Notícias da FAP

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dc

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1140 em: Agosto 28, 2023, 06:58:55 pm »
O C-295 é uma aeronave que faz de tudo um pouco na FAP, é extremamente versátil e tem grande potencial (que por cá raramente é usado). Por isso, se era para estar a adquirir aeronaves tripuladas novas, mais vale que seja C-295 ao invés do caro KC-390 ou um modelo completamente novo dedicado a apenas uma missão. Do ponto de vista logístico e das capacidades, é a escolha mais racional (assume-se claro que há pilotos para qualquer que seja a aeronave adquirida, caso contrário nenhuma opção faria sentido).

O facto de abrirem um programa de aquisição de propósito para comprar estas aeronaves de SAR de longo alcance, já nos diz que os 12 provavelmente não chegavam para as necessidades.

E os drones têm que ser adquiridos de qualquer maneira, uns AR5 para missões de fiscalização e outras, e um dia mais tarde uns drones maiores tipo SeaGuardian como complemento dos P-3.
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1141 em: Agosto 28, 2023, 09:32:33 pm »
Sem duvida é obvio o potencial dos C295 já que existem na FAP e sendo 12 na teoria, pois uns 2/3 devem estar a espera de manutenção. era bom aproveitar esses meios dando até mais capacidade a alguns. Até o tal modelo com radar montado em cima. Como já foi apontado aqui num modelo da Embraer, que deve ser para promover mais um.
Usar  o Kc para isso, é enfim, só para justificar mais compras de centenas de milhões aos amigs
 

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Pescador

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1142 em: Agosto 28, 2023, 09:37:34 pm »
Penso que a ideia de ter uma aeronave SAR de longo alcance, seja mesmo para resolver o problema da busca e salvamento em locais onde não dá para fazer isso. Por exemplo, fazer buscas numa área situada a 1500km da ilha mais próxima

Mas claro que, para já, nem sequer se sabe quão longo é o alcance que se espera.

1500 km da ilhas mais próxima esta dentro do alcance  de outro arquipélago ou do continente onde haveria outro meio em principio. Se fosse para usar no Arquipélago da Madeira e fazer até as selvagens já era bom
 

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dc

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1143 em: Agosto 28, 2023, 11:06:11 pm »
Penso que a nossa responsabilidade SAR (e provavelmente a principal razão de se procurar uma aeronave deste tipo), vai muito além da nossa ZEE. Acho que até havia por aqui algures o mapa SAR alocado a Portugal, e a área era enorme.
 

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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1144 em: Agosto 28, 2023, 11:51:47 pm »
ZEE e zona de busca e salvamento



Mais as autonomias das aeronaves C295 e P-3.

« Última modificação: Agosto 28, 2023, 11:57:41 pm por Lightning »
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1145 em: Agosto 29, 2023, 01:37:58 pm »
Exacto, era o primeiro mapa a que me estava a referir. O segundo é ainda melhor, que coloca os alcances das aeronaves em perspectiva, confirmando que os alcances do C-295 e sobretudo do P-3, são muito superiores ao que seria possível com um AR5.

Entretanto, aparentemente já temos resposta noutro tópico quanto ao tipo de aeronave possivelmente a adquirir.
 

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Subsea7

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1146 em: Agosto 29, 2023, 03:42:04 pm »
Serão P-3C, ex US-navy ou ex-German Navy.
cps
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1147 em: Agosto 29, 2023, 06:49:37 pm »
Serão P-3C, ex US-navy ou ex-German Navy.
cps

Já era expectável.

Todavia, face ao tamanho da nossa área de responsabilidade, e previsíveis complicações das condições atmosféricas no Atlântico Norte decorrentes das alterações climáticas, pessoalmente gostaria de ver a médio prazo a FAP dotada novamente com uma aeronave anfíbia polivalente de longo alcance. Como o futuro Catalina II, por exemplo.

https://catalinaaircrafttrust.com/ngaa-home
https://www.popularmechanics.com/military/aviation/a44675006/catalina-seaplane-coming-back-as-modern-aircraft/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1148 em: Agosto 29, 2023, 10:46:53 pm »
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1149 em: Agosto 30, 2023, 09:27:51 am »
Mais-valia comprar menos e termos o P8, do que comprar velhos chassos.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1150 em: Agosto 30, 2023, 10:03:04 am »
Ou isto.
https://en.wikipedia.org/wiki/ShinMaywa_US-2

O US-2 foi a primeira aeronave de que me lembrei. Só acho é que a sua hipotética aquisição seria tão viável/credível (no nosso caso particular) como a do Be-200 ou AG600, por exemplo.


Mais-valia comprar menos e termos o P8, do que comprar velhos chassos.

Cada célula P-8A Poseidon sai por esta altura da fábrica da Boeing com um custo unitário de 160M€. Com as verbas alocadas a programas militares em Portugal normalmente a serem baixas (a não ser que estejamos a falar da Embraer, claro), só nos restava mesmo mais P-3C em segunda ou terceira mão.
« Última modificação: Agosto 30, 2023, 10:31:11 am por Charlie Jaguar »
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1151 em: Agosto 30, 2023, 10:11:28 am »
Bem disse que estavam a leste do paraíso...

Resolução do Conselho de Ministros n.º 102/2023
PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS
Autoriza a Força Aérea Portuguesa a realizar a despesa com a aquisição da frota P-3C disponibilizada pela República Federal da Alemanha

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/resolucao-conselho-ministros/102-2023-221064620
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1152 em: Agosto 30, 2023, 10:44:02 am »
Bem disse que estavam a leste do paraíso...

Resolução do Conselho de Ministros n.º 102/2023
PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS
Autoriza a Força Aérea Portuguesa a realizar a despesa com a aquisição da frota P-3C disponibilizada pela República Federal da Alemanha

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/resolucao-conselho-ministros/102-2023-221064620

Menos mal. Mais uma aquisição de oportunidade:

Citação de: Presidência do Conselho de Ministros
Na sequência das boas relações internacionais, tomou-se conhecimento que o Governo da República Federal da Alemanha tem disponível para alienação, num conceito de «whole package deal», todo o inventário da sua frota P-3C, constituído por seis aeronaves, conjuntos Mid-Life Upgrade (MLU), sobresselentes, equipamentos de apoio e bancadas de teste, bem como os simuladores de voo e de procedimentos tácticos.

A aquisição de todo o inventário da frota proveniente da Alemanha surge como uma oportunidade de garantir a operação do sistema de armas P-3C CUP+ nos próximos anos sem constrangimentos significativos, assegurando a sustentação com níveis elevados de disponibilidade, pois, sem tais recursos, o incremento das actuais taxas de aprontamento de aeronaves, que progressivamente vão tendo crescentes períodos de indisponibilidade por necessitarem de acções de manutenção para as quais não existe material disponível no mercado, ficará comprometido.

Pelo supra exposto, considerando a necessidade de garantir a adequada disponibilidade do sistema de armas P-3C CUP+, entende o Governo ser do interesse do Estado Português a aquisição ao Governo da República Federal da Alemanha do inventário da sua frota P-3C, disponível para alienação.

Assim:

Nos termos da alínea e) do n.º 1 do artigo 17.º e dos n.os 1 e 2 do artigo 22.º do Decreto-Lei n.º 197/99, de 8 de junho, na sua redação atual, da alínea a) do n.º 1 do artigo 6.º da Lei n.º 8/2012, de 21 de Fevereiro, na sua redacção actual, do n.º 1 do artigo 11.º do Decreto-Lei n.º 127/2012, de 21 de Junho, na sua redacção actual, da alínea d) do n.º 2 do artigo 13.º do Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado, aprovado em anexo ao Decreto-Lei n.º 394-B/84, de 26 de Dezembro, na sua redacção actual, da alínea b) do n.º 1 do artigo 15.º do Regime do IVA nas Transacções Intra-comunitárias, dos artigos 44.º a 47.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado em anexo ao Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de Janeiro, na sua redacção actual, e da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Autorizar a Força Aérea Portuguesa a realizar a despesa com a aquisição de todo o inventário da frota P-3C disponibilizado pela República Federal da Alemanha, constituído por seis aeronaves, conjuntos Mid-Life Upgrade (MLU), sobresselentes, equipamentos de apoio e bancadas de teste, bem como os simuladores de voo e de procedimentos tácticos, no montante máximo de 45 000 000,00 EUR, isento de IVA, cujos encargos orçamentais não podem exceder, em cada ano económico, os seguintes montantes:

a) 2023 - 9 000 000,00 EUR;

b) 2024 - 9 000 000,00 EUR;

c) 2025 - 9 000 000,00 EUR;

d) 2026 - 9 000 000,00 EUR;

e) 2027 - 9 000 000,00 EUR.

2 - Determinar que os montantes fixados no número anterior para cada ano económico podem ser acrescidos do saldo apurado no ano que lhe antecede.

3 - Estabelecer que os encargos orçamentais decorrentes da presente resolução são satisfeitos por verbas inscritas e a inscrever no orçamento da Força Aérea.

4 - Delegar, com faculdade de subdelegação, no membro do Governo responsável pela área da defesa nacional, a competência para a prática de todos os actos subsequentes a realizar no âmbito da presente resolução.

5 - Estabelecer que a presente resolução produz efeitos a partir da data da sua aprovação.

Sendo assim... eventualmente também vêm os Lynx alemães?

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1153 em: Agosto 30, 2023, 10:44:53 am »


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Nada mal.

Pena é nada se diga dos hélis, mas pode ser que apareçam.
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 
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Charlie Jaguar

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1154 em: Agosto 30, 2023, 10:47:14 am »
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Nada mal.

Pena é nada se diga dos hélis, mas pode ser que apareçam.

Isento de IVA.  ;)

Os kits MLU para os P-3C CUP da Marinha Germânica eram/são maioritariamente de cariz estrutural, portanto asa externa, fuselagem central e estabilizador horizontal. Daí que este passo seja claramente para sustentação da nossa frota até 2035 ou mais.
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Charlie Jaguar

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