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Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Piadas e Anedotas
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 12:13:55 am »
Cadeira de balanço para marinheiros na reforma  :mrgreen:


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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por dc em Maio 05, 2024, 11:37:22 pm »
Pode ser a IAI, a Elbit, a Rafael...
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Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por dc em Maio 05, 2024, 11:31:41 pm »
No caso do Atlântico Norte, com a demonstração da capacidade de operar os ditos submarinos debaixo do gelo ártico, acaba por ser no sentido da participação na NATO. Em caso de guerra, ficou visto que podem operar naquela área. Apesar de ser algo improvável, já que existem muitos mais submarinos na NATO, e em que os nossos se adequam muito mais a garantir a segurança no resto do Atlântico.

O passeio ao Brasil, África do Sul, etc, pareceu mais manobra publicitária que outra coisa. Não só foram visitar países do BRICS, que têm mantido posições "amigáveis" com a Rússia, como a única coisa que demonstraram, era que a Marinha era capaz de... pagar a uma empresa privada o reabastecimento dos submarinos em portos fora do país.

Se esta publicidade toda ao menos servisse para incentivar a compra de mais submarinos, é que era.
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Exército Português / Re: Substituição dos M113
« Última mensagem por dc em Maio 05, 2024, 11:20:39 pm »
Não precisam de ser muitos porque os Leopard2 também não são. Mas era uma conjugação formidável

Tendo em conta que o plano actual, e a falta de pessoal e de meios adequados na BrigMec não permitirem muito mais, qualquer número entre os 30 e os 50 Bradley, dão perfeitamente para pelo menos apoiarem os Leopard inseridos num Agrupamento Mecanizado em missões NATO.

O BIMec a Lagartas deve ter apenas duas Companhias de Atiradores, como tal o número de Bradleys seria baixo. O resto seria tudo corrido a AMPV que devem ser mais acessíveis (€).

Bradleys em segunda-mão serão sempre mais baratos que AMPVs novos.

Para o AMPV:
Citar
Cost per vehicle is not to exceed $1.8 million

Não sendo impossível fazer o investimento para uma quantidade de 50-100 AMPVs para substituir as restantes variantes dos M-113, isto só aconteceria com um aumento do investimento na Defesa. Estaríamos a falar de um valor mínimo de 100 milhões, para uns 50 veículos, e isto sem contar com o equipamento extra para as versões especializadas que teríamos que adquirir (PM, SHORAD, ACar, Ambulância, Comando), e ainda algumas RWS, módulos de blindagem adicional, sobressalentes, etc.
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por saabGripen em Maio 05, 2024, 11:05:17 pm »

No âmbito do Concurso de modernização, foi colocada uma pergunta interessante referente á visita e reunião a ter lugar no Arsenal do Alfeite com a Marinha e os representantes dos interessados em concorrer.

Quem será o concorrente de Israel?

Question:
We kindly ask to postpone the bidders conference to week 21 due to national holidays in Israel. Thank you for your consideration. Pini Gurevich

Answer:
The Bidders' Conference cannot be conducted in Week 21 or 22 due to the availability of Key Team Members during that time. We are aiming for 15-16 May for the Conference, however, this is in the process of being confirmed.
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por raphael em Maio 05, 2024, 10:45:54 pm »
Desculpem lá de vez em quando mandar uma dica tipo de paraquedas mas...

Neste momento Africa para Portugal é RCA, nesse país não podemos por e dispor, os meios e números autorizados são os que lá estão no momento, é uma força de tipologia QRF que está integrada numa missão das Nações Unidas denominada MINUSCA.

Verifiquem em África nas várias missões Nações Unidas, na vertente Peace Keeping, quantas aeronaves armadas organicamente existem...

Apesar do exposto podem teorizar à vontade sobre ST ou outro meio para a RCA.

Entretanto, Helis seriam uma mais valia, mas integrados na missão UN serviriam não só o contingente português mas toda a missão MINUSCA em todo o território da RCA, correndo o risco de ser destacado para um setor fora da capital onde nem sequer servisse as necessidades da QRF portuguesa.

E não é assim com as Pandur e os Uro que as Forças Armadas Portuguesas têm na RCA ao abrigo da MINUSCA?

Saudações

É mafets mas isso são os meios terrestres da QRF a ser empregues onde necessário, nem sempre com a melhor tomada de decisão.

Porém em todas as forças com aeronaves das UN neste contexto a tipologia é de transporte, ou no máximo com atiradores designados nas portas, como os tugas já fizeram, agora aeronaves armadas organicamente, só os russos mesmo!
Daí eu referir que a opção ST não é adequada.
Nem a porcaria dos drones voam quanto mais!
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Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por PTWolf em Maio 05, 2024, 10:44:50 pm »
Gouveia e Melo quatro dias submerso em missão histórica de submarino português no Ártico

NRP 'Arpão', da Marinha portuguesa, navegou pela primeira vez debaixo de gelo, colocando Portugal como primeiro país a fazê-lo com um submarino convencional

https://www.dn.pt/8309525946/gouveia-e-melo-quatro-dias-submerso-em-missao-historica-de-submarino-portugues-no-artico/

É um feito e por isso os meus parabens à tripulação e a todos os envolvidos!  :G-beer2:
Mostra também a qualidade dos 2 submarinos que a Marinha tem ao seu serviço e que apenas pecam por escaços.

No entanto, qual foi a mais valia para Portugal desta missão? Confesso que num país que não tem meios para patrulhar o imenso mar que têm à sua responsabilidade, faz-me alguma confusão ver dos poucos (para não dizer único) meio dissuasor, longe das nossas águas....

Os submarinos costumam fazer missões para a NATO/UE no Mediterrâneo.

E até foi a nivel nacional que foram ao Brasil e África do Sul.

https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Submarino-Arpao-realiza-a-sua-maior-viagem-no-Atlantico-Sul0404-4879.aspx

Também podemos ver isto (Ártico, Mediterrâneo, Atlântico Sul) como "capacidade" de actuar longe das nossas fronteiras.

Porreiro, mas volto ao mesmo ponto, qual a vantagem de actuar longe das fronteiras, senão garantimos o seu interior?
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Força Aérea Portuguesa / Re: Programa de substituição do C-130
« Última mensagem por saabGripen em Maio 05, 2024, 10:25:37 pm »
Não é lógico é manter os C-130 em serviço ao mesmo tempo que os KC-390. Para combate aos fogos, compram-se meios mais adequados para a função (reforço da futura frota de CL-515). Para capacidade de transporte, compra-se um par de aeronaves maiores, idealmente MRTT ou KC-767, que acrescentam capacidade AAR para os F-16.

Por muito que goste dos nossos C-130 (que têm quase a mesma idade que eu), vendê-los futuramente para que a verba pudesse eventualmente reverter na aquisição de 2/3 A400M ou 1 KC-767, ou ainda mais um par de DHC-515, seria sem dúvida um passo lógico após a modernização das 4 aeronaves estar concluída e as entregas do seu sucessor estarem completas. Até pelo número de tripulações disponíveis para operar os dois sistemas de armas.

Completamente de acordo!!

O Atlas deveria ser adquirido ASAP, por exemplo usando a verba da venda dos quatro C', reforçada com os 180 Milhões dos TuTanitos, e os cerca de 100 milhões, Deus queira que não se concretize, do sexto C390.

Com esse valor a FAP, poderia conseguir mais de 50% do necessário para comprar três A400, que com os cinco 390, permitiriam à FAP, possuir uma frota de oito cargueiros com uma capacidade de carga excelente, aproximadamente 220 Tons.

Abraço

Gostava que alguém desse aqui uma ideia de o quê iríamos depois transportar com esses 8 cargueiros.

Mais de 2 anos depois do início da guerra, não vejo NADA a acontecer no EP.
Devem estar á espera de capacidade de transporte.
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Força Aérea Portuguesa / Re: Notícias da FAP
« Última mensagem por goncalobmartins em Maio 05, 2024, 10:09:55 pm »
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