a questão financeira, com as vidas dos europeus, com a destruição que uma guerra em larga escala entre potências pode causar... e com a questão nuclear, que é claramente a mais grave. Os refugiados serão problema, mas não fazem a mossa das armas nucleares.

A realidade é que é fácil dizer para a NATO ir para a guerra, é muito mais difícil viver com as consequências disso, desde logo, com a inevitável perda de vidas dos nossos militares. Para não falar que tirando algumas excepções, a grande maioria dos países da NATO não se tem preparado para uma eventual guerra.

 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8562
  • Recebeu: 3914 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1023 em: Fevereiro 25, 2022, 12:43:16 pm »
Eu estou desiludido, estava a espera de mais da nossa parte (Europa), e nem falo ao nível militar, mas economicamente. Acho que os lideres Europeus estão com medo de tomarem medidas impopulares mas acho que mais tarde ou mais cedo vamos acabar por pagar mais do que tomássemos um posição agora.

Por mim era isolar toda economia Russa, por vezes para fazer frente a um maluco é preciso ser mais maluco

Lá está, o medo de afectar a qualidade de vida da população sobrepõe-se.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18297
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5953 vez(es)
  • +7164/-9542
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1024 em: Fevereiro 25, 2022, 12:44:42 pm »

Lazarilho de Tormes
@DeLazarilho
·
4h
O Ocidente, aquela criança mimada e birrenta qua passou as últimas décadas a brincar à crise climática e à igualdade de género, acordou subitamente no mundo dos adultos e sem a proteção de um paizinho militar.
Avizinham-se tempos difíceis
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8622
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1025 em: Fevereiro 25, 2022, 12:52:52 pm »

Há que ouvir as palavras do Ex presidente Ucraniano, isto diz tudo, a NATO de uma vez por todas devem deixar de serem cobardes, e assumir a sua posição no MUNDO.
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8622
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1026 em: Fevereiro 25, 2022, 01:05:20 pm »
Caro dc está muito preocupado com a parte financeira, estão e a questão dos refugiados, quanto é que vai custar a EU.
Depois sabemos que todos os anos a Europa gasta 240 mil milhões de euros em forças armadas, o mesmo que a China, quatro vezes mais que a Russia e 35% do que gastam os americanos, no entanto, a EU não é levada a sério a nível global, pouco peso. Por isso o Putin pode continuar a brincar as guerras, pois sabe que existe uma EU muito fraca.
Mesmo ele sabendo que a EU tem o maior exército do mundo.
Então diga-me lá para que serve esse gasto de 240 mil milhões por ano nas forças armadas? Para ficar ao sol da bananeira.
Digo mais não vejo outra solução a curto prazo, se não um avanço por parte da NATO, está provado que com os Russos o Blablabla não vai funcionar.
A menos que daqui a mais 1 a 2 anos teremos a falar de uma envasão dos Russos a Letónia, Estónia, Lituânia, Roménia e Polónia, não vamos tapar o sol com a peneira.

Preocupado com a questão financeira, com as vidas dos europeus, com a destruição que uma guerra em larga escala entre potências pode causar... e com a questão nuclear, que é claramente a mais grave. Os refugiados serão problema, mas não fazem a mossa das armas nucleares.

A realidade é que é fácil dizer para a NATO ir para a guerra, é muito mais difícil viver com as consequências disso, desde logo, com a inevitável perda de vidas dos nossos militares. Para não falar que tirando algumas excepções, a grande maioria dos países da NATO não se tem preparado para uma eventual guerra.

Lá está o medo, então e os ucranianos não fazem parte do povo Europeu? Não sejamos hipócritas, já ouve uma 1 guerra, uma 2 guerra. e se tiver de haver uma 3 para acabar com os tiranos que assim seja, agora cobardia não,  deixar que os povos não tenhma poder de decisão, que sejam oprimidos pelos mais fortes isso não.
Quais as consequências de a NATO ir para a guerra diga lá, ou é daqueles que guerra no quintal do meio vizinho é refresco, talvez se fosse no seu quintal não pensava assim.
Termina percebendo o seu discurso, quando diz, desde logo, a inevitável perda de vidas dos nossos militares, isso apenas demonstra um grande egoísmo, apenas amor próprio e não ao próximo. A NATO foi feita exatamente para este tipo de coisas, e não me venha com o artigo 5°, pois temos o artigo 4°.
Não sei se vc foi militar, mas incrível quando diz que a grande maioria dos paises NATO não se têm preparado para uma envetual guerra, então os exercios apenas servem para brincar.
 

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1027 em: Fevereiro 25, 2022, 01:16:07 pm »
Já à muito que não concordava com o Rui Rio

Rio diz que portugueses devem preparar-se para "algum sacrifício" económico
https://observador.pt/2022/02/25/rio-diz-que-portugueses-devem-preparar-se-para-algum-sacrificio-economico/
Citar
O presidente do PSD, Rui Rio, considerou esta sexta-feira que os portugueses devem estar preparados para “algum sacrifício” económico resultante das sanções económicas internacionais impostas à Rússia após a invasão da Ucrânia.

“Nós temos de estar todos dispostos a algum sacrifício para punir a Rússia (…) Se nós fizemos sanções muito pesadas à Rússia, também sofremos com elas”, disse esta sexta-feira à rádio RTV Lusa, durante uma visita a Londres no âmbito da campanha para as eleições legislativas, cujo voto vai ser repetido no círculo da Europa.

O antigo presidente da Câmara Municipal do Porto previu um aumento da inflação, juros de empréstimos bancários e da dívida pública devido à deterioração da economia mundial.

“Devemo-nos compenetrar que, face àquilo que o povo ucraniano está a passar e a sofrer, nós darmos esse nosso contributo de alguma baixa de atendimento e de alguma dificuldade económica em prol deles, mas não é deles, é de todos nós porque se a Rússia não tiver uma punição exemplar, a Rússia vai continuar, amanhã entra na Geórgia ou sei lá bem onde”, justificou.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos mais de 120 mortos, incluindo civis, e centenas de feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 100.000 deslocados no primeiro dia de combates.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a “operação militar especial” na Ucrânia visa “desmilitarizar e desnazificar” o seu vizinho e que era a única maneira de o país se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário, dependendo de seus “resultados” e “relevância”.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), União Europeia (UE) e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8562
  • Recebeu: 3914 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1028 em: Fevereiro 25, 2022, 01:33:10 pm »
Lá está o medo, então e os ucranianos não fazem parte do povo Europeu? Não sejamos hipócritas, já ouve uma 1 guerra, uma 2 guerra. e se tiver de haver uma 3 para acabar com os tiranos que assim seja, agora cobardia não,  deixar que os povos não tenhma poder de decisão, que sejam oprimidos pelos mais fortes isso não.
Quais as consequências de a NATO ir para a guerra diga lá, ou é daqueles que guerra no quintal do meio vizinho é refresco, talvez se fosse no seu quintal não pensava assim.
Termina percebendo o seu discurso, quando diz, desde logo, a inevitável perda de vidas dos nossos militares, isso apenas demonstra um grande egoísmo, apenas amor próprio e não ao próximo. A NATO foi feita exatamente para este tipo de coisas, e não me venha com o artigo 5°, pois temos o artigo 4°.
Não sei se vc foi militar, mas incrível quando diz que a grande maioria dos paises NATO não se têm preparado para uma envetual guerra, então os exercios apenas servem para brincar.

E tanto na 1ª como na 2ª GM, não havia armas nucleares. A partir do momento em que as armas nucleares passaram a entrar na equação, nunca mais houve guerras entre países portadores das mesmas. Por alguma razão terá sido, e por alguma razão se temeu tanto a Guerra Fria.

Se não entendes as consequências de ter armas nucleares a rebentar com cidades inteiras... olha, resta-te ir ver vídeos ao YouTube de testes nucleares...

Não é cobardia, é não querer o fim do mundo. Em cenário algum, a vida de 40 milhões se deverá sobrepor à vida de 7 mil milhões (ou à vida na Terra como um todo). E se deste lado sabemos que ainda há esse bom-senso, que só se usarão armas nucleares em último recurso, não sabemos como será do lado do Putin. A situação é delicada, o próximo passo terá que ser muito bem pensado.

Voltando ao agora... Surpreende-me o presidente ucraniano continuar (supostamente) em Kiev. Penso que seria mais fácil "mover" a capital para uma cidade mais a Oeste, como Lviv, o que dificultava muito mais a deposição do poder da Ucrânia por parte dos russos, obrigava os russos a manter uma linha logística muito mais longa e também muito mais susceptível a contra-ataques.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Clausewitz

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8622
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1029 em: Fevereiro 25, 2022, 01:34:06 pm »
Citar
"Não vemos qualquer possibilidade de reconhecer como democrático um governo que oprime o seu próprio povo e usa métodos genocidas", disse o Ministro dos Negócios Estrangeiros Sergei Lavrov em Moscovo na sexta-feira, de acordo com a agência Interfax

"Ninguém vai ocupar a Ucrânia", afirmou Lavrov. "O objectivo da operação foi declarado abertamente: desmilitarização e desnazificação". O Kremlin tem afirmado durante anos que em 2014 os "fascistas" controlados a partir do estrangeiro provocaram um golpe de Estado em Kiev.

Lavrov afirmou: "Estamos interessados em que o povo ucraniano seja independente, tendo um governo que represente toda a sua diversidade". Após o restabelecimento da "ordem democrática", disse, a situação permitiria uma nova negociação

Como é que esta gente pode ser levada a sério, a China já se está a aproveitar da situação, ou seja, já está a comprar trigo aos Russos, as sanções vai ser para os Russos esfregarem no rabinho.
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8622
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1030 em: Fevereiro 25, 2022, 01:42:23 pm »
Lá está o medo, então e os ucranianos não fazem parte do povo Europeu? Não sejamos hipócritas, já ouve uma 1 guerra, uma 2 guerra. e se tiver de haver uma 3 para acabar com os tiranos que assim seja, agora cobardia não,  deixar que os povos não tenhma poder de decisão, que sejam oprimidos pelos mais fortes isso não.
Quais as consequências de a NATO ir para a guerra diga lá, ou é daqueles que guerra no quintal do meio vizinho é refresco, talvez se fosse no seu quintal não pensava assim.
Termina percebendo o seu discurso, quando diz, desde logo, a inevitável perda de vidas dos nossos militares, isso apenas demonstra um grande egoísmo, apenas amor próprio e não ao próximo. A NATO foi feita exatamente para este tipo de coisas, e não me venha com o artigo 5°, pois temos o artigo 4°.
Não sei se vc foi militar, mas incrível quando diz que a grande maioria dos paises NATO não se têm preparado para uma envetual guerra, então os exercios apenas servem para brincar.

E tanto na 1ª como na 2ª GM, não havia armas nucleares. A partir do momento em que as armas nucleares passaram a entrar na equação, nunca mais houve guerras entre países portadores das mesmas. Por alguma razão terá sido, e por alguma razão se temeu tanto a Guerra Fria.

Se não entendes as consequências de ter armas nucleares a rebentar com cidades inteiras... olha, resta-te ir ver vídeos ao YouTube de testes nucleares...

Não é cobardia, é não querer o fim do mundo. Em cenário algum, a vida de 40 milhões se deverá sobrepor à vida de 7 mil milhões (ou à vida na Terra como um todo). E se deste lado sabemos que ainda há esse bom-senso, que só se usarão armas nucleares em último recurso, não sabemos como será do lado do Putin. A situação é delicada, o próximo passo terá que ser muito bem pensado.

Voltando ao agora... Surpreende-me o presidente ucraniano continuar (supostamente) em Kiev. Penso que seria mais fácil "mover" a capital para uma cidade mais a Oeste, como Lviv, o que dificultava muito mais a deposição do poder da Ucrânia por parte dos russos, obrigava os russos a manter uma linha logística muito mais longa e também muito mais susceptível a contra-ataques.

Incrível, não paras de me surpreender, vou ficar por aqui tal a minha Repugnância em crer no que escreves.
Felizmente que na segunda guerra mundial, os países envolvido não pensavam como tu, pois poderiam dizer, em cenário algum vamos arriscar a vida dos nossos  milhares de soldados por causa de um simples povo.  :snip:
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8622
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1031 em: Fevereiro 25, 2022, 01:58:24 pm »
https://twitter.com/babaikit/status/1497169093308391611?s=20&t=o6Ey0EycXqk87qtYnFr__w
 Aviso que as imagens são fortes, soldados russos mortos junto ao tanque de guerra.
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8622
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1032 em: Fevereiro 25, 2022, 02:21:57 pm »
Segundo a CNN internacional, numa entrevista ao Embaixador da Ucrânia no UK, o ministro da defesa da Ucrânia já pedio a NATO que faça o patrulhamento do seu espaço aéreo.
Coitado pode esperar sentado, a NATO infelizmente não vai mexer uma palha.
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8622
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1033 em: Fevereiro 25, 2022, 02:26:18 pm »
"Navio de guerra russo, vá-se f****". As últimas palavras de 13 guardas ucranianos que morreram a defender uma pequena ilha
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/guardas-ucranianos-que-morreram-a-defender-pequena-ilha-no-mar-negro-vao-ser-condecorados

Citar
As forças russas tomaram a pequena ilha de Zmiinyi, no Mar Negro, tendo morto toda a guarnição de 13 guardas que recusaram a rendição. O presidente ucraniano já anunciou a condecoração póstuma como "Heróis da Ucrânia".O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky vai homenagear postumamente os guardas fronteiriços mortos pelas forças russas quando defendiam a ilha de Zmiinyi, no Mar Negro.

Os homens recusaram render a pequena ilha a um navio de guerra de Moscovo.

"Na nossa ilha de Zmiinyi, defendendo-a até ao fim, todos os guardas fronteiriços morreram como heróis", disse Zelensky. "Mas não desistiram".

Segundo um excerto áudio da conversa entre os guardas da ilha e a embarcação russa, citado pela imprensa ucraniana e internacional, quando as forças de Moscovo ordenaram a rendição, os guarda ucranianos responderam: "navio de guerra russo, vá-se f****".

Zelensky vai atribuir aos 13 homens o título de "Heróis da Ucrânia", para que "a memória daqueles que deram a vida pela Ucrânia possa viver para sempre", disse.

Segundo os serviços da guarda costeira ucraniana, citados pela CNN, as infraestruturas na ilha foram destruídas após um ataque aéreo e de artilharia.

RIP  :Soldado2:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, CruzSilva

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8562
  • Recebeu: 3914 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #1034 em: Fevereiro 25, 2022, 02:40:33 pm »
Lá está o medo, então e os ucranianos não fazem parte do povo Europeu? Não sejamos hipócritas, já ouve uma 1 guerra, uma 2 guerra. e se tiver de haver uma 3 para acabar com os tiranos que assim seja, agora cobardia não,  deixar que os povos não tenhma poder de decisão, que sejam oprimidos pelos mais fortes isso não.
Quais as consequências de a NATO ir para a guerra diga lá, ou é daqueles que guerra no quintal do meio vizinho é refresco, talvez se fosse no seu quintal não pensava assim.
Termina percebendo o seu discurso, quando diz, desde logo, a inevitável perda de vidas dos nossos militares, isso apenas demonstra um grande egoísmo, apenas amor próprio e não ao próximo. A NATO foi feita exatamente para este tipo de coisas, e não me venha com o artigo 5°, pois temos o artigo 4°.
Não sei se vc foi militar, mas incrível quando diz que a grande maioria dos paises NATO não se têm preparado para uma envetual guerra, então os exercios apenas servem para brincar.

E tanto na 1ª como na 2ª GM, não havia armas nucleares. A partir do momento em que as armas nucleares passaram a entrar na equação, nunca mais houve guerras entre países portadores das mesmas. Por alguma razão terá sido, e por alguma razão se temeu tanto a Guerra Fria.

Se não entendes as consequências de ter armas nucleares a rebentar com cidades inteiras... olha, resta-te ir ver vídeos ao YouTube de testes nucleares...

Não é cobardia, é não querer o fim do mundo. Em cenário algum, a vida de 40 milhões se deverá sobrepor à vida de 7 mil milhões (ou à vida na Terra como um todo). E se deste lado sabemos que ainda há esse bom-senso, que só se usarão armas nucleares em último recurso, não sabemos como será do lado do Putin. A situação é delicada, o próximo passo terá que ser muito bem pensado.

Voltando ao agora... Surpreende-me o presidente ucraniano continuar (supostamente) em Kiev. Penso que seria mais fácil "mover" a capital para uma cidade mais a Oeste, como Lviv, o que dificultava muito mais a deposição do poder da Ucrânia por parte dos russos, obrigava os russos a manter uma linha logística muito mais longa e também muito mais susceptível a contra-ataques.

Incrível, não paras de me surpreender, vou ficar por aqui tal a minha Repugnância em crer no que escreves.
Felizmente que na segunda guerra mundial, os países envolvido não pensavam como tu, pois poderiam dizer, em cenário algum vamos arriscar a vida dos nossos  milhares de soldados por causa de um simples povo.  :snip:

Já devias ter percebido a diferença entre as duas grandes guerras, e esta guerra na Ucrânia. E também já devias ter percebido o rácio de "uns milhares de militares" com a população inteira mundial. São só mais uns zerinhos. Além de que, gastar tudo (militarmente e economicamente) contra a Rússia, é exactamente o que a China quer. Portanto de nenhuma forma faz sentido a NATO envolver-se directamente no conflito, muito menos quando nem sequer se preparou para tal. Se a Rússia atacar um membro da NATO, aí a história deve mudar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Clausewitz