Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3.5%)
F-35
46 (40.4%)
Rafale
17 (14.9%)
Gripen
32 (28.1%)
Eurofighter Typhoon
15 (13.2%)

Votos totais: 114

Substituiçao dos F-16's

  • 4248 Respostas
  • 735984 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3911 vez(es)
  • Enviou: 721 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2460 em: Janeiro 26, 2021, 12:19:40 pm »
O nosso problema é a falta de interesse em investir. É só relembrar que não quisemos o Wave porque... era mais caro do que o que queríamos pagar (provavelmente o chico-esperto tuga queria comprar o navio por menos de 20 milhões, e os britânicos mandaram-nos passear). Mas de forma generalizada, não há muito interesse nisso.

Duvido que se arranjasse dinheiro ou vontade para caças, já que são programas muito caros, mas para os hélis de evacuação, há sempre a opção dos UH-60 reacondicionados (urgentes para o RCA), o Wave, fragatas não sei se haverá alguma coisa decente no mercado, mas devíamos era encomendar umas novas, caças era avançar de vez com o upgrade dos PA I...

Agora, é tudo uma questão de ter vontade. E enquanto a mentalidade de seguir a LPM à risca se mantiver (veja-se a questão do AOR, que nem dada o abate antecipado do Bérrio, foram capazes de adiantar a sua substituição), continuarão a deixar passar compras de oportunidade.
 

*

Kalil

  • Especialista
  • ****
  • 987
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 216 vez(es)
  • +87/-463
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2461 em: Janeiro 26, 2021, 12:42:52 pm »
As sociedades grega e portuguesa são muito diferentes. Eles têm muito mais gente nos extremos, direita/fascista e esquerda/anarquista. E os militares tem tradicionalmente um enorme peso no governo e na sociedade.
E há, de facto, uma ameaça próxima, cada vez mais relevante. E essa ameaça é sentida por todos os cidadãos.
Para além disso, este governo é quase que obrigado a seguir as pressões do ramo militar, do qual tem bastante suporte político.

As manobras de criatividade financeira já são famosas na Grécia, só mostram que se consegue fazer quase tudo, desde que haja motivação.

Cumprimentos
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3261 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6486
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2462 em: Janeiro 26, 2021, 03:06:16 pm »
Lá motivação não falta por aquelas bandas. Temos de ver se fazemos uns Dogfight e abalroamentos com os "hermanos"...  :mrgreen: :mrgreen:

https://www.thedrive.com/the-war-zone/36088/face-off-in-the-aegean-how-greek-and-turkish-air-forces-stack-up








Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5382
  • Recebeu: 4026 vez(es)
  • Enviou: 10020 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2463 em: Janeiro 26, 2021, 09:50:34 pm »
E nós não temos criatividade contabilística? Basta ver a palhaçada que foi a aquisição dos subs, em que comprámos dois submarinos aos preço de três para não sobrecarregar o défice e os planos acabaram por ser completamente torpedeados pela Comissão.

Ou, melhor ainda, a “criatividade” mostrada anualmente — há pelo menos 30 anos — com os orçamentos de defesa, em que os números são inflacionados para consumo externo, deflacionados para consumo interno e esmagados em termos reais, contribuindo para o lento, mas continuado, asfixiamento das FFAA.

Alguém ainda acha o que o “desinteresse” pela causa militar em Portugal é o resultado um sentimento legítimo da população? Numa sociedade altamente manipulada pelos media, em que assuntos absolutamente prosaicos são exagerados ao ponto de causar náusea e assuntos sérios são completamente “enterrados” para as últimas páginas, ou para horários mortos. Em que, por vezes, até o mesmo tema é retratado de forma flexível, consoante a mensagem que se quer passar. A sério?

Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, dc, Stalker79

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3911 vez(es)
  • Enviou: 721 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2464 em: Janeiro 27, 2021, 01:45:48 pm »
Mas também os do "consumo externo" só não vêm que os nossos valores são inflacionados, porque não querem (ou talvez já se tenham cansado de reclamar).

A melhor comparação para se fazer, é com a Dinamarca, que gasta apenas mais 23% que nós na Defesa (segundo aquele gráfico da NATO), mas consegue ter FAs muito melhor equipadas e com quase o dobro dos efectivos (efectivos esses com salários muito superiores aos militares portugueses).
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2465 em: Janeiro 28, 2021, 04:11:17 pm »
Citar
Top Aces Corporation has begun receiving surplus Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon combat aircraft from Israel for contractor-based ‘Red Air’ training against the US Air Force (USAF), both parties to the deal announced on 28 January.

Canadian based Top Aces and the Israeli Ministry of Defence (MoD) disclosed shipment of the first batch out of F-16A/B ‘Netz’ jets, with at least three of the 29 aircraft flown to North America onboard an Antonov An-124 airlifter.

The Israeli MoD noted, “Following negotiations led by SIBAT [MoD facilitation service], the MoD has signed an unprecedented agreement to supply 29 F-16 aircraft to Top Aces. These will be employed as staged adversary aircraft in US Air Force training.”

E é assim que uma empresa privada do Canada tem mais F-16 que a FAP. 8)
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3911 vez(es)
  • Enviou: 721 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2466 em: Janeiro 28, 2021, 04:47:58 pm »
E assim pergunto se ter meia dúzia de F-16Bs não serviam perfeitamente para ministrar treino avançado (pelo menos partilhavam os mesmos motores da restante frota), em vez de se procurar adquirir uma aeronave completamente nova, com nova logística associada e em pequena quantidade. As restantes funções de treino, ficariam a cargo de uns PC-21.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2467 em: Janeiro 28, 2021, 10:10:11 pm »
E assim pergunto se ter meia dúzia de F-16Bs não serviam perfeitamente para ministrar treino avançado (pelo menos partilhavam os mesmos motores da restante frota).

Teriam que ser aparelhos EX-EPAF, penso que os americanos já só usam F-16 com motor GE, talvez no "deserto" ainda haja modelos antigos com motor PW, mas a FAP já deve ter passado aquilo a pente fino  :mrgreen:.
 

*

Kalil

  • Especialista
  • ****
  • 987
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 216 vez(es)
  • +87/-463
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2468 em: Janeiro 28, 2021, 10:50:28 pm »
E assim pergunto se ter meia dúzia de F-16Bs não serviam perfeitamente para ministrar treino avançado (pelo menos partilhavam os mesmos motores da restante frota), em vez de se procurar adquirir uma aeronave completamente nova, com nova logística associada e em pequena quantidade. As restantes funções de treino, ficariam a cargo de uns PC-21.

Não posso responder com conhecimento de causa mas, à primeira vista, faria todo o sentido. Substituir os Epsilon por PC 21 ou equivalente moderno seria um incremento substancial na formação por um valor razoável (menos de 10M por aparelho). Deverá estar fora de hipótese, portanto.

Há muitas áreas onde se pode melhorar grandemente a capacidade sem gastar rios de dinheiro. Hélis médios, MQ-9, mrtt.. Era só escolher a prioridade.
Falta é a motivação..

Ainda por cima, no único investimento sério dos últimos anos, tínhamos de levar com o biscate da Embraer!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3911 vez(es)
  • Enviou: 721 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2469 em: Janeiro 28, 2021, 11:24:30 pm »
Eu francamente não vejo grande interesse (ou necessidade) de ter um treinador avançado dedicado, a jacto. Só para preencher o "gap" entre um PC-21 e um F-16? E para formar tão poucos pilotos? Meia dúzia de F-16BM faziam o serviço, e sem precisar de se gastar mais de 200 milhões na aquisição de jactos de treino novos, mais contratos de manutenção, mais treino de mecânicos, e afins. Um M-346 é inquestionavelmente mais barato de operar que um F-16, mas quantos anos de uso era preciso dar aos ditos, para compensar esta diferença?

Agora é pensar onde é que os mais de 200 milhões que custaria uma mera dezena de treinadores avançados, podiam ser investidos.

Já nem dá para escolher uma prioridade, porque ao longo de décadas, foram empurrando os diversos programas para o governo seguinte, e agora vemos os efeitos devastadores que isso teve e que "não há dinheiro para tudo".
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2470 em: Janeiro 29, 2021, 01:31:38 am »
Eu francamente não vejo grande interesse (ou necessidade) de ter um treinador avançado dedicado, a jacto. Só para preencher o "gap" entre um PC-21 e um F-16? E para formar tão poucos pilotos? Meia dúzia de F-16BM faziam o serviço, e sem precisar de se gastar mais de 200 milhões na aquisição de jactos de treino novos, mais contratos de manutenção, mais treino de mecânicos, e afins. Um M-346 é inquestionavelmente mais barato de operar que um F-16, mas quantos anos de uso era preciso dar aos ditos, para compensar esta diferença?

Os F-16BM ainda têm outra vantagem, possuem todas as capacidades dos AM, isto é, basta querer que podem fazer alertas, exercícios, missões internacionais, etc.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5382
  • Recebeu: 4026 vez(es)
  • Enviou: 10020 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2471 em: Janeiro 29, 2021, 04:34:55 am »
Eu francamente não vejo grande interesse (ou necessidade) de ter um treinador avançado dedicado, a jacto. Só para preencher o "gap" entre um PC-21 e um F-16? E para formar tão poucos pilotos? Meia dúzia de F-16BM faziam o serviço, e sem precisar de se gastar mais de 200 milhões na aquisição de jactos de treino novos, mais contratos de manutenção, mais treino de mecânicos, e afins. Um M-346 é inquestionavelmente mais barato de operar que um F-16, mas quantos anos de uso era preciso dar aos ditos, para compensar esta diferença?

Agora é pensar onde é que os mais de 200 milhões que custaria uma mera dezena de treinadores avançados, podiam ser investidos.

Já nem dá para escolher uma prioridade, porque ao longo de décadas, foram empurrando os diversos programas para o governo seguinte, e agora vemos os efeitos devastadores que isso teve e que "não há dinheiro para tudo".

Acho que o maior obstáculo deve ser o custo operacional elevado.
Talent de ne rien faire
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3911 vez(es)
  • Enviou: 721 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2472 em: Janeiro 29, 2021, 12:30:09 pm »
Os F-16BM ainda têm outra vantagem, possuem todas as capacidades dos AM, isto é, basta querer que podem fazer alertas, exercícios, missões internacionais, etc.

Claro, e mesmo que uma parte da frota de F-16 viesse a ser modernizada para V, os restantes MLU teriam sempre utilidade como aeronave de segunda-linha.

Acho que o maior obstáculo deve ser o custo operacional elevado.

É o mais certo, mas também não me parece que qualquer outra opção, tirando a escola privada (em teoria, porque não se sabe preços), consiga ser considerada "barata". Se os F-16 têm custos "impeditivos", mais impeditivos serão os 200 a 300 milhões que custaria comprar jactos de treino novos. E para ter um número tão baixo, não me parece que compense.

Pelo menos como solução a curto/médio prazo, até haver de facto novidades quanto à tal escola internacional, mais vale ter uns F-16BM extra, do que não ter nada e esperar sentado.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2473 em: Janeiro 30, 2021, 03:03:31 pm »


É assim que se fazem bom negócios com aliados e se ajuda a industria de defesa local. ;)
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2474 em: Fevereiro 03, 2021, 10:47:25 am »
Citar
More F-16 Vipers could be ordered together with F-15EXs, attritable aircraft and NGAD to replace older aircraft until enough F-35s are available.

Almost 16 years after the last delivery, the U.S. Air Force is now considering an order for new F-16 Fighting Falcon (or Viper, as the type is dubbed in the fighter pilot community) jets. This news was recently reported by the Aviation Week Defense Editor Steve Trimble after an interview with Will Roper, former Assistant Secretary of the Air Force for Acquisition, Technology and Logistics.

É uma boa oportunidade para comprar uns radares para os PAI