O GALE - Missões, Organização, Aeronaves

  • 587 Respostas
  • 179230 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10981
  • Recebeu: 2319 vez(es)
  • Enviou: 3172 vez(es)
  • +717/-1029
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #495 em: Maio 13, 2015, 10:23:34 pm »
Eu não queria induzir ninguém em erro quando disse C-130, como este é o maior avião de transporte da FAP em que os Paras treinam regularmente, naturalmente tem que estar certificada para o receber, aviões maiores não os temos, mas a pista pode muito bem estar preparada para os receber.

Em Portugal já recebemos os An-124 para transporte estratégico (ex: missão de Timor), tenho ideia que nessa altura aterrou na Base Aérea de Beja, a pista tem 3.450m, penso que seja a maior do pais, ou pelo menos de uma Base militar (não sei o tamanho das pistas dos aeroportos), o que sei é que a Base Aérea de Beja era uma das várias pistas espalhadas pelo mundo certificada para receber o vai-vem espacial em caso de emergência quando este ainda voava.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12744
  • Recebeu: 3083 vez(es)
  • Enviou: 7573 vez(es)
  • +759/-1292
    • http://youtube.com/HSMW
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #496 em: Maio 13, 2015, 10:25:54 pm »
Sobre o C-17 vale a pena relembrar este incidente...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10355
  • Recebeu: 5654 vez(es)
  • Enviou: 4348 vez(es)
  • +8472/-1840
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #497 em: Maio 13, 2015, 10:32:47 pm »
Citação de: "Lightning"
Eu não queria induzir ninguém em erro quando disse C-130, como este é o maior avião de transporte da FAP em que os Paras treinam regularmente, naturalmente tem que estar certificada para o receber, aviões maiores não os temos, mas a pista pode muito bem estar preparada para os receber.

Em Portugal já recebemos os An-124 para transporte estratégico (ex: missão de Timor), tenho ideia que nessa altura aterrou na Base Aérea de Beja, a pista tem 3.450m, penso que seja a maior do pais, ou pelo menos de uma Base militar (não sei o tamanho das pistas dos aeroportos), o que sei é que a Base Aérea de Beja era uma das várias pistas espalhadas pelo mundo certificada para receber o vai-vem espacial em caso de emergência.


A maior pista é a 03/21 de Lisboa com 4200 m a 17/35 tem 2800m.

Para Timor não me lembro mas quando foram transportados os Panhard VBL M11, para o Afganistão, o AN124 usado operou em LIS e tirei umas belíssimas fotos do equipamento embarcado.

Cumprimentos
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12744
  • Recebeu: 3083 vez(es)
  • Enviou: 7573 vez(es)
  • +759/-1292
    • http://youtube.com/HSMW
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #498 em: Maio 13, 2015, 10:45:22 pm »
Atenção que o comprimento da pista não é o unico factor a ter em conta.

Isto lembra-me uma recente noticia sobre a possibilidade da Portela receber o A380.
Podia mas os passageiros teriam de ser transportados de autocarro de e para a aeronave. As curvas e acessos à pista são criticos!
Houve problemas com um A340 da TAP no Brasil à algum tempo, e um 747 que encostou a ponta da asa no hangar do AT1...  :mrgreen:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10355
  • Recebeu: 5654 vez(es)
  • Enviou: 4348 vez(es)
  • +8472/-1840
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #499 em: Maio 13, 2015, 10:55:40 pm »
Citação de: "HSMW"
Atenção que o comprimento da pista não é o unico factor a ter em conta.

Isto lembra-me uma recente noticia sobre a possibilidade da Portela receber o A380.
Podia mas os passageiros teriam de ser transportados de autocarro de e para a aeronave. As curvas e acessos à pista são criticos!
Houve problemas com um A340 da TAP no Brasil à algum tempo, e um 747 que encostou a ponta da asa no hangar do AT1...  :mrgreen:

Em LIS não tens stands com as dimensões para receber o A380, pontes de embarque para este equipamento e mais importante o principal problema....... a saída da aeronave da pista para os Taxi ways só se poderia efectuar se os limites laterais dos mesmos fossem reforçados, e alargados, PCN superior, pois com as actuais dimensões os trens principais sairiam dos TW's e a aeronave enterrar-se-ia.  

As duas situações que referes foram por erro humano, como foi o choque do A340 no Edf 31 há cerca de cinco anos, esqueceram-se de o travar e nem mesmo uma raquete mandada pelo follow-me contra o cockpit, serviu de alerta, os checks á chegada ás vezes fazem disto..............

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12744
  • Recebeu: 3083 vez(es)
  • Enviou: 7573 vez(es)
  • +759/-1292
    • http://youtube.com/HSMW
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #500 em: Maio 13, 2015, 11:00:13 pm »
Já agora a fonte da noticia sobre o 380:
http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/int ... id=4545346

Citar
Na Europa ele já chega a Londres ou a Madrid, e em breve pode mesmo chegar a Lisboa.

"Há curvas que estão a ser alargadas para que o trem de aterragem do A380 possa curvar sem dificuldades", adiantou o presidente da ANA Aeroportos Jorge Ponce Leão. Em causa, reparou, não está tanto o espaço do aeroporto e da pista, mas sim da zona onde os aviões curvam. "Neste momento não consigo levá-lo até ao terminal e à mangas porque os rodados do trem de aterragem são grandes e não conseguem dar determinadas curvas sem sair da zona de segurança", explicou.

Aliás, para Ponce Leão, o facto de a Portela não receber ainda A380 nunca foi um problema de espaço, "mas sim do sítio para onde ele pode ser deslocado".

Segundo o gestor, o aeroporto de Lisboa já pode receber A380, mas ele teria de ficar na pista em vez de ir para o terminal e os passageiros teriam de ser transportados de autocarro em vez de saírem pelas mangas logo para dento do edifício. "Mas vamos mudar isso", acrescentou ainda o presidente da ANA, à margem de um almoço-conferência organizado esta quarta-feira em Lisboa pela revista Vida Imobiliária.

E mais não sei...  
:G-beer2:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10355
  • Recebeu: 5654 vez(es)
  • Enviou: 4348 vez(es)
  • +8472/-1840
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #501 em: Maio 13, 2015, 11:14:12 pm »
Citação de: "HSMW"
Já agora a fonte da noticia sobre o 380:
http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/int ... id=4545346

Citar
Na Europa ele já chega a Londres ou a Madrid, e em breve pode mesmo chegar a Lisboa.

"Há curvas que estão a ser alargadas para que o trem de aterragem do A380 possa curvar sem dificuldades", adiantou o presidente da ANA Aeroportos Jorge Ponce Leão. Em causa, reparou, não está tanto o espaço do aeroporto e da pista, mas sim da zona onde os aviões curvam. "Neste momento não consigo levá-lo até ao terminal e à mangas porque os rodados do trem de aterragem são grandes e não conseguem dar determinadas curvas sem sair da zona de segurança", explicou.

Aliás, para Ponce Leão, o facto de a Portela não receber ainda A380 nunca foi um problema de espaço, "mas sim do sítio para onde ele pode ser deslocado".

Segundo o gestor, o aeroporto de Lisboa já pode receber A380, mas ele teria de ficar na pista em vez de ir para o terminal e os passageiros teriam de ser transportados de autocarro em vez de saírem pelas mangas logo para dento do edifício. "Mas vamos mudar isso", acrescentou ainda o presidente da ANA, à margem de um almoço-conferência organizado esta quarta-feira em Lisboa pela revista Vida Imobiliária.

E mais não sei...  
:D  :D  :D

Cumprimentos
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8590
  • Recebeu: 3208 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4058/-6459
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #502 em: Maio 14, 2015, 09:55:50 am »
Citação de: "tenente"
Cuidado com os erros das definições da WIKI.........

Pista máxima nada tem a ver com MTOW nada de nada mesmo !!!!
MTOW significa maximum take off weight em Português PMD !!
O que deveriam querer dizer era algo como LDA, ASDA, TODA ...... etc

Quanto a capacidade das pistas não é só necessário termos em linha de conta as distancias das mesmas mas a sua capacidade de carga, o ACN/PCN das pistas.
Poderão existir aeronaves cujos PMD's estão acima da classificação das ditas e como tal, não é possível operar, o C5 poderá estar incluído nessa lista !!!

Cumprimentos

Correcto tenente. Por isso apenas disse "teoricamente" e frisei que  possivelmente a operar só com limitações de peso combustível. Acabo a frase com o aumento da pista umas centenas de metros, o que obviamente incluiria outros melhoramentos para operar com o C5 sem limtações.

Citar
C-5 Galaxy landing at MHLC, Goloson Airport, La Ceiba Honduras.
O C17 não me parece que existam problemas. Aqui temos uma imagem de um a aterrar em Camp Pendleton (uma base do US Marine Corps), que  tem maiores limitações que Tancos.


Já o AN124, não me parece que possa operar. Seria positivo que o fizesse face à distancia de Santa Margarida em comparação a Lisboa ou Beja (tendo em conta o enbarque de material como foi citado).



Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2561
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #503 em: Setembro 18, 2015, 10:56:53 am »
Polivalente e provado em combate

The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5315
  • Recebeu: 3950 vez(es)
  • Enviou: 9759 vez(es)
  • +8442/-245
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #504 em: Fevereiro 29, 2016, 09:50:51 pm »
Croatia approves OH-58D buy

http://www.janes.com/article/58393/croatia-approves-oh-58d-buy

38 milhoes de euros, 16 OD-58D. Não são novos, mas a eletrotécnica é de topo. Enquanto a UALE continua sem helis e a FAP aguenta mais dois anos até os ALIII pararem definitivamente, outros mais pequenos e com menos recursos andam para a frente. O que nos vale é que temos oficias generais de quatro estrelas em abundância. Muitos ramos por essa Europa fora, com mais efectivos e meios que os nossos são comandados por major-generais ou tenente-generais. Muitos chefes das FFAA europeias são igualmente major-generais ou tenente-generais. Faltam-nos meios, mas não nos falta cagança!
Talent de ne rien faire
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10981
  • Recebeu: 2319 vez(es)
  • Enviou: 3172 vez(es)
  • +717/-1029
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #505 em: Março 01, 2016, 10:33:03 am »
Penso que a UALE já foi enterrada, já nem aparece na organica da Brigada de Reacção Rápida.

 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7888
  • Recebeu: 1222 vez(es)
  • Enviou: 342 vez(es)
  • +5149/-234
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #506 em: Março 01, 2016, 03:46:46 pm »
Acho que agora é Unidade de Apoio da BrigRR e deve manter a Companhia de Transmissões da BrigRR e os "elementos de manutenção das valências do Aeródromo Militar" (não sei que nome terá agora). Bem como a Companhia de Comando e Serviços da BrigRR, apesar de esta do ponto de vista formal ser independente, sob comando directo do Comandante da BrigRR.

« Última modificação: Março 01, 2016, 03:49:11 pm por PereiraMarques »
 

*

saojorgexercito

  • Perito
  • **
  • 347
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 33 vez(es)
  • +1/-0
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #507 em: Março 04, 2016, 10:21:13 pm »
Acho que agora é Unidade de Apoio da BrigRR e deve manter a Companhia de Transmissões da BrigRR e os "elementos de manutenção das valências do Aeródromo Militar" (não sei que nome terá agora). Bem como a Companhia de Comando e Serviços da BrigRR, apesar de esta do ponto de vista formal ser independente, sob comando directo do Comandante da BrigRR.


TCor David Correia que em 2008 já era TCor (promovido em 2007) e nessa data comandou a ISAF/QRF.  :o
As Forças Armadas são o espelho da Nação ... e da visão de quem a governa.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19967
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2184 vez(es)
  • +1161/-3445
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #508 em: Março 08, 2016, 10:27:01 am »
Uma curiosidade, penso que o dito Oficial tem o curso de Operações Especiais Norte-Americano. Outra coisa, que Companhia de Transmissões? Meia dúzia de graduados Paraquedistas e praças da tropa normal? Hoje em dia os nomes das subunidades são mesmo para inglês ver... :(
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10981
  • Recebeu: 2319 vez(es)
  • Enviou: 3172 vez(es)
  • +717/-1029
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #509 em: Março 08, 2016, 02:24:19 pm »
Uma curiosidade, penso que o dito Oficial tem o curso de Operações Especiais Norte-Americano. Outra coisa, que Companhia de Transmissões? Meia dúzia de graduados Paraquedistas e praças da tropa normal? Hoje em dia os nomes das subunidades são mesmo para inglês ver... :(

Na orgânica da BrigRR não aparece nenhuma Companhia de Transmissões, mas talvez haja algum nucleo de menor dimensão que pode ser aumentado em caso de necessidade.