Supercomputação

  • 72 Respostas
  • 18126 Visualizações
*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426
Re: Supercomputação
« Responder #60 em: Junho 06, 2020, 05:02:43 pm »
Faça uma visita guiada ao “Hawk” supercomputador da AMD

Recentemente, a AMD, fabricante de circuitos integrados, processadores e GPUs, disponibilizou um site, onde é possível fazer uma visita guiada em 360º ao seu mais recente supercomputador “Hawk”.

Atualmente, este supercomputador encontra-se instalado no High Performance Computing Center, da Universidade de Stuttgart, na Alemanha.



Hawk da AMD tem um desempenho de 26 petaflops

O supercomputador da gigante norte-americana, apresenta um sistema de uso geral para computação científica e industrial e encontra-se entre os mais rápidos do mundo.

Durante a visita, para além de ser possível observar toda a sua estrutura, existem ainda, diversos pontos de interação, onde são disponibilizados mais detalhes e tecnologias que se encontram presentes no mesmo. Outro ponto relevante, é a entrevista dada pelo Dr. Bastian Koller, diretor administrativo do HLRS, onde demonstra como todo o sistema e aplicações funcionam.


Esta poderosa máquina, conta com 44 racks fornecidos através de 5600 compute nodes, o que no total contabiliza mais de 720.000 núcleos computacionais de processadores Amd EPYC de segunda geração. Este, fora projetado de modo a aprimorar aplicações nos mais diversos segmentos como: energético, climático, mobilidade e saúde, com um desempenho máximo de aproximadamente 26 petaflops.

De modo a ter uma ligeira noção do poder desta supermáquina, um humano teria de realizar um cálculo a cada segundo, por cerca 31.688.765 anos, para que se pudesse equiparar a um sistema de computação petaflop, que é capaz de o fazer num único segundo.

Link para uma visita 360º ao Supercomputador: https://my.matterport.com/show/?m=r51nuVms6ch

https://pplware.sapo.pt/internet/faca-uma-visita-guiada-ao-hawk-supercomputador-da-amd/
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426
Re: Supercomputação
« Responder #61 em: Junho 24, 2020, 02:51:14 pm »
Fugaku – Supercomputador mais poderoso do mundo vai combater a COVID-19

Os dias passam e, até agora, ainda não existe uma solução para a COVID-19. Os cientistas trabalham arduamente na descoberta de uma vacina ou medicamento e a computação pode ser uma enorme ajuda.

De acordo com notícias recentes, o supercomputador mais rápido do mundo vai dar uma preciosa ajuda no combate à COVID-19. Vamos conhecer melhor o Fugaku.



A 55ª edição do TOP500 das máquinas mais poderosas do mundo sofreu algumas alterações. Desde logo o destaque para o supercomputador japonês Fugaku, que é o novo líder do ranking. Face ao poder computacional, há informações que indicam que o Fugaku irá ajudar no combate à COVID-19. Mas afinal quais as características desta máquina?



Fugaku –  415 triliões de cálculos por segundo

Como referido, o Fugaku é atualmente o mais poderoso computador do mundo e consegue realizar 415 triliões de cálculos por segundo (um valor quase inimaginável). O Fugaku foi financiado pela Fujitsu e tem 48 SoC A64FX, sendo o primeiro da lista dos mais poderosos mas também o primeiro com processadores ARM.

O desempenho máximo de Fugaku é superior a 1000 petaflops (1 exaflops). O novo sistema está instalado no Centro RIKEN de Ciência da Computação (R-CCS) em Kobe, Japão. O desenvolvimento desta nova supermáquina custou cerca de 1,08 mil milhões de euros. O Fugaku conseguirá testar milhares de substâncias por semana.

Developers of Japanese supercomputer that has been named world's fastest say they will continue to sharpen its performance to ensure it is always at forefront of new research frontiers#Fugaku #supercomputer #Riken #Fujitsuhttps://t.co/AAsLYC7r8x
Kyodo News | Japan (@kyodo_english) June 23, 2020

De referir também que este novo supercomputador é 3x mais rápido que o anterior líder, o norte-americano Summit pertencente à IBM.

Esta nova máquina irá ajudar a desenvolver um tratamento para a COVID-19. O Fugaku foi criado para simular sismos e tsunamis, mas já conseguiu identificar como é que as gotículas do novo coronavírus se espalham. Por agora, este supercomputador irá ajudar a encontrar uma solução para a COVID-19, tendo por base os cerca de dois mil fármacos existentes, incluindo os recentemente desenvolvidos e que ainda não chegaram à fase de testes.

https://pplware.sapo.pt/high-tech/fugaku-supercomputador-mais-poderoso-do-mundo-vai-combater-a-covid-19/

É neste momento o mais poderoso Supercomputador do mundo! Vai entrar em funcionamento pleno em 2021, apesar de parte do Fugaku já ter entrado em funcionamento este mês de Junho.
« Última modificação: Junho 24, 2020, 02:53:17 pm por Viajante »
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426
Re: Supercomputação
« Responder #62 em: Setembro 10, 2020, 04:46:07 pm »
Supercomputador da IBM analisou dados da COVID-19 e traz uma nova explicação

Summit é um supercomputador desenvolvido pela IBM tão poderoso que é capaz de completar mais de 200.000 biliões de cálculos por segundo. Esta unidade é usada pelo Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos. Assim, numa tentativa de obter informação essencial para atacar a pandemia, os investigadores recorreram ao seu poder. Durante duas semanas, a poderosa máquina analisou cerca de 40 mil genes de 17 mil amostras genéticas para tentar compreender melhor o novo coronavírus.

Segundo os dados obtidos, a supermáquina devolveu um resultado apontando para a “hipótese de Bradicinina”.



Summit esteve duas semanas a analisar milhares de dados

Um estudo genético de pacientes COVID-19, desenvolvido pelo supercomputador, pode ter dado um novo passo importante em direção à compreensão de como o coronavírus causa doenças. Segundo o especialista em IA Thomas Smith, o Summit, que opera no Laboratório Nacional de Oak Ridge, já analisou mais de 40 mil genes de 17 mil amostras genéticas no início deste verão numa tentativa de entender o vírus.

Embora a máquina seja o segundo computador mais rápido do mundo, o processo exigiu que ela analisasse 2,5 mil milhões de combinações genéticas – um feito que levou mais de duas semanas. Posteriormente, os resultados apontaram para o facto de que a bradicinina, um composto químico natural que regula a pressão arterial, poderia explicar muitas facetas da COVID-19 e alguns dos seus sintomas.

Compreender a COVID-19 é uma corrida contra o tempo

Em grosso modo, a bradicinina é um mediador da inflamação. A sua atividade vasodilatadora e permeabilizadora facilita a migração dos leucócitos para o tecido afetado a partir do sangue. Tem um importante papel na iniciação e manutenção da dor.

Assim, as descobertas podem esclarecer a razão do vírus causar problemas vasculares em certos pacientes. Além disso, pode explicar o aparecimento de derrames, inflamação da pele, dos dedos dos pés, além de indicar novas terapias potenciais para tratar os seus piores sintomas.

Diante de um novo vírus e de uma doença desconhecida, as autoridades de saúde e as equipas médicas têm aprendido à medida que tratam o novo coronavírus. No início, o vírus parecia manifestar-se como uma síndrome respiratória. Aliás, o seu nome científico completo ainda é Síndrome Respiratória Aguda Grave 2, SARS-CoV-2 – com sintomas semelhantes a uma forte constipação ou gripe e os tratamentos refletiam isso.

Contudo, depressa os médicos da linha de frente começaram a relatar outros sintomas que eram mais graves. Apareceram os derrames, problemas cardíacos, problemas de pele e problemas circulatórios, principalmente nos pés. Problemas hormonais também foram detetados em alguns casos.

Os profissionais de saúde começaram a perceber que nem sempre ao ministrar oxigénio ou entubar pacientes críticos, que é o protocolo inicial para insuficiência respiratória, obtinham os resultados desejados. Havia algo que não estava a ser percebido!

COVID-19: As mortes pela doença e pela “cura”

Aos poucos, os sinais apontavam para os casos mais graves e as mortes devidas a uma tempestade de citocinas. No fundo, era uma resposta exagerada do sistema imunológico do paciente, capaz de lesar órgãos vitais.

Os cientistas que interpretaram os dados do Summit, que publicaram as suas descobertas no jornal eLife, acreditam que uma tempestade de bradicinina – uma disfunção do sistema vascular que causa rompimento dos vasos sanguíneos – pode ser a culpada.

No entanto, acrescentaram que é possível que as duas tempestades estejam “intimamente ligadas”.



A hipótese de bradicinina sugere que uma tempestade de bradicinina é responsável por muitos dos sintomas mais mortais do COVID-19. A teoria é baseada na noção comummente aceite de que a infeção começa com o vírus a entrar no corpo através de recetores ACE2. Estes recetores existem em grande quantidade no nariz, mas também nos intestinos, rins e coração.

O supercomputador mostrou à equipa de investigadores que os efeitos da COVID-19 não se limitam aos causados ​​pela colonização dos recetores ACE2: o vírus também é capaz de manipulá-los.

Quando os ventiladores são inúteis

Uma vez que a pressão arterial não é controlada e os vasos sanguíneos aumentam a sua permeabilidade, o corpo abre as portas para disfunções em quase todo o corpo. Como tal, os pacientes com COVID-19 são afetados por uma tempestade de bradicinina “afogam-se” porque os seus alvéolos pulmonares são revestidos por uma substância gelatinosa.

Muitos profissionais de saúde relataram danos aos vasos sanguíneos do sistema respiratório e outros órgãos. Isso explicaria porque, nalguns casos, administrar oxigénio ou ligar ventiladores aos pacientes era inútil.



A hipótese de bradicinina pode nos ajudar a entender quem corre maior risco de ser gravemente afetado pelo vírus. Assim, os investigadores sugeriram que os esforços para encontrar um tratamento para os sintomas devem concentrar-se em conter as tempestades de bradicinina.

https://pplware.sapo.pt/ciencia/supercomputador-da-ibm-analisou-dados-da-covid-19-e-traz-uma-nova-explicacao/
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20611
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Supercomputação
« Responder #63 em: Junho 17, 2021, 07:05:33 pm »
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426
Re: Supercomputação
« Responder #64 em: Outubro 31, 2021, 01:13:46 am »
Supercomputador Intel Aurora vai atingir 2 ExaFLOPs de potência



Supercomputador Intel Aurora chegará aos 2 ExaFLOPs de potência

Durante o evento Intel Innovation 2021, realizado na passada quarta-feira, dia 27 de outubro, a empresa norte-americana anunciou diversas novidades e projetos que tem preparados para os próximos meses. Claro que o foco debruçou-se na apresentação dos novos processadores Alder Lake, mas ainda houve espaço para mais algumas surpresas e informações sobre o que a marca tem estado a preparar, seja para o segmento doméstico como também profissional.

Neste sentido, Pat Gelsinger, CEO da fabricante, anunciou que o seu supercomputador Intel Aurora vai ser capaz de atingir um desempenho incrível de 2 ExaFLOPs de potência computacional em pontos flutuantes de dupla precisão (FP64). Estas projeções superam as performances anteriores, que rondavam 1 ExaFLOP.



Assim, com estas características, o Aurora vai então tornar-se num dos supercomputadores mais poderosos em todo o mundo.

Segundo a Intel, o aumento de desempenho do supercomputador deve-se à nova geração de processadores escaláveis Xeon, com o nome de código "Sapphire Rapids".

Leia também: Intel diz que “a liderança da AMD terminará com os Alder Lake e Sapphire Rapids”



Para além disso, também a memória de alta velocidade do tipo HBM (High Bandwidth Memory), bem como a nova gama de processadores Intel "Ponte Vecchio", ambas com mais de 100 mil milhões de transístores, ajudaram neste processo.

Importa destacar que o desempenho de 2 ExaFLOPs é conseguido no pico máximo do supercomputador Aurora. Num função mais sustentada, o valor deverá rondar 1,7 ExaFLOPs, de acordo com o apurado pelo site The Next Platform.

O supercomputador Aurora foi desenvolvido pela Intel em parceria com o Laboratório Nacional Argonne, localizado em Illinois, Estados Unidos. Faz parte de um contrato de 500 milhões de dólares realizado com o Departamento de Energia norte-americano. O grande objetivo do Aurora é promover avanços fundamentais na pesquisa científica em áreas como as alterações climáticas, cancro, COVID-19, entre outras.

https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/supercomputador-intel-aurora-vai-atingir-2-exaflops-de-potencia/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426
Re: Supercomputação
« Responder #65 em: Junho 15, 2022, 10:57:40 am »
LUMI: Europa já tem um dos supercomputadores mais rápidos e ecológicos do planeta
(instalado na Finlãndia)

Apesar de não ser visível, existe uma corrida silenciosa para conquistar o topo do processamento nos supercomputadores. A cada ano que passa, surgem máquinas mais potentes e com um maior poder de computação, acessível a investigadores e outros cientistas.

A Europa tem estado arredada dos lugares de topo, mas agora assumiu uma nova posição. O Lumi é a mais recente proposta a ser criada, assumindo de volta um lugar de destaque para a Europa. Conseguiu a terceira posição e é um dos mais rápidos e ecológicos do planeta.



A lista dos 500 supercomputadores mais potentes do planeta tem sofrido mudanças de forma quase constante. Há sempre novas propostas a surgirem e a ocuparem lugares de topo, garantindo cada vez mais potência e poder de processamento.

Uma das mais recentes entradas é o Lumi, um sistema pré-exascale que pertence ao EuroHPC, o Consórcio Europeu de Computação de Alto Desempenho. Iniciado em 2020, este supercomputador atinge já o 151,9 petaFLOPS de desempenho, esperando-se que nas próximas semanas consiga chegar aos 375 petaFLOPS.

O poder do Lumi será aumentado mais tarde novamente, sendo elevado para os 550 petaFLOPS de processamento. Com o valor atual de 375 petaFLOPS passa a ocupar o terceiro lugar no TOP500 dos supercomputadores mais potentes do mundo.

https://rd.videos.sapo.pt/PcfSY8lq4t3uWSjhlNsd?jwsource=cl

Com este marco, o Summit (200 petaFLOPS) desceu para o quarto lugar na lista. O pódio é encabeçado pelo novo sistema exascale American Frontier (1,1 exaFLOPS), seguido pelo supercomputador japonês pré-exascale Fugaku (442,01 petaFLOPS).

Ao atingir os 550 petaFLOPS de processamento, o Lumi irá subir mais uma posição na lista dos 500 supercomputadores mais potentes. Irá ultrapassar a máquina japonesa e ficar na segunda posição. A sua estrutura permitirá que se mantenha nesta posição por muito tempo.

Alojado no IT Center for Science em Kajaani, foi construído pela Hewlett Packard Enterprise (HPE). O sistema é baseado na arquitetura Cray EX que é combinada com CPUs AMD EPYC "Trento" de 3ª geração, juntamente com aceleradores AMD MI250X e interconexões Sligshot-11. Será complementado com um armazenamento de 17 petabytes.

Além disso, o Lumi funcionará com energia 100% hidroelétrica e contará com um avançado sistema de refrigeração. Este permitirá que parte do calor seja utilizado para aquecer alguns prédios da região.

Para replicar o poder de computação do Lumi com computadores normais, seria preciso 1,5 milhões de portáteis de última geração. E estes não caberiam numa sala, mas formariam uma torre com mais de 23 km de altura.

Os recursos de computação do Lumi serão disponibilizados para pesquisadores de toda a Europa para acelerar os avanços científicos. Vão-se focar em áreas como as mudanças climáticas, medicina, inteligência artificial e computação quântica. Além disso, cerca de 20% da sua capacidade será reservada para utilização por de pequenas e médias empresas.

https://pplware.sapo.pt/high-tech/lumi-europa-ja-tem-um-dos-supercomputadores-mais-rapidos-e-ecologicos-do-planeta/

Portugal também faz parte do consórcio que permite instalar supercomputadores na UE, utilizando fundos comunitários (parceria EuroHPC).
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, PTWolf

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426
Re: Supercomputação
« Responder #66 em: Julho 19, 2022, 10:29:55 am »
Uma questão de segurança a quem souber responder.

O Truecrypt foi uma poderosa ferramenta de criptografia que eu próprio utilizei, até que misteriosamente desapareceu do mapa. Julgo que motivado pelo facto de quem o criou nunca entregou as cifras à NSA para desvendarem um caso com ficheiros encriptados que nunca foram desencriptados!

Como sucessor, foi criado o Veracrypt, que supostamente tinha resolvidas as poucas vulnerabilidades do programa antecessor.

O "filho" veracrypt é realmente seguro como o pai?
No caso negativo, que alternativas?

E já agora opinião sobre a ironkey: https://www.ironkey.com/en-US/
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426
Re: Supercomputação
« Responder #67 em: Outubro 10, 2022, 12:34:00 pm »
Frontier: O supercomputador mais rápido do mundo falha todos os dias e a culpa é da AMD

No mundo existem vários tipos de de computadores e supercomputadores. No segmento destes últimos, sabemos que existem diferentes modelos, mas alguns destacam-se dos demais, como o Frontier que é o supercomputador mais rápido do mundo.

Contudo, esse título tem ficado um pouco condicionado com alguns problemas que o equipamento apresenta. Segundo as informações, o Frontier falha todos os dias e a culpa é apontada às placas gráficas da AMD.



Supercomputador Frontier apresenta falha por causa das GPUs AMD

Frontier é o nome do supercomputador mais rápido e poderoso do mundo. O sistema pertence ao Oak Ridge National Laboratory (ORNL), localizado no Tennessee, nos Estados Unidos, e conta com um desempenho de 1.685 ExaFLOPs em FP64. E para conseguir oferecer todo esse poder, o monstruoso equipamento vem equipado com 9.472 processadores AMD EPYC 7453 com 64 núcleos cada um, ou seja, conta com um total de 606.208 núcleos internos. Para além disso, o Frontier tem também umas impressionantes 37.888 placas gráficas Radeon Instinct MI250X também da AMD.

No entanto, embora seja imbatível ao nível da velocidade, este supercomputador tem vários momentos de instabilidade e não há um dia em que não apresente falhas. E a culpa é apontada, em parte, às GPUs profissionais AMD Instinct.



Segundo as recentes informações, o Frontier apresenta problemas de hardware diários que impedem o supercomputador mais rápido do mundo de funcionar corretamente ao exibir cargas de trabalho de aproximadamente 1 ExaFLOP FP64.

De acordo com Justin Whitt, diretor do Oak Ridge Leadership Computing Facility (OLFC), atualmente a equipa está a trabalhar para determinar quais os problemas de hardware existentes e o motivo pelo qual acontecem. Whitt adianta ainda que estas falhas são tão frequentes que ocorrem numa questão de horas e não de dias. E a principal culpa para esta situação é apontada às placas gráficas AMD Instinct MI250X.



Por outro lado, o executivo reforça que as GPUs da AMD não são culpadas por todos os problemas. Esta é uma situação que está então a ser explorada e há alguns rumores que apontam o dedo a uma outra peça que poderá estar a condicionar o estável funcionamento deste supercomputador.

https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/frontier-o-supercomputador-mais-rapido-do-mundo-falha-todos-os-dias-e-a-culpa-e-da-amd/

Acho que sei qual é o problema para as falhas diárias, mas deixar os americanos queimar mais pestanas  :mrgreen:

 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20611
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Supercomputação
« Responder #68 em: Outubro 22, 2022, 06:32:11 pm »
Brasileiro ajudou a criar os sistema de comunicação do OTAN, no Afeganistão; Invadiu a NASA e...


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LuisPolis

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20611
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Supercomputação
« Responder #69 em: Dezembro 28, 2022, 03:50:09 pm »
Como a Criptografia MAIS SEGURA do MUNDO foi Quebrada


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20611
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Supercomputação
« Responder #70 em: Janeiro 12, 2023, 10:00:51 am »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20611
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Supercomputação
« Responder #71 em: Junho 20, 2023, 11:08:50 am »
Intel vai construir uma nova fábrica na Alemanha


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20611
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Supercomputação
« Responder #72 em: Setembro 27, 2023, 03:05:58 pm »
25 anos de Google: será possível controlar o "gigante"?


« Última modificação: Setembro 27, 2023, 03:07:43 pm por Lusitano89 »