HARPOON / HARPOON CLASSIC

  • 13 Respostas
  • 6046 Visualizações
*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4581/-871
HARPOON / HARPOON CLASSIC
« em: Outubro 02, 2005, 05:42:44 pm »
O Harpoon existe há bastentes anos e derivou de um jogo de tabuleiro. Presentemente é uma simulação naval relativamente complexa.

Pode ser jogado em tempo real, e em tempo acelerado (até 1 segudo = 30 minutos).

Na sua versão III, foi por exemplo comprado pelo Dep. de defesa da Australia para ser utilizado em varios sectores, entre os quais a instrução.

É claro que as versões profissionais incluem rotinas especiais de AI, possibilidade de introduzir variantes de combate terrestre, capacidade para efectuar análises de custos, logistica e por aí fora.

A versão que vem numa caixa é mais modesta.

Há dois Harpoon. O classico (mais antigo) e o Harpoon II/III. No entanto, os ultimos desenvolvimentos do Harpoon classico, nomeadamente a sua transformação numa simulação para Windows, tornou-o mais facil de utilizar. Parece que presentemente está à venda (ou prestes a estar) uma nova versão do Harpoon classic, mas não tenho dados sobre as suas vantagens. Sei apenas que foi introduzido o módulo que permite incluir combates terrestres.

O Harpoon, permite a edição da base de dados de armas, o que permite por exemplo que eu tenha colocado as fragatas Vasco da Gama/Perry, com o Phalanx mais recente, e que tenha por exemplo criado os radares Lanza-3D para colocar nos Açores e os submarinos U-209PN, com capacidade para disparar torpedos e misseis Sub-Harpoon.

É este o simulador que utilizo para analisar quais seriam as formas mais baratas e eficazes de obter o controle do triangulo estratégico.

Na última versão a AI está mais sofisticada, e os porta-aviões podem lançar ataques preventivos.
Também tenho em consideração que se podem esgotar as munições (misseis) e por isso não é assim tão facil derrotar os "orientais".

Aliás, até ao momento ainda não foi possível. Mas por um problema que ainda não consegui explicar, há um ponto em que a simulação pura e simplesmente "rebenta". Acho que deve haver algum problema na configuração que dei a alguma base ou navio, mas não sei qual.

Quanto ao E2C Hawkeye, parece-me ser demasiado lento, pelo menos mais lento que o ERJ-145. Quando for possível colocarei aqui alguns screens da batalha contra os bárbaros  :twisted:

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-579
(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 02, 2005, 05:51:31 pm »
:wink:
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5376
  • Recebeu: 4014 vez(es)
  • Enviou: 9963 vez(es)
  • +8451/-245
(sem assunto)
« Responder #2 em: Outubro 02, 2005, 06:29:07 pm »
Ja' ha' alguns anos que faco parte de uma mailig list de utilizadores de Harpoon, em que se discutem tematicas de guerra naval (mas nao so') e cenarios ficticios ou historicos (mas nao so'). Ha' muitos historicos da comunidade Harpoon nesta mailing list, entre eles, o proprio criador do Harpoon original (versao tabuleiro), Larry Bond.

http://www.teuton.org/mailman/listinfo/hull

PT, por vezes, os cenarios criados por nos sao um bocado instaveis e rebentam. Pode ter a  ver com algumas condicoes de vitoria, ou de tempo, que impuseste ao cenario. Experimenta simplificar ao maximo, incluindo, dimininuir (ou mesmo eliminar) as CAP das bases aereas e do PdA. Pode ser tambem das customizacoes que fizeste 'a base de dados (os radares e os CIWS das fragatas).
Talent de ne rien faire
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-579
(sem assunto)
« Responder #3 em: Outubro 16, 2005, 01:57:12 pm »
Seria possivél os amigos NVF ou PT , fazer uma simulação mais proxima da futura realidade com apenas:

3 Fragatas Meko200
3 Submarinos

e 25 F16MLU ???
 

*

sierra002

  • Perito
  • **
  • 434
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Janeiro 08, 2006, 08:09:32 am »
Papatando dijo:
Citar
É este o simulador que utilizo para analisar quais seriam as formas mais baratas e eficazes de obter o controle do triangulo estratégico.


¿Y has conseguido ganar alguna vez? Me refiero sin hacer trampas.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4581/-871
(sem assunto)
« Responder #5 em: Janeiro 17, 2006, 11:02:00 pm »
LOL

O objectivo não é ganhar, mas sim ir acrescentando armas a Portugal, para verificar qual a forma mais barata de destruir a esquadra da pérfida castela.

Considerando as qualidades conhecidas do bombardeiro naval SU-32fn agora conhecido como SU-34, sería possível essa defesa, se Portugal dispusesse de pelo menos 16 aeronaves desse tipo.

No entanto, nunca consegui colocar em funcionamento as fragatas F-100, pelo que o valor é baseado na utilização de cruzadores Ticonderoga em sua substituição, que têm maior capacidade de defesa contra ataques aéreos.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-46
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #6 em: Março 24, 2006, 08:33:16 pm »
Gostava de adquirir a última versão deste simulador mas fiquei com algumas dúvidas:

Qual é afinal a última versão, a 3 ou a 4? É que há sites onde se diz que a 4 não foi completada ou foi cancelada e há outros que mostram inclusive a capa da versão 4 ys7x9 .
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4581/-871
(sem assunto)
« Responder #7 em: Março 26, 2006, 11:01:06 pm »
Tanto quanto sei é assim:

O Harpooon 4, nunca chegou a ser lançado, porque o seu desenvolvimento foi cancelado.

O Harpoon 3, parece mais interessante do ponto de vista gráfico até que se pega nele.

Na prática, são gráficos relativamente limitados e a "jogabilidade" é má.

Para mim o melhor é o Harpoon Classic.
A principal vantagem é que embora tenha um interface inferior, foi adaptado para funcionar em Windows, e funciona com o Windows 98 ou XP. A base de dados que tem é editavel, o que permite acrescentar novos navios ou alterar os sistemas electrónicos dos navios.

Aliás, é o que eu tentei fazer, mas confesso que não consegui.

Não quer dizer que não seja possível. Eu é que não tinha tempo para continuar à procura das razões pelas quais os meus cenários não funcionavam quando eu incluía navios editados.

De qualquer forma, eu optaria sempre pelo Harpoon classis, por causa das possibilidades de edição referidas acima.

Cumprimentos.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5376
  • Recebeu: 4014 vez(es)
  • Enviou: 9963 vez(es)
  • +8451/-245
(sem assunto)
« Responder #8 em: Março 27, 2006, 02:53:38 am »
Correcto PT, a minha preferencia tambem vai para o Classic que, actualmente, tem as caracteristicas que, durante muito tempo, fizeram com que a versao 3 fosse mais poderosa: precisamente, a capacidade de editar a base de dados (BD).

A versao 4 foi cancelada ha' muito tempo atras e so' existe em versao board. As versoes actuais (3 e Classic) sao mantidas por um conjunto de cromos que as melhoraram durante os seus tempos livres e so' se podem adquirir online, aqui: http://www.advancedgaming.biz/

Este outro site contem actualizacoes de BD e muitas informacoes importantes para compreender o jogo: http://www.harpgamer.com/index.htm

Ha' um forum interessante de utilizadores de Harpoon, check here: http://combatsim.invisionzone.com/forum ... owforum=44
Talent de ne rien faire
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #9 em: Março 27, 2006, 10:21:20 am »
Bah...Silent Hunter é que rula... :!:

   Já agora, eu lembro-me de um jogo muito porreiro em que controlávamos um cruzador AEGIS, ou pelo menos o Sistema AEGIS, e tinha um grafismo muito bom, alguêm possa ter uma ideia no nome do jogo? Era muito novo...e foram muitos jogos.. :N-icon-Gun:
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #10 em: Março 27, 2006, 05:03:32 pm »
Ninguém aqui tem o Dangerous waters? Simulador táctico razoavelmente completo e realista de submarinos, hélis ASW, P3 e OHP... aconselho:

http://www.scs-dangerouswaters.com/






"History is always written by who wins the war..."
 

*

Death Angel

  • 47
  • +0/-0
Comprar
« Responder #11 em: Junho 28, 2008, 03:29:50 pm »
ONDE POSSO ADQUIRIR ESSE TAL DE HARPOON CLASSIC?
 

*

Death Angel

  • 47
  • +0/-0
comprar
« Responder #12 em: Junho 28, 2008, 03:38:22 pm »
O HARPOON CLASSIC TAMBEM E CONHECIDO COMO HARPOON 97?
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5376
  • Recebeu: 4014 vez(es)
  • Enviou: 9963 vez(es)
  • +8451/-245
(sem assunto)
« Responder #13 em: Julho 04, 2008, 02:47:14 am »
O site do actual fabricante das varias versoes do Harpoon e' o seguinte:  

http://www.computerharpoon.com/

Se se interessa pelo assunto, sugiro que se registe na seguinte mailing list:

http://www.teuton.org/mailman/listinfo/hull
Talent de ne rien faire