O GALE - Missões, Organização, Aeronaves

  • 587 Respostas
  • 179223 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5353
  • Recebeu: 5257 vez(es)
  • Enviou: 3492 vez(es)
  • +10054/-2640
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #375 em: Janeiro 13, 2013, 12:54:12 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "militar03"
A Força Aérea afirmou desde o inicio que não tinha capacidade humana para operar mais uma esquadra (a FAP tem dito que tem falta de pilotos e não pilotos a mais), e penso eu, nunca criou qualquer entrave à criação de uma unidade de helicopteros no Exército, houve sim desentendimentos mas sobre alguns pormenores na formação de pessoal para o Exército, mas sobre a existência da unidade em si não, por exemplo quando a Marinha quis criar uma unidade de helicopteros Lynx, houve as conversações que tem que haver entre os ramos, e penso eu, nunca houve qualquer problema, a Marinha tem o seu pessoal e aparelhos, são formados na Força Aérea, utilizam a Base Aérea do Montijo, e tudo corre bem nesse caso.

Foi isso mesmo que aconteceu Lightning, tal e qual como escreveste. Eu estava bem a par do assunto na altura e até acrescento, sem querer polémicas ou algo assim do género, que a recusa do Exército em aceitar os Puma não causou grande espanto à FAP dadas as relações algo conturbadas entre estes dois ramos. Sei, por fonte oficiosa, que inclusivamente havia pessoal de voo e de terra dos Puma disposto a passar para o Exército se assim fosse, mas uma certa e incompreensível soberba deitou essa hipótese por terra e pronto, a UALE é hoje uma coisa risível, uma unidade que não se sabe muito bem para que existe dado não ter meios para cumprir a função para a qual foi criada.  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2255
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +834/-827
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #376 em: Janeiro 13, 2013, 03:14:52 pm »
Polémicas e guerras entre ramos à parte, acho que isto é mais um caso de "preso por ter cão e preso por não ter cão", porque se o Exército tivesse aceitado os Puma mais cedo isto dos NH-90, e por extensão dos helicópteros ligeiros, tinha acabado. Sem dúvida que alguém no governo teria pensado "ah, se conseguem utilizar os Puma então que se utilizem os fundos que existem para os modernizar para mais 40 anos de voo e que se acabe com os NH-90". Sinceramente não faço ideia do que teria sido mais correcto. Aceitar os Puma? Comprar Blackhawk? Comprar Cougar? FUK, se os Mi-8/Mi-17 são realmente baratos de operar, a Rússia que tivesse pago a sua dívida com estes helicópteros para o UALE?!

A verdade é que a palhaçada começou com o cancelamento dos helicópteros ligeiros e com o colocar na gaveta de qualquer plano de aquisição, com crise ou sem crise, quer fosse para o UALE ou para a FAP. A palhaçada foi ainda mais afundo com a criação da EMA. Não é preciso NH-90, Puma, UH-60 ou o que seja de helicópteros médios/pesados para as missões de interesse público (MEDEVAC/INEM, combate aos incêndios). Bastava helicópteros ligeiros que na sua missão principal poderiam substituir os All III nas missões de treino e executar as missões de apoio aéreo próximo e até algum transporte tanto na FAP (e Marinha no caso do treino) como no Exército. Não era preciso para aqui EMA's nem andar a enviar o pessoal fazer formações em Espanha e noutros países.

A verdade "essencial" aqui é que nunca houve interesse político e houveram sim outros interesses em garantir que nada poderia colocar em causa os contratos para as empresas privadas/públicas. O Exército teve mais olhos que barriga? MEH, não foi esse o grande problema aqui.

Abraços,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2255
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +834/-827
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #377 em: Agosto 13, 2013, 01:00:36 am »
Esta notícia pelos vistos passou-nos ao lado:
Citação de: "UALE"
Nova Viatura para a UALE
A Unidade de Aviação Ligeira do Exército recebeu, no passado dia 07 de Junho, uma nova viatura para reabastecimento de combustível para aeronaves. Trata-se de um veículo de marca Renault D6x2 M/13 PREMIUM, com uma potência de 380 CV e com um auto-tanque com capacidade para 20.000 litros. Esta viatura destina-se a equipar o Pelotão de Reabastecimento e Transporte do Grupo de Helicópteros do Exército.
http://www.exercito.pt/sites/UALE/Actividades/Paginas/novaviaturaparaauale.aspx

Eu nem sabia que eles ainda actualizavam o site deles, especialmente visto que a página principal tem lá o NH-90 destacado. Não sei se é alguma espécie de passivo-agressivo por parte dos comandantes ou quê. Até estou bastante impressionado com o facto do Exército ou os políticos ainda não terem apagados tudo que fosse referência aos programas que não se concretizaram como o MDN e a Marinha fizeram à uns anos atrás.

EDITADO:
Citação de: "Lightning"
A Força Aérea afirmou desde o inicio que não tinha capacidade humana para operar mais uma esquadra (a FAP tem dito que tem falta de pilotos e não pilotos a mais), e penso eu, nunca criou qualquer entrave à criação de uma unidade de helicopteros no Exército, houve sim desentendimentos mas sobre alguns pormenores na formação de pessoal para o Exército, mas sobre a existência da unidade em si não, por exemplo quando a Marinha quis criar uma unidade de helicopteros Lynx, houve as conversações que tem que haver entre os ramos, e penso eu, nunca houve qualquer problema, a Marinha tem o seu pessoal e aparelhos, são formados na Força Aérea, utilizam a Base Aérea do Montijo, e tudo corre bem nesse caso.
Este post é de Janeiro mas só por curiosidade: li recentemente um artigo do Almirante António Nunes da Silva que escreveu que na altura a FAP queria operar os helicópteros para as novas fragatas.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19967
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2184 vez(es)
  • +1161/-3445
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #378 em: Agosto 13, 2013, 10:44:19 am »
Eles também têm viaturas de combate a incêndios com respectiva tripulação (no meu tempo eram Pára-quedistas com o curso de OPSAS da FAP) e outras coisas. Pode não haver helicópteros do Exército, mas regularmente há a presença de meios da FAP e outros.

 :arrow: http://www.exercito.pt/sites/UALE/Notic ... a%2006.pdf
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7888
  • Recebeu: 1222 vez(es)
  • Enviou: 342 vez(es)
  • +5149/-234
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #379 em: Setembro 03, 2013, 09:28:13 pm »
Só espero é que o papel seja macio, porque se for para aproveitar para papel higiénico ainda é capaz de arranhar o c*  
:rir:  
:G-deal:

Citar
23-04-2013    
Entrega da Publicação Doutrinária do Exército sobre o Emprego dos Helicópteros do Exército

No dia 23 de Abril de 2013 realizou-se, na Direção de Doutrina do Exército, em Évora, a entrega da Publicação Doutrinária do Exército (PDE) 3-61-00 – Emprego dos Helicópteros do Exército, pela Unidade de Aviação Ligeira do Exército (UALE). Antes da entrega efetuou-se uma fotografia de conjunto com os delegados da publicação, o representante do Comando da UALE e os responsáveis da Direção de Doutrina do Exército. Após a fotografia de conjunto foi efetuada uma palestra de apresentação da PDE pelo Custódio da Publicação, Capitão Henrique Martins, ao Excelentíssimo Senhor Diretor de Doutrina do Exército, Major General José Alberto Martins Ferreira. A publicação segue agora os tramites normais até à sua aprovação por sua Excelência o General CEME.”
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #380 em: Setembro 03, 2013, 11:56:58 pm »
loooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooool




 :G-beer2:
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5306
  • Recebeu: 715 vez(es)
  • Enviou: 706 vez(es)
  • +487/-2598
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #381 em: Setembro 04, 2013, 10:14:16 am »
Não percebo, quem manda no exercito. Parecem que andam a viver num mundo paralelo. Como diz um amigo meu, estes generais são generais de secretária que acham que conseguem controlar um exercito a partir do facebook.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7888
  • Recebeu: 1222 vez(es)
  • Enviou: 342 vez(es)
  • +5149/-234
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #382 em: Setembro 04, 2013, 02:54:22 pm »
Citação de: "nelson38899"
estes generais são generais de secretária que acham que conseguem controlar um exercito a partir do facebook.

https://www.facebook.com/artur.pinamonteiro
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5353
  • Recebeu: 5257 vez(es)
  • Enviou: 3492 vez(es)
  • +10054/-2640
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #383 em: Setembro 21, 2013, 03:53:29 pm »
Boas gargalhadas dei eu agora, já devia ter aqui vindo há mais tempo. Devia haver um aviso prévio para quem for ler este tópico de modo a informar de que o que aqui se trata é de comédia.  :mrgreen:

É que, e agora falando a sério, para não falar já no ridículo que é isto tudo, se o Exército está à espera que este Governo lhe vá arranjar helicópteros então talvez o melhor seja o ramo esperar sentado.  :roll:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

paraquedista

  • Membro
  • *
  • 269
  • Recebeu: 37 vez(es)
  • Enviou: 24 vez(es)
  • +2/-0
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #384 em: Setembro 23, 2013, 06:21:24 pm »
Eu ja vos ando a dizer isso a anos...isto e um Exercito de faz de conta.
O UALE ou GALE...estava instalado num edificio ao lado do Estado Maior do Exercito ainda andava eu na tropa ja la vao mais de 15 anos...era uma das MUITAS "Chafaricas" (eu insisto chamar-lhes assim...porque nao lhes vejo utilidade nenhuma) espalhadas por toda a parte em Lisboa...a maior parte dos nossos Oficiais Superiores so querem saber dos Louvores e Medalhas para poderem subir de Posto e para terem um Mercedes melhor do que os outros...6 meses passados entre o MDN e EME deu para ver isso muito bem...por isso nao me admira que o actual MDN issista que o Exercito acabe com a maior parte delas...mas o Exercito tenta resistir...pois o MDN so pode mandatar em acabar com 50% das unidades territoriais e o Exercito e que determina quais...

O exemplo de o Exercito ter decidido aglomerar as Escolas Praticas em Mafra e do mais incrivel !!!! A EPI...nunca devia sequer la ter existido...aquilo e patrimonio historico e apesar de o Exercito fazer um bom trabalho em o preserver, nao faz sentido nenhum ser um quartel militar e muito menos ser a unidade com todas as Escolas Praticas...mas por outro lado desde que nao seja instalada na BETP e o que me importa...pois ao menos o Exercito nao desfigura ainda mais os Paraquedistas...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19967
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2184 vez(es)
  • +1161/-3445
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #385 em: Setembro 24, 2013, 10:45:16 am »
Camarada lamento-te informar, mas a diferença da preservação do património histórico no Palácio Nacional de Mafra entre a parte civil e militar é tanta que até dói! Dá para ver janelas podres que mal conseguem fechar, o facto de um lado ter sido rebocado e pintado de novo à uns anos e da outra parte não, também faz-se notar e muitas outras coisas.

Para mim o facto da EPA ter sido criada em Mafra só faz sentido porque está perto de Lisboa, mas posso garantir-te que vai haver muita formação/treino que terá de ser feita noutro sitio (provavelmente em Santa Margarida, local que eu defendo que era melhor para a EPA).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

paraquedista

  • Membro
  • *
  • 269
  • Recebeu: 37 vez(es)
  • Enviou: 24 vez(es)
  • +2/-0
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #386 em: Setembro 24, 2013, 04:37:53 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Camarada lamento-te informar, mas a diferença da preservação do património histórico no Palácio Nacional de Mafra entre a parte civil e militar é tanta que até dói! Dá para ver janelas podres que mal conseguem fechar, o facto de um lado ter sido rebocado e pintado de novo à uns anos e da outra parte não, também faz-se notar e muitas outras coisas.

Para mim o facto da EPA ter sido criada em Mafra só faz sentido porque está perto de Lisboa, mas posso garantir-te que vai haver muita formação/treino que terá de ser feita noutro sitio (provavelmente em Santa Margarida, local que eu defendo que era melhor para a EPA).

Pois Cabeca de Martelo acredito totalmente no que dizes...eu tambem por la andei 1 mes ou 2...e nao tem cabimento nenhum aquilo ser um Quartel Militar, no Seculo 21.
E um Palacio extraordinario e a Tapada de Mafra tambem....o que e que la estao os Militares a fazer ? Usam para andar a Cavalo e constroem por la umas coisas no meio da Tapada para fazer de pistas de obstaculos e agora a zona de combate em areas urbanizadas...mas deviam-no ter feito em St Margarida ou noutro lugar...nao ali.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19967
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2184 vez(es)
  • +1161/-3445
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #387 em: Setembro 24, 2013, 05:25:41 pm »
Sabes o mais incrivel, lembro-me de as pessoas dizerem que ia ser criado uma Escola Inter-Armas em Santa Margarida era eu adolescente e só agora passados talvez 15 anos é que isso vai avante e "graças" à crise, acabaram com os Comandos era eu puto pequeno para serem levantados de novo passados 10 anos, passou-se os Páras para o Exército porque diziam que faltava várias sub-unidades para serem realmente autónomas (ex.: Cavalaria, Engenharia) e hoje nem têm militares para encher os BIParas. Ri-se para não se chorar! :roll:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Verde

  • 1
  • +0/-0
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #388 em: Novembro 20, 2013, 06:14:57 pm »
Boa tarde a todos.
A UALE existe no papel e não passa disso, visto não ter os meios para operar, nem vir a tê-los tão depressa.
Até porque, se os recebesse agora, nesta época de contenção, ainda seria mais ridículo do que os anos que passou sem eles!
Este é um país megalómano que quer parecer grande sem o poder ser (Centro Cultural de Belém, estádios do Euro 2004, etc...).
A UALE é mais um exemplo de decisões tomadas sem nexo e esbanjamento de dinheiro neste país.
Espero não ter ofendido ninguém, apenas relato factos.
Obrigado e cumprimentos a todos.
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1602
  • Recebeu: 350 vez(es)
  • Enviou: 320 vez(es)
  • +96/-42
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #389 em: Novembro 20, 2013, 11:58:23 pm »
Citação de: "Verde"
Boa tarde a todos.
A UALE existe no papel e não passa disso, visto não ter os meios para operar, nem vir a tê-los tão depressa.
Até porque, se os recebesse agora, nesta época de contenção, ainda seria mais ridículo do que os anos que passou sem eles!
Este é um país megalómano que quer parecer grande sem o poder ser (Centro Cultural de Belém, estádios do Euro 2004, etc...).
A UALE é mais um exemplo de decisões tomadas sem nexo e esbanjamento de dinheiro neste país.
Espero não ter ofendido ninguém, apenas relato factos.
Obrigado e cumprimentos a todos.

Obrigado pela contribuição para o tópico e com a mesma ter começado os seus posts neste fórum, porém se ler algumas das 389 mensagens até à data neste tópico poucos acreditaram que o GALE/UALE avançasse para além do que foi, mas chegou efetivamente a ter mecânicos, pessoal de apoio, pilotos que foram formados com essa intenção, foi mesmo o desejo de algumas chefias do Exército, de qualquer modo a partir do momento em que o MDN no dia do aniversário da Força Aérea em 2011 (um timming de algum modo considerado inapropriado por alguns) refere que o Exército não vai ter direito à arma aérea que tanto desejava tudo o que se fez a seguir a isso foi puro e simples esbanjamento de recursos.
Um abraço
Raphael
__________________