Alouette III ainda estão ai para as curvas

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Lightning

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Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #45 em: Dezembro 17, 2010, 10:21:26 pm »
Citação de: "HSMW"
De qualquer modo a 1ª parte da formação dos mecânicos está prevista para ser iniciada no próximo ano.

Formaçao na AgustaWestland?

É que o Exército já tem (ou tinham à relativamente pouco tempo) alguns mecânicos formados na Força Aérea a trabalhar na Base Aérea de Beja no Alouette.
 

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HSMW

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Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #46 em: Dezembro 17, 2010, 11:18:40 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "HSMW"
De qualquer modo a 1ª parte da formação dos mecânicos está prevista para ser iniciada no próximo ano.

Formaçao na AgustaWestland?

É que o Exército já tem (ou tinham à relativamente pouco tempo) alguns mecânicos formados na Força Aérea a trabalhar na Base Aérea de Beja no Alouette.

Não, na AgustaWestland deve ser depois numa 2ª parte.
De qualquer modo acho que toda a formação em material aeronáutico devia ser ministrada pela FA em vez de andarmos a duplicar meios...

A mesma coisa deveria feita nas áreas que são comuns aos 3 ramos, tipo Transmissões, Electrónica, parte da mecânica (ou toda).

Estou a falar de formação para Sargentos.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Get_It

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Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #47 em: Dezembro 18, 2010, 05:39:05 am »
Citação de: "Lightning"
Caso o Exército venha a ter só um helicoptero, então digo, que se venda.
Se vier mesmo apenas um helicóptero então provavelmente será esse o objectivo. Recebemos os helicópteros mas vendemos-los logo de seguida para evitar pagar uma indemnização ou perder a nossa work share no programa.
Pode também ser uma maneira de adiar a entrega e a entrada em serviço. Fica apenas um por agora para instrução inicial e para o inglês ver.

Com tanto atraso (p.e. cancelar a compra dos helicópteros ligeiros) e tanta "crise" o pessoal (altas patentes) só agora notou que meteram a carroça à frente dos bois e andam a inventar para terem mais tempo para corrigir a situação.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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cumulonimbo

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Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #48 em: Dezembro 28, 2010, 06:09:43 pm »
Citação de: "Get_It"
Citação de: "Lightning"
Caso o Exército venha a ter só um helicoptero, então digo, que se venda.
Se vier mesmo apenas um helicóptero então provavelmente será esse o objectivo. Recebemos os helicópteros mas vendemos-los logo de seguida para evitar pagar uma indemnização ou perder a nossa work share no programa.
Pode também ser uma maneira de adiar a entrega e a entrada em serviço. Fica apenas um por agora para instrução inicial e para o inglês ver.

Com tanto atraso (p.e. cancelar a compra dos helicópteros ligeiros) e tanta "crise" o pessoal (altas patentes) só agora notou que meteram a carroça à frente dos bois e andam a inventar para terem mais tempo para corrigir a situação.

Cumprimentos,

Caro Lightning, posso dizer que saí do exército muito frustrado pois foram-me criadas muitas expectativas ao nível pessoal e profissional que se goraram.
Fartei-me dos balões do O2 que eram ministrados regularmente para motivação. Bem como da terapia ocupacional, que já chegava ao nível do ridículo.
Uns acreditaram outros não. Na actual conjuntura previ, e bem, que nada mais há a fazer sobre os helicópteros do exercito. Tenho muita pena, pois o tipo de voo de que gosto é o voo militar, táctico, com NVG, o Tiro etc...  tudo isso que já fiz mas apenas em instrução. Tenho muitissima pena que nao venham os helicopteros e apesar de ter saído, à semelhança de outros camaradas que o já tinham feito antes, gostava de o ver voar nas nossas FA e nos nossos céus. Por isso esteja descansado que esta critica é de lamento e não de desprezo.
Apenas um pq?  para poder manter o contrato e nao sofrer mais penalizações. Quando acabarem as garantias e spare parts que contrato contempla adeus ó viola. É vender. até porque tenho conhecimento que um contrato de manutenção apenas para um Helicóptero é caríssimo. Muito, mas muito caro mesmo.
E as unidades do Exercito chegam actualmente ao fim do ano quase sem orçamento para água e luz como se sabe.

Mais. O que vos leva a crer caros users que o exército terá helicópteros se a própria Força aérea, (que é a Força Aérea) já "encaixotou" recentemente 3 EH101???
Por falta de verba pois Claro.  Até vos digo onde estão. Estão na base de Beja num Hangar desmontados. Diz-se que para serem canibalizados controladamente.

E que dizer das relações entre FA e Exército?
3 pilotos que sairam pq sim, e os mecanicos ainda lá estão pq senão a linha da frente parava. E o misterioso desaparecimento de meteorologista e Controlador aéreo mais ou menos nessa altura?
As quesílias entre os 2 ramos nada ajudam, e o Exército esquece-se que precisa da FA para muita coisa. Seja para formação, certificação de infraestruturas, pistas, qualificações, e até pelo saber aeronáutico. Já nao falando que se fosse constituida uma "força conjunta de Helicópteros", a cooperação (quase dependencia) estaria já comprometida e ferida de morte.

Nao venho aqui para agoirar nada mas estive por dentro dessa realidade e vejo que algumas pessoas estão aqui um pouco iludidas.

Cumps
Cumulonimbo
 

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typhonman

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Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #49 em: Dezembro 28, 2010, 06:47:25 pm »
O problema em Portugal, além da falta de dinheiro, é o tão fadado problema das "quintas", o exército quer helis para se poder integrar na força europeia, argumentando que numa operação real seria fundamental para o apoio de manutenção aos helis num teatro distante... já que todos os países vão possuir NH-90TTH, além disso quer A-109M ou equivalente para poder dar instrução e apoio aéreo próximo/recon, mas a instrução não foi sempre dada pela FAP?
Lembro-me que em 2001 foi proposto ao Exército adquirir 4 EH-101M para serem usados como helis de tranporte de tropas, mas o CEME recusou tal proposta, por A ou B ter, nós também temos de ter... O Exército devia focar-se na aquisição de UAV´s de reconhecimento, substituir a G-3, viatura 4*4 e um sistema SAM...Deixem os "Pássaros" para a FA.
 

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cumulonimbo

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Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #50 em: Dezembro 28, 2010, 07:12:47 pm »
Não concordo
Quase todos os Exércitos do mundo têm aviação. Mesmo os menos evoluídos, como a Índia, Paquistão Etc...
Apenas os âmbito da Operação é uma coisa muito própria. As missões de aviação no exército prendem-se com quase toda a operação a baixa altitude como seja o Ataque ao solo (parte dele), reconhecimento, acções ACar, infiltração de tropas, operações aeromóveis (grande parte da componente), CAS entre outras.
Por isso sim, o exército deve possuir helicópteros e aviação. Inclusivamente nos EUA e noutros países têm mesmo aviões (A10 por ex...)
O que se passa cá, é que como não há, é a FA a ssumir essa vertente e muito bem.
Em Espanha por exemplo os Helicópteros são apenas usados na FA para 3 ou 4 coisas. Instrução, SAR/CSAR, Logística e transporte de apoio.
Toda a restante operação com helis está atribuída organicamente ao exército.  O ataque (BHELA1), as operações com projecção de meios e apoio (Os Chamados BEHLMA, batalhões de helic. de manobra, que julgo ainda serem 3 no continente mais 2 nas Ilhas com Bell 212 ) parte do CSAR (apenas como complemento á FA e para treino das Un terrestres envolvidas no CSAR) Transporte (BHELTRA com os Chinook), Comando controle e transmissões como apoio a uma Operação em EM (BTRANS) e instrução própria (postreriormente validada claro pela FA) (CEFAMET e Centro de simulação das FAMET em Colmenar, com simuladores de Cougar, Chinook e os antigos simuladores IFR para 205)
Todas esta missões são típicas de um exército e este deve ter meios para os executar.
Nós quisemos dar um passo maior que a perna e alguns senhores coroneis e generais estavam convencidos de que nao necessitavamos da FA para nada após ter helicopteros
O resultado está aí.
« Última modificação: Dezembro 28, 2010, 07:21:37 pm por cumulonimbo »
 

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HSMW

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Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #51 em: Dezembro 28, 2010, 07:18:34 pm »
Citação de: "typhonman"
O Exército devia focar-se na aquisição de UAV´s de reconhecimento, substituir a G-3, viatura 4*4 e um sistema SAM...Deixem os "Pássaros" para a FA.

Concordo, vamos estar apenas a duplicar infraestruturas, equipamentos e formação.
Aliás, até a a formação dos técnicos de veria ser conjunta entre os vários ramos.
Tipo Centro de formação "Profissional" das Forças Armadas.
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Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #52 em: Dezembro 28, 2010, 08:36:00 pm »
cumulonimbo escreveu :
"Por isso sim, o exército deve possuir helicópteros e aviação. Inclusivamente nos EUA e noutros países têm mesmo aviões (A10 por ex...) "

Posso estar errado, mas julgo que os únicos operadores do A-10 Thunderbolt são a Força Aérea dos Estados Unidos e a Guarda Aérea Nacional.

Um Abraço.
God and the soldier all men adore
in time of trouble and no more
for when war is over and all things righted
God is neglected and the old soldiers slighted
 

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Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #53 em: Dezembro 28, 2010, 09:10:14 pm »
Citação de: "cumulonimbo"
Quase todos os Exércitos do mundo têm aviação. Mesmo os menos evoluídos, como a Índia, Paquistão Etc...

Um dos mais evoluídos, Israel não possui helis no exército, o apoio aéreo próximo (AH-64D), transporte de tropas, etc (UH-60M, e CH-53), estas aeronaves pertecem a Chel A avir. (FA).
Do ponto de vista teórico é um bom conceito em países aonde há dinheiro e exércitos maiores, cá, infelizmente não é assim, logo a componente aérea das operações, (excluindo a naval, por razões óbvias) deverá ser executada pela FA.

O que nos leva a outro ponto, se porventura os NH-90 viessem, e tivessem de ser aborvidos pela FA ( por hipótese)... não sei se a FAP teria pilotos comandantes e PIL/RC suficientes para assegurar as operações...

Quanto ao A-10, é usado pela USAF,ANG e unidades de reserva.
 

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Get_It

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Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #54 em: Dezembro 28, 2010, 11:41:32 pm »
Citação de: "Desertas"
cumulonimbo escreveu :
"Por isso sim, o exército deve possuir helicópteros e aviação. Inclusivamente nos EUA e noutros países têm mesmo aviões (A10 por ex...) "

Posso estar errado, mas julgo que os únicos operadores do A-10 Thunderbolt são a Força Aérea dos Estados Unidos e a Guarda Aérea Nacional.

Um Abraço.
Citação de: "typhonman"
Quanto ao A-10, é usado pela USAF,ANG e unidades de reserva.
O exército norte-americano pelos vistos (alguns oficias chegaram a comentar isto) bem queria os A-10, mas nos EUA existe um acordo entre o exército e a força aérea no qual o exército não opera aeronaves de asa fixa. Parece que as coisas vão mudar agora um bocadinho com os C-27J, mas estes estão sob o controlo da USAF mesmo pertencendo ao exército.

Citação de: "typhonman"
Um dos mais evoluídos, Israel não possui helis no exército, o apoio aéreo próximo (AH-64D), transporte de tropas, etc (UH-60M, e CH-53), estas aeronaves pertecem a Chel A avir. (FA).
Na Europa temos também o exemplo da Holanda, no qual os Apache deles pertencem à força aérea holandesa. Na Bélgica, digamos mais "recentemente" (2004), os helicópteros do exército passaram para a nova "Air Component"/Força Aérea; mas neste caso foi quando os belgas reestruturam por completo as forças armadas e decidiram seguir o mesmo caminho que os canadianos.

Citação de: "typhonman"
O problema em Portugal, além da falta de dinheiro, é o tão fadado problema das "quintas", o exército quer helis para se poder integrar na força europeia, argumentando que numa operação real seria fundamental para o apoio de manutenção aos helis num teatro distante... já que todos os países vão possuir NH-90TTH, além disso quer A-109M ou equivalente para poder dar instrução e apoio aéreo próximo/recon, [...]
Num país como o nosso faz sentido que sempre que possível (já estou a colocar de parte os helis embarcados nas fragatas) a FAP mantenha e opere os meios aéreos (e até devia ser o caso dos helis da EMA, SA.). Isto principalmente pelo motivo económico, agora operacionalmente já não sei se concordo; mas isto também se resolvia com um comando conjunto de helicópteros. No mínimo podia-se manter pilotos e mecânicos do exército formados pela FAP e que em território nacional trabalhassem lado-a-lado com a força aérea (SAR, MEDEVAC) e para além da formação e destas missões no resto do tempo treinassem com as forças do exército (transporte, CSAR, etc.) e quando fosse necessário um destacamento lá ia o pessoal do exército apoiado (meteorologistas, controladores aéreos, etc.)  seja por especialistas da FAP ou de outros países.
Citação de: "typhonman"
[...] mas a instrução não foi sempre dada pela FAP?
A instrução até já chegou a ser dada pelos espanhóis. Ainda se devem lembrar disso.

Citação de: "typhonman"
Lembro-me que em 2001 foi proposto ao Exército adquirir 4 EH-101M para serem usados como helis de tranporte de tropas, mas o CEME recusou tal proposta, por A ou B ter, nós também temos de ter...
Se as horas de voo do NH-90 supostamente são bem caras então com as do EH-101 o UALE só voava umas cinco horas por ano. Mesmo num cenário em que temos o UALE a voar NH-90 sem problemas ainda estaria para ver se alguma vez seriam destacados para o estrangeiro.

O problema aqui, pondo de parte a história das «quintas» acho que foi também a escolha pelo NH-90. Foi sem duvida uma excelente oportunidade para entrarmos no programa mas não sei se está a valer a pena. Começou-se a construir a casa pelo telhado. Não houve nada fundamental relativamente à formação do pessoal. Nem houve helicópteros ligeiros para ninguém. Depois também fomos por um helicóptero bem caro de operar.

typhonman, quanto aos UAVs, só se forem mesmo UAVs ligeiros, senão que se deixe é ser a FAP a tratar desses "pássaros". Queria ver se ainda se ia realmente para a frente com algum projecto nacional, seja da AFA ou de alguma spin-off dessa mesma instituição.

Cumprimentos,
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Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #55 em: Dezembro 30, 2010, 06:40:19 pm »
Citação de: "cumulonimbo"
Não concordo
Quase todos os Exércitos do mundo têm aviação. Mesmo os menos evoluídos, como a Índia, Paquistão Etc...

Nunca vi que a India ou Paquistão tivessem Exercitos pouco evoluidos. Têm mesmo equipamento topo de gama.

Também acho que somos pequenos demais para andar a distribuir tudo. Tem é de haver cooperação entre forças. E aí quem manda nas 3 é que é o culpado.
Não tem jeito nenhum os Fuzileiros precisarem de Helis e a Força Aerea dizer que não podem usar, ou a Força Aerea querer treinar a aterrar em Navios e a Marinha dizer que não pode.
Isso parece a Historia de existirem 4 unidades de elite/especiais em Portugal ou nas forças de segurança haver um um COE e um GOE ou mais recentemente a PSP querer blindados e não usar os da GNR!!! Num País pequeno como o nosso é ridiculo...

Se o Exercito ou os Fuzileiros precisam de Helicopteros, usam os da Força Aerea à vontade consuante os orçamentos.
Não me parece dificil, mas se calhar sou eu que simplifico demais...
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Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #56 em: Dezembro 30, 2010, 09:07:41 pm »
Citação de: "ACADO"
Citação de: "cumulonimbo"
Não concordo
Quase todos os Exércitos do mundo têm aviação. Mesmo os menos evoluídos, como a Índia, Paquistão Etc...

Nunca vi que a India ou Paquistão tivessem Exercitos pouco evoluidos. Têm mesmo equipamento topo de gama.

Também acho que somos pequenos demais para andar a distribuir tudo. Tem é de haver cooperação entre forças. E aí quem manda nas 3 é que é o culpado.
Não tem jeito nenhum os Fuzileiros precisarem de Helis e a Força Aerea dizer que não podem usar, ou a Força Aerea querer treinar a aterrar em Navios e a Marinha dizer que não pode.
Isso parece a Historia de existirem 4 unidades de elite/especiais em Portugal ou nas forças de segurança haver um um COE e um GOE ou mais recentemente a PSP querer blindados e não usar os da GNR!!! Num País pequeno como o nosso é ridiculo...

Se o Exercito ou os Fuzileiros precisam de Helicopteros, usam os da Força Aerea à vontade consuante os orçamentos.
Não me parece dificil, mas se calhar sou eu que simplifico demais...

100% de acordo, aliás a Suécia que é a Suécia tem um comando conjunto de helicópteros. Marinha, Exercito e FA partilham os mesmos meios.
 

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Lightning

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Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #57 em: Dezembro 30, 2010, 09:10:02 pm »
Citação de: "ACADO"
Se o Exercito ou os Fuzileiros precisam de Helicopteros, usam os da Força Aerea à vontade consuante os orçamentos.
Não me parece dificil, mas se calhar sou eu que simplifico demais...

Eu também concordo, apesar de existirem exemplos dos dois tipos, mas nós devemos ver é exemplos do nosso tamanho, não vamos ver a India, penso que isso seja absurdo, a maior parte dos paises com forças armadas do tamanho das nossas tem a aviação concentrada na Força Aérea tendo possivelmente como exepção a aviação embarcada, Holanda, Bélgica, Dinamarca, etc, a Grécia já tem a aviação separada mas tem muitas mais forças que nós.

Penso que existem duas fortes razões para que em Portugal se venha a formar uma unidade de helicopteros no Exército, uma é a nivel orçamental, parece que é muito caro o aluguer à Força Aérea dos aparelhos e outra razão é que a Força Aérea já veio dizer que nem tem efectivo para por as suas esquadras de voo à máxima força, quanto mais ter que operar uma nova esquadra de helicopteros.

Pessoalmente acho que deviamos ter a aviação toda que opera a partir de bases em terra na Força Aérea e a aviação que opera a partir de navios na Marinha, mas nem sempre é simples.
 

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Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #58 em: Dezembro 30, 2010, 09:16:20 pm »
Realmente a maioria dos Exércitos do mundo tem aviação própria.
Mas destaco aqui dois que não têm. Canadá e Israel.
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Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #59 em: Dezembro 30, 2010, 11:55:28 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "ACADO"
Se o Exercito ou os Fuzileiros precisam de Helicopteros, usam os da Força Aerea à vontade consuante os orçamentos.
Não me parece dificil, mas se calhar sou eu que simplifico demais...

Eu também concordo, apesar de existirem exemplos dos dois tipos, mas nós devemos ver é exemplos do nosso tamanho, não vamos ver a India, penso que isso seja absurdo, a maior parte dos paises com forças armadas do tamanho das nossas tem a aviação concentrada na Força Aérea tendo possivelmente como exepção a aviação embarcada, Holanda, Bélgica, Dinamarca, etc, a Grécia já tem a aviação separada mas tem muitas mais forças que nós.

Penso que existem duas fortes razões para que em Portugal se venha a formar uma unidade de helicopteros no Exército, uma é a nivel orçamental, parece que é muito caro o aluguer à Força Aérea dos aparelhos e outra razão é que a Força Aérea já veio dizer que nem tem efectivo para por as suas esquadras de voo à máxima força, quanto mais ter que operar uma nova esquadra de helicopteros.

Pessoalmente acho que deviamos ter a aviação toda que opera a partir de bases em terra na Força Aérea e a aviação que opera a partir de navios na Marinha, mas nem sempre é simples.

O exército tem a sorte de poder ir a arma de armas buscar os seus pilotos de helis, como possui uma base de recrutamento maior, tem mais recurso aonde se apoiar. A FAP tem de rever a sua política de recrutamento de pilotos, bem como os RC/PIL...Talvez os contratos de 18 anos resolvam alguma coisa...