F-35A Lightning II na FAP

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raphael

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #300 em: Fevereiro 19, 2024, 11:31:44 pm »
saab só podes mandar F-16 quando tiveres um substituto...é o que os outros países vão fazer... na paridade...abdicam de F-16 e recebem/compram F-35.

Estou aqui sentado a ver quem dos países europeus se vai descapitalizar em favor da UKR.

A dinamarca já deu os Caesar todos...já não tem mais para dar...e o dar tudo significa que deu...esperava receber entretanto, mas com esta bela industria europeia, ainda não recebeu os novos nem vai receber tão cedo. Ah e foram 19 unidades da plataforma Caesar.
Ah e as munições guiadas Excalibur que este sistema usa são de origem norte-americana...por isso a doação vem no pacote do Biden...aquele que aguarda aprovação.

a Chéquia diz que tem 500k munições de 155mm e umas 300k de 122mm e diz que as dá...se houver financiamento para as transportar de um lado para o outro...financiamento externo entenda-se...

Como é que andam a assinar acordos bilaterais nas obras de reconstrução...se a guerra ainda não terminou...

Em relação aos Leopard a questão dos 6 meses...nem será tanto pelos carros de combate, bom até pode ser por questões de pronto para combate... mas os veiculos não andam sozinhos e tens de aprontar as tripulações... e tudo isso leva tempo.

As FND da RCA têm um aprontamento de 6 meses...e não levam carros de combate...já os têm lá e treinam com os de cá...

Os Leo não é pela paridade é mesmo pela questão das tripulações e o próprio envio das máquinas em si.

Essa da paridade passou-me ao lado.

Dar antes de receber ou pelo menos garantir que recebe não é um bom "negócio"...


Um abraço
Raphael
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #301 em: Fevereiro 19, 2024, 11:57:00 pm »
Pelo que vejo nos debates, os 2% vão ser martelados.

O futuro governo (PS, BE, PC, Livre) vai querer martelar os números para manter os 70% da média da UE em termos de euros gerados, para manter os subsídios, mesmo com a entrada da Ucrânia.

Logo a vinda de F16V, F35 ou outros equipamentos americanos serão de alguma forma cancelados.

Eu diria que o F16 vai ser o último caça de reação das forças armadas portuguesas.

Na loucura vamos trocar esse caça por um super tucano, vamos virar uma Áustria ou Irlanda.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #302 em: Fevereiro 20, 2024, 12:00:11 am »
Acabei de ver o debate AD/PS.
Defesa?  ----------------  ZERO.
Portugal está a gozar com esta merda.

É verdade, mas dou o benefício da dúvida. E porquê? Porque não são os candidatos que escolhem os temas ou as perguntas, foram as 3 criaturas que interrogaram os candidatos os responsáveis por não falarem sobre a Defesa.

Não é que ache que qualquer um deles esteja preocupado com a decadente e preocupante estado da Defesa Nacional, mas a comunicação social, no meio de vários conflitos e quase todos eles são na Europa ou às portas da Europa, nem sequer aborda o assunto, preferindo insistir em temas que qualquer um de nós já quase sabe de cor a resposta de qualquer um dos dois candidatos!!!!!!!
 

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Drecas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #303 em: Fevereiro 20, 2024, 01:25:28 am »
saab só podes mandar F-16 quando tiveres um substituto...é o que os outros países vão fazer... na paridade...abdicam de F-16 e recebem/compram F-35.

Estou aqui sentado a ver quem dos países europeus se vai descapitalizar em favor da UKR.

A dinamarca já deu os Caesar todos...já não tem mais para dar...e o dar tudo significa que deu...esperava receber entretanto, mas com esta bela industria europeia, ainda não recebeu os novos nem vai receber tão cedo. Ah e foram 19 unidades da plataforma Caesar.
Ah e as munições guiadas Excalibur que este sistema usa são de origem norte-americana...por isso a doação vem no pacote do Biden...aquele que aguarda aprovação.

a Chéquia diz que tem 500k munições de 155mm e umas 300k de 122mm e diz que as dá...se houver financiamento para as transportar de um lado para o outro...financiamento externo entenda-se...

Como é que andam a assinar acordos bilaterais nas obras de reconstrução...se a guerra ainda não terminou...

Em relação aos Leopard a questão dos 6 meses...nem será tanto pelos carros de combate, bom até pode ser por questões de pronto para combate... mas os veiculos não andam sozinhos e tens de aprontar as tripulações... e tudo isso leva tempo.

As FND da RCA têm um aprontamento de 6 meses...e não levam carros de combate...já os têm lá e treinam com os de cá...

Os Leo não é pela paridade é mesmo pela questão das tripulações e o próprio envio das máquinas em si.

Essa da paridade passou-me ao lado.

Dar antes de receber ou pelo menos garantir que recebe não é um bom "negócio"...

A Dinamarca já começou a receber os ATMOS 2000 e PULS que comprou no ano passado
 

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raphael

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #304 em: Fevereiro 20, 2024, 08:06:21 am »
Mas os Caesar nova versão não...esses é que estão atrasados...
Um abraço
Raphael
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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #305 em: Fevereiro 20, 2024, 09:07:13 am »
Pelo que vejo nos debates, os 2% vão ser martelados.

O futuro governo (PS, BE, PC, Livre) vai querer martelar os números para manter os 70% da média da UE em termos de euros gerados, para manter os subsídios, mesmo com a entrada da Ucrânia.

Logo a vinda de F16V, F35 ou outros equipamentos americanos serão de alguma forma cancelados.

Eu diria que o F16 vai ser o último caça de reação das forças armadas portuguesas.

Na loucura vamos trocar esse caça por um super tucano, vamos virar uma Áustria ou Irlanda.

O que se depreende dos debates (e já agora dos programas eleitorais) é que nenhum partido, aliança ou coligação faz "puto" de ideia do que pretende fazer com (e às) Forças Armadas. Aliás, o da AD é até surpreendentemente desapontante.

O Cor. Fernando Figueiredo fez um excelente resumo dos mesmos na sua coluna do Observador: https://observador.pt/opiniao/defesa-2024-os-programas-dos-partidos-resumidos-numa-palavra/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #306 em: Fevereiro 20, 2024, 11:46:07 am »
Muito provavelmente não iremos ter F-35A de fábrica. Serão usados e noutra versão, mais em conta e já com algum desgaste claro está. E vocês perguntam "mas quem possivelmente nos poderia fornecer unidades usadas e em conta?"

A resposta é: há um operador que não o quer, e terá um substituto dentro de 20 anos o que é certamente compatível com o tempo de decisão típico do tuga.  :mrgreen:
E esse operator é a US navy que foi obrigada a "papar" o F-35C à força, tanto é assim que está em desenvolvimento uma versão NGAD para a marinha. Essa será a nossa oportunidade francamente mais realista. Ficariam felicíssimos se se livrarem de alguns F-35's.
Já existe um precedente: o A-7P corsair. Também na altura tínhamos saído de 2 resgates do IMF e faltava dinheiro. É um paralelo perfeito para os dias de hoje e nas próximas décadas.
Bem-vindo.

É interessante ou no mínimo promitente essa ideia. Como os outros colegas já comentaram, vou só adicionar estes dois cêntimos meus à conversa: a situação da FAP quando vieram os A-7P e o factor EPAF.
Quando os A-7 passaram a ostentar a cruz de Cristo, já alguns países na Europa tinham começado a operar o F-16. Assinamos o primeiro contrato dos A-7P em Maio de 1980, os belgas e os holandeses já tinham começado a receber os primeiros F-16 em 1979, os dinamarqueses receberam o seu primeiro F-16B em Janeiro de 1980 e os noruegueses, que encomendaram os seus F-16 em 1975 também já tinham começado a receber as primeiras aeronaves em 1980.

Já nessa altura o A-7P foi um grande salto tecnológico para nós pois ainda andávamos a operar o Sabre e o G.91. Actualmente, embora o F-35 possa ser muito mais avançado que o F-16, não nos encontramos na mesma situação. Os nossos F-16 poderão dentro de alguns anos deixar de estar a par com o resto dos países NATO e face a novas ameaças mas não existe o poço que existia nos anos 80.

A FAP também vai querer (e terá de) andar à boleia da EPAF para conseguir manter o F-35 actualizado e modernizado; caso contrário não haverá disponibilidade/capacidade (€€€) para manter o F-35 capaz de enfrentar novas ameaças e manter a "paridade" com os restantes membros da NATO. Embora estejamos a falar do mesmo caça, acabam por existir diferenças significativas entre o hardware e software do F-35A e o F-35C que vão fazer com que se torne complicado ou impossível (€€€) aproveitar o desenvolvimento e investimento feito pela EPAF na actualização dos F-35A.

Depois temos a questão que nos dias de hoje e no futuro vamos ter a tendência a comprar menos caças mesmo que mais caros, ao contrário de que no passado preferíamos comprar mais aeronaves — podemos até ver que chegamos a ter a possibilidade de comprar uns poucos F-5 ou um par de F-4 ao invés de A-7. Por tanto, a FAP provavelmente ficaria mais satisfeita com uns oito F-35A novos do padrão mais recente do que com uns 20 F-35C em segunda-mão.

Actualmente, a USN também está numa situação delicada. Apostaram e levaram com o F-35C, que deu no que deu e andaram durante mais de uma década a queimar horas de voo dos F/A-18 a fazer apoio aéreo/CAS no Afeganistão e Iraque. Mesmo que não queiram, vão ter de aproveitar ao máximo os seus F-35. Por isso também tenho dúvidas que consigamos ir buscar F-35C em segunda-mão que ainda estejam em bom estado e sejam baratos de modernizar/actualizar para um block/padrão que valha a pena.

Mas não deixa de ser pertinente e interessante falar do F-35C ao estilo da compra do A-7P. No mínimo, já temos algo de novo e diferente para falar neste tópico.

Como hoje é terça-feira, aproveito para deixar aqui uma espécie de posta de bacalhau, até mais para picar alguns ex-colegas, que já mandei para o ar no passado:
- Adquirir uns (poucos) 4 a 6 F-35A, para missões NATO, que seriam mantidos numa base de um país da EPAF (p.e. Holanda) por forma a andar à boleia e às costas dos outros para os manter actualizados e poupar na manutenção e no investimento em nova infra-estrutura;
- Adquirir FA-50, ao estilo do que os polacos vão/estão a fazer, para "policiamento aéreo" e restantes missões e uns poucos T-50 como verdadeiro substituto do Alpha Jet.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #307 em: Fevereiro 20, 2024, 01:00:04 pm »
Mas os Caesar nova versão não...esses é que estão atrasados...
Quais se eles não encomendaram nenhums?
 

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raphael

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #309 em: Fevereiro 20, 2024, 02:39:34 pm »
A FAP também vai querer (e terá de) andar à boleia da EPAF para conseguir manter o F-35 actualizado e modernizado; caso contrário não haverá disponibilidade/capacidade (€€€) para manter o F-35 capaz de enfrentar novas ameaças e manter a "paridade" com os restantes membros da NATO. Embora estejamos a falar do mesmo caça, acabam por existir diferenças significativas entre o hardware e software do F-35A e o F-35C que vão fazer com que se torne complicado ou impossível (€€€) aproveitar o desenvolvimento e investimento feito pela EPAF na actualização dos F-35A.

Para além da questão de nos mantermos relevantes ingressando na 5ª Geração, a "paridade" é precisamente por esta razão. Não é comprar só porque sim: é interoperabilidade, partilha de custos, conhecimentos, desenvolvimentos e experiências com uma nova EPAF alargada constituída por Países Baixos, Bélgica, Noruega, Dinamarca, Itália, Finlândia, Alemanha, Polónia, Chéquia, Grécia e ao que tudo indica também a Roménia. E não é com o Saab Gripen E que isso se alcança, por mais que os defensores deste caça o queiram.

É um pouco à semelhança do Exército Português, que teimosamente continua a só ter olhos para o NH90. E porquê? Porque está focado num conceito de interoperabilidade com as aviações dos Exércitos de Espanha, França, Alemanha, Itália, Grécia e Finlândia, mas sobretudo com os 3 primeiros.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #310 em: Fevereiro 20, 2024, 03:56:22 pm »
Atenção há um programa da Força Aérea Norte-americana e outro da Marinha, como tal ambos os Ramos vão ter caças de 6ª geração mais ou menos na mesma altura.

Há muitos mais F35 A do que B ou C, por isso a possibilidade de virmos a ter F35 em segunda mão é muito maior que sejam na versão mais numerosa (A).

 :arrow: https://www.aerosociety.com/news/ngad-a-generational-divide/
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #311 em: Fevereiro 20, 2024, 08:25:50 pm »


Agora viraram todos para F-35 usados??

Foooooo ........... -se!
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #312 em: Fevereiro 20, 2024, 09:56:53 pm »


Agora viraram todos para F-35 usados??

Foooooo ........... -se!

É ver as coisas realisticamente... e tendo em conta o futuro sombrio...antes usados e modernizáveis do que...nada...
Um abraço
Raphael
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #313 em: Fevereiro 20, 2024, 10:01:14 pm »


Agora viraram todos para F-35 usados??

Foooooo ........... -se!

1- Pimenta na língua.

2- Falei do que era mais provável em caso de ser algo em segunda mão.

3 - Não é isso que defendo.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #314 em: Fevereiro 20, 2024, 11:22:42 pm »
Atenção há um programa da Força Aérea Norte-americana e outro da Marinha, como tal ambos os Ramos vão ter caças de 6ª geração mais ou menos na mesma altura.

Há muitos mais F35 A do que B ou C, por isso a possibilidade de virmos a ter F35 em segunda mão é muito maior que sejam na versão mais numerosa (A).

 :arrow: https://www.aerosociety.com/news/ngad-a-generational-divide/

Ao contrario da USN, não estou a ver a USAF prescindir de F-35A's, já que esse ramo está em défice de unidades para substituir bastantes aviões antigos (razão pela qual também estão a investir no F-15EX). Até a situação geopolítica no Oceano pacifico se tornar digna desse nome não acho provável que sejam depositadas unidades no AMARG ainda com horas disponíveis nas células como aconteceu com o Peace Atlantis II após a queda do muro.
« Última modificação: Fevereiro 20, 2024, 11:24:06 pm por Pilotasso »