MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses

  • 2862 Respostas
  • 580235 Visualizações
*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #45 em: Julho 05, 2007, 02:48:48 pm »
JMM escreveu:
Citar
Quanto à questão das marinhas europeias não estarem a fazer upgrades como o sugerido, é um falso argumento. A verdadeira razão é muito simples: quem pode ou está a construir novos navios ou acabou de o fazer (Reino Unido, França, Holanda, Itália, Alemanha, Espanha, Dinamarca e Noruega) e não precisam. Claro que sobram os pobres (nós, os gregos e pouco mais)... Por outro lado, este upgrade com CEA-FAR está agora a ser iniciado na Austrália e é óbvio que ainda não poderia estar a ser implementado do lado de cá (e, já agora, também só nos interessaria a nós, aos gregos e aos turcos, que são quem tem Mekos na Europa).
Caro Jmm. Eu também tenho dias assim, em que escrevo com a ressaca do dia anterior. É o chamado "dia de poupar selos".
Nos países mecionados , quem é que fez um up grade como o que se preconiza para as VG, Ah e agora tmbém para as K.D. ?
Só a Noruega fez verdadeiros up grades nas suas fragatas da classe Dealey. MAIS NINGUÉM !....
Se tiver dúvidas informe-se. Quando finalmente se informar, verá de quem é o "falso argumento".

Citar
Assim ficámos na bonita situação de um potentado militar como nós ter que assegurar a cadeia logística de 4 helicópteros diferentes! Daí voltar a insistir neste ponto: não me admirava que lá para 2013-15 fosse decidido substituir os Lynx por NFH90, a bem da participação portuguesa na indústria de defesa europeia e da simplificação logística. Pode ser que esteja enganado

Mas eu acho que cada um tem a sua função, e o NH 90 não substitui o EH 101. Este é uma melhoria em relação ao Puma e ao NH 90.
Outra coisa a destacar, é que não se justifica por mais quinze anos (isso era o tempo que mediava entre se pensar nisso e a entrega) se mude do Lynx só porque o NH 90 está na moda. O Lynx continua a ser um heli válido para muitos países., e eu preconizo que se mude de heli quando se mudar de fragatas. E quase que lhe garanto que quando voltar a haver novas fragatas até o NHF 90 estará desactualizado.
No caso do ALL III ainda não existe um substituto para um heli ligeiro na FAP. Portanto terá de haver sempre dois ou três modelos diferentes de helicópteros.
Estava-me a faltar algo(não era um  chocolate). O CEA-FAR não foi concebido em exclusivo para as ANZAC, que pelos vistos nunca mais estão 100% operacionais. Hoje compra-se isto, amanhã aquilo, e quando estiverem completas são desarmadas e abatidas.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #46 em: Julho 05, 2007, 02:59:43 pm »
Faço a pergunta que já aqui foi feita pelo P44. Que novidade há em relação à LPM e o Navio Polivalente Logístico?

Recordo que na última revisão da LPM uma série de programas de equipamento saíram dos ramos e foram atribuidos ao próprio Ministério da Defesa, que conta com 1,7 mil milhões de euros para gestão de "capacidades conjuntas".
O que ouvi na altura é que a renovação dos C-130, o Navio Polivalente Logístico, helicópteros e Pandur constavam nesse item.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

JMM

  • 89
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #47 em: Julho 05, 2007, 03:06:59 pm »
Caro Luis,

Talvez eu não me tivesse explicado bem, mas o ponto é exactamente esse. As Marinhas, quando possível, não fazem MLUs. No entanto, essa será a unica solução realista para os pobres, i.e., nós, terem uma Marinha minimamente decente (já não digo moderna). Aliás, sucedem-se indicações de que a maré estará a mudar, mesmo nas maiores Marinhas. Por exemplo e para o citar, "se se informar bem":

a) A Royal Navy está a estudar um Capability Upgrade Programme para as Type 23, exactamente porque não tem dinheiro para as substitur! Claro que eles estão a tentar ter dois Porta-aviões e a construir os Type45 e os Astute, mas o dinheiro não chega para tudo. Eles também gostavam de substituir as Type 23 por novas multimissão, mas vão ter que se ficar pelo CUP.

b) A França, para ter as FREMM, o PA2 e uma força submarina moderna, abdicou dos dois últimos Horizon e está a estudar a hipótese de fazer um MLU aos Cassard (substituindo o SM-1 pelo SM-2 ou Aster 30) enquanto não chegam duas fragatas FREMM AAW, lá para 2020.

c) A Espanha está a modernizar as Santa Maria, para poder manter uma força de 12 fragatas.

Mesmo para estas Marinhas acabou o tempo das "vacas gordas" e desconfio que mais programas deste tipo se seguirão.

Quanto aos helis, volto a dizer: é apenas e só um feeling que pode perfeitamente estar errado. O tempo o dirá...
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #48 em: Julho 05, 2007, 03:08:11 pm »
Lancero escreveu:
Citar
Faço a pergunta que já aqui foi feita pelo P44. Que novidade há em relação à LPM e o Navio Polivalente Logístico?

EUROSTAT????
Primeiro faltam os MPO, NCP, NPC. ao há nada urgente que não posso esperar vinte anos c34x
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2454
  • Recebeu: 891 vez(es)
  • Enviou: 3090 vez(es)
  • +532/-73
(sem assunto)
« Responder #49 em: Julho 05, 2007, 03:08:11 pm »
Estive a rever o meu post inicial e não me parece de todo impossível para as nossas finanças fazer:

a) “Chapa/pintura” e revisão mecânica
b) “Upgrade” software de uma forma geral
c) “Upgrade” e/ou harmonização entre as classes do C3 (SIC, comunicações, etc)

O passo seguinte seria melhorar (não um novo ou quase, apenas melhorar...) o radar aviso combinado...

E, finalmente, a minha duvida: quanto custa colocar ESSM em 2 das fragatas (as KD, por ex)? O custo é "apenas" a compra dos ditos misseis (e esse apenas é quanto €€?) ou implica muito mais?

E não vai haver hipoteses para nada mais (tirando compra de Lynx extra...).
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #50 em: Julho 05, 2007, 03:12:56 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
Lancero escreveu:
Citar
Faço a pergunta que já aqui foi feita pelo P44. Que novidade há em relação à LPM e o Navio Polivalente Logístico?
EUROSTAT????
Primeiro faltam os MPO, NCP, NPC. ao há nada urgente que não posso esperar vinte anos c34x


Pois, mas é ao ler que os 200 milhões tinham desaparecido pensei que teria havido uma revisão extraordinária e secreta à LPM.
Os fundos estão lá para "gestão" do ministério. Isso vale o que vale, claro. Pode ir do 8 (pronto em 2030) ao 80 (começar amanhã a construção), embora eu ache que irá ficar pelo 4. |:
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

JMM

  • 89
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #51 em: Julho 05, 2007, 03:25:20 pm »
Caro Lancero,

Que eu saiba, na LPM revista estão previstos 609 milhões de euros para as duas classes de patrulhas e também com o MLU das VdG e,e ventualmente, das KD (daí eu ter voltado a este Tópico há alguns dias, que estava um pouco adormecido).

Entretanto, desapareceram 237 milhões anteriormente previstos para o Navio Polivalente Logístico, não sendo claro para mim se pura e simplesmente se desvaneceram, se foram retiradas à Armada para serem incluídas nas verbas das capacidades conjuntas ou se, ainda, o navio passou a deixar de ser considerado uma unidade naval da Armada para passar a ser um navio de apoio logístico geral de características eminentemente civis (o que reduziria o custo para cerca de 50-100 milhões e, portanto, não é incompatível, antes pelo contrário, com a segunda hipótese).

Ainda relativamente ao MLU das fragatas, proponho que se faça o seguinte raciocínio inverso (perdoem-me, mas sou Engenheiro e temos tendência a pensar assim): Assumindo que os 609 milhões são mesmo para gastar (não vale rirem-se...), quanto é que custam os patrulhas (ambas as classes)? Porque sabendo que a aquisição das KD vai custar cerca de 250 milhões, se somarmos o valor dos patrulhas e retirarmos o total aos 609 milhões, ficamos com o dinheiro disponível para gastar no MLU das fragatas. Só preciso de saber quanto vão custar os patrulhas; alguém pode ajudar?
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #52 em: Julho 05, 2007, 03:41:12 pm »
JMM escreveu:
Citar
Ainda relativamente ao MLU das fragatas, proponho que se faça o seguinte raciocínio inverso (perdoem-me, mas sou Engenheiro e temos tendência a pensar assim):
Não me diga que foi colega do Zé na Independente :lol:
(desculpe mas não resisti)

 
Citar
Assumindo que os 609 milhões são mesmo para gastar (não vale rirem-se...), quanto é que custam os patrulhas (ambas as classes)? Porque sabendo que a aquisição das KD vai custar cerca de 250 milhões, se somarmos o valor dos patrulhas e retirarmos o total aos 609 milhões, ficamos com o dinheiro disponível para gastar no MLU das fragatas. Só preciso de saber quanto vão custar os patrulhas; alguém pode ajudar?

Com tantos atrazos todos gostaríamos de saber quantos os "porta Bofors" vão custar. E atenção que havia verbas cativas.
« Última modificação: Julho 05, 2007, 03:46:13 pm por luis filipe silva »
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #53 em: Julho 05, 2007, 03:43:52 pm »
E estará inscrito na Ordem, como o Mário "Borracheiras" Lino? :rir:
 

*

JMM

  • 89
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #54 em: Julho 05, 2007, 03:45:41 pm »
Epá, insultar não vale c34x )

Um abraço
 

*

JMM

  • 89
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #55 em: Julho 05, 2007, 03:47:10 pm »
Pronto, agora vai tudo começar a gozar comigo, é? Quantos são? :lol:
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #56 em: Julho 05, 2007, 06:29:43 pm »
Há coisas que hoje em dia não se podem confessar, nem na sacristia... :?  :?
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8510
  • Recebeu: 1611 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +927/-7195
(sem assunto)
« Responder #57 em: Julho 05, 2007, 08:01:05 pm »
Citação de: "SSK"
Há coisas que hoje em dia não se podem confessar, nem na sacristia... :?  :?


Ora essa, SSK: esta casa é sua! :mrgreen:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #58 em: Julho 05, 2007, 08:26:46 pm »
Nunca se sabe caro Luso, pode haver pessoal que dá bufas... :?
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #59 em: Julho 05, 2007, 09:26:38 pm »
Citação de: "SSK"
Nunca se sabe caro Luso, pode haver pessoal que dá bufas... :?


Então aproveita-se o gás metano como combustivel alternativo...