Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP

  • 924 Respostas
  • 183501 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1328/-3461
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #330 em: Novembro 21, 2019, 10:50:45 am »
E o Super Lynx tem duas turbinas de 1120 cavalos cada e quando tiver as motorização do Wildcat vai ter duas turbinas de 1361 cavalos cada.

Dúvido que o Little bird tenha sequer metade da potência do Super Lynx e no entanto a imagem de marca dos Rangers são eles em cima dos ditos helicópteros.





O MH-6 tem para aí 400 cavalos. Mas tem muita genica.  :mrgreen:

Lá isso tem, mas os nossos Koalas têm mais potência, peso útil, alcance, etc. O que falta aos nossos são equipamentos essenciais para usá-los em algo mais do que a Instrução Básica e Complementar (FLIR, Radar Warning Receiver”, um “Missile Warning System” e um “Counter Measures Dispensing System”).

PS: ninguém copia e cola como eu e também sou muito humilde. c56x1
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +41/-827
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #331 em: Novembro 21, 2019, 06:29:17 pm »
Epá afinal já se sabe que é o 169 que vem para heli de EvaKuação, mas onde é que para essa decisão para eu também a ler ???

Já agora quanto ás turbinas que equipam
os 119 - https://services.pwc.ca/en/engines/pt6b
e os 169 - https://services.pwc.ca/en/engines/pw210
e os 139 - https://services.pwc.ca/en/engines/pt6c

Abraços
[/Quote
nao ouviste isso da minha Boca certamente ne uma coisa e a gente aqui sei la advinhar outra e dixer que e este ou aquele e se leres bem eu disse certezas nao ha mas tenho um Feeling so isso :mrgreen:
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #332 em: Novembro 21, 2019, 06:42:02 pm »
Epá afinal já se sabe que é o 169 que vem para heli de EvaKuação, mas onde é que para essa decisão para eu também a ler ???

Já agora quanto ás turbinas que equipam
os 119 - https://services.pwc.ca/en/engines/pt6b
e os 169 - https://services.pwc.ca/en/engines/pw210
e os 139 - https://services.pwc.ca/en/engines/pt6c

Abraços

nao ouviste isso da minha Boca certamente ne uma coisa e a gente aqui sei la advinhar outra e dixer que e este ou aquele e se leres bem eu disse certezas nao ha mas tenho um Feeling so isso :mrgreen:

O sr Simões, deve ter a memória um pouco curta, com que então eu não ouvi da sua boca o que o sr escreveu acerca do169.
Eu ainda consigo interpretar uma frase sr Simões.

boa noite ao forum
hummm n sabia que o lynx tinha assim tanta potencia muito bem muito bom mesmo possivelmente o AW169M trara 2000CV o que e muito bom tambem ...
certezas nao ha vamos aguardando
saudacoes

Cumprimentos
« Última modificação: Novembro 21, 2019, 06:48:32 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +41/-827
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #333 em: Novembro 21, 2019, 06:54:57 pm »
tenente le ate ao fim eu disse e repito o aw169M trara ….trara se vier !!!! nao e o mesmo  que dixer traz,,, porque isso ele traz de origem da fabrica ….,mais ao fim eu disse mas nao ha certezas...e diferente de dixer que o nosso aw169M tem 2000 cv....ne....uma coisa e eu supor sonhar Como tu sonhas com A400M para Portugal um supor e um supor….
saudacoes
« Última modificação: Novembro 21, 2019, 06:58:22 pm por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #334 em: Novembro 21, 2019, 07:06:37 pm »
tenente le ate ao fim eu disse e repito o aw169M trara ….trara se vier !!!! nao e o mesmo  que dixer traz,,, porque isso ele traz de origem da fabrica ….,mais ao fim eu disse mas nao ha certezas...e diferente de dixer que o nosso aw169M tem 2000 cv....ne....uma coisa e eu supor sonhar Como tu sonhas com A400M para Portugal um supor e um supor….
saudacoes

Sem comentários.
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5524
  • Recebeu: 5498 vez(es)
  • Enviou: 3614 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #335 em: Novembro 21, 2019, 10:12:15 pm »
É por ter uma relação potência/peso tão elevada que o Lynx é, ainda hoje, um dos helis mais rápidos do mundo.

E por cá ainda mais velozes pois andam quase sempre vazios.  ::)


Lá isso tem, mas os nossos Koalas têm mais potência, peso útil, alcance, etc. O que falta aos nossos são equipamentos essenciais para usá-los em algo mais do que a Instrução Básica e Complementar (FLIR, Radar Warning Receiver”, um “Missile Warning System” e um “Counter Measures Dispensing System”).

Para isso tens que "militarizar" primeiro os Koala pois são todos versão civil. ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #336 em: Novembro 21, 2019, 10:16:41 pm »


Para isso tens que "militarizar" primeiro os Koala pois são todos versão civil. ;)

 :conf: ... Então pintar de cinzento e escrever "Força Aérea Portuguesa" na fuselagem não é militarizar?!  ??? :-P
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #337 em: Novembro 21, 2019, 10:50:07 pm »


Para isso tens que "militarizar" primeiro os Koala pois são todos versão civil. ;)

 :conf: ... Então pintar de cinzento e escrever "Força Aérea Portuguesa" na fuselagem não é militarizar?!  ??? :-P

Tambem estava a pensar o mesmo. Então os nossos Koalas não são a versão M?
 :-P
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8469
  • Recebeu: 3854 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #338 em: Novembro 21, 2019, 11:09:16 pm »
Os nossos são uma versão AH certamente. Os Helfire e rockets estão é escondidos em hangar, para enganar potenciais inimigos.

Para isso tens que "militarizar" primeiro os Koala pois são todos versão civil. ;)

Não digas isso senão vem alguma cabeça pensadora achar que afinal basta modificar os Koala e não precisamos de hélis de evacuação a sério.  :N-icon-Axe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5524
  • Recebeu: 5498 vez(es)
  • Enviou: 3614 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #339 em: Novembro 22, 2019, 09:33:57 am »


Para isso tens que "militarizar" primeiro os Koala pois são todos versão civil. ;)

 :conf: ... Então pintar de cinzento e escrever "Força Aérea Portuguesa" na fuselagem não é militarizar?!  ??? :-P

Tambem estava a pensar o mesmo. Então os nossos Koalas não são a versão M?
 :-P

É preciso mesmo relembrar que a versão adquirida pela FAP é o AW119Kx civil? Sim, utilizado por Forças Armadas de outros países, mas tal como nós em missões de cariz civil como instrução, transporte e busca e salvamento? ::)

O Kx nunca poderá ser o sonho húmido do "mini-Apache" como se queria com os defuntos EC635, facto que aliás fez naufragar a coisa com o Portas não tivesse o Exército tido mais olhos que barriga e um pouco de simples paciência com a integração do Hot 2. É muito giro ver os Koala a fazer fast rope ou rappel com forças especiais, mas tal como nos filmes de acção se vêem Jet Ranger e Ecureil com atiradores, a inserir ou recolher elementos armados e a fazer trinta por uma linha, uma bala de 9mm pode fazer sérios estragos pois são, como o nosso Koala, apenas helicópteros civis.

Para mim, pessoalmente falando, não basta pintar o título na fuselagem e envergar um esquema a condizer para passar a ser militar. Daí empregar o "militarizar" entre aspas. Por exemplo: os Falcon 50 na FAP são aeronaves militares, mas se vendidos a terceiros no mercado civil não tornam a ser completamente civis? É essa a minha questão, a distinção que quero fazer.

Li algures há tempos que militarizar o Koala Kx é possível, naturalmente, mas o tempo e custos a isso associados fazem com o que o comprador inteligente opte antes pela versão militar AW119M do que mais tarde estar a modernizar e militarizar um aparelho construído civil de raíz. Daí que esqueçam todos CMDS, RWR, LWR, MWS porque isso não irá acontecer de todo; holofote faz falta, e penso que virá, pois é necessário para as missões SAR, mas se nem FLIR deverá ter ainda esperamos seriamente mais novidades?  :-P
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, tenente, Stalker79, MATRA

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #340 em: Novembro 22, 2019, 10:12:13 am »


Para isso tens que "militarizar" primeiro os Koala pois são todos versão civil. ;)

 :conf: ... Então pintar de cinzento e escrever "Força Aérea Portuguesa" na fuselagem não é militarizar?!  ??? :-P

Tambem estava a pensar o mesmo. Então os nossos Koalas não são a versão M?
 :-P

Stalker o que queres dizer com versão M ???? :mrgreen: ::)

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #341 em: Novembro 22, 2019, 10:17:58 am »


Para isso tens que "militarizar" primeiro os Koala pois são todos versão civil. ;)

 :conf: ... Então pintar de cinzento e escrever "Força Aérea Portuguesa" na fuselagem não é militarizar?!  ??? :-P

Tambem estava a pensar o mesmo. Então os nossos Koalas não são a versão M?
 :-P

É preciso mesmo relembrar que a versão adquirida pela FAP é o AW119Kx civil? Sim, utilizado por Forças Armadas de outros países, mas tal como nós em missões de cariz civil como instrução, transporte e busca e salvamento? ::)

O Kx nunca poderá ser o sonho húmido do "mini-Apache" como se queria com os defuntos EC635, facto que aliás fez naufragar a coisa com o Portas não tivesse o Exército tido mais olhos que barriga e um pouco de simples paciência com a integração do Hot 2. É muito giro ver os Koala a fazer fast rope ou rappel com forças especiais, mas tal como nos filmes de acção se vêem Jet Ranger e Ecureil com atiradores, a inserir ou recolher elementos armados e a fazer trinta por uma linha, uma bala de 9mm pode fazer sérios estragos pois são, como o nosso Koala, apenas helicópteros civis.

Para mim, pessoalmente falando, não basta pintar o título na fuselagem e envergar um esquema a condizer para passar a ser militar. Daí empregar o "militarizar" entre aspas. Por exemplo: os Falcon 50 na FAP são aeronaves militares, mas se vendidos a terceiros no mercado civil não tornam a ser completamente civis? É essa a minha questão, a distinção que quero fazer.

Li algures há tempos que militarizar o Koala Kx é possível, naturalmente, mas o tempo e custos a isso associados fazem com o que o comprador inteligente opte antes pela versão militar AW119M do que mais tarde estar a modernizar e militarizar um aparelho construído civil de raíz. Daí que esqueçam todos CMDS, RWR, LWR, MWS porque isso não irá acontecer de todo; holofote faz falta, e penso que virá, pois é necessário para as missões SAR, mas se nem FLIR deverá ter ainda esperamos seriamente mais novidades?  :-P

" M " aqui não quer dizer versão Militar mas sim versão " Multiuso " :nice:, ou versão " Monomotor ", :bang:  ou ainda versão " Me...sa ",  :Ups: só pode.

Abraços
« Última modificação: Novembro 22, 2019, 10:19:03 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1328/-3461
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #342 em: Novembro 22, 2019, 11:28:48 am »
É preciso mesmo relembrar que a versão adquirida pela FAP é o AW119Kx civil? Sim, utilizado por Forças Armadas de outros países, mas tal como nós em missões de cariz civil como instrução, transporte e busca e salvamento? ::)

Não, até porque tu já tinhas escrito isso algures por aí (fórum).

Citação de: Charlie Jaguar
O Kx nunca poderá ser o sonho húmido do "mini-Apache" como se queria com os defuntos EC635, facto que aliás fez naufragar a coisa com o Portas não tivesse o Exército tido mais olhos que barriga e um pouco de simples paciência com a integração do Hot 2. É muito giro ver os Koala a fazer fast rope ou rappel com forças especiais, mas tal como nos filmes de acção se vêem Jet Ranger e Ecureil com atiradores, a inserir ou recolher elementos armados e a fazer trinta por uma linha, uma bala de 9mm pode fazer sérios estragos pois são, como o nosso Koala, apenas helicópteros civis.

Sim, tudo o que escreves-te está certo, MAS entre este tópico e o referente ao futuro helicóptero de evacuação da FAP as conversas estão trocadas. Neste caso estava-me a referir da versão militar e não da que nós compramos.

Citar
Li algures há tempos que militarizar o Koala Kx é possível, naturalmente, mas o tempo e custos a isso associados fazem com o que o comprador inteligente opte antes pela versão militar AW119M do que mais tarde estar a modernizar e militarizar um aparelho construído civil de raíz. Daí que esqueçam todos CMDS, RWR, LWR, MWS porque isso não irá acontecer de todo; holofote faz falta, e penso que virá, pois é necessário para as missões SAR, mas se nem FLIR deverá ter ainda esperamos seriamente mais novidades?  :-P

Sabes de quem é a culpa? Tua, sim tua e não do Ministro da Defesa, ele conta-nos histórias de helicópteros de evacuação ligeiros e depois lá vens tu destruir os nossos sonhos com factos.

És péssimo.

Resposta aos nossos problemas e não quero saber de factos, ou coisas como a "realidade", é isto e não se fala mais nisso!


 :mrgreen:
« Última modificação: Novembro 22, 2019, 11:29:37 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #343 em: Novembro 22, 2019, 03:37:58 pm »


Para isso tens que "militarizar" primeiro os Koala pois são todos versão civil. ;)

 :conf: ... Então pintar de cinzento e escrever "Força Aérea Portuguesa" na fuselagem não é militarizar?!  ??? :-P

Tambem estava a pensar o mesmo. Então os nossos Koalas não são a versão M?
 :-P

Stalker o que queres dizer com versão M ???? :mrgreen: ::)

Abraços

Nos catalogos da Leonardo as versões M geralmente indica as versões militares. É só por isso que falei no "M"...
 :-P
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +41/-827
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #344 em: Novembro 22, 2019, 03:44:11 pm »
É preciso mesmo relembrar que a versão adquirida pela FAP é o AW119Kx civil? Sim, utilizado por Forças Armadas de outros países, mas tal como nós em missões de cariz civil como instrução, transporte e busca e salvamento? ::)

Não, até porque tu já tinhas escrito isso algures por aí (fórum).

Citação de: Charlie Jaguar
O Kx nunca poderá ser o sonho húmido do "mini-Apache" como se queria com os defuntos EC635, facto que aliás fez naufragar a coisa com o Portas não tivesse o Exército tido mais olhos que barriga e um pouco de simples paciência com a integração do Hot 2. É muito giro ver os Koala a fazer fast rope ou rappel com forças especiais, mas tal como nos filmes de acção se vêem Jet Ranger e Ecureil com atiradores, a inserir ou recolher elementos armados e a fazer trinta por uma linha, uma bala de 9mm pode fazer sérios estragos pois são, como o nosso Koala, apenas helicópteros civis.

Sim, tudo o que escreves-te está certo, MAS entre este tópico e o referente ao futuro helicóptero de evacuação da FAP as conversas estão trocadas. Neste caso estava-me a referir da versão militar e não da que nós compramos.

Citar
Li algures há tempos que militarizar o Koala Kx é possível, naturalmente, mas o tempo e custos a isso associados fazem com o que o comprador inteligente opte antes pela versão militar AW119M do que mais tarde estar a modernizar e militarizar um aparelho construído civil de raíz. Daí que esqueçam todos CMDS, RWR, LWR, MWS porque isso não irá acontecer de todo; holofote faz falta, e penso que virá, pois é necessário para as missões SAR, mas se nem FLIR deverá ter ainda esperamos seriamente mais novidades?  :-P

Sabes de quem é a culpa? Tua, sim tua e não do Ministro da Defesa, ele conta-nos histórias de helicópteros de evacuação ligeiros e depois lá vens tu destruir os nossos sonhos com factos.

És péssimo.

Resposta aos nossos problemas e não quero saber de factos, ou coisas como a "realidade", é isto e não se fala mais nisso!


 :mrgreen:
ora ai esta um belissimo brinquedo e podem ser so mesmo 5 …. :mrgreen:
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.