Do trabalho "O CONCEITO LOGÍSTICO NAVAL NUMA OPERAÇÃO DE EVACUAÇÃO DE CIDADÃOS PORTUGUESES EM TERRITÓRIO ESTRANGEIRO", Trabalho Individual de Fim de Curso CPOS-M 2017/18 do 1Ten M Jorge Ângelo:
"Operação Missão Guiné 2004
(...)
O apoio logístico que permitiu a sustentação da FN foi efetuado em CV, no porto do Mindelo, através de empresas locais de logística e ainda de algum material expedido pela
Força Aérea (FNP-GUINÉ/04, 2004). Importante de sublinhar que devido à FN não integrar um reabastecedor de esquadra, e ainda por ter sido imposta uma percentagem mínima de
combustível de 50%, o período máximo de permanência nas áreas de patrulha perto da RGB foi fortemente afetado. Estes factos limitaram as patrulhas a cerca de 6 dias, e mais tarde a
permanências de apenas um dia, devido a uma avaria permanente no motor propulsor de EB da fragata Côrte-Real. O relatório de missão aponta que o pouco tempo de permanência nas
áreas de patrulha e a distância ao ponto de apoio logístico, que implicava um trânsito de cerca de 50 horas, impuseram que a presença naval da força passasse a ser feita na vizinhança
do arquipélago de CV por forma a garantir uma adequada sustentação e capacidade de resposta (FNP-GUINÉ/04, 2004). Estes constrangimentos resultaram numa taxa de patrulha
inferior a 20% nas imediações da RGB, no total dos 43 dias da operação."