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Substituiçao dos F-16's

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tenente

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2355 em: Janeiro 03, 2021, 10:18:19 pm »
Alguém sabe de onde saíram os 1.200 milhões para a TAP ??
Foi necessário alguma LPM, civil, para os arranjar ??
Que equipamentos Militares foram adquiridos nos últimos vinte anos ao abrigo das LPM's ???
Qual foi o valor em termos de cativações que no mesmo periodo, foi surripiado ás FFAA ?

Meus senhores dinheiro para os F35 HÁ, o que não HÁ é vontade de investir nas FFAA.

Volto a repetir o que tenho dito e redito neste forúm, se o Orçamento das FFAA for de 1,5 a 1,7% do PIB, e dessa percentagem fossem alocados aos investimentos anuais 20%, que seriam cerca de 630/700 milhões, não era necessário nenhuma trapaça chamada de LPM existir para que as ditas estivessem muito melhor equipadas e com efectivos suficientes para todas as unidades que constituem os três Ramos  !!

Abraços
« Última modificação: Janeiro 03, 2021, 10:19:38 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2356 em: Janeiro 03, 2021, 10:20:46 pm »
O problema é que a FAP acaba por ter uma ambição irrealista. Se as condições financeiras fossem outras, ou o país fosse outro com menos "porcarias" à mistura, fazia todo o sentido estarmos aqui a falar no F-35. Mas entre ter uma ambição cega que não vai dar em nada, e ter uma perspectiva mais realista, que permita melhorar a qualidade dos meios não de um, mas de dois ramos, pelo preço de uma dúzia de F-35s, prefiro a segunda.

Por cá vejo dois tipos de ilusões. Na FAP que vai haver dinheiro para F-35, e na Marinha que os upgrades a ser realizados às fragatas garantem a manutenção de capacidades.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2357 em: Janeiro 03, 2021, 10:22:58 pm »
Alguém sabe de onde saíram os 1.200 milhões para a TAP ??
Foi necessário alguma LPM, civil, para os arranjar ??
Que equipamentos Militares foram adquiridos nos últimos vinte anos ao abrigo das LPM's ???
Qual foi o valor em termos de cativações que no mesmo periodo, foi surripiado ás FFAA ?

Meus senhores dinheiro para os F35 HÁ, o que não HÁ é vontade de investir nas FFAA.

Volto a repetir o que tenho dito e redito neste forúm, se o Orçamento das FFAA for de 1,5 a 1,7% do PIB, e dessa percentagem fossem alocados aos investimentos anuais 20%, que seriam cerca de 630/700 milhões, não era necessário nenhuma trapaça chamada de LPM existir para que as ditas estivessem muito melhor equipadas e com efectivos suficientes para todas as unidades que constituem os três Ramos  !!

Abraços
Alguém sabe de onde saíram os 1.200 milhões para a TAP ??
Foi necessário alguma LPM, civil, para os arranjar ??
Que equipamentos Militares foram adquiridos nos últimos vinte anos ao abrigo das LPM's ???
Qual foi o valor em termos de cativações que no mesmo periodo, foi surripiado ás FFAA ?

Meus senhores dinheiro para os F35 HÁ, o que não HÁ é vontade de investir nas FFAA.

Volto a repetir o que tenho dito e redito neste forúm, se o Orçamento das FFAA for de 1,5 a 1,7% do PIB, e dessa percentagem fossem alocados aos investimentos anuais 20%, que seriam cerca de 630/700 milhões, não era necessário nenhuma trapaça chamada de LPM existir para que as ditas estivessem muito melhor equipadas e com efectivos suficientes para todas as unidades que constituem os três Ramos  !!

Abraços

Sim, o pessoal aqui ainda não entendeu que não há vontade, dinheiro não falta!
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2358 em: Janeiro 03, 2021, 10:30:14 pm »
Mas por eu duvidar que alguma vez se sigam esses exemplos, como apresentado pelo tenente, eu já nem me dou ao trabalho de entrar em fantasias de F-35 na FAP antes de 2030/35, e mesmo nessa altura, tenho sérias dúvidas. E por saber como funciona aqui a terrinha, já tento olhar para uma forma de melhorar o estado da Defesa em Portugal, sem valores astronómicos (daí ter pegado no exemplo dos 1200 milhões, e demonstrado que rendia mais se não fossem logo gastos em F-35).
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2359 em: Janeiro 03, 2021, 10:44:24 pm »
Mas por eu duvidar que alguma vez se sigam esses exemplos, como apresentado pelo tenente, eu já nem me dou ao trabalho de entrar em fantasias de F-35 na FAP antes de 2030/35, e mesmo nessa altura, tenho sérias dúvidas. E por saber como funciona aqui a terrinha, já tento olhar para uma forma de melhorar o estado da Defesa em Portugal, sem valores astronómicos (daí ter pegado no exemplo dos 1200 milhões, e demonstrado que rendia mais se não fossem logo gastos em F-35).

dc, eu duvido e muito que alguma teremos F35, os F's que temos voarão até estarem como as corvetas ou mesmo bem piores que os C's estavam, e alguna ainda estão, seguros por arames......
Quem gere as FFAA gere uma autêntica farsa e nada mais que isso!

Qualquer um de nós, neste forúm, sabe que se o orçamento actual fosse bem gerido e empregue na totalidade para o que foi alocado, a Defesa nacional teria mais e melhores meios, não os tem porque quem gere pura e simplesmente não quer ter uma FFAA fortes, ponto.

Os exemplos de material obsoleto são mais que muitos para os numerar, daí eu já há muito tempo, não acreditar quando os responsáveis vem a terreiro dizer que vamos ter isto e aquilo e que vamos reformar o Exército e a Marinha e Blá, Blá, Blá, tudo converseta para boi dormir, porque se alguma coisa fosse feita a favor da DN, as FFAA não estariam como estão !

Quanto á TAP, o valor final que vai necessitar para arribar e depois ser vendida aos amigalhaços por tuta e meia, esse valor será superior á actual LPM, podes apostar !!

Um bom ano para ti ;)
Abraços
« Última modificação: Janeiro 03, 2021, 10:47:06 pm por tenente »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2360 em: Janeiro 03, 2021, 10:49:38 pm »
Um bom ano para ti e todos os membros daqui do Fórum.  ;)

E já agora, para mostrar qual a solução mais vantajosa para o problema que dá nome a este tópico, deixo aqui esta foto (sem photoshop):


 :mrgreen:
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2361 em: Janeiro 03, 2021, 10:49:55 pm »
Aliás, segundo cálculos desta ordem, e mesmo que se considere plausível que metade de uma frota esteja sempre operacional, para Portugal julgo que menos de 24 aviões não serão nunca suficientes para manter as missões base.

E nem falo de situação de conflito. Embora se todos os aviões forem capazes de missão de intercepção e ataque naval, e com os devidos sistemas, ter 8/10 prontos a descolar já faria a diferença.

Agora, 24 aviões operacionais e razoavelmente actualizados.. Não é fácil de $$$..

Mas se com 28 F's andamos ás vezes á pele para arranjar aeronaves suficientes para as missões, instrução alertas MNT e afins, achas que se fossem apenas 24 F35 chegavam ??
Tenho as minhas dúvidas.

« Última modificação: Janeiro 03, 2021, 10:50:28 pm por tenente »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2362 em: Janeiro 03, 2021, 10:51:56 pm »
Um bom ano para ti e todos os membros daqui do Fórum.  ;)

E já agora, para mostrar qual a solução mais vantajosa para o problema que dá nome a este tópico, deixo aqui esta foto (sem photoshop):


 :mrgreen:

isso é que era, será que temos todo esse armamento para a actual frota ?? :bang: ::)

Abraços
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2363 em: Janeiro 03, 2021, 10:53:25 pm »













 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2364 em: Janeiro 03, 2021, 11:09:29 pm »
O problema da nossa baixa disponibilidade é poupar na compra de peças e ir canibalizando outras aeronaves.

Também depende um bocado das necessidades, no caso dos F-16, se apenas precisamos de 4 aviões para alerta, 4 para missões, e 4 ou mais para os voos de treino diários, é esse número de aviões que vamos tentar ter a voar, se conseguirmos mais fixe, dá segurança a quem faz o planeamento dos voos pois pode ter aeronaves de reserva para os voos planeados, mas quando há avarias em vez de comprar ou mandar reparar que custa dinheiro, não custa dinheiro ir buscar essa peça a um avião parado.

PS: Nesses gráficos também há um sobre a manutenção, que tem as inspecções programadas, que são acções planeadas, e as avarias, que são acções de manutenção não planeadas, nesse gráfico vemos que os F-16 e os P-3 são os que têm mais avarias, tem uma certa lógica pois com a complexidade há mais equipamentos que podem avariar, e com o avançar da idade mais acontece... Entre uma moto e uma bicicleta, a primeira deve avariar mais.
« Última modificação: Janeiro 03, 2021, 11:13:53 pm por Lightning »
 
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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2365 em: Janeiro 03, 2021, 11:34:05 pm »
O problema da nossa baixa disponibilidade é poupar na compra de peças e ir canibalizando outras aeronaves.

Também depende um bocado das necessidades, no caso dos F-16, se apenas precisamos de 4 aviões para alerta, 4 para missões, e 4 ou mais para os voos de treino diários, é esse número de aviões que vamos tentar ter a voar, se conseguirmos mais fixe, dá segurança a quem faz o planeamento dos voos pois pode ter aeronaves de reserva para os voos planeados, mas quando há avarias em vez de comprar ou mandar reparar que custa dinheiro, não custa dinheiro ir buscar essa peça a um avião parado.

PS: Nesses gráficos também há um sobre a manutenção, que tem as inspecções programadas, que são acções planeadas, e as avarias, que são acções de manutenção não planeadas, nesse gráfico vemos que os F-16 e os P-3 são os que têm mais avarias, tem uma certa lógica pois com a complexidade há mais equipamentos que podem avariar, e com o avançar da idade mais acontece... Entre uma moto e uma bicicleta, a primeira deve avariar mais.
[/quot
Ainda consegues perceber menos que dos generais dos €€
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2366 em: Janeiro 03, 2021, 11:50:50 pm »
Um bom ano para ti e todos os membros daqui do Fórum.  ;)

E já agora, para mostrar qual a solução mais vantajosa para o problema que dá nome a este tópico, deixo aqui esta foto (sem photoshop):


 :mrgreen:

isso é que era, será que temos todo esse armamento para a actual frota ?? :bang: ::)

Abraços

As bombas ainda vá, os AMRAAM é que deve ser à justa.  :mrgreen:
 

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Kalil

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2367 em: Janeiro 04, 2021, 12:24:41 pm »
Aliás, segundo cálculos desta ordem, e mesmo que se considere plausível que metade de uma frota esteja sempre operacional, para Portugal julgo que menos de 24 aviões não serão nunca suficientes para manter as missões base.

E nem falo de situação de conflito. Embora se todos os aviões forem capazes de missão de intercepção e ataque naval, e com os devidos sistemas, ter 8/10 prontos a descolar já faria a diferença.

Agora, 24 aviões operacionais e razoavelmente actualizados.. Não é fácil de $$$..

Mas se com 28 F's andamos ás vezes á pele para arranjar aeronaves suficientes para as missões, instrução alertas MNT e afins, achas que se fossem apenas 24 F35 chegavam ??
Tenho as minhas dúvidas.

É verdade, estou a ser muito optimista.
Se for possível ter uma frota nessa ordem de grandeza que tenha a devida manutenção e o devido suporte logístico, com armamento e sensores actualizados, já era um grande salto relativamente à situação actual.
Independentemente de o vector ser 5G (que é obviamente o futuro e seria o ideal) ou 4,5G.

Num contrato bem esticado, seria possível ter 24 aviões novos por cerca de 4000M Eur, tudo incluído. Pouco provável dado o nosso histórico de aquisições, no entanto. Mas mesmo esse valor, tendo em conta o panorama geral das FA e da FAP em particular, pode ser melhor empregue noutros sistemas.
Faltava depois definir o abandono da avião de caça ou optar por uma solução low cost. Sendo, na minha óptica preferível ter uma frota em número e prontidão suficiente, em detrimento da capacidade directa do vector usado.

Ter uma dúzia de caças novos será só para inglês ver. Investe se na mesma e o resultado prático é quase nulo.

Cumprimentos
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2368 em: Janeiro 04, 2021, 01:10:01 pm »
O substituto do F-16, terá que ser um avião superior. Não tem grande lógica ir buscar algo low cost (entenda-se FA-50, M-346FA, e por aí em diante), pagar os custos associados de aquisição, nova linha logística, formação de mecânicos e afins, para ter um avião inferior em tudo. Ter uma grande quantidade de aeronaves destas, também não servirá de muito se só houver pilotos para metade delas.

Com base no contrato do upgrade dos F-16 de Taiwan para V (1.85 mil milhões de dólares para o upgrade de 145 aeronaves), conseguíamos fazer o upgrade aos nossos 28, por menos de 400 milhões (358 milhões na verdade, em contas de merceeiro, podendo a diferença para os 400, ser usada para comprar armamento, mais motores, etc). Isto é 1/10 desses 4000 milhões necessários para uma frota de caças novos. Mesmo os caças low cost, se tivéssemos que comprar 30 ou mais, o preço seria no mínimo o dobro do upgrade dos F-16, senão mesmo o triplo.
 

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PereiraMarques

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2369 em: Janeiro 04, 2021, 01:53:21 pm »
Sempre há o leasing  :mrgreen: os Gripen checos e húngaros não são em leasing?

https://en.wikipedia.org/wiki/Saab_JAS_39_Gripen#Czech_Republic