Concurso de aluguer de meios aereos para combate aos incendios 2020

  • 15 Respostas
  • 4095 Visualizações
*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 818
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +40/-827
Boa tarde
Ontem fiquei a saber que a FAP lancou no passado mes de outubro um concurso internacional/nacional de aquisicao de 26 meios aereos  de combate aos incendios em sistema de aluguer entre 2020/2023....valor  de quase 157milhoes de euros   aprovado pelo governo em Setembro...a saber 10 helicopteros  sendo 7 ligeiros e 3 pesados...e 16 avioes sendo 12 medios 2 pesados e 2 de coordenacao...bem ate aqui ta tudo muito bem uma vez que este valor e participado ate 90%pela UE...se assim for ok...

Agora,  e como eu ando muito atento o nosso governo gastou em 2006 cerca de 44 milhoes na compra de 10 helis a * heliportugal  a saber 4 ligeiros e 6 pesados uma pergunta onde estao estes helis????quem os opera ????em que estado se encontram os mesmos????
 transparencia e o que se exige lobbies e interesses teem de acabar entre governo e empresas privadas ...ja nao para investigar mais a fundo estes anos todos haja coragem de dixer basta...
Para mim que sou um leigo nesta materia com 157 milhoes em vez de alugueres eu comprava meios investia na formacao de tecnicos / suporte mecanicos e acima de tudo teria de haver melhor empregabilidade e  coordenacao de meios aereos e  terrestres e a criacao de mais brigadas de combate e prevencao aos incendios e as limpezas das matas   a nivel territorial....mas isto sou eu a dizer....agora um desafio a voces 157 milhoes daria para comprar o que????obvio que para os meios aereos ate se compra algo de jeito mas peca por ser muito curto para o restante ...viaturas... formacao....pessoal ...logistica...enfim....
aquele abraxo
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Concurso de aluguer de meios aereos para combate aos incendios 2020
« Responder #1 em: Novembro 03, 2019, 04:34:00 pm »
Pois, é tudo muito lindo. Mas se não se fizesse esses alugueres já pensaram em quantos tachos se perdiam!?
Impensável! Não se vai cortar nas mamas pra fazer as coisas como devia ser!
 :-P
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 818
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +40/-827
Re: Concurso de aluguer de meios aereos para combate aos incendios 2020
« Responder #2 em: Novembro 03, 2019, 05:45:20 pm »
stalker

E por essas e por outras,  que temos as mortes que temos e ninguem e chamado a responsabilidade ...mais,  como e possivel e dois anos se  passaram, desde aquele terrivel incendio no pedrogao,  e sabe se  que o governo de entao tinha uma equipa independente para fazer um relatorio e   um estudo  de aquisicao  de meios para que nao acontecesse a mesma tragedia,  e ate  hoje pelo que se soube,  este mesmo relatorio andou de gaveta em gaveta e quanto a isso nem uma palavra.
E  na assembleia da republica,  que se deve e pode  abordar este tema,  pois o estudo esta feito, inclusive os meios as caracteristicas dos mesmos  estao indentificados,  e  o numero  tambem,  neste estudo existe um  cronograma  que estabelecia  para 2019 ou seja este ano a vinda de 11 aeronaves `7 Helis ligeiros  e 4 fire boss´   e  ate 2022 a vinda de mais 22 meios aereos.
A saber ja  para 2020 mais 13 *2 Canadairs,4 helis ultra ligeiros ,3 UAVS, 2 helis ligeiros e mais 2 fireboss... para 2021 mais 7 aeronaves a saber 4 fire boss e mais 3 UAVS ...e por fim em 2022 mais 2 aeronaves a saber 2  canadairs...nao sei o porque do poder   politico nao  querer abordar esta questao e muito menos...perguntar  onde esta este mesmo estudo e para quando po lo em execucao.   ....enfim.
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 818
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +40/-827
Re: Concurso de aluguer de meios aereos para combate aos incendios 2020
« Responder #3 em: Novembro 03, 2019, 05:49:55 pm »
stalker79
so agora reparei que pertenceste ao GCC ao gupo carros de combate em santa guida pah um abraxo do tamanho do mundo pois tive tambem esse previlegio de la estar mas no 3 ECC abraxo
1 cabo simoes ...
« Última modificação: Novembro 03, 2019, 06:11:33 pm por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Concurso de aluguer de meios aereos para combate aos incendios 2020
« Responder #4 em: Novembro 03, 2019, 05:55:42 pm »
stalker79
so agora reparei que pertenceste ao GCC ao gupo carros de combate em santa guida pah um abraxo do tamanho do mundo pois tive tambem esse previlegio de la estar mas no 3 GCC abraxo
1 cabo simoes ...

3º ECC, diria eu.
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 818
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +40/-827
Re: Concurso de aluguer de meios aereos para combate aos incendios 2020
« Responder #5 em: Novembro 03, 2019, 06:07:34 pm »
tenente
ja estava a estranhar pah de facto e 3 esquadrao de carros de combate 3 Ecc foi lapso meu mas ....fica aqui o meu reparo no erro que expus ...e agradecer a tua atencao
sim de facto estive 4 anos no RC4 com muito orgulho  no maior campo militar  de Portugal....
perguntai ao inimigo quem nos somos
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5399
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3517 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Concurso de aluguer de meios aereos para combate aos incendios 2020
« Responder #6 em: Novembro 03, 2019, 09:50:34 pm »
Se calhar era melhor a própria notícia adiantada na imprensa, não? Digo eu, claro...

Citar
Força Aérea lançou concurso de 156 milhões para aeronaves de combate a incêndios
Concurso internacional para o aluguer de 26 helicópteros e aviões para o combate a incêndios servirá para substituir os 22 meios aéreos que têm contrato até ao final deste ano.

02 nov 2019, 10:20

Sete helicópteros ligeiros, três helicópteros pesados e 16 aviões anfíbios. A Força Aérea Portuguesa já lançou o concurso internacional para o aluguer de meios áereos para combate a incêndios nos próximos anos. O Estado estima gastar um total de 156 milhões de euros (a que se soma o IVA) e garante que os 26 novos aviões e helicópteros chegarão a tempo do início da época mais intensa de fogos do próximo ano. A notícia é avançada pelo jornal Público.

Segundo resolução do Conselho de Ministros, o concurso prevê a “aquisição de serviços de disponibilização e locação dos meios aéreos que constituem o dispositivo aéreo complementar” do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) de 2020 a 2023. O aluguer é justificado pela necessidade de os 22 meios aéreos alugados em 2018 e cujo contrato termina no final deste ano. Sem substituição, ficariam em falta aviões e helicópteros para o início da próxima época de incêndios. As aeronaves que vierem a ser alugadas ao abrigo deste concurso juntam-se aos 34 meios contratados no início deste ano por 82,5 milhões de euros, e cujo aluguer vigora até outubro de 2022.

https://observador.pt/2019/11/02/forca-aerea-lancou-concurso-de-156-milhoes-para-aeronaves-de-combate-a-incendios/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 818
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +40/-827
Re: Concurso de aluguer de meios aereos para combate aos incendios 2020
« Responder #7 em: Novembro 03, 2019, 10:01:39 pm »
charlie jaguar boa noite agradeco te a forca  que aqui estas a dar a este meu topico muito obrigado sao estes temas que a todos nos interessa divulgar e debater portanto aquele abraxo
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Concurso de aluguer de meios aereos para combate aos incendios 2020
« Responder #8 em: Novembro 04, 2019, 08:06:57 am »
tenente
ja estava a estranhar pah de facto e 3 esquadrao de carros de combate 3 Ecc foi lapso meu mas ....fica aqui o meu reparo no erro que expus ...e agradecer a tua atencao
sim de facto estive 4 anos no RC4 com muito orgulho  no maior campo militar  de Portugal....
perguntai ao inimigo quem nos somos

Eu também estive no CMSM, em1980, só a dar instrução, mas estive sete anos em vários campos bem mais pequenos e um deles muito escondido dos olhares dos curiosos, sofri e suei lá muito, muito mesmo…….. na prova de sobrevivencia, nas provas de patrulhas, etc, etc.…excelentes tempos, grandes amizades !!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 818
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +40/-827
Re: Concurso de aluguer de meios aereos para combate aos incendios 2020
« Responder #9 em: Julho 11, 2020, 02:06:12 pm »
Boa tarde
A desinformacao que temos seja em Numeros de meios seja da disposicao dos mesmos a nivel de Portugal carece minimamente que se aborde, o que temos o que está a ser feito, pois a ausencia de informacao é de todo estranho uma vez que sao nossos impostos que dao a possibilidade de dispormos de meios e capacidades para este flagelo que a nós nos preocupa e muito….só tenho duas  perguntas 1- aluguer de meios????porque nao a compra dos meios?????
Adorava saber qual a razao da imposicao do governo em gastar dinheiro só em aluguer dos meios de combate aos incendios…..e nao na compra dos mesmos….enfim…
Porque nao criar no seio da FAP uma Esquadra de combate e prevencao aos incendios??????
Espanha tem….Grecia tem…..Franca tem…..Chipre tem…...enfim….
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Concurso de aluguer de meios aereos para combate aos incendios 2020
« Responder #10 em: Julho 11, 2020, 02:36:44 pm »
Porque os meios de aluguer são um grande tacho para muita gente. Se forem do estado o tacho já fica muito mais pequeno e não dá pra meter facturas extra....
 :-P
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Concurso de aluguer de meios aereos para combate aos incendios 2020
« Responder #11 em: Julho 15, 2020, 09:03:55 am »
E isto?





Citação de: TEKEVER
With more than 1000 hours of maritime surveillance over the European seas, our partnership with #CLS is a huge success! And much more is coming.
Find out more: http://www.react.eu/
« Última modificação: Julho 15, 2020, 09:04:45 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Concurso de aluguer de meios aereos para combate aos incendios 2020
« Responder #12 em: Julho 15, 2020, 11:15:09 am »
stalker79
so agora reparei que pertenceste ao GCC ao gupo carros de combate em santa guida pah um abraxo do tamanho do mundo pois tive tambem esse previlegio de la estar mas no 3 ECC abraxo
1 cabo simoes ...


Isto já foi em 98. Passei pelo GCC para tirar a especialidade de cabo apontador nos M-60. Fui "reciclado" porque pelos vistos não houve pessoal que chegue para isso nessa incorporação!
 ;)
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: Concurso de aluguer de meios aereos para combate aos incendios 2020
« Responder #13 em: Julho 15, 2020, 01:03:50 pm »
E isto?





Citação de: TEKEVER
With more than 1000 hours of maritime surveillance over the European seas, our partnership with #CLS is a huge success! And much more is coming.
Find out more: http://www.react.eu/


É grande de mais e caro de mais, eles iam concorrer com outro modelo, mas devido ao preço desistiram.

E depois:
Citar
CEO da Tekever afastado por suspeita de desvios de 10 milhões de euros
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
Re: Concurso de aluguer de meios aereos para combate aos incendios 2020
« Responder #14 em: Julho 15, 2020, 02:53:21 pm »
Pelo que eu percebo há (peço menos) 3 empresas em Portugal capazes de fornecer os UAV e a FAP e a Marinha com projectos (em colaboração com as empresas)? Alguém vai ficar para trás...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur