ForumDefesa.com

Outras Temáticas de Defesa => Área Livre-Outras Temáticas de Defesa => Tópico iniciado por: Fábio G. em Maio 24, 2004, 10:20:01 pm

Título: Energia nuclear pode combater efeito estufa
Enviado por: Fábio G. em Maio 24, 2004, 10:20:01 pm
DD

Citar
Energia nuclear pode combater efeito estufa, diz cientista

Um dos primeiros cientistas a alertar para o efeito estufa, o britânico James Lovelock, considera, num artigo publicado esta segunda-feira pelo jornal The Independent, que o aquecimento global do planeta apenas pode ser combatido através da utilização da energia nuclear.



Para o cientista, a única fonte energética não poluente que está imediatamente disponível para a utilização humana é a energia nuclear. «Não temos tempo para experimentar fontes energéticas visionárias, a civilização está em risco iminente», alerta James Lovelock.
No artigo do diário britânico, Lovelock alerta para o facto das fontes energéticas não poluentes não estarem a ser desenvolvidas com a rapidez suficiente para substituir o carvão, o gás e o petróleo, cujas emissões de dióxido de carbono estão na origem do efeito estufa.

«A oposição à energia nuclear é baseada em medos irracionais, alimentados pela ficção de Hollywood, pelo lobby dos ecologistas e pelos media», considera o cientista, acrescentando que «desde o início, em 1952, a energia nuclear provou ser a mais segura de todas as fontes».
Título:
Enviado por: Spectral em Maio 24, 2004, 10:32:05 pm
:rir:

Gostava que o dito cientista dissesse como pretende lidar com problemas como os resíduos nucleares e a contaminação das águas nas proximidades das centrais nucleares.

Quanto à segurança, é discutível e polémico, mas para os mais distraídos, o 2º incidente mais grave de sempre não se deu na Russia ou proximidades. Deu-se nos Estados Unidos em Three Mile Island, e as consequências podiam ter sido catóstrificas, ao nível de Chernobyl.
Título:
Enviado por: komet em Maio 24, 2004, 11:44:53 pm
Citar
Não temos tempo para experimentar fontes energéticas visionárias, a civilização está em risco iminente»,

Esta quase me atirou para o chão com vontade de rir.  
Pior a emenda que o soneto, enfim.