Era bom, mas acho que vai acontecer uma de três coisas:
1. Nada, vamos continuar a assobiar para o lado…
2. Compram-se mais dois kits à Cobham (opção mais provável, porque não é necessário garantir a capacidade em permanência, como foi referido pelo Lightning)
3. Exerce-se a opção pelo sexto avião e compram-se mais dois kits à Cobham, garantido sempre 3 aviões em cada configuração.
A330 MRTT? Esqueçam… demasiado para estas mentes…
Fala-se bastante que desta vez poderão haver "consequências mais sérias" caso continuemos a assobiar para o lado, e não acatemos as decisões que saírem da cimeira da próxima semana, mas em Portugal tudo é relativo no que à Defesa diz respeito.
Não acredito no A330MRTT, acho apesar de tudo muito mais viável a vinda de alguns A400M excedentários, se bem que provavelmente o resultado final se venha a traduzir no exercer a opção pelo sexto KC-390 e aquisição de mais dois conjuntos de pods à Cobham. Os C-130 é que não serão de certeza, muito embora cada vez mais se afigure como provável a sua permanência ao serviço após 2027, até pelo enorme atraso que se verifica na sua modernização, ou então uma posterior venda.
Apesar disso, e aproveitando o ETAP-T que decorreu em Beja até ao final da passada semana, uma conhecida alta patente da FAP colocou há uns dias numa rede social a imagem abaixo com a seguinte legenda: "
A futura linha da frente da BA11".

Pode não significar nada ou pode querer dizer alguma coisa, só o futuro o dirá.