O GALE - Missões, Organização, Aeronaves

  • 587 Respostas
  • 186395 Visualizações
*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2496
  • Recebeu: 915 vez(es)
  • Enviou: 3144 vez(es)
  • +597/-75
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #555 em: Abril 11, 2023, 04:30:17 pm »
Coloquei por ser quem é e no jornal que é... mas tive a mesma impressão, não se percebe. Talvez seja algo do tipo "Eu sei que você sabe que eu sei que você sabe"...?  :mrgreen:
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #556 em: Abril 11, 2023, 04:44:20 pm »
A parte mais confusa é associar a compra de aeronaves CAS, com helicópteros para o Exército. Mas a política de defesa em Portugal é por si só, confusa e com inúmeras decisões questionáveis, portanto, já nada me surpreendia se o EP viesse a operar STs só porque sim.  :o

A mim parece-me é que este assunto ficava logo resolvido com um comando conjunto de helicópteros, com os modelos necessários para as diversas missões que os ramos possam vir a desempenhar.
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1797
  • Recebeu: 1682 vez(es)
  • Enviou: 2533 vez(es)
  • +5502/-2916
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #557 em: Abril 11, 2023, 06:28:28 pm »
Que confusão !
O CAS é para ser feito pela FA, sendo o UALE para o Exército!

Exército com UH-60V ou L e as aeronaves CAS com ST ou H-145 ou.....AH-1Z...
Cps,
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2496
  • Recebeu: 915 vez(es)
  • Enviou: 3144 vez(es)
  • +597/-75
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #558 em: Abril 11, 2023, 06:51:18 pm »
A mim parece-me é que este assunto ficava logo resolvido com um comando conjunto de helicópteros, com os modelos necessários para as diversas missões que os ramos possam vir a desempenhar.

x2

Mas e os lugares de chefia (serviços administrativos, etc) que uma unidade autónoma permite...?  :mrgreen:
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Anthropos

  • Membro
  • *
  • 281
  • Recebeu: 412 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +142/-12
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #559 em: Abril 11, 2023, 09:54:45 pm »
Disse muito mas não disse nada??

É que não percebo qual é o ponto dele, a favor de helis no exército? Contra?

Contra. E eu concordo em absoluto. Há necessidades muito maiores que helis no exército. Todo o processo de helicópteros nas FFAA tem sido mal gerido, e adicionar mais um modelo (aquilo que o subsea7 falou do "mega pacote" espero que caia por terra, não faria sentido nenhum haver CH-47 no exército), num ramo que nunca operou aeronaves, tem tudo para correr mal. Aumentar sinergias com outros ramos e realmente optar pelos mesmos modelos quando possível, seria uma boa ideia.
Criar mais quintas, mais linhas de manutenção, e duplicar infraestrutura? Para quê?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #560 em: Abril 11, 2023, 10:13:03 pm »
Como o LM disse em cima, "para criar lugares" para as elites orientarem a vida.  ::)

A falta de sinergia entre os ramos é no mínimo cómica. Parece que somos alguma potência com dinheiro para esbanjar. Depois são sonhos molhados, que se tivessem um pouco mais os pés na terra (em vez de ter uma carrada de modelos de helicóptero e tudo sob a alçada do mesmo comando), teriam mais probabilidades de se concretizar.

Mas o mais engraçado, é que temos um EP que quer meios aéreos próprios, mas que depois não tem qualquer capacidade de contestar ou assegurar a defesa do espaço aéreo onde os ditos meios aéreos é suposto operarem. A quem é que cabe essa função, de superioridade aérea? À FAP.  ::)

Portanto, ficar dependente dos KC-390/C-130, C-295 e F-16 da FAP, tudo bem, mas fazer o mesmo com helicópteros? Nem pensar!!!! Realmente adquirir uma dúzia de UH-60 para a FAP já a contar com o apoio ao Exército (aos quais se juntariam no futuro 5/6 MH-60 navais da EHM), e modernizar os 12 Merlin para um padrão mais recente e militarizado, não chegava?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1797
  • Recebeu: 1682 vez(es)
  • Enviou: 2533 vez(es)
  • +5502/-2916
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #561 em: Abril 11, 2023, 11:43:51 pm »
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1559
  • Recebeu: 497 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191

*

Anthropos

  • Membro
  • *
  • 281
  • Recebeu: 412 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +142/-12
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #563 em: Abril 12, 2023, 07:16:12 am »
O problema maior, a meu ver, é que há senhores que continuam a sonhar com ferraris, quando nem dinheiro para um Fiat punto de 98 têm.

Por causa desse tipo de mentalidades, nem sequer estamos a construir uma casa pelo telhado. Estão meia dúzia de gajos junto a um baldio, a atirar material para dentro de um buraco, a ver o que acontece. Dois tijolos, meio saco de cimento, uma lata de tinta velha, quatro telhas, e por aí a fora. Contas feitas, só se desperdiçou dinheiro com 0 funcionalidade ou planeamento a longo prazo.
Ao menos se começassem a construir pelo telhado, era sinal de alguma capacidade de planeamento e coordenação. Assim, nem isso.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, nelson38899

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1797
  • Recebeu: 1682 vez(es)
  • Enviou: 2533 vez(es)
  • +5502/-2916
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #564 em: Maio 06, 2023, 12:29:34 pm »
Bom dia,
Em breve irá ser criada a comissão de acompanhamento para o reerguer da UAE (Unidade de Aviação do Exército).... Esperemos que não se demorem mais 10 anos, até aparecer por cá o primeiro.
Há 2 hipóteses em cima da mesa:

-Ligeiros armados+médios;

-Médios armados junto com pesados;

Cps,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: imaginário, Red Baron, PTWolf

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5354
  • Recebeu: 737 vez(es)
  • Enviou: 732 vez(es)
  • +509/-2608
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #565 em: Maio 06, 2023, 04:39:55 pm »
Bom dia,
Em breve irá ser criada a comissão de acompanhamento para o reerguer da UAE (Unidade de Aviação do Exército).... Esperemos que não se demorem mais 10 anos, até aparecer por cá o primeiro.
Há 2 hipóteses em cima da mesa:

-Ligeiros armados+médios;

-Médios armados junto com pesados;

Cps,

Não percebo esta obsessão do exército, eu se mandam-se usava esse dinheiro para modernizar quartéis, melhorar a logística, fardamento, a artilharia antiaérea, anti carro e a área dos drones.

A Ucrânia veio mostrar que sem uma boa capacidade de negar os espaço aéreo os helis nada servem.

"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #566 em: Maio 06, 2023, 05:06:20 pm »
Bom dia,
Em breve irá ser criada a comissão de acompanhamento para o reerguer da UAE (Unidade de Aviação do Exército).... Esperemos que não se demorem mais 10 anos, até aparecer por cá o primeiro.
Há 2 hipóteses em cima da mesa:

-Ligeiros armados+médios;

-Médios armados junto com pesados;

Cps,

Não percebo esta obsessão do exército, eu se mandam-se usava esse dinheiro para modernizar quartéis, melhorar a logística, fardamento, a artilharia antiaérea, anti carro e a área dos drones.

A Ucrânia veio mostrar que sem uma boa capacidade de negar os espaço aéreo os helis nada servem.

A Ucrânia continua a operar os seus helicópteros de ataque.

Vai ver o que aconteceu no Iraque quando helicópteros enfrentaram CC.
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1797
  • Recebeu: 1682 vez(es)
  • Enviou: 2533 vez(es)
  • +5502/-2916
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #567 em: Maio 06, 2023, 05:19:43 pm »
Bom dia,
Em breve irá ser criada a comissão de acompanhamento para o reerguer da UAE (Unidade de Aviação do Exército).... Esperemos que não se demorem mais 10 anos, até aparecer por cá o primeiro.
Há 2 hipóteses em cima da mesa:

-Ligeiros armados+médios;

-Médios armados junto com pesados;

Cps,

Não percebo esta obsessão do exército, eu se mandam-se usava esse dinheiro para modernizar quartéis, melhorar a logística, fardamento, a artilharia antiaérea, anti carro e a área dos drones.

A Ucrânia veio mostrar que sem uma boa capacidade de negar os espaço aéreo os helis nada servem.

Quem disse que não haverá essas capacidades ?
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #568 em: Maio 06, 2023, 05:58:12 pm »
Bom dia,
Em breve irá ser criada a comissão de acompanhamento para o reerguer da UAE (Unidade de Aviação do Exército).... Esperemos que não se demorem mais 10 anos, até aparecer por cá o primeiro.
Há 2 hipóteses em cima da mesa:

-Ligeiros armados+médios;

-Médios armados junto com pesados;

Cps,

Vão abrir o caixão, a ver se desta vez não o voltam a fechar.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

Anthropos

  • Membro
  • *
  • 281
  • Recebeu: 412 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +142/-12
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #569 em: Maio 06, 2023, 06:14:07 pm »
Bom dia,
Em breve irá ser criada a comissão de acompanhamento para o reerguer da UAE (Unidade de Aviação do Exército).... Esperemos que não se demorem mais 10 anos, até aparecer por cá o primeiro.
Há 2 hipóteses em cima da mesa:

-Ligeiros armados+médios;

-Médios armados junto com pesados;

Cps,

Não percebo esta obsessão do exército, eu se mandam-se usava esse dinheiro para modernizar quartéis, melhorar a logística, fardamento, a artilharia antiaérea, anti carro e a área dos drones.

A Ucrânia veio mostrar que sem uma boa capacidade de negar os espaço aéreo os helis nada servem.

Quem disse que não haverá essas capacidades ?

Num país que não tem dinheiro para manter L200 e Defenders a rolar, onde a verba atribuída para manutenção de infraestruturas a 10 anos é insuficiente para as necessidades de 1 ano, que terá que adquirir antiaéreas, que tem 0 capacidade em VCI(L), sem meios anticarro modernos e onde o punhado de drones que existem são os Raven?

Subsea7, será que não é sonhar alto demais que tudo isto é resolvido e ainda vêm helis?