ForumDefesa.com

Geopolítica-Geoestratégia-Política de Defesa => Mundo => Espanha => Tópico iniciado por: Viajante em Julho 21, 2016, 10:02:02 am

Título: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Viajante em Julho 21, 2016, 10:02:02 am
Espanha rompe contrato com a Rússia para lançar o primeiro satélite espião

A empresa espanhola Hisdesat decidiu denunciar o seu contrato com a empresa russa Cosmotrans para lançar o 'Paz', o projecto de primeiro satélite espião espanhol.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Feconomico.sapo.pt%2Fpublic%2Fuploads%2Farticles%2F1_novo_site%2Fcard_paz_simulacao_foto_divulgacao.jpg&hash=5e3e4adfac929e84f719243ba1da5000)

Segundo o 'site' do jornal espanhol 'El País', depois de um ano e meio de atraso e convencida de que Vladimir Putin não dará a luz verde ao projecto, a empresa espanhola Hisdesat, controlada pela operadora de satélites Hispasat e pelo Ministério da Defesa de Espanha, decidiu denunciar o seu contrato com a russa Cosmotrans para lançar o 'Paz', que pretende ser o primeiro satélite espanhol de observação da Terra.

Citando fontes do sector, o 'El País' adianta que a Hisdesat irá negociar uma solução amigável para recuperar os cerca de 15 milhões de euros já investidos nesta iniciativa, além de procurar uma alternativa, que poderia ser também russa ou, mais provavelmente, norte-americana, embora a um preço muito superior.

Ainda de acordo com o 'El País', a guerra não declarada entre a Rússia e a Ucrânia acabou pro frustrar esta parceria criada para lançar o primeiro satélite espião espanhol, um projecto cujo custo deverá rondam os 160 milhões de euros.

A Hisdesat firmou um contrato com a companhia russo-ucraniana Cosmotrans para lançar o 'Paz', a partir do cosmódromo de Yasni, no sul da Rússia, próximo do Cazaquistão.

No entanto,a anexação da Crimeia, em Março de 2014 e o levantamento em armas das regiões separatistas do leste da Ucrânia levou ao enfrentamento entre Kiev e Moscovo.

Putin vetou a utilização da tecnologia ucraniana para lançamento satélites que estava prevista no âmbito desta parcerias e perante a inflexibilidade do presidente russo, a empresa espanhola Hisdesat decidiu activar a cláusula do contrato que prevê a sua rescisão por razões de força maior.

Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/espanha-rompe-contrato-com-a-russia-para-lancar-o-primeiro-satelite-espiao_255029.html
Título: Re: Espanha
Enviado por: Daniel em Março 23, 2018, 02:42:36 pm
Queimar fotografia dos reis é liberdade de expressão
https://www.dn.pt/mundo/interior/queimar-fotografia-dos-reis-e-liberdade-de-expressao-9184087.html
(https://static.globalnoticias.pt/dn/image.aspx?brand=DN&type=generate&guid=d44e67a6-57b9-48b0-a46e-4234cb556572&w=579&t=20180313183000)
Citar
Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condena Espanha, que ameaçou com prisão manifestantes catalães depois destes terem queimado foto dos monarcas

Pegar fogo a uma fotografia dos reis não é um crime de ódio. Pelo contrário, está dentro da liberdade de expressão. A decisão é do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) que puxou assim as orelhas aos tribunais espanhóis por condenarem dois manifestantes por este ato.

"A liberdade de expressão estende-se a 'informações' e 'ideias' que ofendem, chocam ou incomodam", escreveram os juízes no acórdão conhecido esta terça-feira. O tribunal considerou que "o ato fez parte de uma crítica política, e não pessoal, da instituição monarquia em geral, e em particular do reino de Espanha como nação".

O episódio aconteceu em 2007, quando Enric Stern e Jaume Roura, dois independentistas catalães, colocaram uma fotografia dos reis espanhóis - na época, Juan Carlos e Sofia - ao contrário e a queimaram. Estavam numa manifestação contra a visita dos monarcas a Girona. Um ano mais tarde, acabaram condenados a uma multa de 2700 euros, cada um. Senão pagassem, teriam de cumprir 15 meses na prisão.

Em 2015, o Tribunal Constitucional espanhol recusou o recurso e argumentou que o próprio TEDH considerava necessário "sancionar e prevenir todas as formas de expressão que propaguem, incitem, promovam ou justifiquem o ódio baseado na intolerância".

Na sua decisão, o tribunal europeu considerou que os dois manifestantes encenaram a queima da fotografia "para atrair a atenção mediática e usaram apenas uma forma de provação permitida para transmitir uma mensagem crítica no contexto de liberdade de expressão". O coletivo de sete juízes, entre os quais um espanhol, defendeu também que os dois condenados "não tinham intenção de incitar a atos de violência contra o rei".

O estado espanhol acabou condenado à restituição dos 2700 euros e ao pagamento de uma indemnização de 9000 euros, para cobrir as despesas e custos judiciais dos dois manifestantes.

Esta decisão surge numa altura em que Espanha vive um debate aceso sobre os limites da liberdade de expressão.
Título: Re: Espanha
Enviado por: Daniel em Março 23, 2018, 02:45:30 pm
Espanhola de 21 anos condenada a prisão por fazer piadas sobre a ditadura no Twitter
https://www.dn.pt/mundo/interior/espanhola-de-21-anos-condenada-a-prisao-por-fazer-piadas-sobre-a-ditadura-no-twitter-5759145.html
(https://static.globalnoticias.pt/dn/image.aspx?brand=DN&type=generate&name=original&id=5759145&source=ng8416959.jpg&w=579&t=20170330122000)
Citar
Cassandra Vera ironizou sobre um atentado em que morreu um primeiro-ministro do franquismo

Um tribunal superior espanhol condenou a um ano de prisão uma jovem de 21 anos por ter feito piadas no Twitter sobre um homicídio que aconteceu em 1973, durante o regime ditatorial de Francisco Franco.

Os juízes da Audiência Nacional consideraram Cassandra Vera culpada de glorificação do terrorismo e de humilhar as vítimas de atentados terroristas. Porém, a jovem não deverá cumprir a pena de cadeia, já que em Espanha os condenados por crimes não violentos a menos de dois anos de prisão não são, por norma, obrigados a entrar no estabelecimento prisional.

No comment...
Título: Re: Espanha
Enviado por: Daniel em Março 23, 2018, 02:55:55 pm
Amnistia acusa lei antiterrorismo de esmagar a liberdade de expressão
https://www.publico.pt/2018/03/13/mundo/noticia/amnistia-acusa-lei-antiterrorismo-de-esmagar-a-liberdade-de-expressao-1806361
Not a valid vimeo URL
Citar
Os acusados dizem que as autoridades espanholas querem que as pessoas “pensem duas vezes” antes de publicar opiniões online, ainda que isso se traduza numa “crescente e perigosa intolerância à liberdade de expressão”, diz a Amnistia Internacional.Em Espanha, há casos em que fazer piadas com vítimas de terrorismo pode resultar em penas de prisão ou multas avultadas – e o número destes casos tem aumentado nos últimos anos, diz a Amnistia Internacional. Segundo a organização internacional, tem havido cada vez mais pessoas “a caírem nas malhas desta lei draconiana que proíbe a ‘glorificação do terrorismo’ e a ‘humilhação de vítimas de terrorismo’”, representando um golpe na liberdade de expressão.

Estas considerações fazem parte de um relatório da Amnistia Internacional intitulado Faz um tweet… se te atreveres: como as leis antiterroristas restringem a liberdade de expressão em Espanha, tornado público esta terça-feira.

Assim, “em nome da segurança nacional”, já foram condenados vários utilizadores das redes sociais, mas também rappers, jornalistas “e até marionetistas”. Em 2016, dois marionetistas foram detidos porque, durante um espectáculo, uma das marionetas levantou um cartaz com um símbolo parecido com o da organização terrorista basca ETA. 

Em causa está o artigo 578 do Código Penal espanhol, que a Amnistia diz ser vago: tal como referido em cima, pode levar à condenação daqueles que “glorifiquem o terrorismo” e “humilhem as vítimas do terrorismo ou os seus familiares”. Em 2011, tinham sido condenadas três pessoas ao abrigo deste artigo; em 2017, o número subiu para 39. Nos últimos dois anos, foram condenadas quase 70 pessoas. Desde 2011, já foram condenadas 119 pessoas ao abrigo deste artigo.
Isto cria um “ambiente em que as pessoas estão cada vez mais receosas de partilhar pontos de vista diferentes e fazer piadas controversas”, lê-se no relatório.

“As pessoas não devem ter de enfrentar uma acção judicial só por dizer, tweetar ou cantar sobre algo que seja de mau gosto ou chocante”, diz o director da Amnistia Internacional em Espanha, Esteban Beltrán, acrescentando que esta lei conduz a uma autocensura e está a “silenciar a liberdade de expressão e a esmagar a expressão artística”, importante na crítica social.
Título: Re: Espanha
Enviado por: Cabeça de Martelo em Dezembro 06, 2018, 11:19:45 am
Vox exige devolver al Estado las competencias de educación y sanidad para dar su apoyo en Andaluc

El presidente de Vox, Santiago Abascal, ha detallado hoy las medidas que exige negociar con PP y Ciudadanos a cambio de su apoyo a la investidura de un nuevo presidente de la Junta de Andalucía. Entre ellas, destaca una reforma del Estatuto de autonomía andaluz, para devolver las competencias de educación y sanidad y suprimir Canal Sur.

 Para Abascal, es prioritario que Andalucía se ponga "a la cabeza en devolver competencias" a la Administración Central del Estado, en lo que supone una vuelta de tuerca más a la propuesta del PP, que quiere recentralizar las competencias, pero no así su gestión. En esa reforma del Estatuto, se definirá a Andalucía como "región autónoma", y "no como una realidad nacional".

En la rueda de prensa tras el Comité Ejecutivo Nacional de Vox en el que se analizaron los resultados de las elecciones andaluzas, Abascal ha negado que vaya a entrar en el Gobierno andaluz en ningún caso: "No tenemos voluntad de entrar en el Gobierno, no queremos consejerías ni presidir el Parlamento, sino políticas e ideas", ha dicho Abascal. Después, ha detallado que no se va a reunir con Juanma Moreno (PP) ni con Juan Marín (Cs) hasta que "no pacten entre ellos".

Eso sí, ha asegurado que ambos candidatos son "prescindibles" para el cambio en Andalucía. "Si Marín se presenta porque tiene el apoyo del PSOE, que no cuente con nosotros, si lo hace porque tiene el apoyo del PP, contará con nuestro apoyo", ha especificado.

Arropado por la plana mayor de su partido, Abascal ha asegurado que Canal Sur es una televisión "de partido" que practica la "propaganda" y el "nacionalismo" del PSOE, al que ha calificado de "régimen socialista apoyado ahora por la complicidad del comunismo chavista", en referencia a Podemos.

Abascal se ha encarado dialécticamente con un periodista de Canal Sur que le había preguntado cómo iba a garantizar el derecho a la información de los andaluces si suprime la televisión pública. "El derecho a la información se produce a pesar de ustedes", le ha dicho. "Los medios no son los que garantizan el derecho a la información", ha subrayado, muy en la estela del discurso de Donald Trump. De hecho, Abascal ha apostado por eliminar todas las televisiones públicas autonómicas.

Preguntado por la posible incoherencia de pedir eliminar las autonomías y participar de ellas, Abascal -que ha trabajado nueve años en cargos autonómicos- ha asegurado que "el mejor modo de luchar contra el Estado de las Autonomías y corregirlo es estar dentro de él. Para la causa que estamos defendiendo, lo mejor que podemos hacer es estar en los parlamentos autonómicos", ha defendido. "Si alguien se desvía de esa línea tendrá que ser apartado de nuestro partido", ha advertido.

El líder del partido extremista ha detallado un decálogo de medidas que se deben discutir para que sus 12 diputados andaluces apoyen a los partidos de centroderecha. Además del cierre de la televisión pública y de la reforma del Estatuto, las prioritarias serán derogar las leyes de memoria histórica y de género, "la supresión inmediata del Impuesto de Sucesiones y Donaciones".

Las otras seis son una auditoría para calibrar el fraude del PER, la rebaja del IRPF en su tramo autonómico, un estudio "sobre todos esos organismos superfluos de administración paralela" de la Junta, una defensa "del modo de vida rural", el blindaje de la caza y los toros y, por último, la eliminación de ayudas sociales a inmigrantes.

Ninguna de esas medidas será, en principio, "una línea roja". "No queremos que dé la sensación de que hay alguna posibilidad de que vamos a frustrar el cambio en Andalucía; otros sabrán si quieren llevarnos a un chantaje", ha añadido.

Por último, Abascal ha culpado a Pablo Iglesias de "dirigir" políticamente "el clima de violencia que se ha creado" tras las elecciones andaluzas. "Llamamos también la atención al silencio cómplice del presidente del Gobierno", ha agregado.

La reforma del Estatuto requiere una mayoría de dos tercios del Parlamento andaluz (que no suman Vox, PP y Cs), la aprobación de las Cortes Generales mediante ley orgánica y, finalmente, el referéndum positivo de los electores andaluces y andaluzas. De manera que Abascal es consciente de que su propuesta es, hoy por hoy, un brindis al sol.

https://www.elmundo.es/espana/2018/12/05/5c081412fc6c83685d8b4777.html
Título: Re: Espanha
Enviado por: zocuni em Fevereiro 14, 2019, 11:46:11 am
Queda de governo e marcaão de eleições antecipadas.

Título: Re: Espanha
Enviado por: zocuni em Fevereiro 15, 2019, 10:28:40 am
Eleiões legislativas antecipadas em 28/04/2019.
Título: Re: Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 15, 2019, 11:40:40 am
Espanha vai ter Legislativas antecipadas



Título: Re: Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 15, 2019, 07:25:06 pm
Oposição elogia eleições antecipadas


Título: Re: Espanha
Enviado por: Daniel em Abril 24, 2019, 02:37:42 pm
Os sucessores do ditador Franco
https://www.cmjornal.pt/mais-cm/domingo/detalhe/os-sucessores-do-ditador-franco?ref=HP_Grupo1
(https://cdn.cmjornal.pt/images/2019-04/img_818x455$2019_04_21_12_44_31_844061.jpg)

Citar
O caudilho Francisco Franco, vencedor da sanguinária Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e ditador até 1975, morreu cinco meses antes de nascer Santiago Abascal, o presidente do partido de extrema-direita Vox, que, nas legislativas antecipadas do próximo domingo (dia 28), pode passar a estar representado no Parlamento.


Os votantes do Vox não serão apenas os saudosos de Franco e de Primo de Rivera (ditador entre 1923 e 1930). Nem só os "católico que se identifica[m] muito com a nação espanhola e a sua unidade", como declarou à agência Lusa Jorge Sánchez, professor de Direito da Universidade Europeia. Juntam-se-lhes os desesperados, vítimas da crise económica, que nada têm a perder; os escandalizados com as denúncias de corrupção entre a classe política; os desiludidos com os clássicos socialistas do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) e conservadores do PP (Partido Popular); os já desapontados com os novos Podemos (esquerda radical) e Ciudadanos (direita liberal), que fizeram desabar a anterior bipolarização.Fundado por dissidentes do PP – o tradicional grande partido da direita democrática espanhola –, em 17 de dezembro de 2013, insatisfeitos com as medidas do politicamente frágil primeiro-ministro Mariano Rajoy e procurando "captar o voto da direita desencantada com as políticas" do seu anterior partido, surgiu o Vox – mas sem ninguém suspeitar que bastava meia dúzia de anos para conseguir conquistar um grande eleitorado.

Mudar a Espanha
O programa do Vox defende o inverso do que foi o país, pelo menos desde a transição democrática de 1976 até à crise independentista catalã de 2017: contrários ao Estatuto das Autonomias, advogam um Estado centralista; contestando a liberdade de associação, pretendem ilegalizar os partidos independentistas; em vez da via que alargou a CEE (hoje, UE) para 12 países com a Espanha e Portugal, são claramente eurocéticos; divergindo do pioneirismo legislativo em matéria de costumes, querem revogar os diplomas do aborto ou do casamento gay e assumem o seu antifeminismo e um abrandamento das medidas contra a violência doméstica (esse "jihadismo de género"); no lugar do "insustentável" sistema público de pensões, são liberais com um modelo em que metade das contribuições vão para fundos privados; apologistas do franquismo, querem acabar com a Lei da Memória Histórica e contestam a exumação, no Vale dos Caídos, do cadáver do ditador. E, no que se evidencia mais o seu populismo, querem erguer um muro nos enclaves de Ceuta e de Melilha (que, à maneira de Trump, deveria ser pago por Marrocos), além de outras medidas para acabar com as "invasões islamistas" dos que atravessam o Mediterrâneo em embarcações superlotadas.

O sociólogo Santiago Abascal Conde, que nasceu em Bilbau a 14 de abril de 1976, filho de um dirigente histórico do PP basco e neto do franquista autarca da vila de Aláva até ao fim da ditadura (tendo a sua família sido alvo de várias ameaças da ETA), autor de ensaios políticos e militante do PP de 1994 até 2013 – sendo deputado do Parlamento Regional do País Basco entre 2004 e 2009 –, tornou-se secretário-geral do Vox logo na sua fundação e, em setembro de 2014, triunfando nas lutas intestinas, ganhou a presidência, com o apoio de 91% dos militantes. Nessa data, declarou logo que o partido aspirava "conquistar o poder", o mais rapidamente possível, "para transformar Espanha".


Sem elegerem um eurodeputado em 2014 e obtendo resultados irrisórios nas Legislativas de 2015 (0,23%) e de 2016 (0,20%), os populistas de ultra direita deixaram de estar sob o foco dos comentadores. Menosprezaram, talvez, o facto de Abascal ser uma figura muito mediática, pois escreve nos diários ‘ABC’ e ‘La Razón’, no semanário ‘Alba’ e no jornal online ‘Libertad Digital’, colabora com as estações radiofónicas COPE e esRadio, além de ser comentador televisivo nos programas ‘El Gato al Agua’ (no canal Intereconomía) e ‘El Cascabel’ (canal Trece).


Título: Re: Espanha
Enviado por: Cabeça de Martelo em Abril 24, 2019, 03:28:56 pm
O meu cunhado vai votar no Vox e não é Franquista nem acredita em ditaduras. Uma curiosidade o seu clube de futebol é o Barça.
Título: Re: Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Abril 28, 2019, 05:38:24 pm
Localidade espanhola votou em menos de um minuto



Título: Re: Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Abril 29, 2019, 01:38:24 am
PSOE de Sánchez vence e coligação de esquerda supera a de direita



Título: Re: Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Maio 29, 2019, 04:27:59 pm
Polícia espanhola desmantela rede de narcotráfico



Título: Re: Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Junho 04, 2019, 05:03:54 pm
Supremo Tribunal suspende exumação do cadáver de Franco


Título: Re: Espanha
Enviado por: perdadetempo em Agosto 05, 2019, 07:22:11 pm
A prostituição Estratégica

de José Ramón Alonso, 4 de Agosto de 2019

https://www.defensa.com/ayer-noticia/la-prostitucion-estrategica (https://www.defensa.com/ayer-noticia/la-prostitucion-estrategica)

Citar
Allá por los años 70, José Ramón Alonso, uno de los más veteranos e ilustres tratadistas militares españoles
que dirigió grandes medios de comunicación de masas, desde Radio Nacional de España al diario “Pueblo”, de
Madrid, y autor de multitud de artículos de temática militar, así como de varios volúmenes sobre la historia
política del Ejército español, dejó caer esta expresión en un coloquio sobre altos estudios militares, y fue como si
una descomunal culebra hubiese penetrado en un charco de ranas.
Hubo más silencios que voces en contra, y, sólo al final, el teniente general director, uno de los militares más
cultos y liberales que ha dado España en este siglo, se acercó para decirme:
—En el fondo tiene usted razón, y la definición podría ser exacta. Pero vamos a no desarrollarla porque podría
caer muy mal donde usted sabe.
En efecto, podría caer muy mal, pero quedó escrita y hasta ahora no me ha convencido nadie de que
estuviese equivocado. ¿Qué es eso de la prostitución estratégica?. Precisamente aquella que consiste en dar
el cuerpo de la nación, o parte de él, a un tercero, alquilándolo mediante dinero u otras especies, que
pueden consistir en créditos, en armas, en ayudas técnicas o en otros socorros internos o internacionales.
En el origen está un tratado desigual .—como los aplicados a China en el siglo XIX, pero sin violencia
previa—, en el cual un país necesitado y sin potencia entrega a otro lo que éste precisa para aumentar su
seguridad o su propia defensa. Una prostitución estratégica fue la impuesta a Cuba al comenzar este
siglo, con el arriendo de la base de Guantánamo. Caso aún más duro fue el de Panamá en 1903, condición sine
que non para que este país, entonces provincia colombiana, se hiciese independiente. A Finlandia le ha
sucedido algo de lo mismo con su mejor base naval, despues de la última guerra.
—Entonces, ¿en todas partes cuecen habas, y eso de la “prostitución estratégica” le puede suceder a cualquiera?
Sólo acontece en instantes de desfallecimiento nacional, o de postración diplomática plena. A España esto le
ocurrió en 1953, aunque fijando plazo a la entrega, y, por tanto, fue una prostitución pactada, limitada en el tiempo,
sin vocación verdadera porque pobres hemos sido, pero voluntad cipaya jamás la ha tenido nuestro pueblo.
Conste que quien esto escribe defendió ardientemente la renovación de los Pactos con los Estados Unidos en
1976, precisamente cuando se había logrado que Norteamérica retirase de Rota sus cohetes Polaris, que
hacían de toda una comarca española un candidato para la muerte. Se llevaron los “Polaris“ y desapareció todo el
armamento nuclear que había en España, ha dicho Gutiérrez Mellado. ¡Uf! Pero quedaba la gran locura de
Torrejón de Ardoz, a veinte kilómetros de la capital de España.
—El general Juan Vigón fue un militar muy inteligente —dije un día a un general español. Dejó fama de ello.
—Lo dirá usted —me respondió—. ¿Cree usted muy inteligente a quien permitió una base extranjera a tiro de
cañón de la plaza de la Cibeles? Por lo menos pudo haberla aceptado en un páramo manchego.
Quiero comprender que hay situaciones de urgencia, en las cuales no se hace lo que se quiere sino lo que se
puede. En 1953, la España de Franco estaba con el agua al cuello, y los pactos con Norteamérica le sirvieron
en instantes de tensión internacional extrema. Era cuando, según Juan Ansaldo, los demás estaban
inventando el avión sin piloto y nosotros el piloto sin avión, porque sólo se volaba en algunos Junkers o
Heinkel de museo, con piezas compradas en los almacenes de chatarra de la última gran guerra. La curva
de la ayuda militar americana fue descendente —dice ahora Gutiérrez Mellado— hasta que se llegó al extremo
de que no nos interesaba. Ahora por lo menos podemos permitirnos pagar los Harrier ingleses a 3.000 millones
pieza.
—Entonces, ¿es que además la “prostitución estratégica” nos cuesta dinero? No afirmaré tanto, pero
toda la ayuda derivada de las bases cabe en un puchero. En tiempos de Franco, cuando decir las cosas podía
pagarse caro, pude escribir que la ayuda americana era poco más del equivalente de un cepillo de dientes por
español y año. Luego mejoraron las cosas, pero la prostitución no se compensaba con el riesgo, porque la
paliza atómica estaba latente. Dice un viejo refrán que Dios aprieta, pero no ahoga, y así no llegamos a tal
extremo. Madrid pudo haberse convertido, por error de tiro, en un Hiroshima inmenso, con cuatro millones de
muertos. ¡Nos libramos de milagro!
De haber estallado la guerra atómica, Madrid sería ceniza, polvo, nada...
Ahora se dice que la neutralidad es imposible, y no niego que esto sea cierto con la neutralidad boba, con la
neutralidad simplona, con la neutralidad a secas. Pero la neutralidad armada es otra cosa, y siempre es buen
momento para intentarla, aunque desde luego cueste muchísimo dinero. La ha conseguido Suecia, un país con
sólo diez millones de habitantes, y está por probar que no pueda lograrla España, con cuarenta. Lo que sucede
es que no hemos salido de la rutina, del mimetismo, del beni-oui-oui, que dicen los franceses. Estos nos han
marcado el camino, asociándose al Pacto del Atlántico, pero no a la integración armada. Es decir, siendo
atlantista, pero neutral es a medias.
¿Que Francia tiene armamento atómico? ¡Pues eso es lo bueno! Entre el Este y nuestro Extremo Oeste se
encuentra la muralla atómica francesa. Menos da una piedra. Lo que sucede es que, gústenos o no, Gibraltar
irremediablemente nos compromete. Estamos en medio de la parrilla atómica, como un San Lorenzo: en el Este
los SS rusos, al Sur la cohetería británica. En tanto Gibraltar sea inglés, estratégicamente sólo somos
independientes a medias. ¿Neutralizar el Mediterráneo?
Ahí estaría una clave eventual, pero imagino el griterío de la cipayería, siempre inmensa. Pesan más que la losa
de una tumba las ideas viejas y las estrategias apolilladas.
Se requiere que nos pongamos a pensar muy en serio, y que admitamos que la defensa propia es algo que cuesta
muchísimo dinero, pero desarrolla al tiempo la técnica y la mente. Lo que no desarrolla nada es la prostitución
estratégica, a cambio de material viejo. Muchas veces lo he escrito: ahora se trata de ser una Suecia del Sur o
una Liberia del Norte. Sin escándalo, pero sin pausa, hay que profundizar en estos temas. Pensémoslo, porque
hoy es otro día que se pierde. Mañana siempre es tarde.
Título: Re: Espanha
Enviado por: Lusitan em Agosto 08, 2019, 11:45:49 am
A prostituição Estratégica

de José Ramón Alonso, 4 de Agosto de 2019

https://www.defensa.com/ayer-noticia/la-prostitucion-estrategica (https://www.defensa.com/ayer-noticia/la-prostitucion-estrategica)

Citar
Allá por los años 70, José Ramón Alonso, uno de los más veteranos e ilustres tratadistas militares españoles
que dirigió grandes medios de comunicación de masas, desde Radio Nacional de España al diario “Pueblo”, de
Madrid, y autor de multitud de artículos de temática militar, así como de varios volúmenes sobre la historia
política del Ejército español, dejó caer esta expresión en un coloquio sobre altos estudios militares, y fue como si
una descomunal culebra hubiese penetrado en un charco de ranas.
Hubo más silencios que voces en contra, y, sólo al final, el teniente general director, uno de los militares más
cultos y liberales que ha dado España en este siglo, se acercó para decirme:
—En el fondo tiene usted razón, y la definición podría ser exacta. Pero vamos a no desarrollarla porque podría
caer muy mal donde usted sabe.
En efecto, podría caer muy mal, pero quedó escrita y hasta ahora no me ha convencido nadie de que
estuviese equivocado. ¿Qué es eso de la prostitución estratégica?. Precisamente aquella que consiste en dar
el cuerpo de la nación, o parte de él, a un tercero, alquilándolo mediante dinero u otras especies, que
pueden consistir en créditos, en armas, en ayudas técnicas o en otros socorros internos o internacionales.
En el origen está un tratado desigual .—como los aplicados a China en el siglo XIX, pero sin violencia
previa—, en el cual un país necesitado y sin potencia entrega a otro lo que éste precisa para aumentar su
seguridad o su propia defensa. Una prostitución estratégica fue la impuesta a Cuba al comenzar este
siglo, con el arriendo de la base de Guantánamo. Caso aún más duro fue el de Panamá en 1903, condición sine
que non para que este país, entonces provincia colombiana, se hiciese independiente. A Finlandia le ha
sucedido algo de lo mismo con su mejor base naval, despues de la última guerra.
—Entonces, ¿en todas partes cuecen habas, y eso de la “prostitución estratégica” le puede suceder a cualquiera?
Sólo acontece en instantes de desfallecimiento nacional, o de postración diplomática plena. A España esto le
ocurrió en 1953, aunque fijando plazo a la entrega, y, por tanto, fue una prostitución pactada, limitada en el tiempo,
sin vocación verdadera porque pobres hemos sido, pero voluntad cipaya jamás la ha tenido nuestro pueblo.
Conste que quien esto escribe defendió ardientemente la renovación de los Pactos con los Estados Unidos en
1976, precisamente cuando se había logrado que Norteamérica retirase de Rota sus cohetes Polaris, que
hacían de toda una comarca española un candidato para la muerte. Se llevaron los “Polaris“ y desapareció todo el
armamento nuclear que había en España, ha dicho Gutiérrez Mellado. ¡Uf! Pero quedaba la gran locura de
Torrejón de Ardoz, a veinte kilómetros de la capital de España.
—El general Juan Vigón fue un militar muy inteligente —dije un día a un general español. Dejó fama de ello.
—Lo dirá usted —me respondió—. ¿Cree usted muy inteligente a quien permitió una base extranjera a tiro de
cañón de la plaza de la Cibeles? Por lo menos pudo haberla aceptado en un páramo manchego.
Quiero comprender que hay situaciones de urgencia, en las cuales no se hace lo que se quiere sino lo que se
puede. En 1953, la España de Franco estaba con el agua al cuello, y los pactos con Norteamérica le sirvieron
en instantes de tensión internacional extrema. Era cuando, según Juan Ansaldo, los demás estaban
inventando el avión sin piloto y nosotros el piloto sin avión, porque sólo se volaba en algunos Junkers o
Heinkel de museo, con piezas compradas en los almacenes de chatarra de la última gran guerra. La curva
de la ayuda militar americana fue descendente —dice ahora Gutiérrez Mellado— hasta que se llegó al extremo
de que no nos interesaba. Ahora por lo menos podemos permitirnos pagar los Harrier ingleses a 3.000 millones
pieza.
—Entonces, ¿es que además la “prostitución estratégica” nos cuesta dinero? No afirmaré tanto, pero
toda la ayuda derivada de las bases cabe en un puchero. En tiempos de Franco, cuando decir las cosas podía
pagarse caro, pude escribir que la ayuda americana era poco más del equivalente de un cepillo de dientes por
español y año. Luego mejoraron las cosas, pero la prostitución no se compensaba con el riesgo, porque la
paliza atómica estaba latente. Dice un viejo refrán que Dios aprieta, pero no ahoga, y así no llegamos a tal
extremo. Madrid pudo haberse convertido, por error de tiro, en un Hiroshima inmenso, con cuatro millones de
muertos. ¡Nos libramos de milagro!
De haber estallado la guerra atómica, Madrid sería ceniza, polvo, nada...
Ahora se dice que la neutralidad es imposible, y no niego que esto sea cierto con la neutralidad boba, con la
neutralidad simplona, con la neutralidad a secas. Pero la neutralidad armada es otra cosa, y siempre es buen
momento para intentarla, aunque desde luego cueste muchísimo dinero. La ha conseguido Suecia, un país con
sólo diez millones de habitantes, y está por probar que no pueda lograrla España, con cuarenta. Lo que sucede
es que no hemos salido de la rutina, del mimetismo, del beni-oui-oui, que dicen los franceses. Estos nos han
marcado el camino, asociándose al Pacto del Atlántico, pero no a la integración armada. Es decir, siendo
atlantista, pero neutral es a medias.
¿Que Francia tiene armamento atómico? ¡Pues eso es lo bueno! Entre el Este y nuestro Extremo Oeste se
encuentra la muralla atómica francesa. Menos da una piedra. Lo que sucede es que, gústenos o no, Gibraltar
irremediablemente nos compromete. Estamos en medio de la parrilla atómica, como un San Lorenzo: en el Este
los SS rusos, al Sur la cohetería británica. En tanto Gibraltar sea inglés, estratégicamente sólo somos
independientes a medias. ¿Neutralizar el Mediterráneo?
Ahí estaría una clave eventual, pero imagino el griterío de la cipayería, siempre inmensa. Pesan más que la losa
de una tumba las ideas viejas y las estrategias apolilladas.
Se requiere que nos pongamos a pensar muy en serio, y que admitamos que la defensa propia es algo que cuesta
muchísimo dinero, pero desarrolla al tiempo la técnica y la mente. Lo que no desarrolla nada es la prostitución
estratégica, a cambio de material viejo. Muchas veces lo he escrito: ahora se trata de ser una Suecia del Sur o
una Liberia del Norte. Sin escándalo, pero sin pausa, hay que profundizar en estos temas. Pensémoslo, porque
hoy es otro día que se pierde. Mañana siempre es tarde.

Até certo ponto consigo compreender a ideia do artigo. Uma neutralidade armada, supostamente permite maior flexibilidade estratégica. Mas a questão é a que custo?
A percentagem do PIB em gastos de defesa até ao referendo sobre a integração na NATO estava em crescendo atingindo o ponto máximo em 1985. Mesmo sem armamento capaz de uma dissuasão nuclear. Alguém em Espanha teria capacidade para justificar uma despesa do PIB de quase 3% nas Forças Armadas quando as taxas de desemprego estavam fora de controlo em 2011?
Como ficou privado em 1914 e 1940 na Bélgica, uma neutralidade armada não é garantia de segurança, se essa neutralidade não for do interesse dum adversário mais forte. A Suécia conseguiu manter a sua neutralidade, porque era do interesse tanto da NATO como do Pacto de Varsóvia que mantivesse esse estatuto. Mas se uma guerra deflagrasse entre estes dois blocos, tanto a Unisão Soviética/Pacto de Varsóvia como os EUA/NATO tinham planos para a Suécia. Aliás a defesa da Suécia contra um ataque da União Soviética tinha em linha de conta o apoio dos EUA.
http://coldwarsites.net/country/sweden/
http://www.php.isn.ethz.ch/lory1.ethz.ch/collections/coll_sovthreat/Introduction2f3a.html?navinfo=46465
E a verdade, hoje em dia, é que nenhum país europeu sozinho tem capacidade para enfrentar nenhuma das grandes potências militares actuais sozinho. Não tem capacidade para deter uma Rússia, uma China, uns EUA e não tem capacidade para intervir sozinho em teatros de operações distantes onde os seus interesses estejam em jogo, como por exemplo no Golfo Pérsico. E estou a falar de potências europeias.

Será que uma neutralidade armada é do interesse dum país como a Espanha, com interesses em grande parte do mundo? Será que uma neutralidade armada garantiria a segurança de Ceuta e Melilla? E será que uma neutralidade armada é o melhor caminho num mundo em convulsão? É óbvio que cabe aos espanhóis decidirem isso, mas a mim parece-me que seria um erro estratégico. Até porque a indústria militar está cada vez mais dependente do intercâmbio de conhecimentos e da repartição dos esforços financeiros entre aliados.
Título: Re: Espanha
Enviado por: P44 em Janeiro 04, 2020, 12:20:39 pm
Já nem disfarçam

https://mobile.twitter.com/dntwit/status/1213420944342933504
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Viajante em Setembro 20, 2020, 01:00:56 am
Artigo muito interessante (excepto o delírio do iberismo do autor: Arturo Pérez-Reverte):

Arturo Pérez-Reverte: "Não há interesse em conhecer o discurso do dissidente, só em calá-lo"

A Península que gostava de ver unida. O desinteresse pelo passado, o futuro "pessimista" e o efeito das redes sociais. Entrevista com o escritor espanhol a propósito do novo "Uma História de Espanha".

Pérez-Reverte é um dos mais afamados romancistas espanhóis contemporâneos. As suas histórias aventurosas, cheias de intrigas e ação, piratas e excêntricos, talvez já pudessem fazer prever um empreendimento destes, que resultou no novo livro Uma História de Espanha, contada pelo seu lado mais espalha-brasas. Ainda assim, não é vulgar vermos um romancista refletir sobre o seu país e expressar, mesmo que de uma forma chocarreira, preocupações com as raízes da sua identidade e com as grandes questões do seu mundo. Foi sobre os pilares de Espanha e sobre a forma como moldaram o carácter ibérico que falámos com o escritor.

(https://bordalo.observador.pt/700x,q85/https://s3.observador.pt/wp-content/uploads/2020/09/18161029/uma-historia-de-espanha-1.jpg)

Porquê uma História de Espanha agora, para mais nesta forma talvez um pouco gozona?
Informal, com humor. Bem, eu interesso-me muito pela História, sou leitor de História desde sempre, mas o principal neste caso é que há um problema em Espanha. Um problema que vem dos planos de Educação, e que aliás é mais europeu do que espanhol, mas que em Espanha está a provocar consequências gravíssimas: a eliminação da memória e da História dos programas escolares para as novas gerações. Ora, uma geração que não conhece a História fica indefesa diante de manipuladores, oportunistas e demagogos. Há muitos jovens que já não têm conhecimento nenhum da sua História, e isso permite que haja em Espanha uma grande manipulação histórica por interesses partidários. Esta pareceu-me uma boa forma de contar então a História. De uma forma subjetiva, apolítica mas também amena e divertida, para que as pessoas se possam interessar e passar depois aos livros sérios. Serve para estimular, digamos.

A imagem de Espanha que surge no livro é a de uma Espanha cheia de violência, de projetos pouco pensados…
Sim, a Península Ibérica sempre foi um lugar crítico, por ser um sítio de fronteira, de transição e de grandes paixões e intercâmbios culturais. Isso criou uma série de tensões que marcaram muito o caráter dos Espanhóis. A guerra contra os muçulmanos, sobretudo, e depois a Inquisição e o azar com as monarquias – sobretudo com o final dos Áustrias e com os Bourbons –, tudo isso criou uma série de tensões que, agravadas pelas circunstâncias históricas, criaram uma grande instabilidade e grandes problemas políticos. A Espanha é um país com muito azar histórico. Como Espanhol custa-me que tenhamos tido um monte de ocasiões perdidas. A História de Espanha é a História de um monte de ocasiões perdidas. Para mim, aliás, uma das grandes ocasiões perdidas foi quando estivemos unidos a Portugal durante 60 anos e perdemos a ocasião de renunciar ao centralismo castelhano, quando poderíamos pôr a capital em Lisboa e juntar um grande império Ultramarino, que nos faria um império muito mais importante. Ainda hoje penso que uma união — não digo uma união nacional e política, que seria impossível, mas uma espécie de Federação ou uma união ao género da que houve nos anos 50 e 60 – nos faria muito mais poderosos numa Europa que volta e meia nos olha com desprezo. A separação que existe entre Espanha e Portugal, mais culpa de Espanha do que de Portugal, parece-me um erro. Nesse sentido sou iberista, como Saramago.

Vemos noutros países, em França, por exemplo, que os condados medievais se unificaram sem grandes problemas de identidade como em Espanha. O que é que se passou em Espanha para que as identidades nacionais sejam tão fortes?
Em Espanha houve um grande problema: é que enquanto em países como França houve uma Revolução, em Espanha nunca houve uma mudança de regime que eliminasse o peso da Igreja da vida social e política espanhola. Nunca houve uma revolução que eliminasse nenhum tipo de privilégios, nem os da nobreza, nem os do Rei, nem os fueros regionais. Daí que em Espanha mantenhamos os velhos vícios da modernidade nunca conseguida. Boa parte dos problemas que há em Espanha, de divisão e falta de solidariedade social, vêm precisamente destes velhos males nunca curados.

Ainda assim, fala-se no livro de uma “velha Espanha”, como alguma coisa de comum às várias regiões. Qual seria então o fator que daria a unidade a Espanha, o princípio comum que daria a Espanha uma identidade?
Bom, eu não sou um cientista político nem um historiador. Sou um escritor, que viajou, que leu e agora escrevo. Nesse sentido, nem sequer sou um intelectual, pelo que as minhas respostas a isso podem ser muito parciais. Dito isto, para mim Espanha é um lugar. Não é sequer Espanha, é Ibéria. Um lugar em que aconteceram coisas muito boas e outras muito más. Trágicas e maravilhosas, belíssimas e horríveis, fascinantes e incríveis. As gentes da Ibéria percorreram o mundo e isso não aconteceu com mais nenhum país. Por razões históricas complexas, Portugal ficou desgarrado de Espanha, ou Espanha desgarrada de Portugal, mas para mim gosto de considerar a Península Ibérica como um lugar, e um lugar em que se juntaram paixões generosas, guerras, povos, ideias, religiões num todo muito complexo. É isso que a faz tão fascinante. Poucos lugares têm uma História tão fascinante como a da Península. Espanha para mim, neste sentido, é um lugar em que convivem muitas línguas e ideias que nos fazem tão interessantes como trágicos.

A História de Espanha tal como aparece neste livro é uma História aventureira, romanesca…
Mas imagina o que seria se os  americanos, os  ingleses ou os alemães tivessem uma História como a  espanhola ou a portuguesa? Os filmes, os romances, a quantidade de histórias heroicas, trágicas, apaixonantes, de aventuras, viagens, descobrimentos, que seriam feitos num país que se respeitasse a si mesmo? Nós, porém, descuramos este património, arremessamo-lo uns aos outros, e é isso que é ao mesmo tempo terrível e fascinante em Espanha.

(https://bordalo.observador.pt/1500x,q85/https://s3.observador.pt/wp-content/uploads/2020/09/18160105/GettyImages-97435246-scaled.jpg)

Há um lado interessante no livro relacionado com as ideias políticas. Parece que em Espanha elas andam ao contrário do mundo. Quando na Europa o nacionalismo e o progressismo se assemelham, com ideias de autodeterminação, os fueros estão com o Carlismo; quando o nacionalismo passa a ser visto como reacionário temos a reação espanhola a combater os nacionalismos dentro de casa, parece que se anda ao contrário.
Isso acontece porque a nossa História criou umas disfunções terríveis. Aqui há um aspeto que para mim é fundamental. A religião católica e o cristianismo são fundamentais na cultura ocidental, e acho que devem ser estudados para entender a cultura Ocidental; mas dito isto, parece-me que em Espanha a Igreja adquire um papel fundamentalmente negativo. A Igreja faz-se com o controlo moral do poder, impõe uma série de comportamentos, de medos, uma insegurança, uma espécie de ditadura moral, que criam efeitos psicológicos terríveis nos espanhóis. Durante muitos séculos a Igreja opõe-se a todo o progresso que escapa ao seu controlo, e isso cria uma série de disfunções e separações. Até a ETA nasce em seminários, o separatismo catalão também se apoia em sacerdotes separatistas; no século XX a Igreja ainda tem atuação política em Espanha. Ainda que tenha perdido o comboio da História há muito tempo, mantém uma tendência para não separar o divino do Humano. E tudo isso, a juntar à geopolítica espanhola, à invasão francesa, às guerras da Flandres, tem impedido os espanhóis de viverem em harmonia. Mesmo depois do milagre maravilhoso da transição estamos outra vez a pôr em causa as estruturas de convivência social. E isso é repetir a nossa triste história, quando já não podemos culpar os reis nem a Igreja, só a nós.

Como é possível, então, que um país tão fragmentado consiga fazer uma transição pacífica?
Há uma coisa importante. A guerra civil estava muito presente e a guerra civil foi colossal. Os nossos pais lembravam-se perfeitamente dela e todos sabiam que não se podia repetir uma coisa daquelas. É por isso que todas as forças, à direita e à esquerda, concordaram com uma solução que permitisse afastar o fantasma do confronto. O problema, agora, é que quem conheceu a guerra civil já morreu. As gerações que chegaram e que não têm memória da guerra civil nem uma força intelectual que permita discutir de forma razoável são gerações muito sectárias. Não deixam falar, proíbem, a Espanha está a descapitalizar-se intelectualmente. Por isso é que estão a querer destruir a difícil obra da transição.

O que é que se pode então fazer para voltar a capitalizar intelectualmente um país?
Não sei. Eu sou pessimista, e por uma razão muita clara. Acho que o único mecanismo de salvação existente é a cultura. E isso constrói-se nas escolas, criando cidadãos interessados, sérios, tolerantes e dispostos ao diálogo. A perceber o adversário. Não se deve calar aquele que não está de acordo connosco, deve-se fazê-lo falar. Agora o que se quer é tapar-lhe a boca. Ora, a batalha da educação perdeu-se. Não por culpa de Espanha, acontece por toda a Europa à conta desses analfabetos que estão em Bruxelas a ditar normas de educação para toda a Europa sem fazerem a menor ideia do que estão a fazer. Estão a desmantelar os mecanismos humanísticos e culturais e a criar gerações de jovens analfabetos, incapazes de debater e raciocinar. Isto já não vai melhorar. Eu já estou velho, para mim já é um bocado indiferente, mas tenho pena pelos jovens. É triste. Eu digo sempre: imaginem que amanhã vem o Hitler à Universidade; quando acabar, que o julguem, que o enxotem, que o matem; mas oiçam-no. É importantíssimo conhecer o mal. Agora a ideia é ao contrário. Eu quero saber, quero saber de onde vem o mal. Agora em Espanha não se quer os inimigos convencidos, quer-se os inimigos vencidos. Isso é terrível. Tenho muitos amigos pouco recomendáveis, que não pensam como eu. Mercenários, prostitutas, e aprende-se com todos. Do bem aprende-se bondade, mas do mal aprende-se vida. Tudo isto se está a tirar da educação dos jovens, e assim claro que saem absolutamente estúpidos, incapazes de pensar com lucidez, que se tornam presas muito fáceis para gente pouco escrupulosa que os maneja com quatro tweets e quatro frases básicas. Em Espanha isto está mais acelerado, mas em Portugal também há de acontecer.

Isso é curioso, e é contrário à previsão iluminista. O que é que faz com que, depois de trazida a liberdade, se escolha ir contra ela?
Antes, a liberdade consistia num exercício intelectual. Agora o que se quer é fazer parte de um grupo. É um assunto complexo. Agora não há ideologia, há ofensa. Há trinta ou quarenta anos um jovem queria ser individualmente livre e lutava pela sua individualidade. Agora o que o jovem quer é fazer parte de um grupo. Encontrar gente que pense como ele, evitar o debate e a discussão. “Há que salvar as baleias”, “há que respeitar os homossexuais”… Sentem-se confortáveis nas atuações coletivas. Não há debate interior, quer-se que tudo seja homogéneo, é impossível a dissidência. O dissidente é logo fascista, machista, homófobo, antianimalista, o que seja. Não há interesse em conhecer o discurso do dissidente, só em calá-lo. As redes sociais mataram o indivíduo, tornaram-no mal-visto. E isto é terrível porque sem indivíduos as sociedades tornam-se rebanhos auto satisfeitos.

https://observador.pt/especiais/arturo-perez-reverte-nao-ha-interesse-em-conhecer-o-discurso-do-dissidente-so-em-cala-lo/
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: P44 em Dezembro 07, 2020, 06:50:45 pm
(https://i.ibb.co/GCGCfFw/FB-IMG-16073647843995308.jpg)
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: HSMW em Dezembro 07, 2020, 06:54:20 pm
Bolas.... Depois lá percebi que era em Espanha....
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: typhonman em Dezembro 07, 2020, 08:55:04 pm
(https://i.ibb.co/GCGCfFw/FB-IMG-16073647843995308.jpg)

Pois...

Era engraçado ver um golpe de estado aqui ao lado...
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: P44 em Dezembro 08, 2020, 06:09:52 pm
Calma...2020 ainda não acabou
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Cabeça de Martelo em Dezembro 09, 2020, 05:26:24 pm
Eu sou muito à frente e sei porque vi nas estrelas que 2020 é só o aperitivo para 2021! :Combate:  :jaja2:
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Barlovento em Janeiro 05, 2021, 02:59:53 pm
(https://i.ibb.co/GCGCfFw/FB-IMG-16073647843995308.jpg)

Pois...

Era engraçado ver um golpe de estado aqui ao lado...

La izquiera comunista se dedica a airear tonterías, como este grupo de WhatsApp de ancianos y así va tapando su ignorancia en los temas importantes, en su desgobierno.

Cuando un comunista ataca a la iglesia católica, dicen que es "libertad de expresión", pero les molesta la "libertad" que tiene el resto del país para opinar.

Supongo que lo de fusilar a 26 millones de españoles, se refiere a todos los que votaron a las izquierdas y aunque es una expresión un poco fuera de lugar, mientras se realice en el ámbito privado, creo que todos decimos cosas parecidas alguna vez. ¿Quien no quiere matar a su médico?.
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: goldfinger em Janeiro 07, 2021, 07:31:07 am
(https://i.ibb.co/GCGCfFw/FB-IMG-16073647843995308.jpg)

Pois...

Era engraçado ver um golpe de estado aqui ao lado...

La izquiera comunista se dedica a airear tonterías, como este grupo de WhatsApp de ancianos y así va tapando su ignorancia en los temas importantes, en su desgobierno.

Cuando un comunista ataca a la iglesia católica, dicen que es "libertad de expresión", pero les molesta la "libertad" que tiene el resto del país para opinar.

Supongo que lo de fusilar a 26 millones de españoles, se refiere a todos los que votaron a las izquierdas y aunque es una expresión un poco fuera de lugar, mientras se realice en el ámbito privado, creo que todos decimos cosas parecidas alguna vez. ¿Quien no quiere matar a su médico?.

La izquierda es experta en levantar cortinas de humo como este chat de 20 militares jubilados, de edad media 70 años, para tapar sus incompetencias.
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Abril 09, 2021, 01:30:16 pm
Angola no centro da estratégia política de Espanha para África


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: HSMW em Abril 09, 2021, 02:30:29 pm
Quando virem o que vão gastar em "prendas" para entrar num mercado que é uma mer**, arrependem-se logo...
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: HSMW em Abril 30, 2021, 12:53:19 am

Alternativas para a história de Espanha  8)
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: P44 em Maio 05, 2021, 01:57:54 pm
Eleições em Madrid: o terramoto político de Ayuso

Editorais e análises nos media espanhóis sublinham o feito da candidata dos populares, notando o seu estilo de confronto e “trivialização” da política, e o que significa a derrota do PSOE no panorama nacional.

Maria João Guimarães
5 de Maio de 2021, 11:09

A imprensa espanhola destaca o “terramoto” da candidata do Partido Popular (PP) Isabel Diáz Ayuso, nas eleições da véspera em Madrid. O seu estrondoso resultado, muito perto de uma maioria absoluta, tem como contraponto a queda do Partido Socialista (PSOE), de Pedro Sánchez, que passou a terceira força, sendo ultrapassado pelo Más Madrid. Aqui ficam editoriais e análises de vários quadrantes ideológicos de media de Espanha.

https://www.publico.pt/2021/05/05/mundo/noticia/eleicoes-madrid-terramoto-politico-ayuso-1961242
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: HSMW em Junho 04, 2021, 11:31:50 pm

Porque tanto investimento em defesa não é para enfrentar russo nem chineses.
Espanha mantém-se à margem desses problemas.
Mas África, é outra coisa...
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: HSMW em Agosto 11, 2021, 04:45:35 pm

Is Moroccan military strong enough to stand up to Spain?
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 29, 2021, 12:43:01 pm
Espanha e Angola estreitam relações bilaterais


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Julho 05, 2022, 06:18:17 pm
A defesa coletiva da NATO aplica-se a Ceuta e Melilla?


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Dezembro 29, 2022, 04:43:47 pm
Espanha garante apoio ao Líbano


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Viajante em Janeiro 26, 2023, 12:41:42 am
Um morto e quatro feridos em ataque com arma branca em igrejas no sul de Espanha

Uma pessoa morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas hoje num ataque em igrejas em Algeciras, no sul de Espanha, depois de agredidas com uma arma branca por um homem que já foi detido, segundo as autoridades espanholas.

O homem dirigiu-se a pelo menos duas igrejas no centro de Algeciras e, com gritos de "Alá", atacou várias pessoas com uma arma semelhante a uma catana, tendo uma delas, um sacristão, morrido, segundo autoridades espanholas e relatos divulgados pelos meios de comunicação social.

Outra das pessoas atacadas, um padre, ficou ferido com gravidade, segundo as mesmas fontes.

O ataque ocorreu por volta das 20:00 locais (19:00 em Lisboa) e, segundo o Ministério Público espanhol, está a ser investigado como "alegadamente terrorista".

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/um-morto-e-quatro-feridos-em-ataque-com-arma-branca-em-igrejas-no-sul-de-espanha

https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2023/01/25/espanha-atentado-com-uma-catana-numa-igreja-faz-um-morto-e-quatro-feridos/317474/?utm_source=cxemdestaque

Podem vir mais que ainda não chega aos pés da França  ::)
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: goldfinger em Janeiro 26, 2023, 06:36:29 am
Um morto e quatro feridos em ataque com arma branca em igrejas no sul de Espanha

Uma pessoa morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas hoje num ataque em igrejas em Algeciras, no sul de Espanha, depois de agredidas com uma arma branca por um homem que já foi detido, segundo as autoridades espanholas.

O homem dirigiu-se a pelo menos duas igrejas no centro de Algeciras e, com gritos de "Alá", atacou várias pessoas com uma arma semelhante a uma catana, tendo uma delas, um sacristão, morrido, segundo autoridades espanholas e relatos divulgados pelos meios de comunicação social.

Outra das pessoas atacadas, um padre, ficou ferido com gravidade, segundo as mesmas fontes.

O ataque ocorreu por volta das 20:00 locais (19:00 em Lisboa) e, segundo o Ministério Público espanhol, está a ser investigado como "alegadamente terrorista".

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/um-morto-e-quatro-feridos-em-ataque-com-arma-branca-em-igrejas-no-sul-de-espanha

https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2023/01/25/espanha-atentado-com-uma-catana-numa-igreja-faz-um-morto-e-quatro-feridos/317474/?utm_source=cxemdestaque

Podem vir mais que ainda não chega aos pés da França  ::)

Un "hombre" marroquí que había entrado ilegalmente a España en patera.

(https://pbs.twimg.com/media/FnWJgK1XEAAbWlH?format=jpg&name=large)
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 26, 2023, 02:33:25 pm
Polícia espanhola investiga autor do ataque a duas igrejas em Algeciras


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Viajante em Janeiro 26, 2023, 07:58:06 pm
Un "hombre" marroquí que había entrado ilegalmente a España en patera.
(https://pbs.twimg.com/media/FnWJgK1XEAAbWlH?format=jpg&name=large)

Os países têem de olhar mais para os seus interesses e protecção!
Deve ser julgado, condenado e no fim da pena não deve ser libertado para repetir o feito. Pegam nele e devolvem-no ao país de origem e colocam-no na lista negra!

A Europa não tem o dever de aceitar todos os que querem para cá vir, até porque sabemos que nem todos o fazem pelas razões mais correctas.

Eu também em minha casa só lá entra quem eu convido, não é toda a gente que queira lá entrar.
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 27, 2023, 08:43:15 pm
Último adeus ao sacristão morto em ataque terrorista em Espanha


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 09, 2023, 11:09:53 am
Visita dos Reis de Espanha a Angola


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 22, 2023, 01:15:32 pm
Dentro do campo de Espanha que treina civis ucranianos para a guerra


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Abril 24, 2023, 06:47:49 pm
Restos mortais de Primo de Rivera trasladados para o cemitério de San Isidro


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Maio 18, 2023, 10:14:04 am
Espanha prepara-se para época de incêndios florestais


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Maio 29, 2023, 08:12:09 am
Espanhóis escolhem a direita nas eleições municipais e regionais


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: goldfinger em Maio 29, 2023, 09:13:44 am
La derecha arrasa y Sánchez arrastra al PSOE a la debacle

https://www.abc.es/espana/sanchez-sufre-fracaso-paliativos-psoe-pierde-gran-20230529021007-nt.html (https://www.abc.es/espana/sanchez-sufre-fracaso-paliativos-psoe-pierde-gran-20230529021007-nt.html)



Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Viajante em Maio 29, 2023, 11:33:08 am
O abalo pós-eleições vai mais longe!

Espanha: Sánchez convoca eleições antecipadas para julho

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, anunciou hoje a dissolução do parlamento e a antecipação das eleições legislativas nacionais para 23 de julho, na sequência da derrota dos socialistas, que lidera, nas regionais e municipais de domingo.

(https://thumbs.web.sapo.io/?W=775&H=0&delay_optim=1&webp=1&epic=ODlhlhx+9M7wCmMFzROXn6bwGIU5sFebyF1iUZHUkiWSymPde3e356ghoFgvrD3n8mSGJloAE58VlH0IN3wTzGzcyI+MIL6DhjcniuzjOUyWXW4=)

"Comuniquei ao chefe de Estado [o Rei Felipe VI] a decisão de convocar um conselho de ministros esta mesma tarde e antecipar as eleições gerais", que "se celebrarão no domingo 23 de julho", disse Sánchez, numa declaração a partir da sede do Governo espanhol, em Madrid.

As eleições legislativas espanholas estavam previstas para dentro de seis meses, em dezembro.

Sánchez disse que tomou a decisão face aos resultados das eleições municipais e regionais de domingo, que ditaram o afastamento "de magníficos" presidente autonómicos autarcas socialistas do poder e que "numerosas instituições" autárquicas e autonómicas em Espanha passem "a ser administradas por novas maiorias formadas pelo PP e VOX", partidos de direita e extrema-direita.

"Como presidente do Governo e também secretário-geral do partido socialista, assumo em primeira pessoa os resultados e penso ser necessário dar uma resposta e submeter o nosso mandato democrático à vontade popular", afirmou.

Sánchez justificou que "nesta altura da legislatura", que está a seis meses do final, o governo que lidera já adotou a generalidade das reformas do programa com que tomou posse e outras que acordou com a União Europeia.

Por outro lado, salientou que Espanha vai assumir no segundo semestre deste ano a presidência do Conselho da União Europeia.

"Todas estas razões aconselham uma clarificação sobre a vontade dos espanhóis e das espanholas, uma clarificação sobre as políticas que deve aplicar o Governo a nação e uma clarificação sobre as forças políticas que devem liderar esta fase. O melhor é que os espanhóis e as espanholas se pronunciem sem demora para definir o rumo politico do pais", defendeu.

Pedro Sánchez é primeiro-ministro de Espanha desde 2018 e na atual legislatura, iniciada em janeiro de 2020, liderou um executivo de coligação entre o partido socialista (PSOE) e a plataforma de extrema-esquerda Unidas Podemos.

No domingo, o mapa regional e autárquico de Espanha deixou de ser dominado pelos socialistas com as eleições regionais e locais, que o PP ganhou, reivindicando o início de um "novo ciclo político" no país.

O PSOE liderava os executivos regionais de nove das 12 regiões autónomas que tiveram eleições no domingo e perdeu mais de metade, conservando apenas quatro: Astúrias, Canárias, Castela La Mancha e Navarra.

Já o PP, que só governava duas das regiões que no domingo foram a votos (Madrid e Múrcia), poderá ficar a liderar oito, a que se juntam Andaluzia e Castela e Leão, que anteciparam para 2022 as eleições e que o Partido Popular também ganhou.

Como não venceu com maioria absoluta em todas as regiões, o PP vai depender em alguns casos do apoio do VOX (extrema-direita) para conseguir governar, como é o caso da Extremadura, Aragão ou Baleares.

O VOX entrou pela primeira vez num governo em Espanha em 2022, em Castela e Leão, coligado com o PP.

Nas eleições municipais, que se realizaram em todo o país, o PP foi também o partido globalmente mais votado, conseguiu uma maioria absoluta na capital espanhola, Madrid, e conquistou à esquerda grandes cidades, como Sevilha e Valência.

Tal como em algumas regiões, o PP também vai depender do VOX para governar municípios em que ganhou no domingo.

"Espanha iniciou um novo ciclo político", disse já na madrugada de hoje o líder do PP, Alberto Núñez Feijóo, o antigo presidente do governo regional da Galiza que foi eleito líder do partido há pouco mais de um ano e teve no domingo o seu primeiro teste eleitoral.

Quem também reivindicou vitória foi o VOX, tanto nas regionais, onde aumentou a representação nos parlamentos autonómicos, como nas municipais, onde alcançou 7,19% dos votos globais (tinha tido 3,56% nas autárquicas anteriores).

Para o líder do partido da extrema-direita, Santiago Abascal, no domingo, o VOX "consolidou-se como projeto nacional" e como partido "absolutamente necessário" para construir uma alternativa à esquerda em Espanha.

Líderes regionais dos socialistas admitiram a derrota e falaram num “tsunami” que atingiu o PSOE por todo o território.

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/espanha-sanchez-convoca-eleicoes-antecipadas-para-julho
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Cabeça de Martelo em Junho 01, 2023, 02:49:56 pm
Reviravolta eleitoral em Espanha pode mudar rumo da economia

(https://images.impresa.pt/expresso/2019-03-08-Espanha-bandeiras-96df53fe/3x2/mw-694)
FOTO Sergio Pérez/ REUTERS

Alterações aos chamados impostos especiais sobre lucros extraordinários do sector financeiro e sobre as grandes fortunas estarão no ponto de mira do PP, caso ganhe as próximas eleições.

economia espanhola sofrerá mudanças substanciais se, como preveem as sondagens, o Partido Popular (PP, centro-direita) alcançar o poder nas eleições gerais de 23 de julho.


O atual presidente do Governo, Pedro Sánchez (Partido Socialista Operário Espanhol, PSOE, centro-esquerda), viu-se obrigado a antecipar essa ida às urnas, prevista inicialmente para dezembro, devido aos péssimos resultados obtidos pelo PSOE nas eleições municipais e autonómicas do passado domingo, 28 de maio, que o tiraram do poder na maioria das comunidades autónomas e dos municípios que governava.

A central patronal CEOE (Confederação Espanhola de Organizações Empresariais), sectores fundamentais do panorama produtivo espanhol, como o financeiro ou o energético, e as grandes fortunas, estão à espera de uma reviravolta eleitoral em 23 de julho, como preâmbulo de uma mudança que lhes será favorável.

Porque se o líder do PP, Alberto Núñez Feijóo, cumprir as suas promessas, apoiado pela maioria dos seus dirigentes regionais, como a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, o seu propósito se chegar ao poder é estabelecer uma forte redução de impostos, além de revogar leis socialistas como a Lei da Habitação que recentemente entrou em vigor, efetuar retoques na legislação laboral e reverter alguns pontos na recente reforma das pensões. Em concreto, os impostos especiais estabelecidos pelo Executivo sobre os lucros extraordinários do sector financeiro, as empresas energéticas e as grandes fortunas estarão no ponto de mira dos responsáveis económicos do PP.

EMPRESAS ENERGÉTICAS RECORREM AO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL POR CAUSA DOS IMPOSTOS

A Repsol, a Iberdrola, a Cepsa, a Naturgy e a Endesa vão pagar este ano 1483 milhões de euros pelo imposto temporário que incide sobre aquelas empresas energéticas que faturam mais de 1000 milhões de euros. Estas companhias consideram tal agravamento “discriminatório, injustificado e arbitrário”, e recorreram dele perante o Tribunal Constitucional.

A banca espanhola está igualmente submetida a um imposto especial de 4,8% sobre os juros e comissões cobradas por entidades que faturaram em 2019 mais de 800 milhões de euros. As subidas das taxas de juro provocaram, segundo dados oficiais, uns lucros extraordinários de 20.500 milhões de euros em 2022 por parte do sistema financeiro. Finalmente, sob o nome de imposto temporal de solidariedade das grandes fortunas (ITSGF), o Governo espanhol estabeleceu que quem tiver um património líquido superior a 3 milhões de euros terá de abonar anualmente o equivalente a 1,7% da sua riqueza, para os patrimónios situados entre 3 e 5 milhões de euros; a 2,1%, no caso dos patrimónios entre 5 milhões e 10 milhões, e a 3,5%, para patrimónios superiores a 10 milhões de euros. Estes impostos seriam previsivelmente revogados por um Governo do Partido Popular.

Outro aspeto que provavelmente será afetado pela antecipação eleitoral é a presidência espanhola do Conselho Europeu, que começa precisamente no próximo dia 1 de julho. Embora as tarefas ordinárias do programa estejam muito avançadas e a Comissão já se tenha apressado a assegurar que não alberga receios sobre o desenvolvimento do semestre de presidência espanhola, alguns temas como a administração de fundos do plano de recuperação, o pacto sobre novas regras fiscais ou o futuro dos mercados energéticos poderiam vir a ser afetados por um défice de atenção por parte das autoridades espanholas.

REFORMA DAS PENSÕES E NOVA LEI DA FUNÇÃO PÚBLICA EM CAUSA

Mais de 60 leis com projeção económica verão truncada a sua tramitação parlamentar, como a segunda parte da reforma das pensões, a criação da autoridade do cliente financeiro, a lei da função pública ou o estatuto do artista.

A antecipação das eleições para julho produz-se num doce momento para a economia espanhola, com quase todos os indicadores no positivo. A inflação moderou-se este mês para os 3,2%. A taxa de desemprego, ainda que seja a mais alta da Europa, está fixada nos 12,8%. As exportações superaram em 2022 um novo recorde, com 389.000 milhões de euros de vendas, embora o défice da balança comercial supere os 68.600 milhões de euros. O prémio de risco era nesta terça-feira 30 de 106,3 pontos. O PIB cresceu 5,5% em 2022 e as previsões — que provavelmente serão revistas em alta — são de que suba este ano 1,9% e 2% em 2024. A dívida manteve-se nos 113% do PIB (Itália tem 144%, França 112% e a Alemanha 66%) e o défice ficou no final de 2022 em 4,8%, frente a outros indicadores como o italiano, que superou os 8%.

...

https://expresso.pt/economia/2023-06-01-Reviravolta-eleitoral-em-Espanha-pode-mudar-rumo-da-economia-7b687005?utm_medium=Social&utm_source=Twitter#Echobox=1685613894-2
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Julho 01, 2023, 02:52:12 pm
Sánchez em Kiev na jornada inaugural da presidência espanhola da UE


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Julho 11, 2023, 11:19:05 am
Sánchez e Feijóo digladiam-se num aceso debate mas com "pouco sumo"


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Julho 12, 2023, 07:30:29 pm
(https://images4.imagebam.com/3f/81/5e/MEMRRCT_o.png)
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 01, 2023, 12:18:12 pm
(https://images4.imagebam.com/3e/ed/cc/MEN6EA7_o.jpg)
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 17, 2023, 01:30:15 pm
Socialista Francina Armengol eleita presidente do Congresso espanhol


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 18, 2023, 02:30:42 pm
Ui...

 :arrow: https://twitter.com/TheObjective_es/status/1692489231887745522?s=20

Ao nível do Chega e Vox!
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 22, 2023, 10:55:26 am
Eleições na Espanha: Líder do Somar certa de que Sánchez será novamente primeiro-ministro


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 23, 2023, 10:00:38 am
Rei de Espanha justifica escolha pelo PP por ter sido o mais votado



Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 07, 2023, 06:17:39 pm
O paraíso de Tenerife em chamas


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 19, 2023, 07:40:04 pm
UE sem interesse em ter mais três línguas oficiais, faladas em Espanha


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 29, 2023, 03:48:20 pm
Feijóo esbarra de vez no Parlamento: não forma governo sem novas eleições


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 18, 2023, 08:35:11 pm
Remoção de barragens antigas "é importante para as pessoas e não apenas para os rios"


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 31, 2023, 03:42:42 pm
Herdeira da Coroa de Espanha jurou respeito pela Constituição


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 09, 2023, 01:09:20 pm
PSOE chega a acordo com independentistas catalães


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: os_pero em Novembro 09, 2023, 03:32:41 pm
https://expresso.pt/internacional/2023-11-09-Espanha-ex-deputado-do-Partido-Popular-na-Catalunha-e-fundador-do-Vox-baleado-em-Madrid-921d5326
(https://images.impresa.pt/expresso/2023-11-09-Madrid-atentado-b6ba97eb/3x2/mw-694)
Citar
O ex-presidente do Partido Popular (PP) da Catalunha e fundador do partido VOX, Alejo Vidal-Quadras, está em estado grave depois de ter sido baleado em Madrid. As autoridades estão a investigar o caso.
O ex-presidente do Partido Popular da Catalunha e fundador do partido VOX, Alejo Vidal-Quadras, está em estado grave depois de ter sido baleado, em Madrid, por suspeitos que seguiam numa mota. Vidal-Quadras, de 78 anos, foi atingido entre o rosto e o pescoço, à queima-roupa, avança o diário “El Mundo”. Foi transferido em estado grave para o hospital, mas a sua vida, segundo as autoridades, não corre perigo.

Na altura em que sofreu o ataque, o ex-deputado do PP estava a caminhar pela rua Núñez de Balboa, no bairro madrileno de Salamanca. Os suspeitos, de capacete e mochilas e que se deslocavam, ainda segundo “El Mundo”, numa mota de grande potência, estão ainda em fuga.

O departamento de investigação de homicídios da polícia de Madrid está a investigar os motivos do disparo, mas o “El Mundo” escreve apenas que, segundo fontes próximas do caso, quem disparou estava a planear o ataque há algum tempo, e tinha estudado a rotina do ex-deputado com atenção. nove milímetros.

Vidal-Quadras é um figura conhecida na política espanhola à direita, não só pelos cargos que desempenhou, mas também pelos artigos de opinião que escreve e pelas suas intervenções públicas onde defende posições socialmente conservadoras, muitas delas contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo e contra o direito ao aborto.


O ex-deputado nasceu em Barcelona, em 1945, e fez grande parte da sua carreira no Partido Popular. Foi presidente do PP na Catalunha de 1991 a 1996 e eurodeputado de 1999 a 2014, período durante o qual também ocupou o cargo de vice-presidente do Parlamento Europeu. Nesse mesmo ano, anunciou que ia deixar a sua casa de sempre para ajudar a fundar o partido da direita radical espanhola VOX, do qual foi o primeiro presidente. Concorreu ao parlamento europeu também nesse ano, sob as cores do VOX, mas falhou a eleição.

Na area dos temas internacionais, é conhecida a sua associação à oposição ao regime iraniano e o seu apoio a Israel. Faz parte do Grupo Europeu de Amigos de Israel e do Comité Internacional da Busca pela Justiça, um grupo de influência com sede em Bruxelas que financia ações da oposição iraniana.
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Cabeça de Martelo em Novembro 09, 2023, 06:04:27 pm
PSOE chega a acordo com independentistas catalães



É incrível a sede de poder deste tipo... :N-icon-Axe:
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 09, 2023, 06:06:11 pm
Sánchez fecha acordo com independentistas catalães para ter governo


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: CruzSilva em Novembro 09, 2023, 07:17:04 pm
PSOE chega a acordo com independentistas catalães



É incrível a sede de poder deste tipo... :N-icon-Axe:
Mesmo - vale tudo. Acho que se for preciso até atira Espanha para uma guerra civil.
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: goldfinger em Novembro 10, 2023, 06:57:58 am
La miserabilidad del Partido Socialista alcanza cotas de record.
Venderían a su madre a un lupanar turco por 5 minutos mas de poder.
Ni vergüenza ni dignidad.

A miséria do Partido Socialista atinge níveis recordes.
Eles venderiam a mãe a um bordel turco por mais 5 minutos de energia.
Nem vergonha nem dignidade.
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 10, 2023, 09:30:44 am
Oposição condena acordo de Sánchez e Puigdemont sobre amnistia a separatistas catalães


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: ZADOK em Novembro 13, 2023, 06:19:43 pm
PSOE chega a acordo com independentistas catalães



É incrível a sede de poder deste tipo... :N-icon-Axe:
Mesmo - vale tudo. Acho que se for preciso até atira Espanha para uma guerra civil.

terrorificamente certo...
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Luso em Novembro 14, 2023, 10:31:22 pm
O Sanchez tem autorização para fazer o que está a fazer.
O Azaña também deve ter tido.
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 15, 2023, 10:43:32 am
Pedro Sánchez prestes renovar mandato de primeiro-ministro


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 16, 2023, 02:38:13 pm
Pedro Sánchez reconduzido como presidente do governo espanhol


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 17, 2023, 11:08:38 am
Protestos em Madrid contra a amnistia aos independentistas catalães



Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Cabeça de Martelo em Novembro 18, 2023, 03:39:02 pm
Eu nunca pensei colocar um vídeo deste homem, mas é dos poucos políticos portugueses que está atento aos interesses vitais de Portugal. A balcanização de Espanha NÃO é do nosso interesse!

https://twitter.com/PauloRangel_pt/status/1725883597012234341
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: ZADOK em Novembro 18, 2023, 04:11:14 pm
Eu nunca pensei colocar um vídeo deste homem, mas é dos poucos políticos portugueses que está atento aos interesses vitais de Portugal. A balcanização de Espanha NÃO é do nosso interesse!

https://twitter.com/PauloRangel_pt/status/1725883597012234341

incrível que tenha que venir un português defender a unidade de Espanha... Muito grande  :palmas:
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: goldfinger em Novembro 18, 2023, 06:00:32 pm
(https://pbs.twimg.com/media/F_N4yV3WUAAiJGW?format=png&name=small)

Casi 1 millón de personas hoy en Madrid
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 21, 2023, 06:08:44 pm
Governo de Sánchez toma posse perante Rei de Espanha


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: PTWolf em Novembro 21, 2023, 06:47:43 pm
Vejo com muita preocupação o que se passa em Espanha. Sanchez abriu uma caixa de pandora e vamos ver o que sairá dela. Garantidamente que nada de bom.
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: CruzSilva em Novembro 21, 2023, 07:35:44 pm
Qual será a ideia do rei...?
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: ZADOK em Novembro 21, 2023, 08:06:50 pm
Qual será a ideia do rei...?

Sem dúvida está numa situação complicada. Teremos que esperar por ver o que acontece. Pessoalmente não acredito que ele fará nada (apenas firmar o que colocaram-lhe diante).
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Dezembro 14, 2023, 09:35:22 am
Sánchez, de Espanha, critica a direita política num debate aceso no Parlamento Europeu


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: P44 em Dezembro 19, 2023, 02:04:50 pm
Linha vermelha violada: socialistas espanhóis ajudam herdeiros da ETA a conquistar a Câmara Municipal de Pamplona.


https://twitter.com/expresso/status/1737072898790015437
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: ZADOK em Dezembro 22, 2023, 06:38:00 am
Linha vermelha violada: socialistas espanhóis ajudam herdeiros da ETA a conquistar a Câmara Municipal de Pamplona.


https://twitter.com/expresso/status/1737072898790015437

Os mesmos que perjuraram nunca o fariam... está humiliação diaria temos de aguentar em Espanha.
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Cabeça de Martelo em Dezembro 23, 2023, 11:14:36 am
(https://pbs.twimg.com/media/GB9RDOTXcAAUYQt?format=jpg&name=large)

Pedir mediação externa num assunto interno?! :o ::) :bang:

Espanha merecia melhor!...
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Evocati em Dezembro 23, 2023, 01:05:41 pm
(https://pbs.twimg.com/media/GB9RDOTXcAAUYQt?format=jpg&name=large)

Pedir mediação externa num assunto interno?! :o ::) :bang:

Espanha merecia melhor!...

Todos os países são soberanos, mas alguns são mais soberanos que outros. E depois existem organizações não soberanas com tiques de soberania!  :G-deal:
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Evocati em Dezembro 23, 2023, 01:18:36 pm
Vejo com muita preocupação o que se passa em Espanha. Sanchez abriu uma caixa de pandora e vamos ver o que sairá dela. Garantidamente que nada de bom.

Se bem que gosto dos nossos amigos espanhóis, a fragmentação da Espanha não seria necessariamente má para nós em termos geopolíticos.
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: PTWolf em Dezembro 23, 2023, 06:33:45 pm
Vejo com muita preocupação o que se passa em Espanha. Sanchez abriu uma caixa de pandora e vamos ver o que sairá dela. Garantidamente que nada de bom.

Se bem que gosto dos nossos amigos espanhóis, a fragmentação da Espanha não seria necessariamente má para nós em termos geopolíticos.

Pode elaborar mais a sua linha de raciocínio?
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Evocati em Dezembro 23, 2023, 07:50:08 pm
Vejo com muita preocupação o que se passa em Espanha. Sanchez abriu uma caixa de pandora e vamos ver o que sairá dela. Garantidamente que nada de bom.

Se bem que gosto dos nossos amigos espanhóis, a fragmentação da Espanha não seria necessariamente má para nós em termos geopolíticos.

Pode elaborar mais a sua linha de raciocínio?

Neste momento, a meu ver, Portugal tem as suas opções Geopolíticas limitadas e à mercê de outros poderes. Os únicos objetivos que temos neste século será em manter as nossas relações com os PALOP intactas e os americanos satisfeitos para levar a nosso plano de extensão da plataforma continental a bom porto.

Portugal e Espanha são melhores amigos e não há grandes indicações que isso vá mudar num futuro próximo. No entanto é estrategicamente favorável em qualquer situação os vizinhos serem mais fracos, principalmente se forem o nosso único vizinho e forem 5 vezes maiores que nós em território, população e economia. Ainda mais, caso o projeto europeu vá ao charco, o que é provável, isso apenas irá aumentar a nossa dependência para com a Espanha por variadíssimas razões desde controlo de recursos hídricos, fronteiriços, comercias etc. Caso Portugal e Espanha fiquem interdependentes um do outro, o que é menos provável, isso também não são boas notícias para nós porque estes tipos de relações tendem a acabar com um dos lados a dominar o outro com medo de que um se separe unilateralmente e o deixe para trás.

Uma Espanha fragmentada sem dúvida seria benéfico para Portugal a todos os níveis exceto em romper com o Projeto Europeu mais cedo do que esperado o que seria um grande choque para Portugal visto que na Holanda, Itália e até França já se começa a questionar o PE, ao invés de Portugal, onde povo em geral ainda tem uma opinião extremamente favorável da União, já para não falar que economicamente poderia ser ruinoso sermos deixados à deriva.
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: PTWolf em Dezembro 24, 2023, 02:55:04 pm
Vejo com muita preocupação o que se passa em Espanha. Sanchez abriu uma caixa de pandora e vamos ver o que sairá dela. Garantidamente que nada de bom.

Se bem que gosto dos nossos amigos espanhóis, a fragmentação da Espanha não seria necessariamente má para nós em termos geopolíticos.

Pode elaborar mais a sua linha de raciocínio?

Neste momento, a meu ver, Portugal tem as suas opções Geopolíticas limitadas e à mercê de outros poderes. Os únicos objetivos que temos neste século será em manter as nossas relações com os PALOP intactas e os americanos satisfeitos para levar a nosso plano de extensão da plataforma continental a bom porto.

Portugal e Espanha são melhores amigos e não há grandes indicações que isso vá mudar num futuro próximo. No entanto é estrategicamente favorável em qualquer situação os vizinhos serem mais fracos, principalmente se forem o nosso único vizinho e forem 5 vezes maiores que nós em território, população e economia. Ainda mais, caso o projeto europeu vá ao charco, o que é provável, isso apenas irá aumentar a nossa dependência para com a Espanha por variadíssimas razões desde controlo de recursos hídricos, fronteiriços, comercias etc. Caso Portugal e Espanha fiquem interdependentes um do outro, o que é menos provável, isso também não são boas notícias para nós porque estes tipos de relações tendem a acabar com um dos lados a dominar o outro com medo de que um se separe unilateralmente e o deixe para trás.

Uma Espanha fragmentada sem dúvida seria benéfico para Portugal a todos os níveis exceto em romper com o Projeto Europeu mais cedo do que esperado o que seria um grande choque para Portugal visto que na Holanda, Itália e até França já se começa a questionar o PE, ao invés de Portugal, onde povo em geral ainda tem uma opinião extremamente favorável da União, já para não falar que economicamente poderia ser ruinoso sermos deixados à deriva.

Permita-me discordar. A não ser a nivel militar, uma Espanha fragmentada e em reboliço interno não nos iria beneficiar. Quer existindo UE quer sem UE.
Primeiro, acho que o projecto europeu está para ficar. A guerra também contribui muito para isso. Além disso todos os paises, sem exceção, tem noção que são muito mais frageis sozinhos que dentro do bloco. O caso do Reino Unido veio mostrar isso mesmo a quem tivesse com ideias. E dentro da UE, tanto melhor para a União como para todos os participantes, quanto mais fortes forem cada país individualmente. Nesse sentido uma Espanha dividida não iria beneficiar ninguem.
Mesmo a nivel economico:
Citar
De acordo com dados do INE, Espanha foi em 2020 o 1º cliente das exportações portuguesas de bens, com uma quota de 25.4% do total, sendo que no mesmo ano ocupava igualmente a 1ª posição ao nível das importações, com uma quota de 32.7% do total. Ao longo do período 2016-2020, verificou-se um crescimento médio anual de 1.6% e de 2.4% nas exportações e importações respetivamente.
https://portaldiplomatico.mne.gov.pt/relacoesbilaterais/paises-geral/espanha (https://portaldiplomatico.mne.gov.pt/relacoesbilaterais/paises-geral/espanha)
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Cabeça de Martelo em Janeiro 30, 2024, 02:49:28 pm
Spain Judge Extends Probe Into Catalan Separatist's 'Russia Ties'
By AFP - Agence France Presse


A Spanish judge investigating exiled Catalan separatist leader Carles Puigdemont's alleged ties with Russia has extended his probe, highlighting links between his entourage and the Italian and German far-right.

The decision to extend the investigation for another six months was announced a day before Spanish lawmakers were to vote on a controversial amnesty law for separatists involved in a failed Catalan independence bid in 2017.

The amnesty law was a demand made by Puigdemont's hardline separatist JxCat party in exchange for supporting a parliamentary vote in November that allowed Prime Minister Pedro Sanchez to serve a new term in office.

In a document dated January 26, but only released on Monday, the magistrate said he was extending by six months his investigation which was due to end on February 27.

"Given the extraordinary complexity of the case ... it is absolutely impossible to finish the investigation" by the end of February, he wrote.

The aim is to determine whether Puigdemont, the Catalan regional leader during the 2017 succession bid, had contact with the Kremlin and sought Russian support for an eventual Catalan state in exchange for mainly financial "compensations".

After reviewing evidence, the judge said he found found "information which identifies people and confirms the close personal relationships between some of those under investigation with Russian, German or Italian individuals."


"Some (of the Russians) held diplomatic roles at the time or had relationships with the Russian secret service," the magistrate wrote, saying such contacts were a part of "the Russian government's political strategy.. to destabilise democracy and the European Union".

Others were "influential members of German and Italian political parties on the extreme right," he wrote.

The investigation involves Puigdemont and several of his close allies.

 :arrow: https://www.barrons.com/news/spain-judge-extends-probe-into-catalan-separatist-s-russia-ties-f595cab6

Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Evocati em Janeiro 30, 2024, 04:04:42 pm

Caro Cabeça de Martelo, as tuas observações são verdadeiras, no entanto caso a Espanha se fragmente pacificamente, isso aumentaria o nosso "leverage" em relação às nações sucessoras e rapidamente podiam ver-se dependentes de exportações portuguesas. Conseguiríamos também competir melhor em mercados tradicionalmente espanhóis como o da América Latina (Hispânica) fora outras vantagens a níveis estratégicos como referi anteriormente.

Além disso não é necessariamente mau a Espanha tornar-se menos competitiva. Neste momento temos um grande défice comercial com a Espanha que é o nosso maior parceiro importador (33%) agravando a fuga de capital do país. Se observarmos uma boa parte são indústrias de alto valor acrescentado que podiam facilmente estar em Portugal, por exemplo, o papel que chega aos 60% de VA e que as nossas florestas podem facilmente sustentar.

Peixe por exemplo, imagine-se. Com a nossa ZEE marítima temos de importar peixe! Porquê? Porque a nossa frota de pesca é humilde, numerosa, mas com barcos pequenos, pouco ambiciosos. Já para não falar que é uma questão de segurança nacional e de soberania assegurarmos que somos autossuficientes em alimentação. E nem peço que sejamos completamente autossuficientes porque não seria eficaz produzir muitos alimentos tradicionais da dieta portuguesa, principalmente nos nossos solos, mas o ponto permanece!

Quando o António Costa ofereceu dinheiro de "estímulo" aos portugueses é hilariante, um ultraje e ao mesmo tempo humilhante, porque após esse dinheiro entrar no mercado ele vai para um sítio que é no bolso dos alemães, espanhóis, franceses, italianos etc. Fica em todo o sítio menos Portugal onde pode ser reinvestido.

Citar
Top Portuguese Imports from Spain:

Vehicles: $2.7 billion
Machinery: $1.9 billion
Electronic equipment: $1.8 billion
Plastics: $1.4 billion
Mineral fuels including oil: $1.1 billion
Meat: $788.4 million
Iron and steel: $754.3 million
Fish: $728.3 million
Paper: $651.1 million
Iron or steel products: $594 million
Animal/vegetable fats and oils: $545.1 million
Aluminum: $519.2 million
Furniture, lighting, signs: $515.9 million
Clothing (not knit or crochet): $509.5 million
Knit or crochet clothing: $503.5 million

Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Evocati em Janeiro 30, 2024, 05:38:34 pm
Spain’s Sanchez Loses Critical Vote After Catalan Partners Rebel


Prime Minister Pedro Sanchez lost a crucial vote in the Spanish parliament after his Catalan partners rebelled, tipping his government into crisis. Seven Catalan separatist lawmakers voted against an amnesty law they have been negotiating for months because Sanchez’s Socialists refused to accept last-minute changes to the text.

https://www.bloomberg.com/news/articles/2024-01-30/spain-s-sanchez-loses-critical-vote-after-catalan-partners-rebel (https://www.bloomberg.com/news/articles/2024-01-30/spain-s-sanchez-loses-critical-vote-after-catalan-partners-rebel)

Nem de propósito! Existe uma boa chance que o governo de Espanha caia nos próximos meses.
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: goldfinger em Janeiro 30, 2024, 09:20:10 pm
Spain’s Sanchez Loses Critical Vote After Catalan Partners Rebel


Prime Minister Pedro Sanchez lost a crucial vote in the Spanish parliament after his Catalan partners rebelled, tipping his government into crisis. Seven Catalan separatist lawmakers voted against an amnesty law they have been negotiating for months because Sanchez’s Socialists refused to accept last-minute changes to the text.

https://www.bloomberg.com/news/articles/2024-01-30/spain-s-sanchez-loses-critical-vote-after-catalan-partners-rebel (https://www.bloomberg.com/news/articles/2024-01-30/spain-s-sanchez-loses-critical-vote-after-catalan-partners-rebel)

Nem de propósito! Existe uma boa chance que o governo de Espanha caia nos próximos meses.

(https://i.ytimg.com/vi/jk38hnBQ7CY/maxresdefault.jpg)
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: CruzSilva em Janeiro 30, 2024, 09:58:13 pm
Spain’s Sanchez Loses Critical Vote After Catalan Partners Rebel


Prime Minister Pedro Sanchez lost a crucial vote in the Spanish parliament after his Catalan partners rebelled, tipping his government into crisis. Seven Catalan separatist lawmakers voted against an amnesty law they have been negotiating for months because Sanchez’s Socialists refused to accept last-minute changes to the text.

https://www.bloomberg.com/news/articles/2024-01-30/spain-s-sanchez-loses-critical-vote-after-catalan-partners-rebel (https://www.bloomberg.com/news/articles/2024-01-30/spain-s-sanchez-loses-critical-vote-after-catalan-partners-rebel)

Nem de propósito! Existe uma boa chance que o governo de Espanha caia nos próximos meses.
Negociar com o Diabo tem as suas consequências.
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Cabeça de Martelo em Janeiro 31, 2024, 10:59:59 am

Caro Cabeça de Martelo, as tuas observações são verdadeiras, no entanto caso a Espanha se fragmente pacificamente, isso aumentaria o nosso "leverage" em relação às nações sucessoras e rapidamente podiam ver-se dependentes de exportações portuguesas. Conseguiríamos também competir melhor em mercados tradicionalmente espanhóis como o da América Latina (Hispânica) fora outras vantagens a níveis estratégicos como referi anteriormente.

Eu não acredito que Espanha se fragmente “pacificamente”, especialmente numa altura em que a sociedade está tão dividida. Patrióticos por um lado Nacionalistas por o outro, Esquerda contra a Direita. Essas divisões são cada vez mais ruidosas e com tendências a piorar. A única razão por não termos neste momento bombas nas ruas é que graças à antiga ETA o CNI é um serviço bastante capaz ainda hoje.

Citar
Além disso não é necessariamente mau a Espanha tornar-se menos competitiva. Neste momento temos um grande défice comercial com a Espanha que é o nosso maior parceiro importador (33%) agravando a fuga de capital do país. Se observarmos uma boa parte são indústrias de alto valor acrescentado que podiam facilmente estar em Portugal, por exemplo, o papel que chega aos 60% de VA e que as nossas florestas podem facilmente sustentar.

A realidade atual é uma UE onde cada país ficou com um nicho e quando há vários países a fazer as mesmas coisas nas mesmas áreas o que há é uma competição pelo mercado. As industrias que se adaptam e são competitivas não só sobrevivem como prosperam. Um caso de sucesso é da industria do calçado onde o preço é elevado, mas devido à qualidade as vendas são asseguradas. Se Espanha se fragmenta-se Portugal não ficaria numa posição mais confortável de um dia para o outro, porque essa posição é melhor ou pior dentro dessa realidade económica, social que é a União Europeia. Portugal não ganharia novas industrias só porque Espanha se fragmenta-se.
A EU e as principais potências (Alemanha e França) já mostraram o lado para que tendem na questão Catalã à uns anos atrás e é claro que eles não querem fragmentações de países europeus.

Citar
Peixe por exemplo, imagine-se. Com a nossa ZEE marítima temos de importar peixe! Porquê? Porque a nossa frota de pesca é humilde, numerosa, mas com barcos pequenos, pouco ambiciosos. Já para não falar que é uma questão de segurança nacional e de soberania assegurarmos que somos autossuficientes em alimentação. E nem peço que sejamos completamente autossuficientes porque não seria eficaz produzir muitos alimentos tradicionais da dieta portuguesa, principalmente nos nossos solos, mas o ponto permanece!

Essa visão parece-me um pouco simplista já que se não tivemos uma renovação da frota pesqueira desde os anos 80 foram graças aos vários governos Portugueses. O mesmo não sucedeu em Espanha.

Verdade seja dita, o governo socialista por acaso voltou a investir na renovação da mesma e já houve casos conhecidos de aquisição de novos barcos de pesca graças a programas do dito governo.

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=10012.msg422100#msg422100

Citar
Quando o António Costa ofereceu dinheiro de "estímulo" aos portugueses é hilariante, um ultraje e ao mesmo tempo humilhante, porque após esse dinheiro entrar no mercado ele vai para um sítio que é no bolso dos alemães, espanhóis, franceses, italianos etc. Fica em todo o sítio menos Portugal onde pode ser reinvestido.

Citar
Top Portuguese Imports from Spain:

Vehicles: $2.7 billion
Machinery: $1.9 billion
Electronic equipment: $1.8 billion
Plastics: $1.4 billion
Mineral fuels including oil: $1.1 billion
Meat: $788.4 million
Iron and steel: $754.3 million
Fish: $728.3 million
Paper: $651.1 million
Iron or steel products: $594 million
Animal/vegetable fats and oils: $545.1 million
Aluminum: $519.2 million
Furniture, lighting, signs: $515.9 million
Clothing (not knit or crochet): $509.5 million
Knit or crochet clothing: $503.5 million


Eu não sei se é bem assim, tens algum artigo, algum dado em concreto que indique que o dinheiro do "estímulo" tenha ido todo para esses países?

Em relação ao comércio entre Portugal e Espanha:

(https://i.ibb.co/thpfbvq/Exports-from-Spain-to-Portugal-2021.png)

(https://i.ibb.co/fHZt0gd/Exports-from-Portugal-to-Spain-2021.png)

Citar
Overview In October 2023, Portugal exported €1.75B and imported €3.08B from Spain, resulting in a negative trade balance of €1.33B. Between October 2022 and October 2023 the exports of Portugal have decreased by €-59M (-3.27%) from €1.81B to €1.75B, while imports decreased by €-155M (-4.79%) from €3.24B to €3.08B.

Para Portugal o essencial é aumentar a sua capacidade produtiva em todas as áreas e para isso é preciso coisas como:
-  aumentar a produtividade;
- reduzir a carga fiscal às pessoas e empresas;
- melhorar as qualificações dos portugueses.

Para isso haver uma Espanha é indiferente, até porque tens inúmeros países com colossos perto de si, que conseguiram não só apanharmos como superar todos os nossos índices (ver os países do báltico, ver uma boa parte dos países de leste).
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Evocati em Janeiro 31, 2024, 12:32:36 pm
Ofereceste bons pontos, dos quais eu não discordo necessariamente, apenas tenho uma visão mais protecionista especialmente no contexto português visto que a nossa entrada na UE repentina, acompanhado de ineficácia política em tornar o nosso país competitivo a nível do sistema de justiça, fiscal etc.

Citar
Para Portugal o essencial é aumentar a sua capacidade produtiva em todas as áreas e para isso é preciso coisas como:
-  aumentar a produtividade;
- reduzir a carga fiscal às pessoas e empresas;
- melhorar as qualificações dos portugueses.

Para isso haver uma Espanha é indiferente, até porque tens inúmeros países com colossos perto de si, que conseguiram não só apanharmos como superar todos os nossos índices (ver os países do báltico, ver uma boa parte dos países de leste).

Aqui sem dúvida, concordamos e infelizmente estamos catastroficamente atrasados. Em termos de melhoria de qualificações diria só que deve haver orientação para formação em cursos que o mercado precise e técnico profissionais em profissões "nicho", mas indispensáveis. Adicionaria, claro, reforma judicial completa. Nenhuma empresa com bom senso se instalaria em Portugal com um sistema de justiça que demora uma dúzia de anos a resolver casos e casinhos.

Citar
Eu não sei se é bem assim, tens algum artigo, algum dado em concreto que indique que o dinheiro do "estímulo" tenha ido todo para esses países?

Importamos cerca de 73% dos nossos produtos alimentares, ou seja, se por semana eu gastar 150 euros em alimentação depois de taxas e impostos, mais de metade desse dinheiro simplesmente desaparece do país para empresas estrangeiras.

Citar
Esta saída de capitais ganha dimensão quando analisado o período compreendido entre 2000 e 2010, década em que o saldo negativo da balança de rendimentos aumentou 212%, enquanto o saldo negativo da balança comercial cresceu 9%. De acordo com um estudo recente do economista Eugénio Rosa, o défice da balança de rendimentos é tão grave como o défice comercial [bens] ou mais, porque “está a descapitalizar o país e a dificultar o investimento produtivo”.

Segundo as estatísticas do Banco de Portugal, o investimento de Portugal no exterior representava em Setembro 30,6% do PIB, enquanto o investimento de carteira ascendia a 72,2% a riqueza nacional.




https://ionline.sapo.pt/artigo/441041/fuga-de-capitais-saem-de-portugal-5-4-milhoes-de-euros-por-dia (https://ionline.sapo.pt/artigo/441041/fuga-de-capitais-saem-de-portugal-5-4-milhoes-de-euros-por-dia)

https://www.pordata.pt/portugal/importacoes+de+bens+total+e+por+tipo-2326-180650 (https://www.pordata.pt/portugal/importacoes+de+bens+total+e+por+tipo-2326-180650)

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/e-verdade-que-portugal-importa-73-dos-alimentos-que-consome#:~:text=De%20facto%2C%20ao%20analisarmos%20esta%20tabela%2C%20verificamos%20que,de%20metade%20do%20peso%20da%20pegada%20alimentar%20nacional%22. (https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/e-verdade-que-portugal-importa-73-dos-alimentos-que-consome#:~:text=De%20facto%2C%20ao%20analisarmos%20esta%20tabela%2C%20verificamos%20que,de%20metade%20do%20peso%20da%20pegada%20alimentar%20nacional%22.)
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Cabeça de Martelo em Janeiro 31, 2024, 04:57:21 pm
(https://pbs.twimg.com/media/GFLa2H9aEAEOjDO?format=jpg)
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Evocati em Janeiro 31, 2024, 05:30:02 pm
(https://pbs.twimg.com/media/GFLa2H9aEAEOjDO?format=jpg)

500 mil milhões?  ;D ;D ;D
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 31, 2024, 06:32:35 pm
Governo espanhol depende de aprovação de lei da amnistia, diz líder da Catalunha


Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: goldfinger em Fevereiro 19, 2024, 11:28:56 am
Elecciones en Galicia , la derecha arrasa y consigue otra mayoría absoluta. El PSOE se hunde.

(https://s1.abcstatics.com/abc/www/multimedia/espana/2024/02/19/mapa-elecciones-galicia-2024-calles-U30224272280WTl-562x562@abc.png)

https://www.elmundo.es/elecciones/elecciones-galicia/2024/02/18/65d2460021efa096358b4587.html (https://www.elmundo.es/elecciones/elecciones-galicia/2024/02/18/65d2460021efa096358b4587.html)
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Março 13, 2024, 09:40:18 am
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Março 25, 2024, 01:14:34 pm
Título: Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
Enviado por: Lusitano89 em Abril 08, 2024, 11:26:17 am
Espanha e CEDEAO preparam cimeira sobre segurança e cooperação económica