Saudações guerreiras.
Porque 2 aviões diferentes para treino basico, eu penso que a FAP só mantem o chipmunk operacional devido ao numero e as capacidades do epsilon serem muito reduzidas. O Epsilon quando foi comprado era o avião mais fraco do seu segmento qua avia no mercado.
Caro N. Bento os Chipmunk foram e são uma das melhores aquisições da FAP e já lá vão uma porrada de anos. Aviões estes que foram fabricados em Portugal pelas OGMA também. Foram desativados e reintroduzidos de novo no ativo pelas suas qualidades de treino básico, depois de serem obviamente atualizados. Muita coisa nova, motores incliuido, cá é Portugal e ao que parece correu tudo bem, mas não foi pêra doce até pô-los a baterem as asas.
O Épsilon por ter sido o mais fraco (?) não quer dizer que não seja válido. Há um tópico qualquer onde fala do avião, mas que já não me lembro qual. Vai ter que procurar. Eles não vão ser substituídos, pois ainda têm muito para dar e de boa saúde, pelos vistos. Julgo que o nº de aviões disponíveis chegam para as encomendas.
Os alphajet comparando com os Hawk e outros do género, creio que só batem os L-39. Portugal teve os T-33, que também eram os mais fracotes dentro do género, mas que se revelou ser no mínimo muito bom. Os Asas de Portugal que o digam. Houve muita gente surpreendida, até os americanos. Como é que conseguiam retirar tanto de pouca potência?
Cumprimentos
Cumprimentos