Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #45 em: Julho 05, 2015, 01:41:39 pm »
a título de curiosidade, o novo OPV polaco:


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Polish Navy Offshore Patrol Vessel ORP SLAZAK Christened and Launched
 
Our colleagues from polish website Defence 24 announce that the christening and launching ceremony for ORP Slazak, a new Offshore Patrol Vessel (OPV) for the Polish Navy, took place yesterday at the Dgynia Naval Shipyard. Read the full article and see the nice picture gallery published by Defence 24.


      Polish Navy OPV ORP SLAZAK during the ceremony yesterday. Picture: M. Dura/Defence24.pl
          
ORP Slazak is expected to conduct the following missions:
» Destroying naval and aerial targets, smaller vessels and asymmetric threats;
» Patrolling and protecting sea communication routes and harbour approach paths;
» Escorting and protecting commercial vessels;
» Monitoring sea routes, as an element of international forces;
» Anti-pirate operations;
» Providing support and cooperating with Special Forces;
» Functioning as an ad hoc base for helicopters;
» Taking part in humanitarian and environment-protection operations.

Standard displacement mass of the vessel is to be as much as 1800 tonnes, total length – 95.2 m, width – 13.5 m, height to the level of the board – 9.35 m, displacement – 3.6 m. The ship is to be able to operate autonomously for a period of 30 days.

The weapon suite will consists in:
» 1x Oto Melara 76mm main gun
» 2x Oto Melara Marlin WS 30mm remote weapon stations
» 4x GROM Short range surface to air missile launchers
» 4x 12.7 mm machine guns


The future Polish Navy ORP SLAZAK is the successor of the GAWRON multipurpose corvette programme. Picture: Thales
          
It was announced in March 2014 that the Polish Ministry of National Defence and Thales signed a contract for the delivery of the integrated combat system and related acceptance activities on board the ORP SLAZAK Patrol Vessel. The system will be fully operational in 2016. The vessel is the successor of the GAWRON multipurpose corvette programme.

In the scope of this contract, Thales will deliver main combat system components such as the TACTICOS Combat Management System, SMART-S Mk2 surveillance radar, STING-EO Mk2 (currently named the STIR 1.2 EO Mk2) fire control radar, MIRADOR electro-optical observation and fire control system and LINK 11/16 tactical data link system. Thales is also responsible for the combat system integration related to other systems to be installed on board the vessel,such as weapons, communication and navigation systems,as well as several third party-supplied sensors.

http://www.navyrecognition.com/index.ph ... ew&id=2871
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #46 em: Julho 07, 2015, 09:10:27 am »
Ou seja, uma corveta!

 Actualmente chamam fragatas aos destroyers,   podem bem chamar OPV a uma corveta
 

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P44

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #47 em: Julho 07, 2015, 12:15:24 pm »
Os dinamarqueses inicialmente designavam as suas novas fragatas como "patrulhas"
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #48 em: Julho 08, 2015, 03:11:31 pm »
Citação de: "P44"
Os dinamarqueses inicialmente designavam as suas novas fragatas como "patrulhas"


 A tendência tem sido essa!
 se reparares as F100  Espanholas  estão mais próximas de ser um destroyer que uma fragata.
 

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Crypter

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #49 em: Setembro 08, 2015, 05:50:28 pm »
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Construção de navios em Viana do Castelo "vai criar emprego"

Ministro da Defesa afirma que a aprovação do Tribunal de Contas do contrato para a cosntrução de dois navios-patrulha oceânicos vai possibilitar gerar mais emprego


O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou esta terça-feira que a aprovação do Tribunal de Contas do contrato para a construção de dois navios-patrulha oceânicos em Viana do Castelo vai possibilitar gerar mais emprego.
“A construção de mais dois navios patrulha oceânicos em Viana do Castelo é a expressão da manutenção da construção naval em Viana do Castelo, como nós sempre dissemos, e mais importante, vai possibilitar ainda criar mais emprego, porque vai gerar mais emprego”, afirmou o ministro em declarações à Lusa.

O Tribunal de Contas aprovou o contrato para a construção de dois navios-patrulha oceânicos (NPO) no valor de 77 milhões de euros, adjudicado aos estaleiros navais ‘West Sea’, informou o ministro.

A entrega dos NPO acontecerá até 2018, acrescentou.

Aguiar-Branco defendeu ainda “esta decisão do Tribunal de Contas é uma resposta a todos aqueles que tentaram denegrir esta decisão, inclusivamente invocando-a como sendo uma decisão que não tinha uma lógica de legalidade”.

Em junho, a Marinha foi autorizada a adquirir os dois navios-patrulha "por negociação", e não por concurso, face à “urgência imperiosa” de dispor das embarcações até ao ano 2018, empreitada ganha no final de julho pelo consórcio liderado pela Martifer.

Na altura foi dito que o contrato adjudicado aos estaleiros navais West Sea, detidos a 100% pela Martifer, em consórcio com a Edisoft, teria ainda de passar pelo crivo do Tribunal de Contas.

Estes navios integravam uma encomenda inicial de oito, que foi assumida em 2004 pelo Ministério da Defesa, para substituir a frota de corvetas da Marinha portuguesa com 40 anos de serviço, mas revogada em 2011 pelo atual Governo.

A construção dos dois NPO nos estaleiros da West Sea foi anunciada pelo primeiro-ministro, em maio passado.

http://www.tvi24.iol.pt/economia/govern ... ar-emprego
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #50 em: Outubro 07, 2015, 11:09:12 am »
Os nossos NPO querem-se baratos e para cumprir missões à "Guarda Costeira". Um canhão de 76 para SAR e para controlar os pescadores?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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nelson38899

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #51 em: Outubro 07, 2015, 11:22:32 am »
Esta discussão vai dar uma volta de 360º, ou seja, vamos voltar ao mesmo.

Os NPOs já estão bem para aquilo que fazem!

Não sonhem em fazer deles modelos para futuras fragatas. Portugal Nunca irá investir dinheiro nisso.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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Crypter

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #52 em: Outubro 07, 2015, 02:10:53 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Os nossos NPO querem-se baratos e para cumprir missões à "Guarda Costeira". Um canhão de 76 para SAR e para controlar os pescadores?

Guarda Costeira na Costa Africana? Na costa da América do Norte?? Em pleno mediterrâneo?

Acho que o camarada Cabeça não tem seguido o percurso dos NPO's.

Na minha humilde opinião, o ideal seria com 76 ou mesmo 57 m, os NPO's com só 1 30mm está mais que sub-armado...
 

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mafets

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #53 em: Outubro 07, 2015, 02:42:57 pm »
Continuo a não perceber porque uma marinha limitada como a Portuguesa não constrói navios modulares.  Mesmo que não fossem tão abrangentes como os SF300 poderiam trocar o equipamento e armamento conforme as missões e fazer desminagem (sem levar um contentor no deck do helicóptero), balizagem, patrulha marítima e actuar em missões de baixa intensidade como anti-pirataria . Em compensação investimos 50 milhões em dois navios que fazem um terço das missões dos dinamarqueses e tem um custo superior a um Sf300 mais 3 módulos de missão. E vamos investir mais 77 milhões no mesmo (comparemos com os OPV 80 Chilenos, entre 44 e 54 milhões Usd cada, com hangar, peça de 40 mm sendo que a partir do terceiro terá a de 76mm e se necessário está preparado de raiz para receber uma panóplia de armamento). Enfim, mentalidades e ideias mais que ultrapassadas ...  :shock:



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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #54 em: Outubro 07, 2015, 02:53:34 pm »
Citação de: "Crypter"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Os nossos NPO querem-se baratos e para cumprir missões à "Guarda Costeira". Um canhão de 76 para SAR e para controlar os pescadores?

Guarda Costeira na Costa Africana? Na costa da América do Norte?? Em pleno mediterrâneo?

Acho que o camarada Cabeça não tem seguido o percurso dos NPO's.

Na minha humilde opinião, o ideal seria com 76 ou mesmo 57 m, os NPO's com só 1 30mm está mais que sub-armado...

A Guarda Costeira Norte-Americana não faz patrulhas só nos EUA e em qualquer caso houve alguma necessidade de haver mais armamento em qualquer dessas operações?

Citação de: "mafets"
Continuo a não perceber porque uma marinha limitada como a Portuguesa não constrói navios modulares.  Mesmo que não fossem tão abrangentes como os SF300 poderiam trocar o equipamento e armamento conforme as missões e fazer desminagem (sem levar um contentor no deck do helicóptero), balizagem, patrulha marítima e actuar em missões de baixa intensidade como anti-pirataria . Em compensação investimos 50 milhões em dois navios que fazem um terço das missões dos dinamarqueses e tem um custo superior a um Sf300 mais 3 módulos de missão. E vamos investir mas 77 milhões no mesmo (comparemos com os OPV 80 Chilenos, entre 44 e 54 milhões Usd cada, com hangar, peça de 40 mm sendo que a partir do terceiro terá a de 76mm e se necessário está preparado de raiz para receber uma panóplia de armamento). Enfim, mentalidades e ideias mais que ultrapassadas ...  :shock:



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Em relação ao custo não vou comentar porque não sei o que está por detrás disso tudo, mas em relação a haver uma certa modularidade nos NPO... acho que seria um caso a ser pensado. Por exemplo em vez de construir 2 NPO especificamente para a missão de combate à poluição, haveria módulos para isso mesmo que poderia ser colocado em qualquer NPO.
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #55 em: Outubro 07, 2015, 03:37:31 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"

Em relação ao custo não vou comentar porque não sei o que está por detrás disso tudo, mas em relação a haver uma certa modularidade nos NPO... acho que seria um caso a ser pensado. Por exemplo em vez de construir 2 NPO especificamente para a missão de combate à poluição, haveria módulos para isso mesmo que poderia ser colocado em qualquer NPO.
Alguém já perguntou para quê os dois NPO vão manter o deck do helicóptero se só existem Lynx para as fragatas (nem nunca vi nenhum a aterrar no deck, na volta nem está certificado)   :wink:

Os OPV80 é uma questão anterior aos NPO 2000. Os Chilenos estavam entre os 43 e os 47 milhões USD e já vinham de raiz com a peça de 40mm, hangar para helicóptero e a possibilidade de ir ao estaleiro e receber sensores e armamentos que o transformavam praticamente numa corveta. Com a peça de 76 mm esses navios subiram actualmente para os 54 milhões USD, ao contrário dos NPO que vão ficar nos 77 milhões as duas unidades, pelo que se não se fez, muito menos agora se irá fazer esse percurso.


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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #56 em: Outubro 07, 2015, 03:52:54 pm »
Mandar um navio 'fortemente' armado com um canhão de 30 mm para o largo da Libia não faz sentido nenhum. Até agora (que se saiba), não foi necessário o emprego de armas nessas missões pelo que é  de questionar se os NPO's não deviam ser desarmados de todo.  :mrgreen:

Mas há que ter calma, porque estão a ser preparados três navios mais musculados para as tais missões ditas de guarda costeira. Vão ter canhão de 100 mm, Sea Sparrow, Harpoon, torpedos, CIWIS, helis, canhões de 20 mm e metralhadoras. Com uns zebros e fuzos extra, então tornam-se em autênticos mini-LPDs. E com uns tanques auxiliares, às tantas ainda substituem o Bérrio.

O único senão: têm uma guarnição um pouco maior que o habitual para este tipo de NPO. No entanto, se removerem alguns dos equipamentos e armamentos desnecessários para missões de guarda costeira — todos os misseis e torpedos — é capaz de se reduzir a guarnição de 180 para 140, ou mesmo, 120 elementos.
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #57 em: Outubro 07, 2015, 04:03:08 pm »
Citação de: "NVF"
Mas há que ter calma, porque estão a ser preparados três navios mais musculados para as tais missões ditas de guarda costeira. Vão ter canhão de 100 mm, Sea Sparrow, Harpoon, torpedos, CIWIS, helis, canhões de 20 mm e metralhadoras. O único senão: têm uma guarnição um pouco maior que o habitual para este tipo de NPO. No entanto, se removerem alguns dos equipamentos e armamentos desnecessários para missões de guarda costeira — todos os misseis e torpedos — é capaz de se reduzir a guarnição de 180 para 140, ou mesmo, 120 elementos.
Naa. Fazem é como a Marinha Argentina e transformam os navios em "mini-lpd", com espaço para muito fuzileiro, bote zebro e quiçá um anfíbio com garagem em metade do hangar. Com 3 até podemos socorrer um Golpe de Estado em Cabo-verde ou na Guiné- Bissau.  :twisted:






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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #58 em: Outubro 07, 2015, 04:17:43 pm »
Com três como os nossos, os argentinos tomavam as Malvinas  :mrgreen:
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #59 em: Outubro 07, 2015, 04:21:51 pm »
Já que estamos numa de faz de conta:

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7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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