O GALE - Missões, Organização, Aeronaves

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nelson38899

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« Responder #315 em: Dezembro 31, 2008, 12:42:39 pm »
Citação de: "LM"
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "Ruger"

Os videos que o amigo Raphael aqui pôs demonstram bem o poder destruidor da Minigun (nas suas varias versões). Claro que há missões em que este canhão não chega, mas garanto que não há Chaimite, Panhard ou M113 (dos q temos cá pelo menos) que resistam.

O problema é que em caso de guerra nós vamos ter que combater contra veículos com maior grau de blindagem e aí na minha opinião podia-se equipar o heli com uma  GAU-19 Gatling gun de 12.7mm, pelo menos assim tinha mais algum poder de fogo.

Não estou ver quem iremos combater com mais blindagem, mas vou supor que será Marrocos... mas o importante é que estes heli's não são de ataque (se fosse isso que queriamos estariamos a escolher Cobras, Apaches, etc..), esta não é a sua missão principal, pelo que não podemos querer que destruam LeoA6...


eu estou me a referir a veículo similar a este


e não a nenhum carro de combate, pois são este tipo de unidades equipadas com este veiculo que na minha opinião deve ser combatidas pelo heli ligeiro.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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tyr

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« Responder #316 em: Dezembro 31, 2008, 12:53:08 pm »
se for dada a um heli ligeiro a missão de atacar uma coluna de viaturas desse tipo, o mais certo é colocarem lhe para a missão o armamento adequado (pods externos, possivelmente com roquets e/ou com  metrelhadora(s) 12.7 ou canhão(s) 20 mm)
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

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tyr

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« Responder #317 em: Dezembro 31, 2008, 12:55:33 pm »
mas essa armamento, não seria o armamento normal, pois não esta dentro das necessidades das missões atribuidas aos mesmos (mais provavel, seria o heli ligeiro funcionar como OAV para um outro sistema de armas).
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

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nelson38899

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« Responder #318 em: Dezembro 31, 2008, 12:59:24 pm »
Citação de: "tyr"
se for dada a um heli ligeiro a missão de atacar uma coluna de viaturas desse tipo, o mais certo é colocarem lhe para a missão o armamento adequado (pods externos, possivelmente com roquets e/ou com  metralhadora(s) 12.7 ou canhão(s) 20 mm)


Mas mesmo assim acho que o armamento orgânico do heli deveria ser  a metralhadora 12.7 mm e não só usada em pods, pelo menos assim o heli poderia em caso de necessidade atacar casas ou zonas fortificadas sem necessidade de alteração de equipamento ou aumento de peso, pois por cada pod usado o heli aumenta de peso, logo é necessário mais combustível para efectuar a missão
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Agostinho da Silva
 

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PereiraMarques

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Re: GALE
« Responder #319 em: Abril 29, 2010, 09:43:26 am »
Citar
Despacho n.º 7514/2010

1 — De acordo com o disposto no Memorando de Entendimento The
Design and Development, Production and In -Service Support Phase of
the NATO Helicopter for the 90s (NH 90 General MOU), assinado em
Dezembro de 1990 e Janeiro de 1991, e da respectiva emenda, da qual
resulta a adesão de Portugal, em 21 de Junho de 2001, nomeio para o
cargo do Portuguese NH90 Head of Delegation o major -general João
Ernesto Vela Bastos em substituição do major -general António Duarte
Mendes Correia.

2 — O presente despacho produz efeitos a 3 de Maio de 2010.
16 de Abril de 2010. — O Ministro da Defesa Nacional, Augusto
Ernesto Santos Silva.
 

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Duarte

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Re: GALE
« Responder #320 em: Abril 29, 2010, 02:40:41 pm »
O GALE sempre vai mantendo alguns generais ocupados..
 :roll:
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

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pn84

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Re: GALE
« Responder #321 em: Agosto 11, 2010, 02:06:15 pm »
Olá a todos, finalmente parece que a coisa está a andar :G-beer2:

Citar
Posted on August 10, 2010 by worldef
NH Industries has started to build the first NH 90 TTH (Tactical Transport Helicopter) medium tactical transport helicopter for the Portuguese Army (Exército Português) at AgustaWestland plant in Vergiate (Italy).

The Portuguese Army UALE (Unidade de Aviação Ligeira do Exército) light aviation unit will receive a total of 10 helicopters from 2012. According the new schedule, the last unit will be delivered in 2017. The programme conducted by the NAHEMA (NATO Helicopter Management Agency) agency representing France, Germany, Italy, The Netherlands and Portugal first planned the delivery of the Portuguese helicopter from 2008 to 2012 but due to delays with the development of the helicopter type, the schedule has been postponed to the 2012-2014 timeframe. The last schedule covers deliveries to be held from 2012 to 2017.

Portugal has a share of 1.2% on the global programme and has formally ordered the 10 helicopter in June of 2001.

AgustaWestland, EADS Eurocopter and Fokker Aerostructures are the main contractors for the NH 90 project who cover deliveries of NH 90 TTH and NH 90 NFH (NATO Frigate Helicopter) helicopters to countries like France, Netherlands, Portugal, Spain, Germany, Italy, Greece, Finland, Oman, Norway, Finland, Australia, Sweden and New Zealand
Fonte: PoADU Portuguese Aerospace & Defence Update
 

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Cláudio C.

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Re: GALE
« Responder #322 em: Agosto 17, 2010, 07:29:03 pm »
Será mesmo??? Ate custa acreditar, assim sendo fica a faltar o concurso para o helicóptero ligeiro (aw 109LUH?)...

Saudações
E Pluribus Unum
 

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armando30

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Re: GALE
« Responder #323 em: Outubro 09, 2010, 05:28:04 pm »
talvez aqueles que o Paulo Portas negociou quando era Ministro da Defesa e que nunca chegaram a ser comprados.
ele negociou-os com uma empresa alemã, não sei qual pois não me lembro de ter ouvido o nome da empresa mas acho que tinha algo a ver com a mesma dos submarinos, na mesma altura que negociou os submarinos. na altura falou-se que alguns seriam equipados com rockets para servir como helicóptero de ataque ligeiro.

não sei qual o modelo que foi proposto mas sei que era alemão e na altura em que foram negociados foi um assunto muito falado nos jornais.

quem se lembrar dessa notícia pode dizer qual era o modelo.

está neste link um artigo sobre o concurso dos helicópteros que o Portas lançou quando estava no governo:

http://joaotilly.weblog.com.pt/arquivo/273025.html
 

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Cabeça de Martelo

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Re: GALE
« Responder #324 em: Outubro 09, 2010, 05:37:50 pm »
Os helis que tinham sido adquiridos eram os Eurocopter EC635. Esses helis não foram aceites por causa dos atrasos continuos para serem fabricados e pela falta de homolgação militar (nem podia levar misseis). esses mesmos helis foram vendidos pela Eurocopter à Jordânia.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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brunopinto90

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Re:
« Responder #325 em: Outubro 10, 2010, 02:04:50 pm »
Citação de: "old"
Citação de: "ruben lopes"
Aqui tem que se falar mais nos helis de ataque, meus amigos :wink:

Me parece que no.



*Tigre HAP (Francia) 35/30 Mio Dólares
* Tigre ARH (Australia) 36 Mio Dólares
* Tigre HAD (España/Francia) 44/4 Mio Dólares
* Tigre UHT  (Alemania)38/43 Mio Dólares
* Apache Longbow 48/52 Mio Dólares

onde e viste isso, o heli mais caro do mundo até ao momento sem contar com o V22 (nao e heli) e o Super Cougar 50M$
o apache e pa ai uns 17M$ o longbow no wikipedia tu ves os preços e se leres aparece propostas que aconteceram mesmo aquilo diz o custo de todas as unidades e depois vez mas 52M e absurdo e vi que esses tigers tão certos eu vi esses no wiki.
e o melhor heli de ataque que portugal podia ter era a129 mangusta ou o tiger UHT
 

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brunopinto90

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Re: O GALE - missões, organização, aeronaves
« Responder #326 em: Outubro 10, 2010, 02:17:08 pm »
IAR 330 Puma  e uma aeronave boa e moderna
Não é para o UALE
è so para vos mostrar

Sabiam que uma variante do PUMA, o ORYX era pa ir para portugal
Uma empresa ia pagar essa modernização a FAP
Vejam na wiki (ORYX HELICOPTER)
 

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PereiraMarques

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Re: O GALE - missões, organização, aeronaves
« Responder #327 em: Outubro 10, 2010, 02:55:16 pm »
Devemos ler coisas muito diferentes, o que diz é que a modernização dos Puma foi utilizada como "fachada" para a modernização dos Puma Sul-Africanos (ou Oryx, se preferirem), não existe referências à possível compra de Oryx por parte de Portugal.

Citar
In early April 1986 Armscor set about a clandestine project to acquire the Makila turboshaft engines which had already been successfully flown on the SA 330R and the development of the Super Puma. In a complex operation believed to involve Beverley Securities Incorporated, Aerospatiale, Portuguese Air Force, Indep and Ogma; Armscor agreed to pay for the upgrade of the Portuguese Air Force Puma’s which entailed fitting Makila 1A turboshafts to the standard Puma airframe. This upgrade package was supplied in “kit” form by Aerospatiale. This deal was worth about $3 billion and Aerospatiale continued delivering these “kits” to Portugal where, apart from those used by the Portuguese upgrade the rest were delivered to South Africa via a front company in Zaire over a five year period.
 

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brunopinto90

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Re: O GALE - missões, organização, aeronaves
« Responder #328 em: Outubro 10, 2010, 02:59:11 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Devemos ler coisas muito diferentes, o que diz é que a modernização dos Puma foi utilizada como "fachada" para a modernização dos Puma Sul-Africanos (ou Oryx, se preferirem), não existe referências à possível compra de Oryx por parte de Portugal.

Citar
In early April 1986 Armscor set about a clandestine project to acquire the Makila turboshaft engines which had already been successfully flown on the SA 330R and the development of the Super Puma. In a complex operation believed to involve Beverley Securities Incorporated, Aerospatiale, Portuguese Air Force, Indep and Ogma; Armscor agreed to pay for the upgrade of the Portuguese Air Force Puma’s which entailed fitting Makila 1A turboshafts to the standard Puma airframe. This upgrade package was supplied in “kit” form by Aerospatiale. This deal was worth about $3 billion and Aerospatiale continued delivering these “kits” to Portugal where, apart from those used by the Portuguese upgrade the rest were delivered to South Africa via a front company in Zaire over a five year period.

Sim eu so li o upgarde e isso não li tudo mas seria bom que os puma fossem modernizados
para o ORYX ou para os IAR 330
 

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PereiraMarques

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Re: O GALE - missões, organização, aeronaves
« Responder #329 em: Outubro 10, 2010, 03:09:50 pm »
Caríssimo, mas essa modernização foi efectivamente feita nos Pumas Portugueses em meados da década de 80, os nossos Puma não são os Puma original da década de 70.

Já que está numa de wikipedia:

Citar
Em 1970, a Força Aérea Portuguesa adquiriu 13 Pumas, devido à necessidade de maior capacidade de transporte durante a Guerra do Ultramar - 18/20 homens, um número bastante superior aos 5 passageiros possíveis com os Alouette III, o que aumentou significativamente a mobilidade do Exército Português. Seis unidades destinaram-se aos conflitos em Moçambique. Foram intensivamente utilizados pelas Forças Especiais em Angola, nomeadamente na intersecção de colunas de guerrilheiros vindos das fronteiras do Congo e da Zâmbia, servindo também na evacuação sanitária e apoio logístico.

O primeiro voo operacional do Puma foi a 23 de outubro de 1970, em missão de transporte de manobra (TMAN), em Santa Eulália, no norte de Angola.

Os "Puma" foram alvo de três actualizações desde do fim da guerra em África:

1.Transformação em aparelho SAR com a introdução do radar Omera ORB-31.
Portugal foi o único país a equipar o SA-330 com o radar ORB-31. Este radar possui a capacidade, tal como o ORB-31D, para lançar e guiar mísseis Exocet.
2.Equipamentos autónomos de navegação e estacionário automático.
3.Novos motores Makila.

O "Puma" foi retirado oficialmente do serviço, no território continental de Portugal, a 3 de fevereiro de 2006, no mesmo dia em que as primeiras unidades do seu sucessor (EH-101 Merlin) entraram ao serviço em missões de Busca e Salvamento. Até final de novembro de 2006 alguns dos "Puma" continuam ao serviço na Base Aérea das Lajes, momento a partir do qual os (EH-101 Merlin) os substiturão em missões operacionais.

Em 24 de setembro de 2008 os Pumas foram reactivados para a missão anteriormente desempenhada pela Esquadra 711 reabilitando-se quatro helicópteros na também reactivada Esquadra 752 "PUMAS".

http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A9ros ... A-330_Puma

De qualquer maneira como essa modernização já foi feita à cerca de 25 anos, o resultado final é os Pumas Portugueses irem irremediavelmente para a sucata. Nomeadamente face às últimas declarações de responsáveis da FAP:

Citar
Publicado: 2010-09-17 15:48:21 | Actualizado: 2010-09-17 16:02:38

Até ao final do ano [de 2010], os helicópteros Puma, ao serviço da Força Aérea nos Açores, deverão deixar o arquipélago e ser, definitivamente, substituídos pelos Merlin.

A garantia foi deixada esta Sexta-feira pelo novo Comandante da Zona Aérea dos Açores, Major-General Teixeira Rolo.

No final da audiência com o Presidente do Governo, Teixeira Rolo explicou que, "por razões de segurança, nunca ficará, apenas, um único aparelho na Região".

http://ww1.rtp.pt/acores/index.php?arti ... 7&visual=3