Quando se fala no A-10, fala-se em muito mais do que a precisão do canhão. É uma plataforma que junta uma boa performance a baixa altitude, elevada sobrevivabilidade, bom poder de fogo, e capaz de operar em pistas improvisadas. Isto significa o quê? Que não há outro meio que faça exactamente o mesmo, e responda a todos estes pontos.
-Super Tucano (e outros turboprops para CAS/COIN), falta-lhes resiliência a danos, e por norma são mais lentos (factores cruciais em cenários de maior intensidade)
-AC-130, mais poder de fogo que os A-10, e também podem descolar de pistas improvisadas, mas têm de voar relativamente alto, e são lentos, o que a juntar ao seu RCS enorme, as defesas AA chamam-lhes figos
-helicópteros de ataque, cumprem a missão, mas são muito mais lentos, o que os torna ainda mais expostos a fogo inimigo
-caças convencionais, apresentam limitações na resiliência a danos, e não podem operar de qualquer pista (Já é uma sorte quando podem operar de uma autoestrada)
-bombardeiros, podem desenrascar em CAS, mas apenas contra adversários sem força aérea. Para não falar claro da total incapacidade de operar de pistas improvisadas, como é óbvio
-F-35, que no papel resolve alguns dos problemas, sobretudo na versão B, que pode descolar de uma simples estrada, continua a ter debilidades. É certo que sendo furtivo, não precisa de voar a baixa altitude, o que também limita a necessidade de resiliência a danos. Mas, o payload é algo limitado na configuração furtiva, portanto não pode fazer CAS contra muitos alvos (sobretudo na versão B).
-UCAVs, voam muito alto e não precisam de grande resiliência a danos, mas nos presentemente em uso, não são suficientemente furtivos para ser imunes a defesas AA, nem são rápidos o suficiente, seja para fugir a ameaças, seja para se colocarem rápido em posições onde sejam necessários. A envergadura de asas também torna impossível o seu uso a partir de estradas, e dificilmente conseguirão descolar de pistas improvisadas.
Quanto à precisão do GAU-8, é quase irrelevante. Em primeiro lugar, querem um canhão numa aeronave que apresente boa precisão, das duas uma, ou AC-130, com calibres para quase todos os gostos, ou hélis de ataque, que tendo o canhão numa torre (30 mm no caso do Apache) que pode disparar para várias direcções. Num A-10, o canhão é mais para fins de supressão, colocando uma elevada quantidade de chumbo numa área relativamente reduzido, não importa se mata muita gente ou não com uma rajada, importa é que isso permita que as forças aliadas se movimentem. É cada vez mais uma arma anti-pessoal, do que anti-tanque, até porque não deve caber na cabeça de ninguém, usar SDBs ou JDAMs ou Mavericks para abater soldados inimigos apeados.