Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3.5%)
F-35
46 (40.4%)
Rafale
17 (14.9%)
Gripen
32 (28.1%)
Eurofighter Typhoon
15 (13.2%)

Votos totais: 114

Substituiçao dos F-16's

  • 4248 Respostas
  • 712675 Visualizações
*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1965 em: Janeiro 18, 2020, 01:20:55 pm »
Se estou a ver bem, repito, se estou a ver a redacção correcta, não vejo aqui verbas na LPM compatíveis com a aquisição do F-35A até 2030.  :conf:



https://dre.pt/application/file/a/122583913

É outro dossier que vai como todos nós adivinhamos para as calendas gregas, vulgo década de 2030... ::)



P.S. Este ano apenas se vão gastar 2,7M€ com a nossa frota de aviões de combate? :o

P.S.2. Gastos de 0€(!) com instrução de pilotagem de 2027 em diante?

isso são os gasto com a operação dos f-16, se dividires pelas células e pelo custo de hora de voo,da para ver o real da força aérea.

Quanto a formação pós 2027 , o projeto que estava na LPM de formação por privados já morreu.  Vamos ver o que o novo vai dar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1966 em: Janeiro 20, 2020, 07:47:26 pm »
Citar
In a press release on 15 January, the Croatian government stated, "The co-chairs of the Interdepartmental Committee for the Procurement of Multirole Fighter Aircraft signed the letter sending the RFP to seven states that were pre-selected at the meeting on 9 and 16 December."

The requests were for new aircraft from the United States (F-16) and Sweden (Gripen); and used fighters from Greece, Israel, and Norway (F-16), Italy (Eurofighter), and France (Rafale). The deadline for responding to the RFP is 7 May.

Pelos vistos Portugal não foi convidado. :(
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1967 em: Janeiro 20, 2020, 10:42:12 pm »
Já não temos grande stock para vender, pelo menos até à vinda do seu substituto.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1968 em: Janeiro 21, 2020, 12:22:42 am »
Já não temos grande stock para vender, pelo menos até à vinda do seu substituto.

Mas temos capacidade de requalificar células americanas.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1969 em: Janeiro 21, 2020, 12:31:07 am »
Isso já aqui se falou algumas vezes, que poderia ser uma boa fonte de receita, fazer MLU a F-16A/B do AMARG para venda posterior, houvesse autorização dos americanos claro. Se calhar não há vontade, ou visão, ou existe algum entrave para aproveitar o know-how todo que temos da conversão dos nossos F-16. Mas parece-me que, bem pensado, conseguíamos fazer preços competitivos para a venda destes caças, e ainda ganhar algum para aplicar na modernização das nossas forças armadas. Além da países do Leste da Europa, também veria como potenciais compradores alguns países africanos e sul-americanos.

Mas, só somos uns más-línguas, não temos voto na matéria.  :-P
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1970 em: Janeiro 21, 2020, 06:24:57 am »
Isso já aqui se falou algumas vezes, que poderia ser uma boa fonte de receita, fazer MLU a F-16A/B do AMARG para venda posterior, houvesse autorização dos americanos claro. Se calhar não há vontade, ou visão, ou existe algum entrave para aproveitar o know-how todo que temos da conversão dos nossos F-16. Mas parece-me que, bem pensado, conseguíamos fazer preços competitivos para a venda destes caças, e ainda ganhar algum para aplicar na modernização das nossas forças armadas. Além da países do Leste da Europa, também veria como potenciais compradores alguns países africanos e sul-americanos.

Mas, só somos uns más-línguas, não temos voto na matéria.  :-P

A falta de pessoal qualificado em numero suficiente, para efectuar os tais MLU's limitaria o numero de células a modernizar e como tal atrasaria as entregas das aeronaves aos clientes penso que não seria assim tão rentável assim para País/FAP, uma coisa é efectuar os upgrades para a FAP outra seria ter de cumprir os calendários previamente acordados.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1971 em: Janeiro 21, 2020, 06:28:24 am »
Já não temos grande stock para vender, pelo menos até à vinda do seu substituto.

Mas temos capacidade de requalificar células americanas.

Mas em numero/ano muito reduzido, o que é uma grande limitação !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1972 em: Janeiro 21, 2020, 11:51:56 am »
Isso já aqui se falou algumas vezes, que poderia ser uma boa fonte de receita, fazer MLU a F-16A/B do AMARG para venda posterior, houvesse autorização dos americanos claro. Se calhar não há vontade, ou visão, ou existe algum entrave para aproveitar o know-how todo que temos da conversão dos nossos F-16. Mas parece-me que, bem pensado, conseguíamos fazer preços competitivos para a venda destes caças, e ainda ganhar algum para aplicar na modernização das nossas forças armadas. Além da países do Leste da Europa, também veria como potenciais compradores alguns países africanos e sul-americanos.

Mas, só somos uns más-línguas, não temos voto na matéria.  :-P

A falta de pessoal qualificado em numero suficiente, para efectuar os tais MLU's limitaria o numero de células a modernizar e como tal atrasaria as entregas das aeronaves aos clientes penso que não seria assim tão rentável assim para País/FAP, uma coisa é efectuar os upgrades para a FAP outra seria ter de cumprir os calendários previamente acordados.

Abraços

Exactamente. Veja-se o tempo que mediou entre a transformação do 1º F-16A em MLU, 2003, e a entrega do último em 2014.

Se para colocarmos em serviço as 3 células que irão colmatar as novas 5 que serão vendidas à Roménia está quase a passo de caracol, imagine-se então se nos fôssemos meter agora de novo no negócio de regenerar e modernizar células vindas do AMARG para terceiros. Por isso acho que foi sensato não termos apresentado qualquer proposta aos croatas porque, antes de mais nada, temos de arrumar a casa (FAP e segundo lote romeno), e só depois sim pensar em entrar de novo no mercado de F-16 usados.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1973 em: Janeiro 21, 2020, 01:14:17 pm »
Não me admirava nada que o processo lento de modernização dos F-16 para repor o número após os que foram vendidos à Roménia, se devesse à igualmente lenta (e cheia de entraves) entrada de dinheiro para as forças armadas.  ::)

Mas penso que temos base para começar algo do género, e talvez fosse do interesse da LM ter cá algum tipo de "fábrica", ou "sistema", para modernizar os F-16 na Europa, um pouco por causa da presença da Boeing através da Embraer. Pelo menos teriam o interesse de garantir-nos como cliente do F-35.

Mas isto sou eu a pensar alto, pode ser algo financeiramente impraticável por agora, e que se calhar só teria mais força caso se pensasse em fazer o upgrade dos nossos para Viper.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1974 em: Janeiro 21, 2020, 01:32:58 pm »
Não me admirava nada que o processo lento de modernização dos F-16 para repor o número após os que foram vendidos à Roménia, se devesse à igualmente lenta (e cheia de entraves) entrada de dinheiro para as forças armadas.  ::)

Mas penso que temos base para começar algo do género, e talvez fosse do interesse da LM ter cá algum tipo de "fábrica", ou "sistema", para modernizar os F-16 na Europa, um pouco por causa da presença da Boeing através da Embraer. Pelo menos teriam o interesse de garantir-nos como cliente do F-35.

Mas isto sou eu a pensar alto, pode ser algo financeiramente impraticável por agora, e que se calhar só teria mais força caso se pensasse em fazer o upgrade dos nossos para Viper.

A unidade Europeia para modernização dos F16 encontra-se na Noruega, se não estou em erro, essa info já foi aqui colocada.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1975 em: Janeiro 21, 2020, 01:36:51 pm »
Não me admirava nada que o processo lento de modernização dos F-16 para repor o número após os que foram vendidos à Roménia, se devesse à igualmente lenta (e cheia de entraves) entrada de dinheiro para as forças armadas.  ::)

Mas penso que temos base para começar algo do género, e talvez fosse do interesse da LM ter cá algum tipo de "fábrica", ou "sistema", para modernizar os F-16 na Europa, um pouco por causa da presença da Boeing através da Embraer. Pelo menos teriam o interesse de garantir-nos como cliente do F-35.

Mas isto sou eu a pensar alto, pode ser algo financeiramente impraticável por agora, e que se calhar só teria mais força caso se pensasse em fazer o upgrade dos nossos para Viper.

Já vamos atrasados e bem atrasados !!!

https://www.airforce-technology.com/news/lockheed-aim-norway-f-16-hub-norway/

https://www.janes.com/article/87187/f-16-sustainment-hub-to-be-established-in-norway

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1976 em: Janeiro 21, 2020, 04:27:41 pm »
Infelizmente! Teríamos inclusive melhores condições meteorológicas aqui para criar esse tipo de "hub" do que a Noruega.
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1977 em: Janeiro 21, 2020, 04:30:31 pm »
Infelizmente! Teríamos inclusive melhores condições meteorológicas aqui para criar esse tipo de "hub" do que a Noruega.

Pra não falar salarios BASTANTE mais baixos...
(Infelizmente)
Digo isto porque tenho um amigo meu que foi pra Noruega, e está a ganhar perto de 2800€ como "assistente de cemiterio".
 :-\
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1978 em: Janeiro 21, 2020, 04:34:22 pm »
Exacto, aqui a mão-de-obra seria mais barata!  ::)
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1979 em: Janeiro 21, 2020, 04:39:56 pm »
Exacto, aqui a mão-de-obra seria mais barata!  ::)

não sei se será assim tão mais barata, a velocidade de construção dos últimos lotes que alienamos e entregamos á FAP, faz-me pensar um pouco na diferença dos salários versus capacidade produtiva !

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!