Existe limite de horas de trabalho para um militar?

  • 14 Respostas
  • 13051 Visualizações
*

kidding

  • 4
  • +0/-0
Existe limite de horas de trabalho para um militar?
« em: Dezembro 27, 2009, 06:53:05 pm »
Varias vezes em que faço serviço que começa as 0900 e termina as 0900 do dia seguinte, o serviço é feito por 2 militares e só podemos descansar depois da meia noite, as 0700 da manha já temos de estar acordados para termos tempo de fazer a higiene pessoal tomar pequeno almoço e limpeza ao local de serviço. Durante a noite tem de permanecer sempre um militar acordado o que faz que em media cada militar durma 3 horas e meia.
Depois de sairmos do serviço continuamos a desempenhar as funções normais até as 1400 o problema vem que depois das 1400 devíamos ter uma benesse  ir descansar mas quase metade das vezes isso não acontece, e continuamos a trabalhar ate as 1730.
Fico então com 24 horas de serviço mais 7h e meia do dia normal de trabalho (já estou a excluir uma hora de almoço).
24 horas mais 7h30m = em 31h30m tive um descanso de 3h30.

Já tentei procurar no RDM mas não encontrei nada, alguém sabe de algo?
O que eu queria mesmo era saber se tinha direito ao descanso e não ser só uma benesse.


Desde ja obrigado pela atenção.
 

*

lazaro

  • 473
  • +0/-0
Re: Existe limite de horas de trabalho para um militar?
« Responder #1 em: Dezembro 27, 2009, 10:02:41 pm »
Daquilo que eu sei, não está nada regulado sobre o limite de horas de trabalho de um militar. Como concerteza algum graduado já te ensinou, a condição de militar implica a disponibilidade de 24 horas para o serviço. Obviamente que o bom-senso deve imperar. Afinal de contas ninguém é de ferro e numa força em missão o esforço deve ser repartido de forma equilibrada por todos.

A tua situação não é muito normal. Ou há falta de pessoal com competências para fazer o teu serviço, e dai a tua sobrecarga, ou o graduado responsável pelo teu serviço não está sensibilizado para o problema.

Tenta perceber a que se deve a tua sobrecarga. Se for por falta de pessoal e portanto os teus restantes camaradas estão em situação idênntica à tua, na minha opinião só tens de amouchar como os outros. Se a gestão do teu serviço puder ser feito de outra forma, com calma, explica a tua situação ao teu graduado.

Boa missão
 

*

corapa

  • 261
  • +0/-0
Re: Existe limite de horas de trabalho para um militar?
« Responder #2 em: Dezembro 28, 2009, 09:17:23 am »
Conforme já aqui foi referido, a condição militar implica uma permanente disponibilidade para o serviço, seja durante quanto tempo for; senão em operações teriamos que parar as mesmas para trocar o pessoal que necessitava de descansar por ter "trabalhado" o tempo normal diário.
Para o militar não há limite de horas de trabalho- faz parte da condição militar ( por isso até existe o suplemento de condição militar), no entanto, como tambem já referido, existe o bom senso, que deve imperar em tudo na vida, o qual deve reger a grande maioria das atitudes e decisões.
Mas por diversas circunstancias nem sempre é possivel garantir que o regime trabalho-repouso é o mais justo na medida de possibilitar o descanso, mas sera provavelmente o possivel.
Quanto  as horas de serviço,  é normal fazer um serviço de escala de 24H e  depois do mesmo continuar a desempenhar as normais funções, até ao final do serviço ordinário nesse dia  que será normalmente cerca das 17h ou 17H30 (ou o forista não estava habituado a este regime de serviço!?).
Obviamente que quando há bom senso e pessoal disponivel para tal, depois do serviço de escala de 24h é normal dispensar o militar, de modo a permitir que ele vá descansar.
Estas situações ocorrem (e hão-de ocorrer) há decadas nas U/E/O do exército.
Quanto ao documento que regulamenta essa e outras situações relativas ao serviço, não é o RDM, mas sim o RGSUE ( Regulamento Geral do Serviço nas Unidade do Exército.

Cumprimentos
 

*

Ranger Rebelde

  • Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Existe limite de horas de trabalho para um militar?
« Responder #3 em: Dezembro 28, 2009, 10:58:54 am »
A resposta à sua questão está dada e confirma-se, que efectivamente não existe um horário de trabalho definido.
Ainda havia gente que questionava o facto de nos cursos OE em Lamego o pessoal não ter horário... c34x
 

*

kidding

  • 4
  • +0/-0
Re: Existe limite de horas de trabalho para um militar?
« Responder #4 em: Janeiro 01, 2010, 03:31:03 pm »
O "forista" esta mais do que habituado ao serviço e não tenho qualquer problema de o fazer o serviço. Não é essa a questão a questão é mais se tenho o direito a um descanso na parte da tarde, e não ter de estar sempre a perguntar se posso ir descansar e os graduados virarem-se para nós - vais descansar só porque eu deixo (claro quando ocorre de poder descansar). Tive a pesquisar pela net e não encontrei RGSUE mas vou tentar pedir, e vou ver se encontro alguma coisa a legislar algum tipo de descanso.
Os serviços que se fazem era feitos por pelo menos 3 praças e depois do jantar fazia-se 4 horas a descansar 2 horas  de serviço. Bem diferente de só se poder dormir depois da meia noite e mesmo assim 1 tem que estar acordado.

obrigado pelas respostas.
 

*

Malina

  • 531
  • +0/-0
Re: Existe limite de horas de trabalho para um militar?
« Responder #5 em: Janeiro 01, 2010, 03:50:39 pm »
É a típica coisa que o militar tem que "calar e comer"...
Na minha opinião, o militar tem que começar cada vez mais a ser tratado com mais respeito e como um empregado normal, não como carne para canhão e que tem que ser pau mandado. Isto devia ser regulamentado.

Claro que o militar tem que estar disponível 24h. Claro que o militar de vez em quando tem que se submeter a condições piores. Claro que o militar pode ser arrancado da cama a qualquer hora. Claro que o militar tem que pôr a sua vida em risco.Mas a tempo inteiro, sem direito a descansar, e com oficiais a tratarem abaixo de cão, não...
É que se ainda tivesse em caso de guerra aberta, era compreensível, mas assim não vejo a necessidade.

Justificar a "condição militar" para tratos desumanos é, na minha opinião, completamente estúpido. Supostamente essa "condição militar" é para casos excepcionais e para casos de necessidade, não para fazer disso um dia-a-dia. Usam e abusam dessa linha.

Acho que o militar deve ter direito a uma qualidade de vida como qualquer cidadão, na medida do possível.
 

*

lazaro

  • 473
  • +0/-0
Re: Existe limite de horas de trabalho para um militar?
« Responder #6 em: Janeiro 01, 2010, 05:04:50 pm »
Entre outras coisas, este forum é o "saco de porrada nos Oficiais". Mais tarde ou mais cedo aparece sempre um forista a atribuir os males  do exército português à Oficialidade em geral. Se os foristas fossem Oficiais concerteza conseguiam mudar o "lado negro" da instituição militar... temos pena que não sejam ... se tivessem estudado quando tiveram oportunidade para isso ..., quem sabe ... . De facto estou cada vez mais convencido que o exército devia recorrer ao forumdefesa como fonte de recrutamento de potenciais Oficiais de Excelência.  

O Kidding não referiu se o graduado era Oficial ou Sargento, mas na duvida ... dever ser um Oficial a tratar desumanamente o pobre Praça, coitado.

Kidding: faz o que te aconselhei. Se preferes resolver o teu problema na internet, no RGSUE ou no EMFAR possivelmente tudo vai ficar na mesma.
 

*

Malina

  • 531
  • +0/-0
Re: Existe limite de horas de trabalho para um militar?
« Responder #7 em: Janeiro 01, 2010, 08:37:32 pm »
Se por acaso se está a referir a mim, então antes de mais que fique claro que quando falei "Oficiais" é claro que também entra qualquer pessoa que trate mal os seus inferiores hierárquicos.
E só para que conste tenho a escolinha toda feita até à licenciatura. E que me candidatei ao CFO. E que sim, se entrar e puder, tento mudar alguma coisa.
Você depreende do que lê o que bem entender, porque da minha parte, tanto me faz. Se se ofende, bem paciência, não se pode agradar a todos e acho que não disse nada de ofensivo.
 

*

corapa

  • 261
  • +0/-0
Re: Existe limite de horas de trabalho para um militar?
« Responder #8 em: Janeiro 02, 2010, 10:28:50 am »
Citar
O "forista" esta mais do que habituado ao serviço e não tenho qualquer problema de o fazer o serviço. Não é essa a questão a questão é mais se tenho o direito a um descanso na parte da tarde, e não ter de estar sempre a perguntar se posso ir descansar e os graduados virarem-se para nós - vais descansar só porque eu deixo (claro quando ocorre de poder descansar). Tive a pesquisar pela net e não encontrei RGSUE mas vou tentar pedir, e vou ver se encontro alguma coisa a legislar algum tipo de descanso.
Os serviços que se fazem era feitos por pelo menos 3 praças e depois do jantar fazia-se 4 horas a descansar 2 horas de serviço. Bem diferente de só se poder dormir depois da meia noite e mesmo assim 1 tem que estar acordado.

Caro forista kidding, não entendi se o aplicar de aspas à expressão forista, é para denotar algum melindre pela utilização da mesma, ou pelo facto de as respostas que surgiram, não lhe terem agradado.
Se não entendeu o teor das mesmas, como isto é um forum publico, aberto à troca de ideias, de experiências, de opiniões e de esclarecimento de situações e vou novamente esclarece-lo, mas desta vez de uma forma mais objectiva.
Relativamente ao direito descansar após um serviço ordinário de 24h (ou sejam elas quantas forem) e desempenhado apenas por 2 militares (ou sejam eles quantos forem), não tem direito a qualquer descanso, antes do final do serviço orgânico desse dia, segundo o que estiver estipulado em horario de serviço interno da U/E/O.
O serviço é regulamentado pelo RGSUE e pelas NEPs próprias de cada unidade, feitas em função da especificidade da missão da unidade.
Não quero eu com isto dizer que estou de acordo, ou que esta correcto, apenas que é o que esta escrito em regulamento próprio, ou seja, não há nada que determine o direito a ir descansar após ter estado de serviço 24h e ter passado a noite acordado, como já referi, apenas o bom senso leva  a que isso não deva ser feito, sempre que seja possivel.
Quanto a pesquisar, na intranet do exército tem acesso a esse e outros regulamentos.
Em Portugal os serviços são feitos pelo numero de militares disponiveis para tal, que nem sempre são os 3, efectivo minimo ideal; posso dar-lhe vários exemplos de U/E/O em que apenas 2 militares fazem 24h de serviço, incluindo dividir a noite.

Citar
É a típica coisa que o militar tem que "calar e comer"...
Na minha opinião, o militar tem que começar cada vez mais a ser tratado com mais respeito e como um empregado normal, não como carne para canhão e que tem que ser pau mandado. Isto devia ser regulamentado.

Claro que o militar tem que estar disponível 24h. Claro que o militar de vez em quando tem que se submeter a condições piores. Claro que o militar pode ser arrancado da cama a qualquer hora. Claro que o militar tem que pôr a sua vida em risco.Mas a tempo inteiro, sem direito a descansar, e com oficiais a tratarem abaixo de cão, não...
É que se ainda tivesse em caso de guerra aberta, era compreensível, mas assim não vejo a necessidade.

Justificar a "condição militar" para tratos desumanos é, na minha opinião, completamente estúpido. Supostamente essa "condição militar" é para casos excepcionais e para casos de necessidade, não para fazer disso um dia-a-dia. Usam e abusam dessa linha.

Acho que o militar deve ter direito a uma qualidade de vida como qualquer cidadão, na medida do possível.

Cara forista malina, como se depreende das suas palavras, não é militar e se pensa vir a se-lo, concerteza, tera futuramente uma visão diferente da actual, pois a instituição militar vista de fora é significativamente diferente de quando se esta lá dentro, se bem que com o tempo e as circunstancias esteja a mudar.
O militar nunca foi, não é, e nunca poderá ser um empregado normal, e se isso um dia vier a acontecer então é melhor acabar com as FAs e entregar essas missões as forças de segurança e empresas privadas.
O militar tem direitos e deveres, diferentes dos restantes cidadãos, consignados em diferentes diplomas, como por exemplo, o mais importante de todos, afirmado na cerimónia do juramento de bandeira: defender a pátria, mesmo com o sacrificio da própira vida; quantos empregos normais a malina conhece em que se firme um contrato em que isso lá venha consignado?
No seguimento desse mesmo juramento compromete-se a cumprir as leis, ordens e regulamentos militares, ou seja, admite que está disposto a seguir um determinado padrão de actuação e isto não se aplica somente das "nove à cinco", como num emprego normal, mas durante as 24h do dia.
Daqui surge a condição militar, que não é uma condição pontual, dependente de momentos, situações ou missões, mas uma condição permanente, de acordo com diplomas que a determinam e que por exemplo dão ao militar o direito ao uso e porte de arma( militar do QP), alojamento, alimentação, formação, etc.
Ou seja, há direitos e deveres, que implicam essa condição militar e não podemos apenas reivindicar os direitos e reclamar dos deveres, mesmo quando em muitas situações eles não nos  agradam, ou nos prejudicam. Isto não é o "comer e calar", é o cumprir, conforme os regulamentos a que nos sujeitamos, quando aceitamso ser militares; é quase como no casamento "para o bem e para o mal", senão não vale a pena casar.
Infelizmente, hoje em dia, cada vez mais se vê a tropa dos direitos e menos a dos deveres, pois qualquer coisa serve para reclamar, esquecendo que por vezes as situações são as possiveis, nos contextos em que são desenvolvidas.
Obviamente que há muita coisa mal e que infelizmente há-de continuar, pois não se mudam metalidades e habitos instituidos há decadas, em anos.
Mas uma coisa é importante frizar, nunca se poderá por a instituição militar em pé de igualdade com qualquer empresa ou actividade, pois como já referi, se e quando isso acontecer, mais vale "fechar as portas e entregar as chaves".
Mas esta é tão somente a minha opinião, e como é obvio vale o que vale.

Cumprimentos
 

*

kidding

  • 4
  • +0/-0
Re: Existe limite de horas de trabalho para um militar?
« Responder #9 em: Janeiro 02, 2010, 12:29:05 pm »
Agradeço as respostas de todos, as minhas duvidas ja foram esclarecidas depois agradecia que algum moderador feche este topico.
Se o RGSUE diz que "não tem direito a qualquer descanso, antes do final do serviço orgânico desse dia" então não a nada a fazer. Mesmo assim vou dar uma vista de olhos pelas NEP's


Cumprimentos
 

*

papoila

  • 72
  • +0/-0
Re: Existe limite de horas de trabalho para um militar?
« Responder #10 em: Janeiro 02, 2010, 06:16:15 pm »
Caro Kidding a solução não está no RGSUE, nem NEP'S ou outro tipo de regulamento....parece-me que, e permita-me uma opinião franca, estás a escolher uma estratégia muito muito errada.....
As perguntas que te foram feitas são pertinentes:
- Se todos os outros estão em igual situação;
- Se para além dos 2 existem militares com a mesma especialidade;
- se te encontras colocado funcionalmente num módulo ou pelotão

Não tenho conhecimento de nenhum tipo de escala a 2, salvo situações de operacionais...o povo de TMS da minha missão foi dos que mais trabalhou, tiveram alturas que os 12 respondiam por 3 escalas e ingrenavam svç após svç....
Caro Kidding fala directamente com o graduado que é responsável pela area, demonstra o teu descontentamento pelo cansaço acumulado...não por não descansares após svç...antes de falares estuda bem as possiveis soluções, não apontes pessoas...procura que ele se coloque na vossa situação e reconheça que estão no limite...olha o pessoal da cozinha que são tão poucos e todos os dias dão o litro....eles emendam svç atrás svç, não descansam lá muito tens que reconhecer....na minha missão quandos as duas companhias operacionais saiam em manobra eles assumiam postos de segurança ao portão...pensa nisto
Não optes pelo extremar de posições...só leva ao fecho de fileiras e só pioras a tua situação....calma, serenidade e acima de tudo conversar....
"Hic Non hostes nisi morbi”
 

*

MarcaPistola

  • 12
  • +0/-0
Re: Existe limite de horas de trabalho para um militar?
« Responder #11 em: Janeiro 02, 2010, 06:53:06 pm »
corapa disseste tudo.
 

*

Malina

  • 531
  • +0/-0
Re: Existe limite de horas de trabalho para um militar?
« Responder #12 em: Janeiro 04, 2010, 02:34:47 am »
corapa

Desculpe, mas eu acho que ser militar é um emprego normal. Porque vocês só diz que não é normal porque exige sacrifícios. Mas isso não acontece com quase todos? Ou todos?
Todos os empregos têm regras, há sacrifícios a fazer. Uns mais que outros, mas todos têm. E quanto maior a responsabilidade, maior o sacrifício. Ou não falaremos, por exemplo, dos médicos. Eles também fazem um juramento. Os médicos têm todos os dias vidas para salvar e algo extremamente importante nas mãos: a saúde. Sem saúde ninguém faz nada. No entanto, por cada sacrifício que fazem, têm compensação justa para isso. Têm os descansos certos. Têm compensações financeiras, enfim, depende da situação. O médico, tal como o militar, está sujeito a ser chamado a qualquer altura. Tem enormes responsabilidades. Mas essa prontidão é paga.
Você considera as condições dos médicos iguais às dos militares? Eu considero ambos muito parecidos no que toca a este tipo de situações.

Supostamente, no militar também. Tem, em mãos, a defesa da Pátria. Têm também a tal compensação, mas essa compensação é fixa. O que dá azo a abusos. Acho ridículo nalguns casos em que se use a desculpa do suplemento de condição militar para submeter os militares a situações que, sinceramente, são irrisórias e evitáveis. Uma coisa é em operações e em casos específicos. Outra coisa é usar disso para se poupar uns trocos para ter os efectivos necessários ao bom funcionamento dum quartel, ou seja lá do que for. Os militares não são simples empregados, mas também não são super-homens.
O militar supostamente tem que estar pronto 24horas para o caso de alguma emergência ou de alguma necessidade, não para ser abusado e todos os dias ter que se submeter a exigências que não são normais numa instituição que funciona bem. Não para estar de serviço dia sim dia não na Porta de Armas a noite toda e não ter direito ao seu descanso respectivo. Quando na realidade se calhar bastava ter mais alguns efectivos e o problema estava resolvido. Está a ver a diferença? Entre um sacrifício útil e um sacrifício por abuso?

Isso de prometerem se sacrificar pelo país, pela Pátria, é bonito. É mesmo. Mas acho que esses sacrifícios não passam pelo andar a fazer escalas e escalas sem o devido descanso, e trabalhar horas e horas a mais sem compensações, só porque sim. Porque isso não é pela Pátria, é por um Estado que não quer pagar o número de efectivos necessários ao bom funcionamento da instituição. O militar vai continuar a dar a sua vida pelo país em caso de guerra, vai continuar a amar a sua Pátria, se por acaso tiver as condições para uma vida de qualidade. Aliás, sobe a moral e a motivação, duas coisas extremamente importantes.

Também é bonito dizer que o militar tem que estar para o bem e para o mal, que sabe ao que vai, etc. Isso acontece com qualquer emprego, há centenas de empregos assim. Ainda assim têm direito legalmente imposto os seus direitos.
Vocês por acaso acha que um militar vai ser bom militar se começar a chegar todos os dias com olheiras horríveis, desmoralizado, com a situação familiar a degradar-se? Acha mesmo? Por mais juramentos que tenha feito, por mais subsídios que receba, acha que o dinheiro paga tudo?

O problema é que as pessoas acham que os militares têm que ser sobre-humanos, e só porque juram pelo seu País, têm o dever de ser miseráveis se alguém assim o entender. O problema não é o militar não trabalhar das 9 às 17h, o problema é quando o militar trabalha mais e não lhe dão o devido descanso para que continue a ter a mesma eficiência e eficácia. O problema é quando o militar é constantemente pisado.
Nos centros de recrutamento alertam para a situação de ficar de serviço, mas juram a pés juntos que depois têm direito ao respectivo descanso, quando isso não é sempre verdade.

Pergunto-me porque não se pode comparar, pelo menos em questão de bom senso e funcionamento, com outras instituições, empresas, seja lá o que for. As Forças Armadas o são. E todos os militares são humanos. E que eu saiba torna-se importante para o ser humano ter vida não só profissional, mas como pessoal e familiar. Senão mais logo acabam como os tipos da France Telecom: a suicidarem-se. Ninguém deu por nada até que por fim uma carrada de funcionários decidiu por fim à vida. Eu pergunto-me o que é que os militares têm a mais do que os tais funcionários... As Forças Armadas não são uma mera empresa, instituição? Pois os seus empregados são meros humanos.

Sabe, a diferença das Forças Armadas Portuguesas para as outras melhores, não passam só porque têm pior equipamento ou piores condições em termos materiais, mas sim também por um pior tratamento dos seus militares e um desprezo pela sua vida pessoal. Já muitos países repararam que esses pequenos pormenores faziam muita diferença.

Sacrifício é dar de nós quando é necessário. Dar de nós sem respeito e bom senso, é abuso. Eu vejo essas diferenças, vocês não. São opiniões diferentes, mas que no campo fazem toda a diferença. A linha entre sacrifício e abuso é muito ténue. Sacrifício para mim é um militar que vai para a guerra, ou para uma operação de paz, e passa meses e meses sem ver a família, sem saber se vai voltar para casa, ou que sai em estado de emergência ajudar a população semanas a fio seja por que razão for (catástrofes naturais, humanas, etc) e a sacrificar a vida por uma causa que ajuda o país e o mundo. Abuso é um soldado numa base no seu país sem estar em situação de emergência ou de guerra e andar a fazer escalas atrás de escalas, e não vê a família e não tem vida pessoal não porque está a lutar por um mundo melhor, mas sim porque a burocracia e a falta de efectivos não deixa.

Enquanto Portugal não valorizar os seus militares e lhes dar as condições necessárias para uma vida de qualidade, continuaremos com uma mentalidade fechada e de cada um por si. Muitos outros países têm vindo a notar isso e a dar cada vez mais condições humanas aos seus militares, aumentado a satisfação, motivação e eficiência. Para quando isso em Portugal?

Mais vale deixar as coisas nas mãos das Forças de Segurança? Que eu saiba os agentes das Forças de Segurança também prestam juramento, um juramento semelhante ao dos militares se não me engano. A diferença das Forças de Segurança e das Forças Armadas é simplesmente que as primeiras estão vocacionadas para a segurança interna, e as  segundas para a defesa contra ameaças sobretudo externas (ou seja, guerra, metendo isto numa palavra simples). Os primeiros têm uma formação muito diferente dos segundos. Por isso é que os primeiros sempre vão precisar dos segundos e vice-versa. A formação dum agente da PSP não tem muito a ver com a formação de um militar...
Um agente da PSP também tem que todos os dias dar a sua vida pela segurança dos cidadãos portugueses, está sujeito a ser chamado a qualquer hora, a fazer escalas e a ficar de serviço, a ser morto em serviço (ouço mais falar em mortes de pessoas das Forças de Segurança do que de militares!) e ainda assim é sujeito a ser chamado de "emprego normal" e sujeito às leis normais. Porque é que um militar a trabalhar "em casa" (ou seja, que não esteja em missão no estrangeiro) não pode?
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
Re: Existe limite de horas de trabalho para um militar?
« Responder #13 em: Janeiro 16, 2010, 11:16:55 am »
Este tópico tem opiniões de ir às lágrimas, por acharem que o ser militar é como ser jardineiro, secretário ou administrador de empresas é que as recompensas aos militares estão a diminuir e os jovens a recusarem entrar nesta vida. A área sindicalista é noutro fórum!!!

Ser militar é ser militar não é ser outra coisa qualquer, isto não é a guerra do Solnado!!!

O Senhor Corapa a meu ver tem toda a razão! Imagine-se ser submarinista ser como ser padeiro. Acabo como comecei, é de ir às lágrimas...
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

tamokae

  • 9
  • +0/-0
Re: Existe limite de horas de trabalho para um militar?
« Responder #14 em: Janeiro 16, 2010, 03:02:11 pm »
Boa tarde, meus senhores bom ano.
É so para informar que, daqui a 30minutos as minhas 40 horas semanais completa-se.
Alem disso vou por faltas por nojo, e que o trabalho noturno depois das 22h tem que começar a ser pago.
Por isso informem, que operaçoes e compromisso com organizações, tem que começar a funcionar segundo estas regras, ou vou por o sindicato ao barulho.

Acho que para quaquer Militar Português esta conversa..........................................................................................................

Saudações Mutualistas