Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3.5%)
F-35
46 (40.4%)
Rafale
17 (14.9%)
Gripen
32 (28.1%)
Eurofighter Typhoon
15 (13.2%)

Votos totais: 114

Substituiçao dos F-16's

  • 4248 Respostas
  • 734206 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2325 em: Janeiro 02, 2021, 02:45:23 pm »
Granda fartura! Pronto retiro tudo o que disse. O que vem a seguir? Vai-se descobrir que afinal temos dezenas de AMRAAM e ninguém sabia?

Eu só comentei a parte que não estava correcta, não me referi a mais nada.

Mas em relação a nesse ano termos enviado 6 F-16 para os Bálticos, todos percebem que foi a excepção que confirma a regra, sendo a regra 4 aeronaves.

Caso não se lembrem da situação geopolítica da altura foi quando a Rússia invadiu a Crimeia, e a defesa aérea dos Bálticos passou de 4 caças para 18, o aumento de 4 para 6 para o país líder pode ter sido imposição da NATO, senão Portugal podia ter ido como país de suporte como o Canadá ou os países que estavam nos outros países Bálticos que levaram 4 caças.

Essa época parece-me ter sido o apogeo da nossa força de F-16, pois o que muitos desconhecem foi que nesse mês de Setembro 2014, enquanto se enviava essa força de 6 F-16 armados de AMRAAM para os Bálticos (algo nunca visto), ainda decorria o FWIT na Holanda com 4 F-16 portugueses, nesse ano tivemos 10 F-16 destacados em duas forças distintas, e isso também foi algo que se deixou de conseguir fazer, ter dois destacamentos em simultâneo.
« Última modificação: Janeiro 02, 2021, 03:07:14 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2326 em: Janeiro 02, 2021, 02:52:34 pm »
No mesmo artigo fala-se na necessidade de ir a Red Flags, Frisian Flags etc, a ultima vez que fomos a Nellis, foi em 2000, com 6 aeronaves, em conjunto com o "pack" EPAF.

Ao Frísian Flag vamos muitas vezes, não vou dizer todos os anos, mas quase de certeza que sempre que participamos no FWIT também se participa nesse exercício, é na mesma base holandesa, e é ali 15 dias antes ou depois (não sei bem) do FWIT, faz-se tudo seguido o que diminui a despesa.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JohnM

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8676
  • Recebeu: 3257 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6485
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2328 em: Janeiro 02, 2021, 08:08:10 pm »
Era importante, para uma melhor discussão deste tópico, saber se exactamente qual o actual estado da frota de F-16.
Quantos aviões estão efectivamente operacionais, qual tem sido a taxa de disponibilidade, o número de horas de voo anual quer das células quer dos pilotos.. etc.
Também é necessário saber quais as missões essenciais, e quais as que não tem sido cumpridas por falta de aviões ou armas/sensores.

Por vezes, o número de aviões pode levar a erros ou deduções erradas. Quando se fala por exemplo em ter dois modelos de caça em simultâneo, fico sempre a pensar qual seria a disponibilidade real dos aparelhos.. É que a frota actual, não é assim tão reduzida, mas aparentemente não há aviões para todas as missões.

Talvez fosse preferível ter menos aeronaves mas ter quase todas a funcionar e devidamente equipadas, e ter pilotos com mais horas de treino. Mas Isso também pesa no orçamento, não é só comprar as máquinas.

Correcto. só no Gráfico 5 verifica-se que o filme não é famoso (30 F16???).

https://www.emfa.pt/paginas/infinstitucional_fap/ficheiros/2019/Relat%C3%B3rio%20Gest%C3%A3o%202019.pdf

Cumprimentos

 
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, Lightning

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2329 em: Janeiro 02, 2021, 10:34:50 pm »
Só dizer que uma empresa da EMPORDEF pode comprar os F-35/Rafale e depois o seu pagamento ser suavizado pela LPM.
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2330 em: Janeiro 02, 2021, 10:50:24 pm »
Só dizer que uma empresa da EMPORDEF pode comprar os F-35/Rafale e depois o seu pagamento ser suavizado pela LPM.

Como assim ?
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2331 em: Janeiro 02, 2021, 10:56:45 pm »
Era importante, para uma melhor discussão deste tópico, saber se exactamente qual o actual estado da frota de F-16.
Quantos aviões estão efectivamente operacionais, qual tem sido a taxa de disponibilidade, o número de horas de voo anual quer das células quer dos pilotos.. etc.
Também é necessário saber quais as missões essenciais, e quais as que não tem sido cumpridas por falta de aviões ou armas/sensores.

Por vezes, o número de aviões pode levar a erros ou deduções erradas. Quando se fala por exemplo em ter dois modelos de caça em simultâneo, fico sempre a pensar qual seria a disponibilidade real dos aparelhos.. É que a frota actual, não é assim tão reduzida, mas aparentemente não há aviões para todas as missões.

Talvez fosse preferível ter menos aeronaves mas ter quase todas a funcionar e devidamente equipadas, e ter pilotos com mais horas de treino. Mas Isso também pesa no orçamento, não é só comprar as máquinas.

Correcto. só no Gráfico 5 verifica-se que o filme não é famoso (30 F16???).

https://www.emfa.pt/paginas/infinstitucional_fap/ficheiros/2019/Relat%C3%B3rio%20Gest%C3%A3o%202019.pdf

Cumprimentos

 


A instrução avançada de pilotos permanecerá em entidade externa até que exista uma solução que substitua a capacidade perdida com
phase-out da frota Alpha-Jet, potencialmente com um Centro Internacional de Treino de Pilotagem
Avançada, projeto ainda em estudo.

Novos desafios surgem com os novos meios aéreos, não só os que se encontram já em operação como
o AW119MKII, como também os que se encontram ainda em fase projeto, como o KC-390, e os que
estão em fase de planeamento futuro, obrigando a uma reestruturação dos conceitos de operações.

Esta reestruturação, inerente aos requisitos operacionais, em constante mudança e atualização, face às
necessidades dos Teatros de Operação e das ameaças identificadas, encontra reflexo na evolução
tecnológica dos sistemas de armas, o que implica novas competências necessárias à operação, gestão
e manutenção, mas também ao nível dos encargos financeiros, consideravelmente superiores, quer na
aquisição quer na sustentação dessas novas capacidades, entenda-se - novos sistemas de armas.

 
A complexidade dos processos de gestão logística e de manutenção têm-se agravado atendendo às
restrições financeiras sentidas, bem como no respeitante ao pessoal das diferentes áreas técnicas,
claramente insuficiente para responder a todas as solicitações.



Esses novos sistemas de armas provavelmente estão-se a referir a 5G.
« Última modificação: Janeiro 02, 2021, 10:58:09 pm por typhonman »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8533
  • Recebeu: 3885 vez(es)
  • Enviou: 720 vez(es)
  • +4988/-789
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2332 em: Janeiro 03, 2021, 01:24:35 am »
Não podemos discutir caças, com base nas "missões essenciais", porque tal coisa não existe. A missão essencial hoje, pode não o ser amanhã. Em tempo de paz os caças têm utilidade limitada, em tempo de guerra são essenciais, portanto para se debater, convém que se tente encontrar um meio termo entre custos em tempo de paz, e capacidades em tempo de guerra.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5380
  • Recebeu: 4018 vez(es)
  • Enviou: 10001 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2333 em: Janeiro 03, 2021, 01:28:46 am »
O formato ideal para a FAP se manter relevante, em termos de aviação de caça, passaria pelo upgrade dos 28 F-16* para Viper e aquisição de 20 F-35. Desta forma, seria possível constituir uma força de 20 F-16 + 10 F-35. Menos que isso nem vale a pena discutir. Mas, tal força –– equipada com munições suficientes para entrar em combate, mais respectiva reserva ––, significa o dispêndio de cerca de 4.000 a 4.500 milhões. Nunca vai acontecer.

Optando-se somente por F-35, seriam necessárias pelo menos 40 células para manter uma força credível (vide os comentários do Pentágono relativamente ao baixo número de células adquiridas pela Bélgica). Custo provável superior a 6.000 milhões.

Mantendo-se somente F-16 (de preferência convertidos para Viper) ficaríamos relegados para missões de apoio. Mas sem munições em quantidade nem sequer isso seria viável.

Claro que a esta hipotética força ainda se podiam adicionar wingmen autónomos que poderiam ser controlados tanto pelos F-16 como pelos F-35. Mas isso já é outra discussão.

*Pessoalmente, vendia todos os PAII à Roménia e adquiria umas 15 células F-16C Block 40 (ou Block 50) do AMARG para, posteriormente, converter para Viper.
« Última modificação: Janeiro 03, 2021, 03:43:28 am por NVF »
Talent de ne rien faire
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8533
  • Recebeu: 3885 vez(es)
  • Enviou: 720 vez(es)
  • +4988/-789
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2334 em: Janeiro 03, 2021, 11:05:54 am »
Não ficávamos assim tão mal servidos com F-16V até 2040, já que permitia adiar o gasto astronómico da sua substituição por 10 anos, libertando verba para os outros programas "planeados" para o início da década de 30, e ainda assim manter-nos "relevante". Parece-me óbvio é que o upgrade só, não chega, há-que potenciar o investimento, com novas armas que tirem partido das capacidades acrescidas que o upgrade confere ao avião.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2335 em: Janeiro 03, 2021, 12:14:51 pm »
Não ficávamos assim tão mal servidos com F-16V até 2040, já que permitia adiar o gasto astronómico da sua substituição por 10 anos, libertando verba para os outros programas "planeados" para o início da década de 30, e ainda assim manter-nos "relevante". Parece-me óbvio é que o upgrade só, não chega, há-que potenciar o investimento, com novas armas que tirem partido das capacidades acrescidas que o upgrade confere ao avião.

Andamos a adiar o que vai ser inevitável pois essa vai ser a opção que irá ser decidida.
Deveriamos ter já dado inicio ao upgrade dos F's, para irmos escalonando atempadamente as intervenções, e não como está a acontecer com a frota tão pequena como a dos Lynx.

Sabendo nós quantos modelos de aeronaves estão a necessitar de intervenções ou de serem substituídas dos nove modelos ao serviço da FAP, mais dois modelos que são planadores, pelo menos sete, que serão os F's, os C's, os Epsilon, os Chipmunk, os P3, os Falcon e os 101, só este modelo de heli já tem 15 anos de serviço, e os decisores estão a deixar para a última essas intervenções/substituições ??
O resultado vai ser perdermos mais umas quantas valências, á semelhança do que aconteceu com os A-jets.

Não tenho qualquer dúvida que num futuro não muito longinquo a FAP terá muito menos aeronaves disponíveis e irá, uma vez mais perder capacidades.

Se para a famosa data de 2035 vários SA estarão a dar o berro dos berros, como é que num País que investe muito pouco nas FFAA, podem os seus ditos responsáveis ir adiando as tomadas de decisão que terão impactos enormes tanto em termos operacionais das ditas como em termos orçamentais  do Estado ??

Para os que ainda duvidam que as nossas FFAA serão a curto prazo, vinte/trinta anos, uma cópia das que a Irlanda possui desenganem-se, pois esse é o objectivo a que se propõem não só estes politicos e seus amigalhaços das altas chefias Militares, os orçamentos anuais das FFAA tem de ser suficientes para alimentar as cativações e os vencimentos chorudos do generalato, o resto são cantigas.

Abraços

« Última modificação: Janeiro 03, 2021, 12:28:14 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8533
  • Recebeu: 3885 vez(es)
  • Enviou: 720 vez(es)
  • +4988/-789
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2336 em: Janeiro 03, 2021, 01:07:50 pm »
O que eu temo, é que com tanta indecisão, nem upgrades aos F-16 nem F-35 novos vamos ver em lado nenhum. E o mesmo se vai passar com as fragatas, e os P-3, e todos os outros programas dispendiosos. Felizmente vamos ter cargueiros novinhos em folha.

É que com os prazos dados, nenhum dos programas em questão tem uma solução em "segunda-mão" viável.
Entre 2030/35, não haverá P-8 ou Kawasaki P-1 em segunda-mão, logo terá de ser comprado algo novo, ou perde-se a capacidade.
Na mesma altura não haverão fragatas usadas com menos de 30/35 anos de uso, logo também é uma opção pouco viável, e que obriga a aquisição de novos navios.
De caças, também não haverá F-35 usados, e o que houver de usados, serão caças de geração 4 ou 4.5, que então serão de "segunda-linha", o que é contraproducente já que para isso ficava mais barato fazer o upgrade aos F-16.

O que me pasma é que um upgrade completo e perfeitamente viável aos 28 F-16 (que custaria cerca de 500 milhões, se não estou em erro) e lhes permitia operar até 2040, é dado como "não viável" devido à mania das grandezas de que vamos ter garantidamente F-35. Mas depois os mesmos intelectuais que tomam as decisões, acham que gastar quase 250 milhões em upgrades de tanga a 5 fragatas para durar apenas até 2035, em com ganhos de capacidades mínimos e apenas para uma das classes (já que as VdG vão custar 130 milhões para nada mais que uma "reparação de meia vida"), já recebe luz verde para avançar.  :bang:
 

*

Kalil

  • Especialista
  • ****
  • 986
  • Recebeu: 300 vez(es)
  • Enviou: 215 vez(es)
  • +87/-463
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2337 em: Janeiro 03, 2021, 01:38:18 pm »
Era importante, para uma melhor discussão deste tópico, saber se exactamente qual o actual estado da frota de F-16.
Quantos aviões estão efectivamente operacionais, qual tem sido a taxa de disponibilidade, o número de horas de voo anual quer das células quer dos pilotos.. etc.
Também é necessário saber quais as missões essenciais, e quais as que não tem sido cumpridas por falta de aviões ou armas/sensores.

Por vezes, o número de aviões pode levar a erros ou deduções erradas. Quando se fala por exemplo em ter dois modelos de caça em simultâneo, fico sempre a pensar qual seria a disponibilidade real dos aparelhos.. É que a frota actual, não é assim tão reduzida, mas aparentemente não há aviões para todas as missões.

Talvez fosse preferível ter menos aeronaves mas ter quase todas a funcionar e devidamente equipadas, e ter pilotos com mais horas de treino. Mas Isso também pesa no orçamento, não é só comprar as máquinas.

Correcto. só no Gráfico 5 verifica-se que o filme não é famoso (30 F16???).

https://www.emfa.pt/paginas/infinstitucional_fap/ficheiros/2019/Relat%C3%B3rio%20Gest%C3%A3o%202019.pdf

Cumprimentos

Mais alarmante ainda parece ser a disponibilidade do F-16, cerca de 30%.. Por comparação, o Mirage na força aérea francesa consegue cerca de 40%, e o Rafale à volta dos 50%.

Nota para os Alouette, acho que por respeito à máquina e aos homens que dela cuidam, devia manter se ao serviço enquanto conseguir voar.


 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2338 em: Janeiro 03, 2021, 03:20:52 pm »
O formato ideal para a FAP se manter relevante, em termos de aviação de caça, passaria pelo upgrade dos 28 F-16* para Viper e aquisição de 20 F-35. Desta forma, seria possível constituir uma força de 20 F-16 + 10 F-35. Menos que isso nem vale a pena discutir. Mas, tal força –– equipada com munições suficientes para entrar em combate, mais respectiva reserva ––, significa o dispêndio de cerca de 4.000 a 4.500 milhões. Nunca vai acontecer.

Optando-se somente por F-35, seriam necessárias pelo menos 40 células para manter uma força credível (vide os comentários do Pentágono relativamente ao baixo número de células adquiridas pela Bélgica). Custo provável superior a 6.000 milhões.

Mantendo-se somente F-16 (de preferência convertidos para Viper) ficaríamos relegados para missões de apoio. Mas sem munições em quantidade nem sequer isso seria viável.

Claro que a esta hipotética força ainda se podiam adicionar wingmen autónomos que poderiam ser controlados tanto pelos F-16 como pelos F-35. Mas isso já é outra discussão.

*Pessoalmente, vendia todos os PAII à Roménia e adquiria umas 15 células F-16C Block 40 (ou Block 50) do AMARG para, posteriormente, converter para Viper.

Caro NVF,

Modernizando os 19 do PA I para Viper, (ou só o radar AESA (SABR)) e adquirir 12 a 14 F-35, os valores seriam substancialmente mais baixos.

 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8533
  • Recebeu: 3885 vez(es)
  • Enviou: 720 vez(es)
  • +4988/-789
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2339 em: Janeiro 03, 2021, 03:33:11 pm »
Mas não dá para comparar. Basta ver o caso da Marinha, que pequenas lanchas de 20 e poucos metros, simples e que servem perfeitamente para as sua funções, estão há 10 anos sem acções de manutenção profunda, e igualmente na Marinha, a BD foi em pior estado para MLU do que o expectável, por nos últimos 10 anos, ter-se saltado algumas acções de manutenção programadas para estes navios. Ou no caso da FAP, em que existem 2 Merlin a servir de vacas para a restante frota. O problema não está nas aeronaves, está na gestão e na falta de dinheiro para estas acções. No caso de certas aeronaves da FAP, poderá ainda acrescer a falta de mecânicos para executar estas operações.

Querem comparar taxas de disponibilidade, comparem com países a sério.

Na USAF: